domingo, 14 de agosto de 2016

NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS

TEXTO MOTIVACIONAL: Lamentações 3. 28

Ponha a sua boca no pó, talvez ainda haja esperança.

Ontem ao visitar uma clínica chamada Doze Tribos, o irmão Rogerio ministrou sobre esse texto que falou muito comigo. Na verdade, ele contou um pouco da sua experiência e o que Deus tem feito na sua e no seu ministério.

            Porém, a história de Jeremias ela é muito interessante. Ele como qualquer outro Profeta do Antigo Testamento, de imediato, negou seu chamado dizendo para Deus que ele era muito novo e não sabia falar.

            Entretanto, o próprio SENHOR lhe mostra que conhece a capacidade que está na vida desse homem e lhe diz uma das frases mais linda que lemos na Bíblia Sagrada que diz o seguinte: Antes que eu te formasse no ventre materno te conheci, e antes que saísse da madre te santifiquei... Porque a todos que Eu te enviar irás; e tudo quanto te mandar dirás. Jeremias 1. 5, 7.

            Um chamado de Deus, para muitos pode ser muito desafiador e complicado. Pois, aplica desafios, aplica novidades e um mundo novo que as vezes, não estamos preparados emocionalmente para enfrentar. Por outro lado, temos que entender verdadeiramente o seguinte: O Deus que nos chama é o Deus que nos capacita.

            Jeremias sentia compaixão do seu povo... Mas, ele se viu num grande desafio ao qual precisava deixar seus conceitos de lado para obedecer a Voz de comando de Deus. Mesmo com a sua juventude, mesmo com a falta de experiência e mesmo sentindo compaixão, lhe deram um apelido chamando ele de Profeta das lamentações.

            Sua função, não era fácil... Ele precisava levar uma palavra de exortação e arrependimento para um povo que tinha altos e baixos constantemente. Jeremias, mesmo sabendo dos desafios que tinha pela frente, deixou seus conceitos e falou a Palavra de Deus com fidelidade e ousadia. E assim, temos que ser diante de uma sociedade que está cada dia mais difícil de entender, mostrando para eles que, está na presença constante de Deus e não se desviar do caminho d`Ele é fundamental para uma vida de salvação eterna. Israel, mesmo sendo um povo escolhido por Deus, decidiu muitas vezes viver a sua vida de idolatria e feitiçaria seguindo exemplos ao qual Deus não queria que esse povo vivesse. A Palavra de Deus nos ensina o seguinte, que não podemos ter outro ou outros deuses diante do Nosso SENHOR.   
   
            Deus, quando desejava falar com alguém, Ele não media esforços para isso. Pois, entende-se hoje que, se Ele não estressa na história de algumas pessoas e de algumas nações, de repende nem eu e nem você, estaríamos aqui hoje para nos reunir no Nome d`Ele.

            PRESTE ATENÇÃO NISSO: Deus não chama uma pessoa para fazer algo para Ele, por que tem forças... Ele na verdade chama pessoas para que cada um cumpra uma tarefa específica. E o que Deus tem lhe pedido nestes últimos dias? Qual é o desafio que Ele nos deu, que talvez eu e você, ainda não estamos fazendo e cumprindo com zelo e temor?

            Isso é uma reflexão pessoal para cada um... Pois, o próprio SENHOR não aceitou as desculpas de Jeremias, o próprio SENHOR não aceitou os argumentos de Isaias, o próprio Deus, não aceitos os conceitos de Jonas e de muitos outros que foram chamados e logo de cara, negaram seu chamado e desejavam guardar os dons e os talentos que Deus nos deu.

            O livro de Jeremias, assim como o livro de Lamentações, nos mostra que a infidelidade era um termo muito usado pelo Profeta Jeremias. Isso é representando como regressão, e o que é regressão? No mundo espiritual e cristã é retornar ao passado, retroceder, ou seja, sentir falta de algo que fazia ou tinha no passado e não aceitando ou com dificuldades de aceitar o novo. Que no nosso caso é aceitar o novo de Deus para as nossas vidas.

            OLHA SÓ: Existem frases, que vira e mexe, nos retornamos a ela, mas, a verdadeira simbologia disso é mostrar que, muitos filhos e filhas de Deus, sentem saudades de serem escravos, ou seja, sentem falta do alho e da cebola que foi uma das grandes murmurações do povo de Israel.

            REPETEM COMIGO: Eu não sou mais, escravo do medo... Eu sou, filho de Deus.

            A infidelidade é um afastamento de Deus. Como cristãos e cristãs, temos que avançar e caminhar na rota que Deus deseja. Mesmo que esse caminho pareça estreito, longo e cheio de desafios.

            A palavra confiança é vista diariamente no Antigo Testamento e representa para nós ter “esperança”... Pois, o próprio Salmo 40 nos mostra o seguinte: Esperei com paciência pelo SENHOR e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

            Quantos nesta noite estão esperando algo da parte de Deus? Amém... Pois, na continuação desse Salmo nos mostra que: Bem-aventurado o homem e a mulher que faz do SENHOR a sua confiança. E que da mesma forma, Ele coloque um cântico novo de vitória em nossos lábios... Você pode aplaudir a Deus por isso?

            Olha só... Jeremias muitas vezes perdeu a esperança. Mas, Deus sempre o lembrou da sua bondade que é Nova todos os dias. A palavra “bondade” que em Hebraico quer dizer “hesed” ela pode ser traduzida por “aliança de amor” ou “amor constante”... Que Deus é esse? Que mesmo vendo que estamos errando e pecando constantemente, tem misericórdia de nós todos os dias. E a palavra misericórdia aqui é mostrar para nós que, muitas vezes caímos em desgraça. Ou seja, sem a Graça de Deus em nossas vidas.

            Jeremias! Não se calou, foi preso, humilhado e perseguido e passou um bom tempo do seu ministério debaixo de opressões e lutas. Mas, em resumo... Não deixou de cumprir a vontade de Deus em sua vida.

            Deus tem um desafio para cada um... E Ele está com urgência de levantar uma geração de apaixonados por falar da Sua Palavra para muitos que estão com dificuldades de ouvir. Já que, neste momento é sábio da nossa parte, fazer um balanço espiritual de tempos e tempos. E tempo de colocar a cara no pó, é ora de se curvar diante do Eterno e entender que Ele é Bom e que a Sua Misericórdia dura para sempre.

            Assim como aconteceu com Jeremias, que chorava por um povo que saia da Presença de Deus e caia constantemente nas mãos do diabo e até mesmo nas mãos do Babilônios, ou seja, nas mãos dos inimigos de Deus. Lamentar é necessário, pois, é difícil acreditar que existem pessoas que preferem está nas mãos dos inimigos de Deus do que está nas mãos de Deus. A Palavra de Deus nos mostra em Romanos 12. 15 o seguinte: Precisamos chorar com os que choram... Pois, lagrimas neste caso, não é sinal de fraqueza ou que somos imaturos, mas sim, uma expressão de cuidado e preocupação com o próximo.

            Deus quer levantar uma geração de apaixonados nesta noite... E o grande segredo e saber que, se você está disposto a ser um instrumento nas Mãos desse Deus que é capaz de mudar destino e conceitos.

            Pois, a bondade de Deus na vida de Jeremias não foi revelada quando ele estava num Templo, numa montanha ou em casa... Mas, foi mostrada quando ele estava numa das prisões, ou seja, no fundo do poço e onde toda esperança poderia acabar.

            Talvez você esteja pensando que acabou para você... Entretanto, Deus quer colocar um sopro de vida em nós e nos mostrar o Seu amor.


            Deixa Deus neste momento, fazer um exame em você... Tirar de você toda dor e colocar vida. Restaurar, libertar e avançar nestes dias é fundamental, Deus deseja restaurar o Sacerdote e a Sacerdotisa que está oculto dentro de nós.  Então, venha neste momento tirar todo medo e insegurança que está lhe impedindo de avançar e conquistar.