segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FAÇA A SUA PARTE


Texto Motivador: Atos 8. 26 – 40

Vamos falar de um homem, ao qual foi escolhido para fazer parte de um grupo exclusivo, os chamados diáconos. Pois esses homens que iam fazer parte desse grupo tinham que ser: De boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. Pois havia um grupo de pessoas que estavam reclamando dos hebreus, pois esses mesmo grupos estavam esquecendo-se das viúvas dos helenistas. Mas na verdade a angustia do povo era o seguinte: O povo pediu aos apóstolos que nomeassem como diáconos homens de confianças e íntegros, para melhor administrar e fiscalizar os bens (esmolas e alimentos) que não estavam chegando devidamente aos pobres e viúvas da época. Além disso, os que não eram da Judéia necessitavam de amparo religioso, pois eram cristãos prosélitos, ou seja, homens e mulheres que aceitaram o cristianismo deixando a sua crença e praticas antiga[1].  Então observamos aqui dois grupos de cristãos bem diferentes. Primeiro os helenistas que eram cristãos judeus que falavam o grego e os hebreus cristãos que falavam aramaico.
Mas como em Atos 6. 3 nos mostra, Filipe era um desses homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. E creio verdadeiramente que Deus estava com ele nas suas atitudes e comportamentos. Ele ficou responsável para fazer a distribuição dos alimentos para o povo e pelo que consta fazia isso muito bem e com carinho.
Na primeira grande perseguição aos cristãos, ao qual Saulo fazia parte dos perseguidores antes da sua grande transformação através de Jesus Cristo. Alguns cristãos tiveram que fugir e com Filipe não foi diferente. Teve que sair da cidade ao qual ele estava fazendo a sua função de servir... Mas não ficou parado, não se escondeu e muito menos se calou diante do povo. Ao contrario, ele foi para Samaria e começou anunciar a Cristo. E ali houve uma grande transformação da parte de Deus, através do Nome de Jesus Cristo e dos Dons do Espírito Santo de Deus que estava sobre a vida de Filipe.
Filipe pregava e as multidões o ouviam, pois dele saia grandes sinais e maravilhas como, por exemplo: Expulsar demônios, pessoas curadas como paralíticos e coxos, e principalmente amados irmãos e irmãs, as pessoas que tinham condições de escutá-lo sentiam alegria com a sua presença. Entre essas pessoas que aceitaram e mudaram de vida, estava Simão, um homem que praticava sortilégios, ou seja, malefício ou artimanhas de feiticeiro. Porém Simão depois de um tempo, errou diante de Deus e diante da sociedade. Se comparando como Deus e também Jesus Cristo, dizendo para o imperador Nero que iria subir até aos céus diante do povo. Mas as poderosas orações de Pedro e Paulo acabaram com as suas farsas, ou seja, com os seus teatros de quinta categoria... 
Mas voltando ao foco do nosso personagem principal que é Filipe, percebo que através das atitudes dele as pessoas percebiam o amor de Deus por elas a cada momento. Filipe não ficou na sua zona de conforto e saiu para fazer a obra que cabia a ele. Mas ainda existia uma obra grande para Filipe... Mesmo reconhecendo o seu desempenho e dedicação na obra de Cristo. Havia alguém que precisava de sua ajuda. Quando então um anjo do Senhor disse a ele: "Dispõe-te e vai para o lado do sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto”. Ele na mesma hora se levantou e foi. Pois esse mesmo anjo estava à missão de Jesus Cristo[2].
Diferente de muitos, ele não questionou a sua missão. Sabia que estava pronto e sempre estava disposto para fazer a obra em Nome de Cristo. Surge então no meio do caminho a sua missão. Quando o Espírito diz para ele se aproximar e acompanhar um carro.
Filipe obedeceu e ouviu um homem, eunuco, alto oficial de Candace que segundo pesquisadores Candace era um título atribuído a uma espécie de dinastia de rainhas guerreiras que detinham o poder do reino de Meroe, no sul do Egito, pouco tempo antes da era cristã, formando uma sociedade matrilinear, ou seja, do sistema de filiação e de organização social no qual somente a ascendência maternal é considerada naquele lugar[3].
Cabia a este alto oficial, conhecido como eunuco nesta passagem, pois a Bíblia não relata o seu nome, a cuidar do tesouro da rainha da época. Mas ele era um homem religioso e tinha acabado de voltar de Jerusalém para adorar no Templo, mesmo pelo lado de fora. Pois havia duas questões neste caso. Primeiro que ele era estrangeiro e segundo que era eunuco.
A religião da época era muito exclusiva para o povo de Israel e por isso causava um incomodo no eunuco. Pois queria conhecer e saber mais sobre a Boa Nova que estava acontecendo naquele lugar.    Talvez por isso que os versículos 30 e 31 é tão importante neste texto de Atos 8. Filipe perguntou: "Compreendes o que vem lendo? '' e o eunuco responde: "Como poderei entender, se alguém não me explicar?
Mas depois de ser convidado para subir no carro do oficial. Recebe um convite para explicar sobre o texto (Isaias 53) que estava lendo. Filipe, mais uma vez não fugiu da sua missão e explicou sobre o texto e principalmente sobre Jesus Cristo. Razão a qual ele estava ali. Pois foi preenchido com esse amor, dedicação, carinho, respeito, ensinamentos que Cristo nos deixou através da sua vida.
Mas as últimas palavras de Cristo aos seus seguidores foi uma ordem para que o evangelho fosse pregado em todos os lugares não é... Então Deus nesta noite nos convida para algo novo... Para sair da nossa zona de conforto e fazer a nossa missão que é levar uma mensagem de Boa Nova para aqueles e aquelas que nunca ouviram falar do Seu Nome, ou que talvez até saibam quem é Cristo, mas estão com dificuldades de caminhar, de se humilhar e de reconhecer Seu sacrifício por todos nós.
A um campo grande ai fora e assim como foi com Filipe, vamos deixar arder nos nossos corações à vontade de salvar vidas. Tirar as pessoas das trevas e trazer para a luz cabe a cada um de nós. Temos que sentir nos nossos corações e olhar para trás e observar quem éramos e hoje quem somos. Que a mesma GRAÇA que nos alcançou pode alcançar eles também. 
Filipe aos olhos humanos naquela época poderia ter um ministério pequeno. Mas nunca deixou esfriar o seu amor para com o próximo. E tornou – se um evangelista, um dos primeiros missionários a viajar para difundir o evangelho. Ou seja, foi um dos primeiros a obedecer à ordem de Jesus de levar o evangelho a todas as pessoas[4].
Então que a vida e ministério de Filipe venham nos inspirar nesta noite. Até mesmo quando o SENHOR nos enviar para um deserto... Pois talvez ali, naquele deserto que aos nossos olhos podem aparecer estranhos, pode existe alguém que esteja precisando ver a GRAÇA e a Obra de Deus, através das nossas vidas em Nome de Jesus Cristo e do Espírito Santo de Deus.   
Amados e amadas de Deus, nesta noite fica uma lição para todos/as aqui começando por mim... Filipe é um grande inspirador para o evangelismo fora das nossas igrejas. Suas obras e dedicação que são dignas de serem copiadas por nós.
E por isso deixo três lições tiradas desse texto que são:
1.      Seguir as orientações do Espírito de Deus: Quando Deus manda um dos seus anjos ou conversar com cada um de nós, que possamos ficar sensível ao seu chamado. Deus não quer que façamos loucuras. Mas simplesmente obedecer a sua voz. Talvez possa aparecer loucura ir para um lugar deserto como foi com Filipe, mas lembra-se que pode haver alguém ali precisando de ajuda e orientações como foi com eunuco.
2.      Estar sempre preparado: Filipe estava preparado para a sua missão e não fez feio diante da sua responsabilidade. Ele era um estudioso das sagradas escrituras e soube explicar de uma forma bastante convincente ao ponto do eunuco querer ser batizado e aceitar a Boa Nova de Cristo.
3.      Explicou – lhe Jesus Cristo: Quando compartilhamos as Boas Novas, devemos começar pelas preocupações das pessoas. E Filipe respeitou isso e mostrou a sua preocupação para com o próximo respeitando e ensinando[5].
Então que a partir desse momento essa mensagem toca nos nossos corações e mentes. E que possamos sair daqui mais uma vez, que Deus através do Seu Filho Jesus Cristo e dos Dons do Espírito Santo quer nos usar. Seja um instrumento de Deus, faça a sua parte e deixa Ele te usar. Deus precisa de pessoas que realmente explicam e ensinam sobre a Boa Nova que recebemos. Por isso eu creio que eu e você, fomos alcançados pela Sua GRAÇA e pelo Seu AMOR, por que um dia alguém nos ensinou e nos levou para uma mudança de vida.
Faça milagre no deserto, pois Deus encontra grande e variedades atividades para aqueles e aquelas que estiverem sinceramente dispostos/as a obedecer ao seu chamado. Então que o versículo 35 do capitulo 8 venha nos inspirar nesta noite onde diz o seguinte: “Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus”... Deus seja louvado para todo o sempre em Nome de Jesus. Amém, amém e amém.


[1] Minidicionário Bíblico – David Conrado Sabbag.
[2] A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1985. P. 1916.
[3] http://pt.wikipedia.org – Acesso em 11 de Dezembro de 2011.
[4] BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. P. 1495.
[5] BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. P. 1495.