terça-feira, 31 de março de 2015

PALAVRAS QUE NOS PRENDEM

TEXTO MOTIVADOR: Marcos 6. 14 – 28

E soube disso o rei Herodes (porque o nome de Jesus se tornara célebre), e disse: João, o Batista, ressuscitou dos mortos; e por isso estes poderes milagrosos operam nele. Mas outros diziam: É Elias. E ainda outros diziam: É profeta como um dos profetas. Herodes, porém, ouvindo isso, dizia: É João, aquele a quem eu mandei degolar: ele ressuscitou. Porquanto o próprio Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque ele se havia casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito ter a mulher de teu irmão. Por isso Herodias lhe guardava rancor e queria matá-lo, mas não podia; porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi-lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava. Chegado, porém, um dia oportuno quando Herodes no seu aniversário natalício ofereceu um banquete aos grandes da sua corte, aos principais da Galiléia, entrou a filha da mesma Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos convivas. Então o rei disse jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja metade do meu reino. Tendo ela saído, perguntou a sua mãe: Que pedirei? Ela respondeu: A cabeça de João, o Batista. E tornando logo com pressa presença do rei, pediu, dizendo: Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João, o Batista. Ora, entristeceu-se muito o rei; todavia, por causa dos seus juramentos e por causa dos que estavam mesa, não lha quis negar. O rei, pois, enviou logo um soldado da sua guarda com ordem de trazer a cabeça de João. Então ele foi e o degolou no cárcere, e trouxe a cabeça num prato e a deu jovem, e a jovem a deu sua mãe. 

INTRODUÇÃO:

Alguns dias atrás, relendo um sermão onde ministrei sobre Mateus 11. 2 -11 deparei-me questionando sobre a vida de Herodes Antipas… Um homem que admirava João Batista, porém, devido uma frase, uma promessa, ficou preso no seu juramento… Pois bem, esse é o motivo do nosso sermão palavras que nos prendem.
Uma vez que, se a nossa boca destila ódio… Nosso coração tem ódio. Se destila rancor… Sinal que o nosso coração tem! rancor… Se lança palavras torpes, amoral, depravada, imoral, pervertido… Sinal que o nosso coração está assim. E se lançamos morte… Morto ele está.

DESENVOLVIMENTO:

            No texto que lemos, observarmos Herodes Antipas preocupado e fazendo uma reflexão sobre um homem que ele temia que era João Batista, pois ele era homem justo e santo. E isso para um profeta era a coisa mais extraordinária que poderia acontecer. Uma vez que, sabemos que quando aquele homem abria a sua boca, coisas santas e abençoadoras iriam sair.

Mas, nem todos estão dispostos a serem exortados como no caso de Antipas. Assim era João Batista, um profeta de confronto. Ele não permitia desvio de conduta, de comportamento, de rebeldia e de imoralidade. Ele sempre dizia “arrependei-vos” que quer dizer seguinte: Sair da vida de pecado para uma vida santa e reta… Já que, o único que tem poder para perdoar pecados é O Grande Messias, o próprio Jesus Cristo.

         João Batista repreendia a Herodes Antipas por que era um homem de mau caráter e tinha desvio de conduta e João Batista dizia para ele: Não te é permitido viver com ela”. Herodes queria matá-lo, mas ficava com medo do povo, que o tinha em conta de profeta e honrava como tal. (Lc 14. 3 - 5) [1]

       Essa história familiar é complicada e muita tensa e trabalhosa para comentar agora… Mas, só para entender a loucura que estava nesta família você precisa entender isso. O meio irmão de Herodes Antipas, o Herodes Filipe era casado com Herodias, que não relutou em deixar o marido para viver com o Tetrarca, levando consigo a filha do casal [2] (segundo pesquisadores chamava Salomé). Essa união não era correta não só para João Batista, mas para sociedade local… Já que até então, Herodes Filipe estava vivo. Ou seja, segundo a tradição o Herodes Antipas, só poderia assumir esse relacionamento se o irmão dele estivesse morto.

       Enfim… Quero deixar uma pequena observação: Existem coisas que para nós que não é mais convenientes, adequados, jeitosos e apropriados. [3] E se queremos ser novas criaturas, precisamos verdadeiramente abrir mão daquilo que está atrapalhando a nossa vida espiritual com Deus. Além disso… Se Deus não for o centro das nossas vontades e desejos. Pode ter a certeza que  estamos presos e o caminho é de morte tanto física quando espiritual.

      Muitas pessoas estão presas por juramentos e palavras que os aprisionaram no mundo espiritual. E hoje estão sem forças para sair dessa situação. Mas, também desejo lembrá-los, que Deus Pai e Todo Poderoso está aqui e quer tirar você dessa prisão. Amém!

Ei! Preste atenção numa coisa… Existem pessoas que não aceitam ser corrigidas e nem aceita um “toque amigo” de concerto e de mudança de atitude. Assim como, foi com Herodes Antipas que mesmo sabendo que estava errado, não quis ser corrigido e não aceitava os comentários de João Batista… Mandou matar um homem, mesmo reconhecendo que aquele homem só queria a libertação da sua alma que estava presa no pecado.

Presa, pois estava debaixo de uma palavra que o amaldiçoou… Quando cego espiritualmente declarou uma palavra de derrota para sua vida onde deu legalidade para a morte de João Batista e também a sua destruição pessoal e moral.


REPETE COMIGO… Eu quebro, toda palavra lançada, consciente ou inconscientemente, sobre a minha vida ou sobre a vida de alguém, que nos prenderam no mundo espiritual, em nome de Jesus de Nazaré… Filho de Deus. 

Esse sermão tem como objetivo lembrar que muitas pessoas não gostam de ser lembrados do seu pecado. Eu sei e entendo quem julga e Deus. Mas, existem pessoas que falam a verdade e apontam caminhos para que as pessoas saiam da sua desgraça e do seu pecado. Já que muitas vezes a nossa vergonha fica exposta diante de Deus e diante da sociedade.

A vida de Herodes Antipas foi um inferno só… Já que consumia-se em sua ambição pelo poder, adiava decisões ou tomava decisões erradas quando pressionado. Ele se divorciou-se de sua mulher para casar-se com a mulher de seu irmão. Deixou que a dança provocante e degradante da sua sobrinha o enlouquecesse. Prendeu João Batista e, mais tarde, ordenou sua execução e teve uma pequena participação na execução de Jesus Cristo. Já que, recusou-se a julgar Jesus, alegando que nada tinha a ver com as acusações feitas ao “Galileu” pelo Sinédrio.

Preste atenção no que aconteceu na vida desse homem… Que desgraça e falta de sorte que ele deu, ao dar um passo na direção errada e tomar uma decisão que iria mudar toda sua historia e ficar marcado como um homem sem moral e sem condições de tomar decisões corretas na sua vida e na vida das pessoas que estavam debaixo da sua autoridade. Deus, ainda deseja mudar a realidade de muitas pessoas… Na Bíblia Sagrada, mostra a historia de muitas pessoas que se perderam e o caminho foi de morte, uma vez que, não aceitaram a correção e nem voltaram para rota que Deus quer. Hoje, mais do que nunca, precisamos tomar uma posição diante de Deus e diante da sociedade.

Aceite a ajuda de Deus e deixa Ele mudar sua vida, sua historia e o seu caminho… Ele é um Deus de amor, mas é também um Deus de justiça… E nós não precisamos continuar no caminho errado e tomando decisões erradas… Se cada um aqui, tiver o coração insanável… Começando até mesmo pelo Altar.  E se cada um de nós entendermos que Deus cuida de verdade... Vamos sair daqui fortalecido pela palavra ministrada e vamos juntos voltar para a rota que Deus quer.

CONCLUSÃO:

Eu não sei o que você veio buscar nesta noite… Mas lembra-se: Deus cuida de nós. Já que, existem decisões para serem tomadas e essas decisões partem de cada um de nós… E a mudança de caráter e de comportamento é o primeiro passo para uma nova vida em Cristo Jesus.
LEMBRA-SE DE ALGUMAS COISAS:

ü   A cura, a libertação, a restituição, nova vida, vida santa, santidade, família abençoada, casamento com fidelidade, bons amigos, prosperidade em todas as áreas.

Passam pela obediência a Deus e pela Sua Palavra ensinada através de Jesus Cristo e também pela Ação do Espírito Santo… Ainda existem profetas como João Batista que pregam o arrependimento e a mudança de vida. Se estamos aqui, é por que aceitamos esse desafio de mudança e queremos uma vida nova. Mas, como diz uma bela canção que diz: Todo dia o pecado vem e me chama (Thalles Roberto).  E se a nossa fé, a nossa vida e a nossa família se não estiver firmada em Deus, fica complicado e difícil.

Nós não precisamos ficar no pecado e na suas acusações… Não deixa que os filhos de satanás venham e te tiram a paz e a tranqüilidade. Saia daqui hoje entendendo que Deus não aceita oração contraria, ou seja, aquilo que não estiver de acordo com a Vontade d`Ele.

Não entre na historia como um homem ou uma mulher que não se deixou ser cuidado e não quis ouvir a Voz de Deus…

E preste atenção mais uma vez: De Deus não se esconde, de Deus não existe a possibilidade de dizer que não O ouviu. Pois, quando Ele deseja salvar um filho Seu… Ele move terra, céus e mares para salvá-lo e faz de tudo para mostrar em sinais ou em sonhos o Seu cuidado. Assim, como João Batista era o sinal de salvação de Herodes Antipas. Mesmo com o seu coração aquecido, ele não deu ouvida a Voz de Deus através da boca do profeta.

Herodes Antipas entrou na historia como um homem que quebrou todos os princípios diante de Deus e diante da sociedade. Mas, o SENHOR que mostrar para cada um de nós que somos diferentes e vamos conseguir sair dos ambientes que tem nos atrapalhados, como orgulho, vingança, negligencia nas palavras, relacionamentos que nos atrapalha e situações que estão nos levando para o inferno.

Se nesta noite você se lembrou de algo que Deus falou com você e por algum motivo você não conseguiu resolver… Ou se ficou preso/a pela palavra consciente ou inconsciente e hoje está vendo sua vida numa tristeza que parece que não tem fim.

Queremos orar por você… Venha no Altar do SENHOR e deixa tudo aqui. E pede perdão para Deus. Ele te ama e quer fazer uma nova historia com você e com a sua família. Que esta atitude seja lembrada como uma atitude de honra e de coração insanável diante de Deus, diante de Seu Filho Jesus e também pelo Espírito Santo que nos ajuda e nos livra de todo mal.

Que Deus abençoe cada um de você em Nome de Jesus Cristo… Amém.

SERMÃO MINISTRADO NA IGREJA METODISTA CENTRAL DE BARRA MANSA, 14 DE ABRIL DE 2015.




[1]  http://caminharjuntocomcristo.blogspot.com.br – Acesso em 25 de março de 2015.
[2]  http://pt.wikipedia.org/wiki/Herodes_Filipe - Acesso em 25 de março de 2015.
[3]  http://caminharjuntocomcristo.blogspot.com.br – Acesso em 25 de março de 2015.