domingo, 5 de maio de 2019

CUIDE DO SEU CORAÇÃO


TEXTO MOTIVADOR: GÊNESIS 4. 1 – 11

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.  E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

INTRODUÇÃO: A história de Adão e Eva, todos já sabem. Até mesmo os que não são evangélicos ou cristãos, sabem da história desse casal.

Adão e Eva! Na verdade, era para ser um modelo de família ao qual agradaria o Coração de Deus. Uma família que tinha de tudo que era necessário e inclusive a Presença de Deus todos os dias, mas, isso não os impediram de pecar contra Deus.

Mesmo com a desobediência desse casal, Deus ainda lhes deram uma segunda chance. Permitindo que eles morassem fora do Jardim do Éden, colocando lá, Querubins com espada flamejante que se movia, guardando o caminho de acesso à árvore da Vida a leste do Jardim. (Gn 3. 24)

A desobediência desse casal, ainda teria algumas causas para serem resolvidas onde o próprio Deus deu a sentença para a mulher que foi: Você terá muitas dores durante a gravidez; com sofrimento você dará à luz a filhos. Apesar disso, seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará. Já para o homem foi: Você deu ouvidos a sua mulher, agora você vai trabalhar duro, todos os dias da sua vida para tirar o sustento da sua vida. (Gn 3. 16 – 17)

E o que a história desse casal, tem a ver com a história que acabamos de ler!

DESENVOLVIMENTO: Adão e Eva teve dois filhos... eles não nasceram do ou no sobrenatural. Eles nasceram a partir do desejo carnal entre um homem e uma mulher.

Segundo Eva, quando gerou Caim, ela deu um nome que Exaltava o Nome de Deus dizendo: Com a ajuda do SENHOR, consegui um filho homem! Caim quando cresceu, virou agricultor. O segundo filho, teve o nome de Abel que significa fôlego e quando chegou numa determinada idade foi ser pastor de ovelhas. (Gn 4. 1 – 3)

Aqui! Começa uma história que teria tudo para ser uma história de superação e conquistas, mas, por causa do ciúme, se tornou uma grande tragédia familiar.

Um dia, chegou o tempo da colheita, e era um período muito normal dos seres humano, aqueles que tinham o “coração ensinável” entregar para Deus, uma pequena parte do que produziram. Era uma das formas, dos filhos de Deus, serem gratos ao SENHOR pela proteção da Terra, ao dar para eles, condições de plantar e colher e pelo rebanho ter multiplicado e produzido bem no percorrer dos dias.
Até aqui! Tudo normal... porém, Deus sentiu que o ambiente não estava legal e virou-se para Caim, que segundo Eva, foi Deus que ajudou a ela ter, vira para o filho mais velho e pergunta: E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Deus! Já estava tentando blindar o coração de Caim, que por motivos banais, deixou o pecado entrar no teu coração.

Então! Podemos aprender algo poderoso aqui que são: Cuidado com a ira. Na Palavra de Deus nos mostra “Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4. 26). Deus não queria que Caim, levasse isso adiante, sabia que, se ele não abrisse o seu coração, e olhasse aquilo, como uma forma de melhorar sua postura diante do Pai, ele iria se prejudicar. Outro ponto interessante aqui, é o cuidado com o ódio... em 1 João 4. 20 nos lembra: Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 

O ciúme de Caim, estava tomando conta do seu coração e da sua mente, onde o próprio Deus ainda o alertava: E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar...

Quantas tragédias seriam evitadas se todos colocassem o seu coração nas coisas de Deus... aprender com os erros e seguir a vida em paz com Deus em primeiro lugar e depois com o próximo.

Caim! Não percebeu que o grande Discipulador estava cuidando dele. Por ser o filho mais velho, creio que Deus tinha planos de Paz e não de guerra para ele. Porém, era preciso uma postura de Santidade e de humildade diante do SENHOR... uma vez que, não é fácil ser exortado.

Caim não quis saber e infelizmente o ódio e a ira estavam mais fortes do que o Poder do cuidado em sua vida e foi aí que convidou seu irmão e o matou.

Muitos irmãos morrem por causa do ciúme... Muitos irmãos tentam o mal, por causa da fúria, muitos irmãos, estão se perdendo, pois estão tirando os olhos do SENHOR e colocando em coisas carnais, muitos irmãos estão com sangue inocentes em suas mãos, mesmo estando diante de Deus.

CONCLUSÃO: Caim poderia ter aprendido algo naquela conversa com o SENHOR, já que o próprio SENHOR disse: Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?

Assim é a vida com Deus... uma vida de aprendizagem.

Nem sempre vem com uma voz suave, as vezes e na grande maioria vem como um trovão, uma espada, um cajado que tem Poder para empurra e para puxar para perto e por aí vai.

Deus! Já sabia o que Caim iria fazer, poderia ter evitado! Sim... mas, mesmo assim, Ele ainda permitiu que o livre-arbítrio que Ele deu para o homem fosse feito. Porém! Não deixou barato isso.

Caim recebeu uma marca triste naquela época... foi amaldiçoado, ou seja, se tornou maldito na Terra. Onde tudo isso, só aconteceu simplesmente por causa do seu ciúme ao não aprender com o seu irmão, a forma de agradar o Coração do SENHOR.

Isto é! Não dando ou entregando qualquer coisa a Deus... mas, sempre dando o melhor. O melhor do seu tempo, do seu conhecimento, do seu dom, talento... além do seu rendimento.

Como eu disse, o povo de Deus, sempre foram gratos a Ele pelo cuidado e se nós somos filhos d`Ele, essa responsabilidade ainda é maior para nós.

Que nesta noite, possamos aprender com o erro de Caim. Cuide do seu coração, cuide da sua mente, cuide da sua família e do seu ministério, cuidado com a ira e ódio, houve a Voz de Deus e mesmo com dificuldade, siga em frente e não seja lembrado pelo seu vacilo aqui na Terra e sim, pelo seu acerto, mesmo que ninguém esteja vendo ou lhe dando glorias humanas.  

Aprenda algo! Deus não faz acepção de pessoas, mas de atitude sim. 

Abel foi eternizado como pai da fé por causa da sua oferta ao SENHOR... Caim, foi amaldiçoado pela sua desobediência  ao SENHOR.

Então! Entenda, que Deus vai lhe ajudar a ter uma vida de santidade, quando eu e você, fomos sensíveis a Sua voz. Por isso, vamos nos desviar do caminho mal e seguir um caminho de paz e tranquilidade nesta Terra. 

Que Deus te abençoe.