terça-feira, 26 de abril de 2016

PROMESSAS

Texto Motivador: Êxodo 20. 12

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa aqui na terra que o SENHOR, Teu Deus, Te dá.

INTRODUÇÃO: É muito claro esse texto para cada um de nós... Deus, ao revelar para Moises os Dez Mandamentos, que seria a base de outros mandamentos que surgiriam ao percorrer dos anos, mostrou esse versículo que é o primeiro mandamento com promessa. Mas, não é qualquer promessa... É uma promessa de vida longa aqui na terra. Hoje, quando falamos de honra e vida longa dentro da igreja, muitas pessoas tem dificuldades de entender isso, pois, interpretam com os olhos carnais e não as espirituais.

DESENVOLVIMENTO: Os Dez Mandamentos são ensinos absolutos para uma vida cheia de paz e tranquilidade que Deus entregou ao povo através de Moises... Ou seja, esse ensino, mostra-nos o que o homem deveria ser diante de Deus e diante da sociedade que ele convivia.

Ao contrario que muitas pessoas pensam... A Lei não é para condenar e sim para proteger. E essas Leis de Deus, que eu prefiro chamar de ensinos, tem como objetivo para cada um de nós, vivermos uma vida santa, fiel e separado para Ele.

Creio eu, que a grande vontade de Deus e que todos sejam salvos e libertos, porém, a resposta é sempre do ser humano. Isto é, ou você obedece ou não, temos o livre arbítrio diante de Deus e diante da sociedade de respeitar aquilo que nós foi pedido ou não. Mas, as consequências de vida e morte, não somente a física, mas, a espiritual também, passa pelas nossas decisões. Olha o que nos diz o texto de Josué 24. 15 que diz: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
            
Deus é um Deus de cuidado... E se tem uma coisa que Ele gosta é de família... E sobre os filhos, existe essa responsabilidade. De obedecer aos pais. A primeira família que Deus nos deu como base, foi a família de Adão e Eva, uma família que tinha tudo para dar certo, pois, viviam num Paraíso e estavam sempre tendo a oportunidade de estar com Deus.
            
Mas, devido a desobediência... Se tornaram uma família infeliz. Já a família de Jesus Cristo... Foi diferente, passaram por desertos, dificuldades, problemas de locação, até mesmo por perseguições e duvidas para o futuro. Mas, decidiram obedecer.

Existe uma frase que vou reformular dizendo o seguinte: A família de Adão vivia no paraíso e pecaram... Já a família de Jesus, passou pelo deserto e resolveram obedecer. Sendo assim, fica uma reflexão para cada um de nós e para a nossa família que é o seguinte... Não é o lugar que faz uma família feliz e sim as nossas escolhas.  
            
E qual é a sua escolha nesta noite! Obedecer ou desobedecer?
            
Ei! Preste atenção: Vale a pena lembrar novamente que na Palavra de Deus está escrito: Eu, o SENHOR Teu Deus, Sou Deus zeloso. (Êxodo 20. 5)
            
Deus quer cuidar da nossa família... Mas, para isso, precisamos Compreende-lo e Ama-lo e tomar posse das Suas promessas que diz que a Sua Vontade é Boa, Perfeita e Agradável segundo o texto de Romanos 12. 2.
            
O texto de Êxodo 20. 12 fala de “HONRA” é essa palavra tem que ser gerada no coração de cada crente que ama a Deus. Pois, ela é uma promessa de Deus nesta vida e também para eternidade. Uma das maneiras de honrar a Deus é valorizar os pais. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 5. 1 - 2)

Não podemos amar a Deus passando por cima de suas instruções. Não existem recompensas parciais. Uma recompensa parcial é na verdade, nenhuma recompensa! E tenho aprendido neste últimos dias que, 99% de obediência é 100% de desobediência.

Quantos filhos desonram seus pais com atitudes rebeldes, com afrontas em palavras, com maus tratos, e ainda dizem que amam a Deus. Não se engane meu irmão e minha irmã, Deus é justo e age segundo a sua Palavra! Amar aos pais é o princípio para abrir as janelas dos céus.

Amar pai e mãe... “É o primeiro mandamento com promessa.” Deus fala que as coisas só irão bem para você, se a honra aos teus pais forem de fato e de direito manifestadas, reveladas. Muitos até começam a prosperar, mas o fim de vida deles será na mesma medida da desonra aos seus pais. A honra flui de um coração que ama temer ao Senhor em amor... Honram em obediência, simplesmente pela alegria de agradar o coração de Deus. Quando a honra aos pais acontece, Deus libera a bênção da longevidade. “E viveras muito tempo sobre a terra”. Amar a Deus é honrar pai e mãe na mesma proporção que amamos ao Senhor. Você ainda lembra-se do que é honra?

Honra é apreciação, estima, valorização e respeito... Isso é honra. Não crie atalhos para chegar na sala do trono de Deus com desculpas e justificativas. Honre ao senhor que tudo lhe vai bem na vida sentimental, espiritual, familiar e financeira. Você crer nisso?

Quando agimos através do caminho da honra, verdadeiramente refletimos o Deus que habita em nossos corações. E aí, fica aquela pergunta: Será que estamos honrado nossos pais? Mesmo que em memória! Você se lembra a última vez que agradeceu a seus pais por terem cuidado de você?  Há quanto tempo não honramos nossos pais com a nossa presença? [1]

São perguntas que mexem com a nossa estrutura... Pois, nos faz balançar e tomar uma atitude.

Esse sermão, na verdade não está difícil de entender... Ele deixa muito claro que a obediência ao SENHOR e a obediência aos nossos pais carnais, espirituais e até mesmo adotivos são princípios que precisamos levar para dentro das nossas casas e ministérios.

Uma vez que, Deus se revela a nós através da Sua Palavra que é a Bíblia Sagrada e todas as promessas de bênçãos está aqui dentro. Segundo pesquisadores, existem mais de 7.500 promessas de Deus aos homens e mulheres de fé. Aqueles que acreditam, aqueles que desatam, aqueles que mergulham no Sobrenatural do SENHOR.

E será que Deus não tem uma para nós?

Claro que tem... Existem várias promessas liberadas para nós, mas, a obediência e a honra é parte fundamental para conquista-las... Você quer essas promessas? Então honre e respeita a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO: Para finalizar, nós como cristãos e cristãs... Precisamos respeitar as pessoas, precisamos respeitar os nossos pais, precisamos respeitar os mais velhos. Pois, no mesmo texto de êxodo 20 nos mostra nos Mandamentos de Deus o seguinte:

1.      Os quatros primeiros mandamentos fala do nosso relacionamento com Deus que diz o seguinte:

Isso nos mostra que precisamos nos relacionar-se com Ele e Ele tem que ser a pessoa mais importante da nossa vida. Pois, quando respeitamos a Deus, automaticamente precisamos a respeitar as pessoas.  E o próprio Senhor Jesus Cristo nos mostrou esse princípio de Honrar seu Pai Eterno e honrar seus pais aqui na terra. Por isso, conseguiu cumprir, tudo aquilo que esteva liberado sobre a Sua vida e Seu ministério. Precisamos respeitar a Deus e respeitar o dia que Ele separou para nos encontrar.
2.      E a partir do quinto, nos fala do nosso relacionamento com o próximo que diz:
            
Deus nos pede, que respeitamos esses ensinos para que os nossos dias como filhos e filhas d`Ele se prolonguem e tudo vai bem em nossas vidas... Uma família que respeita esses princípios, são famílias que podem mudar o mundo. E filhos e filhas que obedecem seus pais ou que obedeceram seus pais... Tenha certezas dessa promessa de Deus na sua vida... Tudo te ira bem e você terá honra e vida longa diante de Deus. Pois, Ele não mentem, se Ele diz que vai ter, nós vamos ter... Sendo assim, vamos obedecer e acreditar neste mandamento de promessas sobre as nossas vidas.

Vamos orar... Deus quer levantar filhos amorosos nesta noite, e deixa eu dizer mais, ninguém diante de Deus é órfã... Você, mesmo que seus pais carnais, não esteja mais aqui, lembra-se do seguinte: Seu Pai Eterno está cuidado de você, e Ele deseja orar com você...




[1] http://www.icantmaraba.com.br – Acesso em 26 de abril de 2016.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

MENTE IMPACTADA

Texto Motivacional: ROMANOS 12. 2

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conheceram a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. (NTLH)

INTRODUÇÃO:

Quando falamos de viver neste mundo, estamos falando de viver ao contrario de muitas pessoas que não vivem segundo os princípios de Deus. Quando Deus nos faz um convite para mudar a nossa mente, mudar o nosso comportamento, Ele está na verdade dizendo que precisamos ter idéias e comportamento de nobrezas. Pois, mesmo vivendo neste mundo devemos viver como herdeiros do Reino de Deus...

E hoje, quando fazemos parte de uma igreja, automaticamente precisamos compreender isso. Mudança de mente… Mente impactada. Pois, se você roubava hoje você não rouba mais, se você mentia hoje você não mente mais... E assim vai.

Preste atenção: Esse pequeno versículo pode desatar muitas coisas no mundo físico para ligar no mundo espiritual e para isso, precisamos entender alguns princípios.

DESENVOLVIMENTO:

        Quando falamos de mudança de mente e mente impactada, estamos falando de dar um mergulho na Palavra de Deus, isto é, quem nasceu para oceano não vivem em aquário (Renê Terra Nova)… Amém! Pois, o nosso Pai nos deixou um testamento e para saber o que está liberado e o que também não está liberado para nossas vidas precisamos le-la. Precisamos ganhar tempo para conhecer a vontade de Deus e também do Seu Filho Jesus Cristo.

        Ei! Preste atenção nisso: Viver neste mundo é olhar para traz e desvalorizar a mudança de mente e o impacto que Deus já nos Deus… É observar que, ao passar por alguns lugares percebemos pessoas com a mente cativa, isto é, aprisionada, encarcerada e escravizada.
      Em Cristo... É ao contrario, estamos libertos, soltos… Uma vez que, no Reino de Deus é assim, saímos de escravos para servos, e de servos para filhos. Pois, ainda existem pessoas que acham que está na Presença de Deus é perder a liberdade.

      Olha só: Estamos falando para HOMENS E MULHERES que vão mudar a realidade das suas vidas! Amém? Então, precisamos entender isso: O que nos faz líderes incomuns usados por Deus é sairmos do impacto e causarmos mudanças. (Renê Terra Nova) na nossa vida, na vida dos nossos familiares e amigos.

        Mas, voltando o texto de Romanos 12. 2 alguns princípios precisamos entender hoje que são:

                Conhecer a vontade de Deus é conhecer o que é bom… E bom nesta palavra é entender o que é adequado, apropriado e o que é capaz. Deus tem coisas boas e maravilhosas, coisas agradáveis e perfeitas para nós. Uma vez que, Deus verdadeiramente quer coisas apropriadas para nós. Na própria Palavra de Deus nos mostra a diferença de está na Presença d`Ele: Onde comenta, se um homem mal, sabe dar boas coisas para seus filhos… Imagina Deus amados!

Conhecer a vontade de Deus é conhecer o que é perfeito… Deus é o grande criador e tudo que Ele fez ficou bom… Porém, quando fez o homem e a mulher, Ele viu que ficou muito bom (perfeição). Deus é perfeito, e como filhos de Deus, temos que ser perfeito diante d`Ele e diante das pessoas. Deus não falha, Deus não erra e Deus não quebra princípios. Pois, mesmo que tudo esteja errado, tudo esteja fora do lugar, se está chovendo ou fazendo sol... Ele é Deus... A Sua perfeição é tanta, que ao olhar para o mundo, ver como as coisas estavam aqui na terra, Ele pediu para Seu Filho Jesus vim aqui e mostrar a verdadeira identidade do Seu Pai, o Nosso pai. Ou seja, ao entendermos que somos hoje filhos legítimos d`Ele é entender que somos Sua imagem e semelhança.

E você sabe o que isso representa? Que Deus está liberando cura interior neste momento… Já que eu e você compreendemos que somos imagem e semelhança d`Ele e também filhos… Então o DNA d`Ele está em nós. Sendo assim, somos lindos e perfeitos segundo aos Olhos do Pai.

Conhecer a vontade de Deus é conhecer o que é agradável… O Nosso Deus é um Deus que acolhe e sorrir para nós. Aprendemos aqui que os planos d`Ele é diferente dos planos que o mundo nos oferece. Pois, Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para nós. Ele deseja nos transformar em pessoas com a mente transformadas e renovadas… Mentes impactadas que vivam para honrá-lo e amá-lo todos os dias.

Ao conhecer a Deus através da Palavra d`Ele é compreender o que Ele já liberou sobre a nossa vida: Não temas pois Eu te ajudo. Assim diz o Senhor. Ao andarmos nos caminhos d`Ele agora, é entender que o mundo agora nos odeia, mas Deus nos ama.

Ser prudentes nesta Palavra é entender que a grande parte do comportamento mundano foi descartada na nossa vida e também no nosso ministério. Entretanto, quando compreendemos esse versículo uma coisa acontece que é a mudança de caráter. Verdadeiramente precisamos deixar Deus mudar a nossa historia e ser transformado em uma nova pessoa.

CONCLUSÃO:

            Outra forma de conhecer a vontade de Deus é através da oração a intimidade com o Pai… Quando temos comunhão com Ele através da oração, começamos a aprender sobre o que agrada a Deus e o que agrada a Ele é uma mente liberta, uma mente impactada e cheia do Poder do Espírito Santo. Uma vez que, quando levantamos as nossas mãos, confessamos os nossos pecados e aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, o Espírito Santo habita em nós. Amém!

            Deixa Deus transformar você… Deixa Deus mostrar a nobreza d`Ele para você. Já que Ele manda princípios para nós… E esse princípio é “Viver a essência que Ele deseja”. Volto a repetir, esse pequeno versículo é uma chave: É ter certeza de que estamos submissos a Ele e dispostos a fazer o que quer que Ele nos revele...  Mente renovada e mente impactada é mudança de caráter… Pois, quem vai nos dar direcionamento é Deus. Uma vez que, quando nossos valores e nossa identidade são moldados a partir da Palavra de d`Ele, vivemos como pessoas livres e fortes… Mas, vivemos PRINCIPALMENTE como príncipes e princesas do SENHOR.

Pastor Anderson Magno