PASTOR ANDERSON MAGNO
NASCIMENTO DA SILVA
Referência bíblica:
Mateus 25. 11 b – 46
11b Senhor,
senhor, abre-nos a porta! 12 Mas
ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não
sabeis o dia nem a hora. 14 Pois
será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes
confiou os seus bens. 15 A
um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua
própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a
negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um,
saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo,
voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que
recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me
cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito
bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra
no gozo do teu senhor. 22 E,
aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois
talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito
bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra
no gozo do teu senhor. 24 Chegando,
por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo,
que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o
teu talento; aqui tens o que é teu.
26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias
que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que
entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros
o que é meu. 28 Tirai-lhe,
pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em
abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o
para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. 31 Quando vier o Filho do Homem
na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua
glória; 32 e todas as
nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o
pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à
esquerda; 34 então,
dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai
na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 35 Porque tive fome, e me
destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me
hospedastes; 36 estava
nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37 Então, perguntarão os
justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com
sede e te demos de beber? 38 E
quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou
preso e te fomos visitar? 40 O
Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a
um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua
esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o
diabo e seus anjos. 42 Porque
tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 sendo forasteiro, não me
hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não
fostes ver-me. 44 E
eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede,
forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? 45 Então, lhes responderá: Em
verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais
pequeninos, a mim o deixastes de fazer. 46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos,
para a vida eterna. [1]
Introdução:
Quando pensamos em “talento”
pensamos na capacidade que homens e mulheres tem ou possuem para fazer ou
dominar algo. Segundo o nosso dicionário, esses pensamentos não estão errados.
Uma vez que ele nos mostra que “talento” pode ser intelecto
notável, que se afirma por méritos excepcionais. Aptidão, capacidade inata ou
adquirida. E até pode ser entendido por força física; vigor [2].
Sendo assim...
Qual é o seu talento?
Desenvolvimento:
A
leitura que acabamos de fazer-nos chama atenção para algo muito importante para
nos cristãos e cristãs. Primeiro é “vigiar”. Por mais que homens e mulheres
tentam e tentam nos induzir e nos convencer que o fim está próximo. Lembrando
que a “Palavra de Deus nos alerta também sobre isso”. Mas, é difícil calcular e
imaginar isso (fim do mundo) uma vez que o próprio Jesus Cristo nos alertou que
nem Ele sabe o dia e a hora. Mas, Jesus sempre nos alerta que é para cada um/a
de nos ficarmos espertos/as. Ou seja, “vigiar”, pois, porque não sabemos o dia
e nem a hora (Mateus 25. 13). Mas, no desenvolvimento da leitura Bíblica, Jesus
nos fala de “um homem” que se ausentou do seu país e que segundo a
interpretação sobre ele era o seguinte: “Um homem severo, que ceifas onde não
semeaste e ajuntas onde não espalhaste” (Mateus 25. 24b).
Ou
seja, não era um homem qualquer. Era um “homem” importante e com poder para
mudar a realidade dos seus servos.
Esse
mesmo homem chamou alguns dos seus servos e depositou neles a “sua” confiança.
Dando – lhe para cada um, uma parte dos seus bens... Ou seja, “talento” que era
uma antiga moeda da Grécia e de Roma [3].
Amados e amadas do SENHOR. Aqui
nesta parábola, existe algo que nos escapa ao entendimento e a grandeza do
texto Bíblico estudado. Um talento
equivalia aproximadamente ao valor de vinte anos de trabalho de uma pessoa
comum [4]
segundo pesquisadores e entendido do assunto. Volto a lembrar de que esse “homem”
era severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste (Mateus
25. 24b).
Segundo é “cuidar com atenção” uma
vez que três personagens nos foram mostrado neste texto... 1º recebeu 5
talentos, o segundo 2 talentos e o 3º um talento. Os dois primeiros negociaram
e quando voltou esse “homem” lhe entregaram o dobro do que receberam. Já o 3º
ficou com medo e guardou o “talento” que esse “homem” lhe confiou. Sendo assim,
aos olhos “naturais” não condenamos esse homem que escondeu e devolveu o valor
exato daquilo que lhe foi entregue. Mas, aos olhos espirituais, entendemos que
ele falhou naquilo que lhe foi confiado. Sendo digno de exortação e castigo.
Foi, chamado de inútil (que neste texto interpreto de infrutífero). Ele não
serviu para nada ao pé da letra e no original da palavra.
Esse “homem” ele sabia reconhecer o
“valor” de cada um que lhe foi fiel e cuidou bem dos seus “bens” e dizia o
seguinte: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te
colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25. 21b; 23b). Amados e amados
do SENHOR... A palavra “gozo” neste texto para nos representa o seguinte: Alegria, satisfação, a alegria recebida de você para Deus e também a causa
ou ocasião de alegria de pessoas que são o prazer de alguém [5].
E o terceiro ponto que quero
destacar é “prestar atenção”... Sim meus amados e amadas. Este texto que
acabamos de ler. É um texto do ponto de vista “escatológico”, ou seja, doutrina que trata do destino final do homem e do mundo; pode
apresentar-se em discurso profético ou em contexto apocalíptico [6],
ou seja, uma revelação vinda da parte de Deus, através do Seu Filho Jesus e
também pelo Dom nos dado através do Espirito Santo de Deus para a nossa vida.
Onde Jesus Cristo nos ensina que devemos prestar atenção e observar as coisas
que nos foi confiado, aquilo que prontificamos que iriamos fazer ou vamos fazer
(amém) que é cuidar dos nossos dons e talentos e principalmente vigiar e
observar... Em todos os sentidos que temos condições de entender através desse
sermão.
Conclusão:
Vale a pena
observar que pegamos três textos diferentes e com sentidos que nos fazem
refletir sobre o nosso caminhar e o cuidado que estamos tendo ou deixando de
ter no “Reino de Deus” e com as suas criaturas e criação.
Temos que analisar e observar que às
vezes não estamos vigiando da forma que deveríamos. Temos que ter cuidado e
atenção das coisas que Deus nos confiou. Uma vez que sabemos que temos
capacidade de cuidar e de fazer “principalmente” o “melhor” para Deus...
Questionamos todos/as neste momento:
Será que estamos dando o nosso melhor
para Deus?
“Eu”
sei da minha resposta. “Eu” sei aquilo que Deus tem me cobrado. “Eu” sei aquilo
que eu tenho que fazer e muitas vezes “eu” não faço...
Vamos abrir os nossos “olhos
espirituais”... Vamos fazer uma analise da nossa vida e caminhada com Cristo.
Como seria esse “homem” chegando perto da gente! Qual seria o nosso resultado
diante do seu julgamento. Seriamos servos “bons ou maus”! Qual é a nossa
atitude e o nosso comportamento com os “filhos de Deus” com os nossos “irmãos e
irmãs” e principalmente com aqueles e aquelas que não estão na presença e nem
fazem parte do nosso grupo de pessoas que colocamos nas nossas orações diárias.
Preferindo assim enterrar e esconder aquilo que Deus colocou e nos deu que é a
“arte do cuidado” que são os “nossos dons” e o “nosso talento” em orar,
evangelizar, ensinar, pregar, cuidar da casa de Deus e cantar “Em Nome de
Jesus”.
Não vamos mais enterrar o nosso
“talento”... Amém!
Repita comigo: Não quero enterrar meu talento, não quero enterrar meu talento, não
quero enterrar o meu talento... Diga para seu irmão/ã que está do seu lado:
Não enterre o seu talento...
Que
a leitura desse texto nos faça refletir e enxergar o homem e a mulher que está
dentro de cada um/a aqui hoje. Deus pede que, estejamos atendo e alerta para a
sua chegada. Ele pede que não “escondemos”, mas, que multiplicamos o seu
rebanho (pessoas), uma vez que somos o Seu maior “bem”. Pois, somos príncipes e
princesas, ou seja, filhos e filhas do Rei, do Criador de tudo e que dá e tira (segundo
o texto) se acaso não tomarmos cuidado com aquilo que Ele nos deu e nos
confiou.
Que
o “Eterno” venha trazer “clareza” no nosso coração e também na nossa mente para todo o sempre... Amém, amém e
amém.
SERMÃO
PREGADO NO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2013
NA
IGREJA METODISTA EM CAIEIRAS – SÃO PAULO
[1] Sociedade Bíblica do Brasil.
2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade
Bíblica do Brasil.
[2] INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1768 p.
[3] INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1768 p.
[4] http://pt.wikipedia.org – Acesso
em 24 de Fevereiro de 2013 às 09h40min.
[5]
Strong,
J., & Sociedade Bíblica do Brasil. 2002; 2005. Léxico Hebraico, Aramaico
e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil
[6] INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 988 p.