domingo, 17 de junho de 2018

IDE & PREGAI


Texto Motivador: Atos 8. 26 – 40

            E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

O povo pediu aos apóstolos que nomeassem como diáconos homens de confianças e íntegros, para melhor administrar e fiscalizar os bens (esmolas e alimentos) que não estavam chegando devidamente aos pobres e viúvas da época. Além disso, os que não eram da Judéia necessitavam de amparo religioso, pois eram cristãos prosélitos, ou seja, homens e mulheres que aceitaram o cristianismo deixando a sua crença e práticas antiga...
Então! Vamos falar de um homem, ao qual foi escolhido para fazer parte de um grupo exclusivo, Filipe. Ele era um desses homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. E verdadeiramente Deus estava com ele... Ele ficou responsável para fazer a distribuição dos alimentos para o povo e pelo que consta fazia isso muito bem.
Na primeira grande perseguição aos cristãos, ao qual Saulo fazia parte dos perseguidores, antes da sua grande transformação através de Jesus Cristo, alguns cristãos tiveram que fugir e com Filipe não foi diferente. Teve que sair da cidade ao qual ele estava fazendo a sua função de servir...
Mas não ficou parado, não se escondeu e muito menos se calou diante do povo. Ao contrário, ele foi para Samaria e começou a anunciar a Cristo. E ali houve uma grande transformação da parte de Deus, através do Nome de Jesus Cristo e pela Ação do Espírito Santo.
Filipe pregava e as pessoas o ouviam, pois dele saia grandes sinais e maravilhas como, por exemplo: Expulsar demônios, pessoas eram curadas e principalmente, as pessoas que tinham condições de escutá-lo sentiam alegria com a sua presença.
Percebo que através das atitudes dele, as pessoas percebiam o amor de Deus por elas a cada momento. Ele não ficou na sua zona de conforto e saiu para fazer a obra que cabia a ele fazer. Mas ainda existia uma obra grande para Filipe... Mesmo reconhecendo o seu desempenho e dedicação na obra de Cristo, havia alguém que precisava de sua ajuda.
Quando então um anjo do Senhor disse a ele: "Dispõe-te e vai para o lado do sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto”. Ele na mesma hora se levantou e foi. Diferente de muitos, ele não questionou a sua missão. Sabia que estava pronto e sempre estava disposto para fazer a obra em Nome de Cristo. Surge então no meio do caminho a sua missão.
Quando o Espírito diz para ele se aproximar e acompanhar um carro... Ele obedeceu e viu um homem, eunuco, alto oficial de Candace. Pois, cabia a este alto oficial, a cuidar do tesouro da rainha da época. Mas ele era um homem religioso e tinha acabado de voltar de Jerusalém para adorar no Templo... Uma vez que, estava apaixonado pelo Deus de Israel.
A religião da época era muito exclusiva para o povo de Israel e por isso causava um incomodo no eunuco. Pois queria conhecer e saber mais sobre a Boa Nova que estava acontecendo naquele lugar.    
Talvez por isso que os versículos 30 e 31 é tão importante neste texto de Atos 8 quando Filipe perguntou: "Compreendes o que vem lendo? '' e o eunuco responde: "Como poderei entender, se alguém não me explicar?
Mas, depois de ser convidado para subir no carro do oficial, recebe um convite para explicar sobre o texto (Isaias 53) que estava lendo. Filipe, mais uma vez não fugiu da sua missão e explicou sobre o texto e principalmente sobre Jesus Cristo. Razão a qual ele estava ali. Pois foi preenchido com esse amor e obedeceu a Voz de comando de Cristo quando disse: Vão e pregue em todos os lugares e momento.
Então Deus nesta noite nos convida para algo novo... Para sair da nossa zona de conforto e fazer a nossa missão que é levar uma mensagem de Boa Nova para aqueles que nunca ouviram falar do Seu Nome, ou que talvez até saibam quem é Cristo, mas estão com dificuldades de caminhar na Presença Dele.
A um campo grande aí fora... E assim como foi com Filipe, vamos deixar arder nos nossos corações à vontade de salvar vidas... Uma vez que, tirar as pessoas das trevas e trazer para a luz, é função de cada um de nós. Temos que sentir nos nossos corações essa vontade de falar de Jesus. 
Filipe aos olhos humanos naquela época poderia ter um ministério pequeno. Mas nunca deixou esfriar o seu amor para com o próximo. E tornou – se um evangelista, um dos primeiros missionários a viajar para difundir o evangelho. Foi um dos primeiros a obedecer à ordem de Jesus de levar o evangelho a todas as pessoas.
Então que a vida e ministério de Filipe venham nos inspirar nesta noite. Até mesmo quando o SENHOR nos enviar para um deserto... Pois talvez ali, naquele deserto que aos nossos olhos podem aparecer estranhos, pode existir alguém que esteja precisando ver a GRAÇA e a Obra de Deus, através das nossas vidas.
Deus, nesta noite! Nos deixa uma lição: Filipe é um grande inspirador para o evangelismo fora das nossas igrejas. Suas obras e dedicação, são dignas de serem copiadas por nós... Essa história nos emociona a continuar fazendo, falando e divulgando a Obra do SENHOR. Pois, a Seara é grande... Mas, os trabalhadores são poucos.
E por isso deixo três lições tiradas desse texto que são:
            1.      Seguir as orientações do Espírito de Deus: Que possamos ficar sensíveis ao chamado do SENHOR. Deus não quer que façamos loucuras, mas simplesmente obedecer a sua voz. Talvez possa aparecer loucura ir para um lugar deserto como foi com Filipe, mas lembra-se que pode haver alguém ali precisando de ajuda e orientações como foi com eunuco.
            2.      Estar sempre preparado: Filipe estava preparado para a sua missão e não fez feio diante da sua responsabilidade. Ele era um estudioso das sagradas escrituras e soube explicar de uma forma bastante convincente ao ponto do eunuco querer ser batizado e aceitar a Boa Nova de Cristo.
            3.      Explicar quem é Jesus Cristo: Temos que falar menos de nós e mais de Jesus Cristo... Quando compartilhamos as Boas Novas, devemos começar pelas preocupações das pessoas. E Filipe respeitou isso e mostrou a sua preocupação para com o próximo respeitando, ensinando, falando e mostrando o amor de Cristo que estava no coração dele...
            OBS: Só podemos dar aquilo que temos... E quem tem Jesus Cristo aqui no coração?
            Filipe tinha amor e vontade. Então! O que temos para dar ao SENHOR nesta noite? Qual é o nosso talento e disposição para fazer coisas grandes e poderosas para o Nosso Senhor Jesus Cristo?
            Então que a partir desse momento essa mensagem toca nos nossos corações e mentes. Que possamos sair daqui mais uma vez, sendo um instrumento de Deus e fazendo a nossa parte que é pregar as nações... Pois, Ele quer nos usar. Deus precisa de pessoas que realmente explicam e ensinam sobre a Boa Nova que recebemos. Por isso eu creio que eu e você, fomos alcançados pela Sua GRAÇA e pelo Seu AMOR, por que um dia alguém nos ensinou e nos levou para uma mudança de vida.
E desejo deixar uma Palavra Profética para nós... Vamos fazer milagre no deserto.
Deus encontra grande e variedades atividades para aqueles que estiverem sinceramente dispostos a obedecer ao seu chamado. Então que o versículo 35 do capitulo 8 venha nos inspirar nesta noite onde diz o seguinte: “Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus”... Deus seja louvado para todo o sempre em Nome de Jesus. Amém, amém e amém.