domingo, 12 de agosto de 2018

NUNCA SE AFASTE DE DEUS




Texto Motivador: Jonas 1. 1 - 17

1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:  2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. 4 Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. 5 Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. 6 E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. 7 E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 8 Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? 9 E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. 10 Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado. 11 E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. 12 E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. 13 Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles. 14 Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve. 15 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. 16 Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor, e fizeram votos. 17 Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

INTRODUÇÃO: Uma das histórias mais interessante da Bíblia Sagrada é a história de Jonas. Pois, todas as vezes que nos afastamos de Deus, a tendência é nos aprofundar cada dia mais.

DESENVOLVIMENTO: A história de Jonas, a grande maioria já conhece... Uma vez que, Deus dar a ele uma missão e ele tentando adivinhar os pensamentos de Deus, tenta seguir uma rota diferente.

O grande problema de Jonas, foi gastar toda sua energia e emoções em lugares ao qual não era para ele está e por causa disso, quase lhe custou a vida.

PRESTE ATENÇÃO: As nossas emoções precisam estar nos lugares ordenados. Não podemos gastar nossas emoções naquilo que não traz bons frutos para nossa vida. (Ap. Renê Terra Nova)

O povo de Nínive! Estava passando por um período complicado... E Jonas, era o profeta certo para anunciar uma mensagem de arrependimento para aquela nação. Pois, o próprio já tinha sido usado por Deus, para falar a um rei da época chamado Jeroboão II que Deus estava estabelecendo novamente os limites de Israel conforme nos mostra o texto de 2 Reis 14. 25 – 26 que diz: Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo“Jonas”, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer. Porque viu o Senhor que a miséria de Israel era muito amarga, e que nem havia escravo, nem absolvido, nem quem ajudasse a Israel.

Entender as missões que Deus nos dar... Muitas vezes não é fácil. Mas, uma coisa é certa! Ele nunca vai nos chamar para algo, se verdadeiramente não estivermos preparados para fazê-lo.

Já que!Á medida que crescemos na fé, obediência, fidelidade e honra a Ele, estamos mais preparados para fazer coisas grandes e poderosas para Ele... Até mesmo, para falarmos com reis, príncipes e presidentes dessa Terra...

Mas Jonas..! Infelizmente nesta missão tentou correr de Deus. E por traz desse ato, existe uma explicação.

Nínive era uma cidade sanguinária, idolatra, vivia na maledicência, era mentirosa, vivia de aparecia e estava debaixo de uma maldição hereditária por causa de um rei chamado Ninrode (Genesis 10. 8 – 11)

Não é fácil ministrar para um povo assim. Um povo de coração duro e rebelde. Porém, Deus ainda tinha um grande projeto para essa cidade. E não importava as circunstâncias, Deus queria que Jonas fosse para aquele lugar e deixasse suas emoções de lado e superasse as suas frustações emocionais, uma vez que, isso nós distância da vontade de Deus.

Conhecer a vontade de Deus é a essência da sabedoria. (Pra. Rita Dias (Igreja Cristã Getsemani)... Mas, tentar adivinhar é ignorância pura.

Quando falamos de trabalhar as emoções... É que muitas vezes, Deus vai nos colocar em lugar de conflito, lugar ao qual, muitas vezes não queríamos está ou até mesmo passar perto.

E com Jonas não foi diferente... Segundo Doutores, Mestres e Teólogos Cristãos e Judaicos, o pai de Jonas, foi morto por pessoas dessa nação. Além, de uma implicância histórica, de muitos anos atrás, que ainda fazia parte das emoções de Jonas.

Quando não temos a alma curada em algo... Podemos fazer igual a Jonas.

1º Entrar em lugares para nos levar para outros destinos... O Navio.

2º Entrar em tempestades... Mesmo achando que está tudo certo.

3º Podemos ser lançados em sorte... Assim como fizeram aqueles homens com Jonas. Ou seja, o seu destino passou por mãos de pessoas ímpias.

Por causa disso... Temos que ter cuidado, quando pensamos em sair da rota daquilo que Deus quer...
A função de Jonas era levar uma mensagem de arrependimento para Nínive e Deus tinha sido bem claro... Caso, se em quarentas dias eles não resolvem suas vidas e se arrependesse de verdade, o próprio Deus iria destruir aquela nação.

Jonas... Já tinha visto muitos milagres e maravilhas vinda da parte de Deus... E creio! Por ele saber disso, preferiu correr do seu chamado.

Mas, mesmo homens e mulheres de Deus, tem medo de suas missões... E com Jonas não foi diferente. Tentando assim, fazer sua própria rota,

Olha que acontece de verdade quando nos afastamos de Deus com a simbologia do Navio.
Ao subir no Navio começa sua desobediência - Havia uma obra a ser feita em Nínive, era a de pregar arrependimento a um povo que necessitava refazer seus caminhos. Mas Jonas preferiu manter-se em seu egoísmo. [1]

E sua desobediência ao SENHOR fez do convés, ao porão e do porão ao fundo do mar... 

CONCLUSÃO: Assim é a vida de homens e mulheres que tentam fugir do chamado e da missão de Deus. A Palavra de Jesus Cristo é bem clara quando nos alerta o seguinte sobre:Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus... (Lucas 9. 62)

Qual é o chamado e a missão que Deus nos deu que estamos deixando de lado? O que tem nos afastados da Sua Presença? Qual é a nossa dificuldade em voltar para a rota que Ele nos pediu?

Jonas... Já levado em outros momentos, Gloria ao povo de Israel. E assim! Como aconteceu com ele, Deus precisa de cada um de nós.

Que a história de Jonas, venha ser inspiração para nunca saímos da Presença d`Ele... Para não acontecer o que aconteceu com ele. Do convés, ao porão e do porão! Ao fundo do mar.
Que Deus nos abençoe...


[1]  https://guiame.com.br – Acesso em 12 de agosto de 2018.