terça-feira, 23 de abril de 2019

LEVANDO A VIDA DE DEUS



Texto Motivador: Mateus 10. 7 – 8

Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. 

INTRODUÇÃO: Jesus Cristo aqui, já tinha selecionado Seus Dozes, ou seja, a Sua equipe. E uma das grandes preocupações de Jesus Cristo, não era que os Apóstolos saíssem de qualquer forma para fazer da Obra... tinha uma ordem.

A ordem era: Vão às ovelhas perdidas de Israel.

A grande sacada aqui, é perceber, que a linguagem usada por Jesus Cristo, foi perdida. A palavra perdida significa um erro que se comete em relação a uma estrada ou caminho a seguir, tomando um itinerário errado.

Assim! Era o povo de Israel na época de Jesus Cristo, um povo que estava perdido, sem direção, sem rumo e não tinha uma rota a seguir.

E aí! Vem a grande preocupação de Jesus Cristo, quando os ensinam: Vão anunciar que o Reino dos Céus está perto.

Portanto! O que podemos aprender com esse texto?

DESENVOLVIMENTO: Em Lucas 10. 2 percebemos algo poderoso que diz: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da plantação que mande obreiros para fazerem a colheita. 

Nós estamos com um grande desafio em nossas mãos... que é continuar fazendo dessa Obra nos dias de hoje. Anunciar as Boas Novas e dizer, que o Reino dos Céus está próximo. Não só por causa desses sinais visíveis que estamos percebendo hoje. Mas, pelas coisas invisíveis, que muitas vezes, acontece somente no mundo espiritual.

Exemplo claro! Sobre as enfermidades... a AIDS! Quebrou um grande Conceito da Ciência, sobre as evoluções Cientificas e Industriais. Pois, quando o homem, tirou Deus dos sonhos deles, a promessa que o próprio SENHOR fez declarando que iria nos levar ‘para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que manava leite e mel’. (Êxodo 3. 8) o homem desafiou a Deus, entrando num conceito do pecado: Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6. 23), e a grande questão aqui é! Toda vez que, tiramos Deus da nossa história, grandes tragédias acontecem.

Outro ponto interessante foi sobre a falta de fé... isso tem atrapalhado a Obra de Deus nesta Terra.

Um dia, um homem chefe da sinagoga, chamado Jairo, foi pedi ajuda para sua única filha, que estava sofrendo de uma grande enfermidade, no meio desse processo, ele conseguiu chegar até a Jesus Cristo, e Ele foi em direção a essa menina, mas, a Palavra de Deus declara que uma grande multidão seguia Jesus Cristo e foi exatamente neste momento que Jesus Cristo, ajuda uma mulher que sofria durante 12 anos de uma enfermidade... imagina o desespero desse pai.

Nesse meio tempo, essa menina veio a falecer segundo o entendimento humano da época. Mas, para Jesus Cristo, conforme a Palavra revelada a nós, mostrou o seguinte, que Jesus não deu importância para a notícia trazida por aqueles mensageiros. Ao contrário disso, Ele confortou o chefe da sinagoga, ou seja, o pai dizendo: “Não temas, crê somente” (Marcos 5:36). [1] E no meio daquele alvoroço todo de choro e lamentações, Jesus Cristo chama atenção deles dizendo: A criança não morreu, está apenas dormindo! Muitos riram d`Ele e não tiveram fé para acreditar que quem estava ali, tinha Poder para mudar a realidade da criança.

Jesus Cristo mandou que todas as pessoas que tumultuavam a casa de Jairo saíssem. 

Ele permitiu apenas que os pais, além de seus três discípulos mais próximos, ficassem. Então eles entraram no aposento onde a filha de Jairo estava e Ele declara: “Talita cumi, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te” (Marcos 5:40)...[2] A Palavra de Deus declara: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11. 6) E digo mais, a falta de fé, não permite que as pessoas vejam milagres.

Outro ponto interessante é curar os enfermos... A lepra era uma doença grave que destruía o corpo, era contagiosa e tinha uma aparência tenebrosa, in-sem-si-bi-li-za-va o sentido do tato e a qual não podia ser curada! Assim, como foi o caso da AIDS, que contamos aqui, assim era a lepra, uma doença que superou o conhecimento humano da época.

Entretanto! A lepra além de ser tratada como doença, muitas vezes, era tratada como pecado.

Mas, quero contar um segredo aqui.

Existe uma cura para isso e outras coisas impossíveis para o homem! Essa cura é Jesus Cristo de Nazaré, onde todos os seres humanos, sem exceção, precisam ser purificados das suas doenças emocionais, físicas e principalmente espirituais.

Assim! Era o povo de Israel que precisava de ajuda URGENTE e assim está o nosso país.  

E para concluir o que o Mestre Jesus Cristo, deixou claro para os seus discípulos no texto que pegamos como base para o sermão, expulsem os demônios. O próprio Jesus Cristo, sabia que naquela região, legiões de demônios estavam sobre a Terra, Ele mesmo, momento antes, tinha expulsados alguns de um rapaz, conforme aprendemos semana passada. Porém, podemos entender isso muito forte quando em Provérbios 28. 13 lemos o seguinte: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

Muitos demônios, só estão no nosso meio, por causa das nossas mazelas e pecados. Mas, se confessarmos, tudo muda.

Em 1 João 1. 8 – 10 diz: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Aqui! Existe uma lição... Jesus Cristo, não escolheu pessoas perfeitas, Ele escolheu pessoas com os corações ensináveis. Homens e mulheres que sabiam que tinham suas limitações, mas, por causa do Encontro com Ele, suas vidas nunca mais foram as mesmas.

E Israel! A partir daquele momento, viu algo Poderoso acontecendo naquele lugar. Viram pessoas comuns, pregando, anunciando, curando e expulsando demônios. 

CONCLUSÃO: A Graça é favor imerecido de Deus por nós.

Muitos ainda não querem essa Graça, entretanto, não podemos ficar de braços cruzados. A mesma promessa que aconteceu nesta época, Jesus Cristo, libera sobre nós, com a Promessa do Espirito Santo. Já que em Atos 1. 8 diz: Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.

Essa promessa não morreu, é eterna... não é um pedido, é uma ordem. 

E somente aqueles, que sabem que já foram alcançados pela Graça, sabe, o quando doí não fazer nada para Deus. Pois, todo Encontro com Ele, Ele tira algo nosso (medo, angustia, solidão, raiva, incerteza e incapacidade e etc...) e coloca coisas d`Ele como amor, coragem, sabedoria, paz e saúde.

Qual é a lição desse texto então! Levar Vida de Deus para as pessoas que se perderam... e todos aqui sabem! Quem se perde, precisa ser encontrado. Deixo aqui, um versículo para nós encorajar que diz em Romanos 8. 15 o seguinte: Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai"... 

Vocês não são mais escravos do medo, são mensageiros de Deus... 

Que Deus nos abençoem.



[1]  https://estiloadoracao.com – Acesso em 23 de abril de 2019.
[2]  https://estiloadoracao.com – Acesso em 23 de abril de 2019.