sexta-feira, 24 de junho de 2022

A ESCOLHA DOS 12 E O ENVIO NA MISSÃO


Textos Motivadores:

Marcos 3:13-19

13 Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. 14 Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. 15 Eles receberam autoridade para expulsar demônios. 16Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão”); 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; 19 e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.


Lucas 6:12-16

12Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. 13Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: 14 Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Introdução: Jesus começara de fato seu ministério , e desde o primeiro instante se preparava para deixar um legado , transferir a unção e a Missão que estava sobre Ele. Talvez o que precisamos pensar nossos primeiros passos é que, a Missão não é nossa , mas a Missão é de Deus , daí o porque alguns Teólogos desde a década de 1930 na Igreja chamarem de MissioDei “Missão de Deus”. 

Karl Barth no ano de 1932 em uma Conferência Missionária discursou sobre a ação da Trindade na Missão , ele não só enxergava do ponto de vista Sotereológico (Salvação através da Missão só de Jesus) , e nem muito menos do ponto de vista Eclesiológico ( Salvação pela ação da Igreja na Terra), mas revela que a Trindade estava em plena concordância para que a Missão fosse efetiva na Terra. Hora o Pai se manifestando , Hora o Filho e Hora o Espírito Santo, todos em unidade para que a Missão aconteça. Partindo deste princípio, Jesus tem a Missão e a Visão de Deus bem clara, e que , não faria a Missão sozinho na Terra , mas iria precisar de uma equipe preparada para o cumprir desta Missão e então Jesus inicia esta jornada encontrando pessoas que pudessem viver uma experiência com Ele , e a partir daí influenciá-los a engajar na Missão e na Visão de Deus. 

A Visão Deus – Edificar uma Igreja de discípulos , que cresçam no relacionamento com Ele e se tornem influência neste mundo, fazendo discípulos em todas as Nações. “Uma Igreja de discípulos é desafiada todo dia á viver a Visão de Deus, o processo é progressivo e contínuo , A Visão é trabalho e não poesia” A Missão de Deus – Salvar a Humanidade perdida nos pecados, condenada para sempre longe do pai de Amor. Levar o seu amor ensinando o caminho do discipulado e desenvolvendo novos discípulos e assim de forma simples e prática viver uma vida abundante ainda na Terra. “Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lucas 19:10.

I. Uma Equipe escolhida através de Oração – É compreensível que estejamos bem acostumados em querer nos relacionar com quem já somos amigos , e com aqueles que nos preferem e pensam como nós. Mas discipulado é uma chamada para deixar um legado, não irá se resumir somente ao churrasco e Happy Hour, temos que pensar que a Equipe de 12 será nossa retaguarda , irá á nossa frente preparando o caminho , serão nossa voz , e representarão uma Visão importante que é Ganhar – Consolidar – Discipular e Enviar. 

No versículo 14 de Marcos 3 , o relato é que Jesus sobe ao monte para orar e alí sobem muitos discípulos com Ele , e passando á noite em oração e observação , então escolhe 12 homens que iriam levar o Evangelho “Boas Novas” pelo Mundo. , e os chamou de Enviados ! Nunca teremos uma equipe que sonhamos se os escolhermos por amizade , mas se os escolhermos debaixo de oração e observação ( Exemplo: Como oram , como respondem á chamados , ouça-os e deixe que falem o que pensam sobre esta Visão do Discipulado).

Já no versículo 12 de Lucas 6 – Vamos ver de forma explícita que Jesus orou e em seguida os escolheu em número de 12 e os chamou de Enviados “Apóstolos”. Há duas formas de realizar a escolha de Equipe de 12 : 1. Chamando um Grupo maior para acompanhar tempos de oração e reuniões de discipulado coletivo – E então desta Equipe maior retire os 12 que se destacarem com as habilidades descritas em Êxodo 18:21 a 23. “21. Mas escolhe do meio do povo homens capazes, tementes a Deus, que sejam dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabelece-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. 22. Eles julgarão o povo em todo o tempo. 

Toda causa mais complexa trarão a ti, mas para todas as questões menos difíceis, eles mesmos poderão encontrar a solução. Desse modo será mais leve para ti, pois esses líderes te ajudarão a dividir o trabalho e levar o peso diário da carga. 23. Se assim fizeres, e se dessa maneira Deus te instruir, poderás então suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para suas habitações satisfeito!” (Êxodo, 18) 2. Chamando já um grupo selecionado depois de um tempo orando e conversando com a esposa ou esposo – Veja e analise dentre a Igreja, pessoas com os mesmo requisitos do texto acima , e os separe para um tempo de amadurecimento e ensino e então depois diante da igreja os legitime , ungindo e enviando para esta Missão.

II. Dê autoridade para esta Equipe – O texto é claro ! Jesus deu autoridade para os 12 e confiou-lhes a Missão. 

1. Autoridade para curar enfermos e expulsar demônios - Autoridade para ensinar , expulsar demônios e para curar. Esta Equipe de 12 tem que entender a Missão e iniciar o processo de abertura de Células ( se não tiverem ainda , é melhor que já tenham , pois você poderá conhecer performance melhor de cada uma para a obra do ministério). 

2. Autoridade para crescerem e se multiplicarem – Ore pedindo a deus que guarde seu coração e sentimentos para não ser tentando competir com seus 12 (Exemplo de Saul com Davi). Que o Senhor lhe dê casais de 12 capazes e ungidos para a conquista de um território e a multiplicação de discípulos para o Reino. 

3. Envie-os sob o mesmo manto e mesma Visão de sua Igreja local – Tenha bem claro em sua mente o que deseja desta equipe e depois acompanhe-os semanalmente ou quinzenalmente para receber os relatórios e testemunhos de conquistas. 

Conclusão : Jesus é o modelo perfeito para esta Visão do Discipulado , se o seguirmos lograremos êxito nesta caminhada. Não tenha pressa , faça uma parte de cada vez , estabeleça os 4 passos da Visão bem claro para toda a Igreja , ensine , faça Seminários Internos sobre a Visão e a Missão de Deus , avance com o que Deus já lhe concedeu , seja grato , mas seja também insatisfeito , queira melhoria constante , mas sem pressão. 

Cada coisa chegará ao seu lugar ao seu tempo , veja que Jesus nos deixou o exemplo que para amadurecer uma equipe levou mais de 3 anos e meio , e mesmo assim depois da ressurreição teve que consolidar os desistidos. A consolidação será um passo que constantemente deverá ser repassado em toda a Igreja, faça Seminário Anual de Consolidação com toda a Igreja e chame os melhores preletores para Consolidá-los ( Você e sua Esposa).

Pois ninguém melhor para corrigir e amar as ovelhas do que o próprio Pastor. Haverá um dia que seu povo vai amar tanto ouví-los, que trará uma honra e contentamento imedido. Então vamos lá , vamos exercer A MissioDei (Missão de Deus confiada á nós) e á Visão M12 , o modelo perfeito de Jesus! Que sua descendência espiritual seja incontável com areia da praia do mar e como as multidões de estrelas no Universo. Deus os Abençoe com Crescimento , Apascentamento e Multiplicação do Rebanho em Nome de Jesus.  

OBS: Esse sermão não foi escrito pela minha pessoa. É de autoria do Apostolo Tiago da Igreja Deus Trino da Visão M12 ao qual eu tenho um grande prazer de aprender com cada um deles.

domingo, 19 de junho de 2022

TORNANDO-SE FILHOS DE DEUS

Texto base: João 1. 12 – 13

Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.

INTRODUÇÃO: Essa palavra vai ser uma serie de ministrações ao qual vamos trabalhar com a nossa igreja durante algumas semanas.

O desafio de sermos “filhos de Deus”.

Na sua humilde opinião... você acha que todos são “filhos de Deus”?

Na nossa caminhada de fé, muitas vezes achamos que:

·        Todos os seres que foram criados são “filhos de Deus”.

·        Todos aqueles que têm uma religião são “filhos de Deus”.

·         Todos aqueles que ajudam os pobres são “filhos de Deus”.

·        Todos aqueles que fazem a obra de Deus são “filhos de Deus”.

Nada disso... a Palavra de Deus é bem clara, objetiva e exata quando nos mostra que, ser “filhos de Deus” são todos aqueles que, recebem a Jesus Cristo em seu coração por crerem que Ele é o “Filho do Deus vivo”.

E por causa de quê que eu preciso entender isso?

DESEVOLVIMENTO: O livro de João, ele é um livro diferenciado dos outros, pelo simples fato que ele nos revela que, deste da criação do mundo, Jesus Cristo já estava como Pai... quando declara no v.1 do seu livro o seguinte: Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra/Verbo já existia. Ele estava com Deus e era Deus...

·        Quem é a Palavra?

·        Quem é o Verbo?

·        Quem é o Logos?

Resumindo isso... Jesus está com Deus, com Seu Pai deste o inicio da criação.

E o grande objetivo desse sermão é compreender que, quando alguém ora pedindo que Jesus entre em seu coração e governe a sua vida, o Espírito de Deus vivifica o espírito desta pessoa e ela se torna “filho de Deus” porque nasceu “espiritualmente”. Ou seja, não é só acreditar em milagres ou coisas que Jesus fez e faz... é viver uma vida de intimidade verdadeiramente com Ele, segundo o texto de Romanos 11. 36 que diz: Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. 

Compreender que antes desse encontro, estávamos:

·         Condenados,

·         Mortos,

·         Separados,

·         Distantes do criador.

O criador e criatura, precisavam se reconciliar e foi através d`Ele, Jesus que tudo começou.

O desafio de hoje é compreender isso... “nascer espiritualmente”.

Nicodemos, um dos principais dos sacerdotes, um homem religioso, conhecedor da Palavra, filiado ao partido dos fariseus, filho de Abraão, com muita autoridade e conhecedor da lei... não entendia as Palavras de Vida que saia da boca de Jesus.

Pois, uma coisa é você ouvir e a outra é vivenciar.

Ninguém fazia, faz milagres e sinais como Jesus Cristo de Nazaré... e volto a repetir que estávamos mortos e separados de Deus por causa do pecado.

Mas, talvez você e eu, podemos nos questionar!

Eu não tenho pecado... mas, será que a Palavra de Deus entende isso?

Pois, na Palavra de Deus nos mostra em 1 João 1. 8 que: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

A grande verdade é que precisamos o mais rápido possível viver uma vida com Jesus de paz e alegria, já que, através d`Ele e por Ele, quando recebemos a Jesus como nosso único Salvador pessoal em nossos corações, a vida de Deus nos é devolvida.

Quem deseja a vida de Deus:

·        Em sua vida?

·        Em sua casa?

·        Em seus sonhos?

·        No seu futuro?

DIGAM: Euuuu...

Eu creio que, pela fé, muitos de nós vamos viver essa vida em abundância quando abrirmos o nosso coração para o Senhor e para isso, pedir perdão pelos nossos pecados é fundamental, pois somente Deus, através de Jesus e pela Ação do Espírito Santo podem fazer isso.

E quando isso acontecer... nós seremos agentes de milagres nesta Terra.

Você crer nisso?

Abra o seu coração para Jesus e receba a vida de Deus todos os dias. Já que, os sonhos e o desejo de Deus é que todas as famílias da Terra sejam curadas e libertas através d`Ele que se entregou em sacrifício vivo por cada um de nós... mesmo sem merecermos.

Entenda a Paternidade de Deus em sua vida, em seu ministério e na sua família.

Através de nós... muitas coisas podem mudar, pois a Palavra de Deus nos lembra em Mateus 11. 7 o seguinte: Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Naturalmente os pais amam seus filhos, dão o melhor a eles quando podem é claro, e deixam para eles toda a herança. Isso é exatamente o que Deus, o nosso Pai Celestial, fez conosco quando enviou o Seu único Filho por amor a nós conforme João 3. 16 que diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Quando Jesus se entregou na Cruz por nós, Ele fez uma troca, ficou com toda dor e sofrimento que eram para nós, por causa dos nossos pecados, e nos deu toda herança das bênçãos que era d`Ele por ser o Filho unigênito de Deus. Ou seja, o Filho que estava com o Pai o tempo todo, se fez carne para morrer pelos meus pecados.

Quando alguém aceita a Jesus algo poderoso acontece que são:

·        Nossos pecados são perdoados,

·        Vivifica o nosso espirito,

·        Cura nossa alma e nosso corpo,

·        Restaura a nossa família,

·        Faz prosperar nossa vida financeira,

·        Faz de nós instrumentos de Deus,

·        Dá-nos a certeza da vida eterna.

Ei! Não é um Deus morto que estamos adorando neste Templo e sim um Deus vivo. Jesus morreu naquela Cruz sim, mas ressuscitou por ser o próprio Deus aqui na Terra. Já que, após terminar Sua missão entre os homens, Ele voltou para junto do Pai, mas deixou aqui na Terra o Seu Espírito Santo, o qual vivifica e abençoa a vida de todos os que recebem a Jesus como Seu Salvador pessoal.

Jesus gostava de entrar nas casas como ainda gosta. Ele realmente deseja entrar na nossa casa e mudar a nossa historia... porém, Ele deseja entrar de verdade em nossos corações.

Quando deixamos Ele entrar nos nossos corações, vamos de verdade virar “filhos de Deus” e herdeiros de todas as Suas promessas e bênçãos eternas.

CONCLUSÃO: Quando falamos de vivificar, estamos falando de uma vida nova, renovação e reanimação. E somente Deus através de Jesus podem fazer isso. Lembra-se de Zaqueu, Lazaro, Maria e Marta, da sogra de Pedro, do servo do Centurião, a casa do primeiro milagre, a casa de Emaús, a casa dos discípulos e varias outras.

Nestas casas tiveram cura, visão espiritual, ensino, comunhão, salvação, vida, palavra, unção e perdão... a nossa casa é alvo dessa graça.

Você crer nisso?

Eu creio e desejo de verdade que Jesus entre na minha casa e na minha historia todos os dias.

A família é o projeto principal de Deus e todos nós precisamos entender isso o mais rápido possível, antes que o inimigo de Deus e das nossas vidas tenta acabar com esse projeto.

Toda casa que recebe Jesus tem transformação.

E hoje essa salvação está disponível para nós...

REPTAM COMIGO: Senhor Jesus, entre na minha casa, na minha vida e na minha historia.

Família é projeto de Deus e através dela vêm às promessas do SENHOR.

Creia! Deus quer fazer morada em seu coração primeiro para depois entrar de verdade em sua casa.

Viva esse sobrenatural de Deus e vamos viver os milagres de Jesus entrando nas casas e inclusive nas nossas.

Que Deus te abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo.