sábado, 6 de julho de 2019

OTONIEL - O LEÃO DE DEUS


TEXTO MOTIVADOR: JUÍZES 3. 7 – 11

E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR Seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, 
e Ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos. E os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o SENHOR entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a Sua mão. Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu.

INTRODUÇÃO: O Livro de “Juízes” remete à história de líderes militares e religiosos levantados por Deus num período de mais ou menos 300 anos. Neste período, Israel passou por altos e baixos na sua vida moral, política e principalmente religioso. Uma vez que, muitas vezes, o povo de Deus desobedecia a Ele, para começar a adorar outros deuses.

Neste texto, mostra mais uma vez essa situação... O povo de Israel, deixaram de Adorar ao Eterno, para adorar algo passageiro. Começaram a adorar baalains e Astarote que eram deuses pagãos. Eles eram, deuses cananeus, que segundo costume da época, eram deuses da força, fertilidade, agricultura, da fortuna e felicidade.

Isso nos mostra! Que não é só nos dias de atuais que homens e mulheres, buscam soluções desesperada para suprir algo que lhes faltam. Mesmo sabendo, que muitas vezes, entregam se sentimentos, emoções e até mesmo a sua espiritualidade, para aquele que não tem poder para mudar nada, principalmente deuses mortos.

Por essas e outras, mais uma vez, Deus entregou o povo de Israel, nas mãos dos seus inimigos e dessa vez, foi para Cusã-Risataim, rei da Síria que significa em Hebraico, duplamente iníquo ou seja, duplamente mau, perverso ou malévolo... o cara era ruim mesmo.

E qual é o desafio de hoje!

É refletir, quantas vezes, ao sair dos Caminhos do SENHOR, nossa vida ficou duas vezes pior.

DESENVOLVIMENTO: O povo de Deus, durante oito anos, viveu debaixo das mãos desse líder perverso... E quando a ficha caiu, eles resolveram clamar ao SENHOR, ou seja, começaram a gritar, chorar, pedir socorro e se reunirem para buscar ao Eterno. Pois, quando a ficha cai... sempre lembramos Naquele que tem Poder de nos tirar das garras dos inimigos e nos colocar num ambiente de paz e tranquilidade.

O povo de Deus, estavam sem paz, não tinham liberdade e muito menos sossego. Eles sabiam que era por causa da sua desobediência ao Eterno, ao não prestarem mais Cultos, não ofertarem mais nada para Ele, não Reconhece-lo como SENHOR, não Reconhece-lo como Rei e não perceberem que a felicidade e a riqueza vem pela Suas mãos... Como assim Pastor Anderson! Em Provérbios 3. 16 está escrito: Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.

ATO PROFETICO: Levante sua mão direita e declara: Eu recebo vida longa... Levante agora sua mão esquerda e declara: Eu recebo, a Sua riqueza e a Sua honra no Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Deus! Quando viu o Seu povo, clamando O Seu Nome novamente, levantou um homem com o nome Otoniel que significa Leão de Deus... ele é considerado o primeiro juiz de Israel. Após a morte de Josué, ele viu a apostasia crescer entre os israelitas e Deus o levantou como um guerreiro naquela nação.

Deus! Levantava homens especiais... e Otoniel, era um homem especial, ele era nada mais e nada menos que o irmão mais moço de Calebe, um dos dois espias que voltou com um relatório favorável quando foi espionar a Terra da Promessa.

Esse homem, viu seu irmão, ser um valente, lutar com honra do lado de Josué e mesmo velho, ainda tinha disposição de lutar pelos seus sonhos e objetivos. Esse homem! Considerado o Leão de Deus recebeu autoridade em sua vida, pela sua fidelidade a um homem que tinha uma fé inabalável... não parou no meio das dificuldades.

Essa “unção” estava sobre ele também. No momento certo, Deus o tirou do nível da vergonha, para o nível da exaltação. E é exatamente isso que Deus faz com aqueles que são fieis a Ele. Mesmo num ambiente onde tudo pode dizer que não, se ficarmos na posição que Ele quer, no momento certo Ele vem e nos usa conforme a Sua vontade.

A liderança de Otoniel! Trouxe novamente as pessoas para Deus, resgatou os filhos que estavam perdidos e afastados por coisas temporais e não eternas. Mas, essa libertação, ela se torna ainda mais importante, quando lembramos, que o povo saiu da opressão.

Pois, o Salmo 84. 5 e 10 dizem: Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados... Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.

Então! Sobre a vida de Otoniel, veio algo sobrenatural, uma força, que somente Deus poderia liberar para aqueles que Ele tinha uma grande missão: E veio sobre ele o Espírito do Senhor...

Esse Espírito que veio sobre ele, era um Espírito de entusiasmo, de vivacidade e vigor. Algo hoje, que muitos de nós precisamos receber novamente do SENHOR.

Jesus Cristo declarou certa vez! "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e O meu fardo é leve". Mateus 11:28-30

Otoniel! Sabia que existia uma opressão ali. Mas, recebeu com carinho o seu chamado e liderou Israel na luta contra um rei perverso... venceu, pois acreditou em Quem lhe chamou.

Assim! São as guerras... muitas delas, entramos por causa da nossa desobediência e infidelidade ao Eterno. E outras, por que nos colocaram. E Deus! Como não estar nesta guerra, deixa as vezes acontecer para reconhecer que sem Ele nada somos e nada temos.

PRESTE ATENÇÃO: E veio sobre ele o Espírito do Senhor, significa algo Sobrenatural para nós.

Significa que! Deus aumenta nossas forças físicas, mentais e espirituais de uma forma espontânea e até mesmo temporânea para algo especifico para vencer guerras e batalhas para que o Nome Dele seja Exaltado e Glorificado nesta Terra.

CONCLUSÃO: Deus deu a Otoniel, força e coragem, e Otoniel deixou que a Shalom de Deus, debaixo da sua liderança prevalecesse em Israel. Um homem com um coração de Leão, força de Leão, vontade de Leão... e não era qualquer Leão, era o Leão de Deus.

Querido! Talvez você está num canto ou até mesmo vivendo no meio do cativeiro. Mas, continue com o seu coração na Obra e nas coisas de Deus. Deus te conhece, sabe quem é você e do seu potencial. Mesmo em meio as guerras e batalhas, ele não esqueceu e nem desistiu de nós.

Deus libera Seu Espírito para homens e mulheres especiais e Ele deseja liberar novamente nesta Terra e nesta Igreja novamente, para que se levante uma geração que tem o seu coração nas coisas Dele... Pois, para Ele e por Ele são todas as coisas debaixo e acima dos céus.

Qual é a missão que Deus já prometeu para nós! Por causa de quê que ainda não se cumpriu! O que está acontecendo? Hoje Deus nos tira de prisões, cativeiro e opressões... 

Hoje Ele nos enche com o Seu Poder e nos manda guerrear e avançar... Pois, Dele é a Gloria.

DECLARE BEM ALTO: Eis me aqui SENHOR.

Saiba de algo... Deus quer levantar homens e mulheres especiais nesta noite. E essa pessoa sou eu e você... Não pare, não esconda, não fuja e seja um Leão e uma Leoa de Deus. AVANCE...


QUE DEUS NOS ABENÇOE

CULTO DE SANTA CEIA - 07/07/2019