terça-feira, 6 de novembro de 2018

ACALMANDO AS TEMPESTADES


TEXTO MOTIVADOR: MATEUS 8:24-26

De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer! " Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

INTRODUÇÃO: Jesus Cristo, estava no início do Seu Ministério Profético aqui na Terra. E o próprio diabo sabia disso. Tanto que, o próprio tentou paralisa-Lo tentando convencê-Lo dizendo:

Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. (Mateus 4. 3 – 11)

Ou seja, o próprio diabo, tentou ser mal- di – zen – te contra Deus e o Seu Filho. Entretanto! Jesus estava ligado ao Seu Pai e não deixou que nenhuma vaidade entrasse em Seu coração.
E a partir daí! Começa Seu Ministério na Galiléia e não na grandiosa Jerusalém.

DESENVOLVIMENTO: Jesus Cristo, ao começar Seu Ministério, viu dois irmãos junto ao mar lançando suas redes, ou seja, trabalhando e disse: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Esses irmãos era Pedro e André... E depois, um pouco mais para frente, viu, outros dois irmãos, consertando as redes Tiago e João e esses também o seguiram, e os quatros se tornaram os primeiros discípulos de Jesus Cristo.

Neste mesmo período, Jesus Cristo estava ensinando ainda no Monte, libertando a multidão das suas mazelas e dificuldades uns para com os outros e com elas mesmas... E a cada milagre, mais pessoas o Seguiam e ficavam maravilhadas, pois, Ele ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. (Mateus 7. 29)

Na passagem que acabamos de ler... Jesus Cristo, acaba de descer do Monte e começa Seu Ministério de Cura e Libertação. E entre essas curas estão: A cura do criado de um centurião e a cura da sogra de Pedro.

Mas, também colocou em prova aqueles que queriam O seguir dizendo: Que Ele não tinha onde reclinar a cabeça... Assim! É a vida de muitos homens e mulheres quando entram na vida com Deus. Suas vidas, estão ligadas com as Obras de Deus e muitas vezes, suas casas é somente um lugar para descanso e nada mais.

Mas, algo extraordinário ainda estava para acontecer... Depois, que desejou se afastar da multidão, Jesus e alguns dos Seus discípulos entraram num barco. E eis que veio sobreveio no mar uma grande tempestade e o barco balançava para lá e para cá.

Os discípulos de Jesus Cristo, ficaram preocupados com aquilo e com medo. Mesmo sabendo que a tempestade naquele lugar era comum... Mas, se tratando de Jesus Cristo, naquele dia, as trevas juntamente com os seus principados deveriam estar agitados com a Presença de Jesus naquele local.
Esses homens... Com medo, e olhando ao seu redor, foram chamar Jesus Cristo dizendo: Senhor, salva-nos! Vamos perecer aqui.

Max Lucado tem uma frase linda que diz o seguinte: Não é a ausência de tempestades que nos distingue e sim quem descobrimos na tempestade: Um Cristo im-per-tur-ba-do. Ou seja, um Cristo calmo, sereno e tranquilo.

Assim! Tem que ser a nossa vida, quando reconhecemos que mesmo em meio as tempestades da vida... Jesus Cristo está conosco e nos acalma.

Até neste momento, os discípulos não sabiam que Jesus Cristo, também tem poder sobre as forças da natureza... E uma Voz de comando de Jesus Cristo, tudo ficou calmo e tranquilo. Ninguém morreu, ninguém sumiu, ninguém ficou para trás. Todos foram salvos e é isso que Deus vai fazer aqui hoje. Ele vai acalmar essa tempestade que está sobre a sua vida, seu ministério, sua casa, seu trabalho e no seu trabalho.

Pois! Com Jesus Cristo no barco, tudo vai bem.

PRESTE ATENÇÃO! Jesus Cristo repreendeu, ou seja, advertiu, censurou as tempestades. Aqui, podemos entender que Ele sabia que aquela tempestade estava fora do normal. E tudo que não está de acordo com a vontade de Deus em nossa vida, pedimos que Ele repreenda.

CONCLUSÃO: Jesus Cristo, ainda exortou os discípulos dizendo: Onde está a vossa fé?
Tem gente, que qualquer tempestade os assustam... E aí se tornam incrédulos, fracos, desaminados, tímidos e sem forças para seguir em frente.

 Aqui! Podemos imaginar o seguinte: E se Jesus não estivesse no barco? Qual seria o destino deles? Em quem eles iriam se apoiar ou pedir ajuda?
A pergunta onde está a nossa fé! Ela é bem interessante:

1. Tem gente que deposita sua fé em criações humanas (como o barco)...E aqui queridos! Temos que lembrar que tudo que é feito por mãos humanas, podem estragar ou afundar. Segundo especialistas, a famosa frase sobre o Titanic: Que nem “Deus” poderia afundar aquele navio, nos mostra a fragilidade das coisas que muitas vezes depositamos em homens ou coisas. E aí a dica, se você está indo por esse caminho! Vai afundar com certeza.

2.Tem gente que acredita na sua própria força (seus braços)... Mas, a Palavra do SENHOR nos mostra em Jeremias 17. 5 o seguinte: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

Nos momentos da dificuldades e tempestades da vida... Temos que crer em Deus, que através do Seu Filhos Jesus Cristo e pelo Poder do Espírito Santo agem em nosso favor.

Jesus Cristo estava descansando se você entender isso no mundo espiritual, Ele sempre vai agir na hora certa... Enquanto estivermos clamando Seu Nome que tem Poder para nos Salvar.

Mas, se a nossa fé... Estiver respaldado em Jesus Cristo queridos, grandes coisas vão acontecer e a promessa de Efésios 2. 8 – 10 vem sobre a nossa vida que diz o seguinte: Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Todas as pessoas que andaram e viveram pela fé, viram o Sobrenatural em suas vidas... Pedro andou sobre as águas, Moisés com fé e obediência a Palavra de Deus, fez o mar se abrir, Josué fez o sol parar, Paulo, voltou enxergar, paralíticos voltaram a andar, pessoas foram perdoadas dos seus pecados e muitos voltaram a ressuscitar por causa da fé...

Da fé que está firmada em Jesus Cristo... Pois, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Não há outro caminho... Somente o caminho que leva a Cruz e que nos salva das tempestades, das dores e dos medos que enfrentamos todos os dias. 

Lembra-se! Jesus no barco, tudo vai bem.

SERMÃO MINISTRADO EM 06 DE NOVEMBRO DE 2018,