terça-feira, 28 de maio de 2019

RECONSTRUINDO OS MUROS




TEXTO MOTIVADOR: SALMO 122

Fiquei alegre quando me disseram:  “Vamos à casa de Deus, o SENHOR.” E agora aqui estamos, dentro de Jerusalém. Jerusalém é uma cidade construída de novo, onde o povo se reúne. Para cá sobem as tribos, as tribos de Israel, para dar graças ao SENHOR, como ele ordenou. Aqui estão os tribunais de justiça, onde o rei julga o seu povo. Orem para que haja paz em Jerusalém. “Ó Jerusalém, que prosperem aqueles que a amam! Que haja paz na cidade protegida por muralhas! Que haja segurança nos seus palácios!” Eu amo os meus patrícios e amigos e por isso digo a Jerusalém: “Que a paz esteja com você!” Eu amo o Templo do SENHOR, o nosso Deus, e por isso oro pela prosperidade de Jerusalém.

INTRODUÇÃO: Estamos em campanha com o tema: Reconstruindo os muros. Um tema desafiador para nós, onde vamos buscar em Deus, a grande ajuda para reconstruir tudo aquilo que o inimigo tem tentado destruir.

No texto que lemos, observamos Davi um homem reconhecido por Deus e não por homens para mudar a sorte de Israel. Domingo passado! Pastor Felipe pontuou algo interessante sobre Davi quando disse que: Em muitas vitorias de Davi, só estava ele e Deus e não tinha plateia para aplaudir sua vitória. Nesta campanha... você também pode se sentir sozinho, mas, lembra-se da frase do Pastor! Deus te viu e Deus te ver.

DESENVOLVIMENTO: Davi! Como todos sabem, era um cara que tinha suas dificuldades emocionais e pessoais. Mas, algo poderoso que ele tinha era a gratidão a Deus. Pois, o coração dele ardia quando viravam para ele e chamavam ele para ir à Casa do SENHOR!

Ir à Casa do SENHOR, naquela época significava fazer uma pe-re-gri-na-ção. Ou seja, sair da sua zona de conforto e ir ao Encontro do SENHOR mesmo com dificuldades e problemas pessoais. Já que, o inimigo do SENHOR, muitas vezes, tenta nos enganar, colocando mentiras no nosso coração dizendo que não adianta ir à Casa do SENHOR para Busca-lo.

Davi! Passava por cima disso tudo... mesmo com as suas mazelas, problemas pessoais e dificuldades, ele buscava ao SENHOR. Já que ele tinha o total conhecimento, que toda ajuda vem d`Ele. Paulo em Romanos 11. 36 diz: Porque d´Ele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém...

E Davi sabia! Que na angustia, na fofoca, nas setas, nas dificuldades, no medo, na perda, na calunia, no desprezo o único que pode ajudar é o SENHOR. (Conf. os Salmos 51, 120 e 121)

Estamos falando de reconstrução... o texto mostra que Jerusalém já foi derrubada muitas vezes. Mas, em todas elas, ela foi restaurada. O próprio Davi neste Salmo lembrou disso. Assim! Eu profetizo que tudo aquilo que foi quebrado nos nossos relacionamentos, na saúde, no físico, no emocional e no espiritual seja reconstruído com ajuda de Deus.

Davi não orou pela sua paz e prosperidade. Ele orou pedindo que a paz e a prosperidade alcancem os outros conforme está escrito: Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti! (Salmo 122. 6 – 8)

Davi, Neemias e Paulo! Só teve paz, quando eles perceberam que precisavam de mudança, precisavam se quebrantar, precisavam tomar decisões, tinham que parar de se lamentarem e tinham que ter atitudes para reconstruir o que estava destruído em suas vidas.

Muitas vezes! Temos que chegar diante do Rei e receber o sim d`Ele para agir. E esses homens buscaram ao SENHOR e receberam a misericórdia d`Ele. 

O que podemos aprender com esse Salmo para nos ajudar nesta campanha!

1º ALEGRA-SE: Em Romanos 12. 12 diz: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Esses homens venceram suas batalhas e dificuldades, pois, viveram esse princípio diante do SENHOR. Então! Fiquem atentos e veja o que o SENHOR vai fazer em suas vidas quando cada um aqui se alegrar, ser paciente e perseverar no SENHOR.

2º TENHA PAZ: Essa paz aqui que Davi menciona, ela não é ausência de conflitos, são bênçãos espirituais completas que vem junto a elas, a saúde, a justiça, a proteção, sossego, tranquilidade, bem-estar e segurança, ou seja, uma totalidade da Bondade de Deus para nós. Salmo 34. 8 diz: Provem e vejam como o SENHOR É bom. Como é feliz o homem que n`Ele se refugia! O refugiar aqui não é esconder e sim confiar, buscar e esperar em Deus.

3º PROSPERIDADE: Davi liberou uma palavra de tranquilidade, repouso e sossego para aqueles que amam a Deus... E nós também queremos liberar essa palavra para a Igreja Metodista de Colônia hoje. Que a nossa Igreja venha ter dias de dias tranquilos em Nome de Jesus Cristo.

Peço a Deus que nesta campanha... o povo de Deus dessa Igreja perceba que a prosperidade, a paz e a alegria só conseguem aqueles que tem fé e mergulham no Sobrenatural de Deus. Já que só encontram essas coisas, quem encontra Deus através da fé.


Que a nossa fé em Deus... possa crescer a cada dia mais e mais e o muros começam ser reconstruídos em nossa vida e ministério.

Barra Mansa, 28 de Maio de 2019 às 17:45.