terça-feira, 19 de setembro de 2017

UMA VIDA EXEMPLAR

Texto Motivador: Romanos 12 . 9 - 21

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; 13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; 14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não maldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. 16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. 17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

INTRODUÇÃO: Paulo! Estava mais uma vez com os irmãos de Roma. E ali, ele começa a explicar sobre direções para uma vida exemplar em Cristo Jesus. Uma pequena palavra que no mundo espiritual tem um grande valor que é o “amor”.
            
Paulo na comunidade de Coríntios declarou sobre o amor o seguinte: Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:7)  amar não é sentimentos e sim uma opção, uma vez que, podemos amar alguém ou não... Porém, Paulo nos ensina que devemos amar cordialmente, ou seja, atencioso, atento e respeitoso com as pessoas.
            
Paulo, antes da sua conversão, amava a D-us... Tanto que é que o seu amor era doentio ao ponto de perseguir pessoas e matar. Mas, quando ele teve um Encontro com o Filho de D-us! Sua vida mudou completamente. O sentido do amor em sua vida simplesmente teve uma transformação ao ponto que a grande maioria daquela comunidade não acreditou.
            
Ele, poderia fazer como muitos crentes com apelido de Gabriela... Que segundo uma canção com o nome “Modinha de Gabriela” diz: Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim: Gabriela, sempre Gabriela! Quem me batizou, quem me nomeou, pouco me importou, é assim que eu sou Gabriela, sempre Gabriela! [1]
           
DESENVOLVIMENTO: O texto de Romanos 12... É um texto chave para nós cristão. Pois, nos ensina sobre a renovação da nossa mente que é boa, agradável e perfeita. Tudo que Jesus Cristo nos ensinou passa por esses princípios.
            
Obediência e honra ao que Cristo Jesus nos ensinou é tudo. Tendo em vista que Ele sempre quer o melhor para nós. Pois, voltando o texto de  1 Corintios 13. 1 – 13 Paulo explica: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
            
Paulo aprendeu na caminhada que ele precisou de quebrar conceitos e seus achismos referente as pessoas. Onde o texto de Atos 15. 35 – 41 comenta: Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: “Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo”. Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas.
            
Paulo não foi capaz de conceder uma segunda chance para João Marcos e por isso se desentendeu com Barnabé, aquele que pôs a mão no fogo por ele lá em Jerusalém, quando ninguém acreditava na sua conversão. Pois, segundo algumas pessoas, Paulo ainda inspirava ameaças.
            
Parece que para alguns a sabedoria vem com o tempo e isso é fato. E com Paulo, não foi diferente. Porque no seu último escrito o apóstolo dos gentios faz esta solicitação ao Pastor de Éfeso: “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.” 2 Timóteo 4:11 [NVI]

            
Aquele que era inútil passou a ser muito útil, tanto que Paulo reconhece isso e pede para que Marcos venha para estar com ele no final da sua carreira e este João foi o primeiro a escrever um evangelho, o evangelho segundo “Marcos”. Alguma coisa aconteceu. Aconteceu na vida de João Marcos. Aconteceu na vida de Paulo. Foi Deus quem fez acontecer, mas a quem Ele usou? Acredito que foi Barnabé, o filho da consolação, o autor de nenhuma carta do Novo Testamento!!! [2]
            
Um homem que percebia o interior em vez do exterior... Um homem, que percebia a essência das pessoas e percebia suas qualidades. Preste atenção, que esse texto nos mostra que, que durante muito tempo, Paulo foi submisso a Barnabé... Porém, na caminhada, o ministério de Paulo foi crescendo e crescendo de tal forma que ultrapassou seu discipulador, seu mentor e seu ajudador.
            
Barnabé! Tinha o Dom do Amor dentro de si. Não ficou ofendido, não ficou chateado, não ficou entrando em maledicência pelos cantos e jogando piadas para Paulo. Mas, preferiu continuar a caminhar e acreditar nas pessoas, liberando perdão e gerando perdão.
            
Para que! Estou explicando isso?
            
Simples... Pelo fato que, precisamos ter um Encontro com Jesus Cristo. Que tudo suportou e soube lhe dar com isso muito bem. Muitas pessoas, decidiram não caminhar com Cristo, não respeitar Suas opiniões, Seu posicionamento e ainda por cima, Sua Divindade. Mas, mesmo assim... Ele fez uma das mais lindas declarações de perdão que já se ouviu conforme o texto de Lucas 23. 34 que diz: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
            
Muitas vezes, pessoas que se levantam contra nós... Não sabem o por que fazem tal coisas. Infelizmente, viram templos de Satanás. Dando legalidade para serem usados e falam, pensam e reagem de uma forma muito covarde ao ponto de nos sentirmos muito mal.
            
Porém, como Cristãos, honramos as pessoas pois, elas foram feitas imagem e semelhança de D-us, que é o Nosso Pai. E sendo assim, eles são os nossos irmãos da fé. Entretanto, existem muitos filhos pródigos ainda por aí. Que preferem viver uma vida de desgraça e sem perdão. Preste atenção mais uma vez que, perdoar é uma ação de amor.
            
Nesta campanha... Falamos muito sobre perdão e os benefícios que ela causa:
            
Uma delas é nos tirar de prisões espirituais. Outra é andar de cabeça erguida e saber que servimos um D-us Poderoso. Além, de gerar curas dentro e fora do nosso corpo e restaura alianças quebradas com o tempo como por exemplo: Com D-us, com os nossos parentes, amigos e até mesmo estranhos. Só recebem cura interior aquele que acredita na Palavra de D-us e nos Seu Poder em mudar destinos e comportamentos dos Seus filhos que o Adoram em Espírito e em Verdade.

Precisamos “amar a Palavra de D-us”... Ela é a base para uma vida espiritual santa e agradável a Deus. Já que, na Sua Palavra nos ensina em 1 Pedro 1. 16 comenta: Sede santos, porque Eu , O Senhor Sou santo. E logo em seguida Pedro completa: E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais... Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado... (1 Pedro 1. 17 – 19)
            
Ser imagem e semelhança de Cristo é muito mais do que falar ou pensar... E agir como tal.
            
Já que, em Colossenses 3. 13 nos ensina algo poderoso: Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
            
A palavra “perdão” aparece 37 vezes segundo especialistas e estudiosos... E todas as vezes que, ela apareceu gerou algo poderoso no mundo, no local e nas pessoas que viveram isso na sua plenitude.
            
E com Jesus Cristo não foi diferente... Ele perdoou muitas pessoas. Inclusive seus parentes que duvidaram do seu chamado, dos religiosos que não acreditaram no Seu ensino, pois, era muito diferente daquilo que se vivia e praticava na época. Perdoou Seus seguidores, que no momento onde a Sua ministração começou trabalhar caráter, muitos O deixaram, pois, era duro Suas Palavras. Perdoou discípulos... Pois, no meio deles, ainda tinha pessoas com o caráter mal trabalhado, que carregava espada, era traidor, era questionador, discípulos que oscilava demais e ainda por cima! O abandonaram na Sua crucificação, pois, ficaram com medo de serem mortos naquele mesmo dia e momento.

CONCLUSÃO: Qual é a sua causa! O que tem te deixado triste e insolado neste momento por falta de perdão.
            
Desejo, lembrar mais um texto que nos diz em Marcos 11. 25 – 26: E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados". 
            
Não vamos carregar dividas e problemas para a nossa vida espiritual.
            
Jesus Cristo nos ensinou a perdoar e isso é fato... Porém, vamos orar é liberar dividas no mundo espiritual neste momento.
            
Vamos orar
            
ATO PROFÉTICO: AJOELHADOS




[1] https://www.vagalume.com.br – Acesso em 19 de setembro de 2017.
[2] https://zebruno.wordpress.com – Acesso em 19 de setembro de 2017.




[1] https://www.vagalume.com.br – Acesso em 19 de setembro de 2017.
[2] https://zebruno.wordpress.com – Acesso em 19 de setembro de 2017.