sábado, 28 de maio de 2022

A FORMAÇÃO DA FÉ

Texto Motivador: Êxodo 16. 2 – 3

No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes os israelitas: "Quem dera a mão do SENHOR nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês (Moisés e Arão) nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!"

INTRODUÇÃO: O texto deixa bem claro, o que aconteceu aqui.

PRESTEM ATENÇÃO: Quantos murmuraram? Todos.

Sendo assim, podemos aprender através desse texto que, a fé ela tem estágios.

Ou seja, ela tem um processo de formação conforme nos aproximamos mais de Deus.

Pois, é... a fé ela tem níveis e podemos compreender isso na Palavra.

DESENVOLVIMENTO: Quando falamos de fé, podemos pegar vários versículos chaves que nos dão direcionamento para uma vida prospera e feliz. Entretanto, precisamos analisar qual estagio estamos passando!

Estagio 1 - é aquele que se baseia na fé dos outros: Eu vim na igreja pq meu marido, esposa, mãe, amigos veio... e aí, e o famoso eu faço pq todos que eu gosto, estão fazendo.

E a mentalidade da sobrevivência, é a mentalidade de grupinho, é a mentalidade da Maria vai com os outros... 

Aí, podemos imaginar os imigrantes: Que saem das suas casas para irem para outros países achando que a vida vai mudar para o melhor. Mas,o processo para viver aqueles dias maravilhosos, precisam de processos, cuidado, planejamento e resiliência. 

O povo que, estava saindo do Egito, muitos tiveram essa mentalidade... eu vou pq A ou B estão indo.

Só que, na caminhada, houve processos para a fé de cada um deles se fortalecerem em Deus e quase todos, falaram diante do Eterno. 

Ao ponto de, Deus esperar a próxima geração.

Olha a mentalidade dos que saíram do Egito, quando direto ou indiretamente falavam: No Egito, era difícil, mas lá, nos estávamos comendo alho e cebola.

Uma mente cativa... se ela, não for liberta, ela pode achar que, um ambiente de afronta ou escravagista, é o melhor lugar para ela.

Era que, Faraó estava fazendo com o povo.

Dando a eles, alguns agrados que, na cabeça deles, era bom e legal.

EX: Trabalho dia e noite, frio e calor, dou meu máximo e nunca está bom. Levo ainda, algumas chicotadas e humilhações diárias. Vejo, um dos meus sofrendo... ah! Mas, não sou eu. Porém, mesmo com tudo isso, eu recebo um alho e cebola de Faraó.

Quando segundo esse sentimento entrou no coração deles, algo mudou.    

Eles não estavam contentes, e jogaram no semblante (rosto / cara) de Moises e Arão.

O problema de se mover neste estagio, é o tipo de fé que não dar resultado para ninguém.

O famoso colocar a mão no arado e olhar para trás, para nós não resolve mais.

Assim como, a mulher de Ló que, também sentiu vontade de olhar para traz, não entendo o novo estagio de fé queria para aquela família.

PRESTE ATENÇÃO: Esse estagio 1, ela só é legal pq ela te tira do lugar... ou seja, ela tira você do ponto A para o B, assim como do B para o C e por aí vai. Porém, existem rotas que Deus já nos mostrou o caminho. Mesmo que, talvez tenhamos que passar pelo deserto e a falta de alguma coisa.

E lamento disser: Passado nunca vai voltar... 

Por isso, vamos tomar cuidado com a nostalgia que passa da (saudades dos momentos felizes que passamos na terra natal, de pessoas, de coisas) já que, existem alguns lugares, pessoas e coisas que precisamos, anular em nossas vidas, para que, os projetos de Deus se cumpram.

QUARDE ESSA FRASE: Quem anda pra frente e de vez enquanto olha pra traz, isso pode trazer problemas... simplesmente podemos cair.

O povo que saiu do Egito era assim... 

Eles, só se moveram pq muitos estavam se movendo... e daquela geração de + ou - 2 milhões de pessoas, só dois entraram na Terra Prometida. 

E no nível da porcentagem é quase zero.

Estagio 2 – É o famoso “eu acredito pq eu vi e ouvi”: Essa era a fé que muitos viviam diante de Jesus.

Só acreditou n`Ele pq viu ou ouviu Ele fazendo muitas maravilhas.

Ou seja, só seguiu pq teve contado com algo que fizeram acreditar.

Em João 20. 26 – 29 diz: Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

Errado a fé de Tomé! Não...

O problema é que, quando deixamos de ver e ouvir, sinais e maravilhas, podemos achar que Deus não existe.

E quantos já passaram por essa fase?

Essa é uma fé fraca... pois, até o pecador faz isso.

Quem vai duvidar, por exemplo, se nesta Igreja, chegar aqui agora, drogados, doentes, paralíticos e pessoas que, tiveram seus casamentos restaurados através de milagres, cura e libertação feitas na autoridade do Nome de Jesus, e mostrarem que, realmente suas vidas mudaram?

Ninguém...

E sabe pq? Pq os nossos olhos viram e os nossos ouvidos, ouviram.

A fé neste estagio é ruim? Também não...

O problema é que... ela só é uma fé que nos convence, mas não transforma antes de passar pelo crivo.

Que segundo dicionário é passar pela averiguação, ou seja, examinado minuciosamente.

  • 1.      Ah será que era?
  • 2.      Hum, será que foi curado mesmo?
  • 3.      Será que ele mudou mesmo?
  • 4.      Mostre a sua ferida?

São alguns questionamentos que fazemos antes de acreditar 100%.

Porém, Jesus precisou materializar para Tomé... e dizer: Tomé, você só acreditou pq viu?

E só uma chave aqui... depois de muitos anos, fui perceber que, o milagre já tinha acontecido. Pois, a porta estava fechada, trancada e bem trancada. Mas, mesmo assim, Jesus entrou... que manto foi aquele Igreja? 

Mas, voltando o texto... Jesus dar uma resposta que serviu para todos quando falou: Bem-aventurados os que não viram e creram!

APLAUDA AO SENHOR POR FAVOR.

Pecou no seu espirito?

Estagio 3 - A fé do impulso: Essa é a fé que Pedro teve quando viu Jesus vindo sobre as águas.

Pedro era impulsivo e não teve duvidas quando foi de encontro a Jesus.

Foi errado! Claro que não.

Sua fé foi tão forte que se tornou o primeiro homem, depois de Jesus é claro, andar sobre as águas.

Porém, mesmo vivendo o sobrenatural, quando tiramos os olhos de Jesus, podemos afundar conforme o texto de Mateus 14. 27 – 31 que mostra Jesus dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

Assim! Como o povo de Israel tirou os olhos de Deus e Pedro os olhos em Jesus... nossa fé, não pode ser movida pelo emocional somente que, quando chega as tempestades da vida, vento forte, fome, dificuldade e perseguições, murmuramos.

A sorte de Pedro é que Jesus estava lá para estender as Mãos poderosas d`Ele para o salvar. 

As "Mãos de Deus está aqui" também.

Estagio 4 – Acreditar sem duvidar: Essa é a fé que nós precisamos ter pois, eu não preciso ver, ouvir, ou ver algo se materializando para eu acreditar.

Sabe onde podemos aprender isso! Em Romanos 4. 18 – 20 que diz: Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Eita que fé... acreditar sem duvidar.

  • Está tudo bem ou tudo mal... eu não posso deixar de se apegar as promessas de Deus.
  • Está demorando muito... eu não posso deixar de se apegar as promessas de Deus.
  • Tudo está dizendo que, vai dar errado... mas, se for de Deus... eu não posso deixar de se apegar as promessas de Deus.

Traga a sua memoria hoje! 

  • O que Deus te prometeu..? 
  • Você acha que Ele estava errado? 

Eu creio que pela fé não.

Mas, as escolhas desses estágios quem decide sou eu.

Nós não podemos ser como o povo que saiu do Egito e não acreditou, não esperou, se moveu pela murmuração, pelo questionamento, tristeza, necessidade, saudade e uma coisa que tem nos atrapalhado muito nos dias atuais que é, o poder da comparação.

Já que, eu volto a repetir que: Deus para nos dar coisas novas, vai tirar coisas velhas.

Sobre o povo de Israel, estava uma promessa de prosperidade e uma nova vida com liberdade e eles não entenderam os estágios da fé.

LEMBRA-SE: A verdadeira fé, passa pelo processo de Hebreus 11. 1 que diz: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Assim como, 2 Coríntios 5. 7 comenta: Porque andamos por fé e não por vista... além é claro de Tiago 1. 3 que revela: Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.

O povo que estava no Egito, infelizmente atrasou a promessa de Deus durante 40 anos e sabe por causa de quê? A fé, não pode vim carregada com duvidas ou emocionalismo.

A fé ela precisa ser evoluída... já que, ela é evolutiva e por ser evolutiva, ela produz evolução.

Complexo... sim.

Pois, se não for assim, como fica o texto de Hebreus 11. 6  que diz: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem d`Ele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam.

Por isso que, na Presença de Deus, sempre podemos evoluir os níveis.

E quando mais colocamos a nossa fé em pratica... mais, evoluídos ficamos.

Quando vivemos isso, vamos viver uma promessa de Jeremias 29. 11 que mostra: Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o SENHOR, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Sendo assim, que possamos crescer em fé e fé, e de glória e glória todos os dias.

Além de viver as promessas de Deus que diz em 2 Tessalonicenses 1. 3 que revelaSempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo.

Então! Aprendemos hoje que:

  • Não se baseia na fé dos outros;
  • Não se baseia simplesmente por que viu e ouviu;
  • Acredita sem duvidar;
  • Evolua sempre;
  • Exerça sua fé sempre.

domingo, 22 de maio de 2022

APRENDENDO COM DAVI

 

Texto Motivador: 1 Samuel 17. 45

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

INTRODUÇÃO: Essa semana, dia 19 de Maio de 2022, ouvi uma ministração do Pastor Tiago Brunet, onde ele comentou sobre “o rei Davi”.

E ali, ele pontuou algumas questões que me chamou atenção e baseado nesta ministração, desejo compartilhar algo que Deus falou comigo através dessa ministração.

Por isso, neste texto, vamos aprender alguns princípios que me chamaram atenção.

1º Davi não entrou nesta guerra por questões pessoal: Ou seja, não era uma briga pessoal... ele estava lá, pois Golias tinha afrontado o Nome de Deus. Por isso que, ele entrou na briga.

Qualquer pessoa sabe que não pode entrar em lutas que sabemos que não vamos ganhar... e muitas lutas, perdemos, pois colocamos coisas pessoais como: ofensas, tristezas, mazelas, a falta ou até mesmo a ganancia de vencer a qualquer custo.

2º Davi! Antes de usar a funda, ele usou o silencio: Pois, antes de entrar na briga, ele ouviu muitas coisas dos seus irmãos, por exemplo, como em 1 Samuel 17. 28.

Davi, ele era um cara interessante.

Diferente de um fofoqueiro, ele era curioso. Tinha vontade de aprender e entender o que estava acontecendo naquele ambiente.

Toda guerra, precisa de analise. E quando ele entendeu isso, ele pediu para Saul para representar na luta um a um / mamo a mamo.

E tem uma frase aqui, que me chamou atenção que diz: “Quem sabe o que é, não acredita em qualquer palavra...”

Então! O nome de quem você está lutando, vai lhe garantir a vitória.

E aí! Entra uma caraterística que já aprendemos quando Saul, tentou colocar uma roupa, uma vestimenta, uma arma, uma identidade que não era a dele.

Ele usou, o seu conhecimento e a sua fé em Deus.

E guarde essa frase: o seu conhecimento e a sua fé em Deus.

3º Davi tinha treinamento: Davi, não era treinado em guerra naquele momento. Mas, ele usava uma “funda” que é uma arma de arremesso. E se pararmos para pensar, realmente era uma grande vantagem que estava nas mãos de dele. Sua habilidade com a funda, fez dele vencedor.

EX: Ele com uma espada, ele teria que ir à e na força, além das habilidades de guerra...

Mas, a funda, deu a ele condições de longe, acertar a testa do gigante. Ele era treinado com a funda. Ele tinha experiência com aquele arma. Não era, espada, capacete ou uma couraça no seu peito. Aquilo, iria atrapalhar sua mobilidade e agilidade.

E aqui! É claro, não podemos deixar de falar algo importante: Não vamos entrar em batalhas, com armaduras ou coberturas que não são nossas.

4º Ele acreditava quem era mais poderoso do que ele: Ele, confiou em Deus.

Pois, no versículo 37 Davi fala que Deus o ajudou quando disse: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do ursos; Ele me livrará das mãos desse filisteu.

O que Davi declarou, foi tão forte que, até mesmo aqueles que duvidam de você, se quebrantam pelo tamanho da sua fé. Pois, o próprio Saul declarou para Davi quando disse: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.

PRESTE ATENÇÃO: Não foi Deus que derrubou Golias, sabe por causa de que? Tem coisas que temos que fazer.

5º A recompensa: 1 Samuel 17. 26 diz: Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Qual será a recompensa?

Aqui temos que entender qual é a recompensa?

Uma chave existe aqui! Não entre em batalhas que você não saiba a recompensa.

Todo ser humano se move por recompensa. O galardão

Galardão é uma recompensa bíblica.

Todos precisam ser desafiados em suas vidas... por isso, que as vezes, Deus nos leva em lugares para nos mostrar que, se continuarmos na rota, podemos sair do curral para o palácio.

Ou seja, aprende com os ambientes.

Quando somos desafiados, temos sempre condições de sermos pessoas melhores.

Aprender com os ambientes...

Davi aprendeu nos ambientes:

1.      Da sua casa;

2.      Do curral;

3.      Da guerra;

4.      Do palácio.

 Vamos aprender com os ambientes.

Aí! Tiago Brunet usou uma frase que diz: Aprenda a se adaptar. Davi, estava aprendendo, pois um dia ele iria ser rei. A nobreza entrou nele, por modelagem. Ou seja, aprendeu com o ambiente.

Davi! Tem umas sacadas interessantes quando percebemos em 1 Samuel 17. 26 são:

1.      O que vão dar? A mão da filha de Saul... deixo de ser plebeu e viro nobre.

2.      Encher de riqueza... deixa de ser pobre e vira rico.

3.   Deixar de pagar impostos... que segundo especialistas, era de quase 40 por cento de tudo que eles ganhavam.

Isso tudo só aconteceu quando surgiu duas coisas:

1.      Recompensa – o que motiva.

2.      Proposito – afronta de Golias.

Só entra em batalhas que você saiba a recompensa.

Mentalizar a recompensa.

APRENDEMOS CINCO COISAS AQUI:

1.      Usar o silêncio para entrar em guerras que não era dele (os irmãos).

2.      Ele tinha identidade, ele sabia quem era (Saul e as proposta da armadura). Não era qualquer sugestão.

3.      Treinamento era indispensável (o que eu sei fazer! Deus vai me usar nos meus conhecimentos).

4.      Confiava em Deus (Deus que livrou ele dos leões e ursos).

5.      Só entra em batalhas que você sabe qual é a recompensa.

Nesta noite, podemos sair daqui com algo poderoso que, todo sentimento de frustações, são as realizações de:

1.      Podemos ser pessoas melhores;

2.      Podemos melhorar em todas as áreas (emocional, espiritual e física);

3.      Podemos acreditar em nós. Pois, aquele que, nos criou, já viu o nosso futuro.

4.      Podemos ter pensamentos e atitudes de nobrezas todos os dias.

Tem uma frase, que é de um livro chamado: Alice no País das Maravilhas e a frase se tornou célebre que diz: "Se você não sabe para onde irqualquer caminho serve" (Lewis Carroll).

E essa frase, mesmo sendo uma frase de um livro circular, ela nos faz compreender a vida e o nosso destino diante de Deus e o desafio que temos para expandir o Seu Reino.

E lembra que eu te pedi para guardar essa frase: o seu conhecimento e a sua fé em Deus!

Pois é... no Salmo 18. 2 diz: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

Davi! Era um cara ensinável.

Ele aprendeu com a vida e viu nesta atitude o amor e o cuidado de Deus em sua vida. Sua fé e conhecimento fez dele um titulo que ninguém neste mundo recebeu que era: Um homem segundo o coração de Deus.

O seu emocional estava curado.

Deus! Deste o nosso nascimento, tem nos dado treinamento para poder fazer algo poderoso para Ele.

Então! Vamos tomar cuidado com as sugestões que estão nos tirando da rota de Deus.

Já que, toda sugestões, nos fazem mudar de roupa e isso é perigoso.

RESUMO: Viva pelo proposito divino e não pela opinião dos outros.

Derrubar era uma fase de Davi... pois, o seu destino era o trono e não derrubar gigante. O gigante era uma fase e não o destino dele.