terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SEJA UM INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS

Texto motivador: 1º Timóteo 2.1 – 6

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

Timóteo, um fiel companheiro de Paulo e também um Pastor de grandes responsabilidades na comunidade de Éfeso. Foi um jovem líder, pois Paulo acreditava nas obras de Deus e no ministério de Timóteo.

As cartas de Paulo a Timóteo, segundo estudiosos observam que ele estava preocupado em ajudar a Timóteo a lidar com os problemas e também de como organizar e desenvolver o trabalho em Éfeso. Pois a mesma não era uma cidade qualquer.

Ela durante dois anos foi a casa de Paulo. Sim meus amados e amadas casa, pois a Igreja é a minha e a sua casa, é a casa de nosso Pai. Temos que olhar para a Igreja com bons olhos, por que aqui ganhamos e aprendemos a amar, respeitar, valorizar, ser amado/a, a trabalhar na casa de Deus com muito gosto e prazer.

Ganhamos também mães, pais, irmãos/ãs e até mesmo filhos/as... Lembro-me certa vez que na Igreja Metodista em Jardim Elisa Maria, duas crianças me chamaram de pai e isso me vez pensar como anda a nossa comunidade. Pessoas carentes e sozinhas, pessoas sem expectativas, sem sentido, sem forças... Voltando o texto, as instruções de Paulo a Timóto falavam sobre paciência, fidelidade, consciência limpa, modéstia, generosidade, confiança em Deus, mansidão, boa reputação, honestidade e pureza pessoal. Nestes últimos meses, tenho ouvido a seguinte frase “Ser cristão/ã é fácil... Nós que dificultamos”.

 Quando deixamos ou perdemos alguns desses atos, ficamos fracos e sem noção do mal que fazemos para nos mesmo. Porém, Paulo também na sua carta, falava sobre doutrinas, sobre as mulheres, os bispos, os diáconos e também sobre os falsos mestres, mas falou também de Jesus Cristo e dos bons servos/as de Deus e principalmente da oração que a pratica de conversar com Deus.

E é justamente a “oração” que eu quero enfatizar agora e sobre seu poder e importância em nossas vidas e também ministérios: O ato de orar é na verdade umas das formas mais simples de chegar até a Deus, através de Seu Filho Jesus Cristo. Quando oramos, levamos para Ele, os nossos desejos, vontades, preocupações, agradecimentos e até mesmo a nossa ira. Mas lembra-se Irais, mas não pecais. Você como um/a filho/a de Deus, pode observar isso em sua vida e procurar colocar em pratica esse gesto tão pequeno diante Dele.

Esta mesma carta, nos mostra que devemos orar por tudo e por todos/as, por que isso é bom e aceitável diante de Deus e também diante do nosso Salvador Jesus Cristo. Talvez você se encontra numa situação que as suas forças e inspirações sumiram, desapareceram... Mas seja forte, seja corajoso, existe alguém que intercede por nós. Este alguém é Jesus Cristo.

ü Ele ora por nos

ü Ele não te abandona

ü Ele está do seu lado agora

LEMRA-SE: “Naquele momento mais difícil da sua caminhada... Quando você olhou para trás... E viu que só tinha uma pegada... Era Ele te carregando no colo. Por isso não desista de você e nunca sai da presença Dele.

Quando Paulo disse que devemos orar por tudo e por todos/as, é na verdade que a oração pode mudar a realidade de uma vida. Nós somos hoje instrumentos de Deus, devemos orar pelos lideres do nosso país, lideres da nossa Igreja, nossa família, nosso trabalho ou a falta dele, e também para os nossos sonhos...

Qual é o seu sonho?

Qual é a sua vontade?

Deixo aqui uma observação para nossa vida “Nunca perca o foco”, pois somos homens e mulheres amados/as por Deus... Ele quer cada um de nós do lado d`Ele, pois Ele confia em nós... Assim como Paulo elogiava a Timóteo a se por firme na obra, sejamos firmes também. Acredita nos dons e ministérios que está em suas mãos e seja valente. Nunca desista de lutar, acreditar, sonhar... Você é importante na obra.

Deus nós chama para ser um ministro/a d`Ele... Pois esse cargo é de uma importância sem igual... Eu e você vamos representar Deus e Cristo Jesus, por todos os lugares e momentos onde estivermos. Você vê a importância de ser um ministro de Deus? De ser um instrumento de Deus? Não é fácil! Mas Ele sempre está conosco... Ele quer usar a nossa boca, as nossas mãos, os nossos pés para abençoar e salvar vidas.

Hoje queridos/as, temos que viver um evangelho que nos encoraja a seguir em frente. Olhar para o alvo, e vê que Deus é bom... Deus deseja nós usar, por isso, vamos ser forte e corajoso, assim como foi Timóteo... Deixa arder no seu coração à vontade de trabalhar na obra d`Ele.

Quero deixar três conceitos para nossa reflexão neste momento:

1º Suplicar ao Senhor... Pedir com instância e humildade. Pois orações sinceras e coração quebrantado e mais fácil chegar até a Deus.

2º Nunca pare de interceder... Pelos seus objetivos e vontade, Quais sãos? Eu não sei, mas Deus sabe! Até mesmo os desejos que estão ocultos.

A oração... Nunca pare de orar... Eu sou fruto das orações da minha mãe, da Igreja, da minha esposa, de pessoas que nunca tive a oportunidade de agradecer e de conhecer... Talvez você meu amado/a seja fruto de uma oração de clamor e de amor pelo seu nome... Pois tu és uma bênção, você é lembrado/a por alguém... Sinta-se importante agora...

Está mensagem é para fortalecimento de todos nós… Vamos ser FORTE E CORAJOSO, não desista de você e muito menos da obra de Deus em sua vida. E lembra-se, se está difícil e não sabe por onde começar! Pede a ajuda dos seus pastores e Deus lhe dará uma orientação santa e uma rota de sucesso e paz.

Um forte abraço do seu amigo e irmão em Cristo Jesus

Anderson Magno (Seminarista)
 
TEXTO REVISADO NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2014