domingo, 10 de novembro de 2019

OS SACRIFÍCIOS PARA DEUS


Texto Motivador: Salmo 51

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário. 1 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. 16 Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 18 Abençoa a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19 Então, te agradarás de sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então, se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

INTRODUÇÃO: Uns dos Salmos mais bonitos que Davi escreveu, foi o Salmo 51. Pois, esse Salmo, é fruto de um arrependimento muito profundo, ao qual Davi, sabia que tinha cometido. Mas, qual pecado foi esse? O pecado do adultério que gerou a morte de um inocente (Urias, o Hitita)

DESENVOLVIMENTO: Em 2 Samuel 12, podemos entender um pouco mais essa história, onde o profeta Natã, vem falar com Davi, depois que ele, deitou com Bate-Seba que era mulher de Urias.

Nos vv. 1 - 4 desse texto lemos que Natã fala algo poderoso para Davi através de uma parábola: “Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. “Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre”.

Aí Davi, se enchendo de ira declara: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia”.
Natã! Ouviu tudo que Davi tinha para dizer e disse: Pois é! Você é esse homem...
Hoje na Escola Dominical, na classe de Jovens, falamos um pouco sobre isso! Que muitas vezes não agimos com misericórdia que é um termo amplo que se refere a benevolência, perdão e bondade em uma variedade de contextos éticos, religiosos, sociais e legais dessa Terra.
Davi! Mesmo com tanto poder, terras, bens, mulheres e riquezas... isso não tirou dele, a vontade de conhecer Bate-Seba.
No próprio Salmo que ele escreveu, percebemos ele declarando: Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua be-nig-ni-da-de; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias... Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 
O grande problema é que muitas vezes, o nosso pecado, não afeta somente a nossa vida. Afeta a vida de outras pessoas que direto ou indiretamente precisam de nós. Por isso, precisamos ficar firmes como uma rocha, mesmo que isso seja muito difícil e complexo para nós.
Davi! Precisava ser curado na sua alma, pois, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, tinha que ser trabalhado nas suas emoções carnais, que por causa disso, era fruto de rejeições, que poderia ter sido fruto de um adultério e de muitas dúvidas sobre ele.
Pois, quando Samuel, foi a casa de seu pai Jessé... esse pai, chamou todos os seus filhos, porém, Davi estava fora da casa. E por causa desse ato, que muitos especialistas entende que Davi neste Salmo, ele explica: Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Derrepende a mãe de Davi, não era a mesma mulher que era a mãe dos seus irmãos.
Mas, voltando a história... Davi! Começa meditar sobre a sua vida e sobre seu ministério e começa declarar coisas sobre Deus e a Sua justiça... Pois, sabia ele que o SENHOR iria cobra-lo, pois ele mesmo declara: fiz o que a Teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares... Não necessariamente Deus precisou mata-lo. Mas, algo Deus iria permitir para que essa situação acabasse e esse legalidade não tivesse força no meio do povo de Deus.
Mas, algo Natã entregou para Davi ao dizer em 2 Samul 12. 9 – 10:  Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’...
Davi! Infelizmente sofreu as consequências do seu pecado e Natã continuou... Em 2 Samuel 12. 11  - 12 explia para Davi: “Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’”.
Depois de alguns anos... quando lemos a história de Davi, percebemos uma história de derrota na vida familiar por causa de um ato... Em um ato, ele quebrou três mandamentos de Deus: não adulterarás, não matarás, não cobiçarás. Mas ele se arrependeu e pediu perdão, e a graça do Senhor, como sempre, foi mais abundante que seus pecados.
Natã! Sendo usado por Deus... disse que Deus tinha perdoado seus pecados, porém! As consequências desse ato, iria muito mais longe.
A criança que estava no ventre de Bate – Seba morreu. Uma das filhas de Davi, Tamar foi abusada sexualmente por um dos seus, meio irmão Ammnon, ao qual seu irmão, Absalão depois de dois anos o matou. Esse mesmo filho, não perdoando a atitude do pai, deixa a ira entrar no seu coração e tenda contra a vida do pai de tudo que é jeito e depois de um tempo, foi morto. Depois de muitos anos, Adonias, também tentou contra seu pai, pois, Davi tinha escolhido Salomão para assumir o Trono, esse Salomão, que é filho dele com Bate – Seba, ao qual quando caminhou com Deus, foi um dos reis mais sábios dessa Terra, mas, a maldição hereditária não quebrada naquela família, deu a Salomão um dos títulos de pervertido... vejamos em 1 Reis 11. 3 – 4 que diz: E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.
CONCLUSÃO: No Salmo 51, Davi pede a Deus para cura-lo... Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. 
Davi! Mesmo com toda sua limitação, não queria parar de buscar a Deus, não queria parar de louvar a Deus, não deixou de guerrear em prol das coisas de Deus e então faça como Davi! Se arrependa de seus pecados, fecha toda legalidade e segue a vida procurando ser uma pessoa melhor, uma pessoa fiel, uma pessoa compromissada com as coisas desse Reino, seja justo, seja misericordioso e tudo ira bem em sua vida. Pois, Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.