terça-feira, 18 de julho de 2017

FIDELIDADE DE JÓ

Texto motivador: Jó 8. 7

            E você verá o que tinha antes era pouco, comparado com o que Deus lhe dará.

INTRODUÇÃO:

Na verdade, a história de Jó é uma das mais integrantes que existe na Bíblia Sagrada. Muitos acham que sua história é ficção... Porém, não é. Pois, a Palavra de Deus nos garante isso quando em Ezequiel 14. 14 – 18 nos mostra da sua importância na Terra. E também o texto de Tiago 5. 11 quando nos fala da fidelidade dele e da Ternura de Deus para com ele.
            
Mas, quem era Jó? Jó na verdade era um homem integro e justo, temia a Deus e se desvia do mal todos os dias. Tinha uma família muito grande. Com uma esposa e com sete filhos e três filhas. Além de ser rico e ter muitos bens.
           
Jó! Era um dos Patriarca da época e provavelmente viveu antes da Lei dada a Moisés e é por isso, que no seu livro e na sua história não percebemos nada de referencia a cultura judaica. E por causa disso, muitos pesquisadores e Teólogos acham que ele viveu no período Patriarcal assim como Abraão, Isaque e Jacó.
            
Mas, o que a história de Jó tem para nos mostra nesta noite? 

DESENVOLVIMENTO:
            
Segundo a tradição antiga pelos interpretes Hebreus... Com 70 anos Jó foi o centro de um debate entre satanás e Deus onde foi testado o tamanho da sua fé no Deus vivo. Muitos, ao lerem o seu livro, sentem uma dor enorme, pois, ficam sempre se perguntando o porquê disso tudo com ele. Já que na própria Palavra de Deus, nos mostra o tamanho da sua fé em Deus.
            
Na primeira tentativa, satanás... acusou a Jó! De ser fiel ao Eterno só por causa de interesse e não por fidelidade. E foi a partir daí que o Eterno permitiu a satanás tocar em tudo na vida de Jó, porém, menos na sua vida. Jó perdeu tudo e a Palavra do Eterno nos mostra que mesmo assim, Jó não pecou e nem disse que Deus era culpado de coisa alguma.
           
Já em outra ocasião, quando os anjos se reunião na Presença do SENHOR, satanás estava lá mais uma vez...  E mais uma vez, Deus perguntou onde ele estava. E a sua resposta foi... Estava na Terra, passeando por ela. Aí! Deus falou para satanás se ele observou a Jó? E disse: Não há na Terra homem nenhum como ele. Integro, correto, demente a Deus e não faz o mal. Além, de mostrar para satanás que Jó o amava de todo coração. E aqui é a grande questão da fidelidade de Jó... Ele Adorou ao Eterno sem blasfemar.

Porém, satanás disse! Cada um cuida da sua própria pele! Tentando explicar para Deus que cada um não se importa em perder as coisas, deste que, conserve sua vida. E mais, uma vez, Deus permitiu que satanás tocasse na vida de Jó, deste que não tirasse a sua vida. No primeiro momento, Jó perdeu seus filhos e filhas, bens, casas e seus aninais. No segundo momento, satanás tocou na sua saúde.
           
O que Jó passou não era fácil... Todos qu estavam em sua volta, viram um homem prospero e temente a Deus perder tudo e ainda por cima ficar doente. A dor era tanta, que até a sua esposa, revoltada com tudo aquilo disse para ele: Você ainda continua sendo integro? A melhor coisa que você tem que fazer é amaldiçoar esse Deus e morrer!
            
A morte num momento de dor e perda... Pode ser a única solução para aqueles que não servem a Deus... Mas, para aqueles que servem a Deus, sabem que não é. E o próprio Jó! Lembrou a sua amada esposa o seguinte: Já recebemos tantas coisas boas de Deus, por que não receber o mal? E mesmo diante disso tudo ele não blasfemou e nem pecou.
            
Olha que interessante... Deus tinha dado autorização a satanás para tocar em tudo que Jó tinha. Quando pensamos sobre isso, podemos imaginar que satanás vai tocar na esposa e nos filhos. Porém, a primeira coisa que satanás fez, foi tocar nos bois.
            
Os bois na verdade, sempre foi utilizado para a Adoração e sacrifício feito ao Eterno... O adversário de Deus, satanás! Sempre quando quer acabar com um servo, um filho de Deus... Ele quer primeiro calar sua adoração. Quando satanás acabou com os bois, ele estava pensando que estava começando a acabar com Jó. Pois, a partir desse ato, o que Jó poderia oferecer a Deus em sacrifício? Preste atenção nisso! O inimigo de Deus, vai tentar calar nossa adoração e nós não podemos cair na sua armadilha.
            
Temos que fazer como Jó fez: Ele se levantou, rasgou seu manto, raspou sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou ao SENHOR. Conforme o texto de Jó 1. 20. Não parou, não falou de Deus e aceitou o desafio, mesmo num momento de dor onde sua esposa e amigos estavam mexendo com a sua estrutura e questionando sua fé e o seu comportamento.
            
Quase sempre... No momento de luta e dor, as pessoas tentam achar respostas e sempre vem com os seus achismos. Porém, somente a própria pessoa sabe o que está passando dentro e fora dela. O que pensamos ou achamos é somente isso... Não é a realidade da pessoa.
           
Jó sabia disso... E mesmo num grande discursão com os seus amigos Elifaz, Bildade e Zofar que foram pessoas, mesmo em muitos momentos, os discursos desses homens serem eloquentes.... Foram homens que estavam difamando, desvalorizando e de uma forma direta ou indiretamente acusando a Jó de algo. 
            
A vida de Jó não foi fácil... Mas, com a sua vida e atitude podemos tirar algumas lições como:
            
Integridade: Que é a caraterística daquilo que esta inteiro. É também a caraterística e a qualidade de uma pessoa incorrupta, integra e honesta etc. Jó em meio a tanta tristeza e acusações se manteve forte e fiel e não se desviou dos caminhos do SENHOR.
            
Justo: É a qualidade de pessoas que anda segundo a justiça e a razão. Jó! Andava e praticava a justiça. E mesmo sem saber, oferecia sacrifícios aos pecados que talvez ele ou alguns dos seus poderia ter comedido.
            
Temor: Jó tinha reverência a Deus conforme o texto de Hebreus 12. 28 – 29 nos mostra dizendo: Visto que temos um reino que nada pode destruir, sejamos agradecidos, servindo a Deus com corações gratos, e com santo temor e reverencia. Porque o nosso Deus é fogo consumidor. O nosso Deus é um Deus de amor... Mas, Ele é também justiça. O perdão Ele sempre está disposto a nos dar. Porém, isso não quer dizer que não vamos ter consequências dos nossos atos. Uma vez que, quando aceitamos Ele como nosso SENHOR e Pai... Pecar! Nunca mais é a mesma coisa.
            
Afastar-se do mal: O Salmo 1 nos mostra o seguinte: Como é feliz o homem e também a mulher que não senta e nem vai atrás de opiniões de pessoas más, que não seguem o exemplo dos pecadores, nem participa das rodinhas do que zombam a Deus. (Nova Linguagem Internacional)
            
Jó poderia ter caído nesta, mas, não caiu... Poderia falar mal de Deus e não fez. Fez justamente ao contrário, preferiu ver as qualidades daquilo que Deus já tinha feito na vida dele e ainda lembrou se ele sabia receber o bem... Por que não aceitar o mal.
            
Lembra-se ! Deus está de olho em cada um de nós... E mesmo que estejamos passando por lutas e questionamentos, Ele nunca nos abandonou e nunca vai abandonar. Já que nos texto que lemos, Bildade, que era um dos amigos de Jó lembra muito bem: Se você for sincero (Jó era sincero) e puro (Jó era puro... Ao ponto de muitos duvidar! Mas, preste atenção que Deus quando o restituiu o restituiu com a mesma esposa... Pois, ele não se permitia nem olhar para uma donzela, mulher, novinha se quer)... Que o SENHOR não iria demorar para ajudá-lo.
            
Jó passou por todas as provas até mesmo quando o Proprio Deus veio falar com ele... Deus lançou uma serie de perguntas para Jó, porém, Jó respondeu da seguinte forma: Eu sou indigno! Não mereço falar com o SENHOR, ó Deus... E que ele, nunca poderia responder os argumentos de Deus.
            
Sabemos que todas as pessoas que tiveram um encontro com Deus... Tiveram uma marca e com Jó não foi diferente. Já que no capitulo 42. 5 Jó diz: Antes de conhecia de ouvir falar... Mas, agora vejo o SENHOR com os meus próprios olhos.            
            
Essa foi uma das declarações mais linda que podemos ver na Bíblia... Um homem que passou por lutas e foi questionado em muitas coisas. Mas, não parou... Ao contrário, acreditou e Deus o honrou depois que teve um encontro com ele.
            
Jó analisou tudo que o SENHOR falou para ele e ele fez o que o SENHOR pediu... Orou! Pois, o próprio Deus, depois que acabou de falar com Jó, foi falar com um dos amigos de Jó.
           
Elifaz... E disse para ele! Que tanto ele como Bildade e também Zofar não falaram nada certo referente a Ele! Ou seja, não falaram nada certo de Deus e das Suas atitudes com os Seus filhos. E Deus pediu sete touros e sete carneiros para que Jó sacrificasse em favor deles.
            
PRESTE ATENÇÃO: E sempre no Altar que temos que deixar nossa Adoração... Até mesmo para aqueles que nos seguem, humilham, falam mal e zombam da gente. Jó não fez justiça com as suas próprias mãos e fez justamente ao contrário, orou pelos seus amigos e por aqueles que lhe humilharam.
            
Assim é o que devemos fazer... Colocar no Altar nossas dificuldades e aflições. E a partir desse ato, Deus mudar a nossa realidade e nos dar em dobro tudo aquilo que perdemos.

CONCLUSÃO:
            
O que tem te tirado a paz e o sossego? O que tem tentado te paralisar? O que pode ter morrido que você achou que poderia ser seu fim? Quem te acusa? Quem está levantando contra tua vida? Lembra-se! Existe um Deus que está cuidando de você.
            
E existem lutas que não podemos vencer aqui no natural... Somente no sobrenatural. Ou seja, lutas que estão acontecendo no mundo espiritual para tentar te tirar a paz e a adoração.
            
O inimigo de Deus, satanás... Atacou Jó primeiro em algo que ele sempre oferecia a Deus.
            
E será que por esses dias! Você está sendo atacado em algo que você já entregou como sacrifício e oferta ao SENHOR. Como por exemplo seus dons e talentos?
            
Hoje! Deus que te restituir duas vezes mais... E te abençoar onde você está para que os inimigos d`Ele venha ver a Sua fidelidade para aqueles que tem ideia e pensamentos de Reino. Para aqueles que o Adoram em Espirito e em Verdade.
           
Pois, tudo que Ele vai lhe dar agora... Vai ser mais lindo do que era antes. Pois, o que nos temos agora, será pouco, comparado com aquilo que Deus vai nos dar... Quem crer nisso? Então venha no Altar receber d`Ele.