domingo, 26 de fevereiro de 2012

A NOSSA ORAÇÃO


            Existiu um homem, ao qual, sabemos muito pouco sobre ele. Um homem que foi digno de ser lembrado porque invocava e adorava ao Deus vivo. O nosso Deus, o Deus que cuida de mim e cuida de você todos os dias.
            O nome desse homem é Jabez. “Ele foi lembrado mais por causa de uma oração do que por um ato heróico. Em sua oração, Jabez pediu a Deus quatro coisas que são: 1º Que o abençoasse, 2º Que o ajudasse em seu trabalho, 3º Que o SENHOR fosse com ele em tudo e o 4º Que o livrasse de dificuldades e dores[1].
            Jabez foi e é um homem de exemplo, e serve como espelho para nós hoje cristãos e cristãs. Pois foi um homem que queria e buscava intimidade com Deus, conversava com Ele e sabia que podia confiar... E creio que, mesmo naqueles momentos mais difícil da sua vida, não deixava de buscar a Deus nas suas orações.
            E é por isso que hoje amados e amadas, vamos falar da nossa “ORAÇÃO” e a melhor forma de entender essa palavra é se baseando na Sagradas Escrituras que diz assim em Jeremias 33:3 " Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes."). A oração é fruto espontâneo da consciência de um relacionamento pessoal com o Todo-Poderoso, onde não há espaço para o monólogo, pois quem ora não apenas fala, mas também precisa estar disposto a ouvir. É um diálogo onde o crente aprofunda sua comunhão com Deus e ambos conversam numa linguagem que tem como intérprete o Espírito Santo (Romanos 8:26-27 "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.[2]
            E por isso que vamos pegar essa pequena historia e trazer para a nossa realidade local e familiar. Para que possamos perceber a GRANDEZA de Deus através das nossas orações e pedidos a Ele.
            Assim vamos pegar os quatros pedidos de Jabez e fazer uma reflexão pessoal hoje:
1.      Que o abençoasse: Qual é o verdadeiro sentido de ser abençoado? O que eu e você pensamos sobre a palavra “abençoada/o”... Segundo o nosso dicionário pode ser Que recebeu bênção; feliz, próspero, venturoso. Mas ser abençoado amados/as é observar a nossa vida. Você se sente abençoado/a? Você acredita que Deus está de dando vida e saúde para Adorá-lo? Viver já é um motivo para se sentir abençoado/a. Pois muitos neste dia, não tiveram a oportunidade de ver a luz do sol e a noite que se inicia.
Outra coisa irmãos e irmãs... Falta algo na sua mesa? Algo na sua casa? Espero que não em Nome de Jesus Cristo. Mas se há algo faltando lá! Abre a sua boca e clame a Deus, mostre para Ele a sua realidade e peça com o coração para mudar essa situação. Deus nos abençoa todos os dias. Basta cada um de nós analisar a nossa situação e fazer uma reflexão sobre isso... “Sou abençoado/a”. Sim ou não?
2.      Que o ajudasse em seu trabalho: Às vezes pela correria do dia a dia esquecemos-nos de colocar o nosso trabalho, os nossos afazeres nas mãos de Deus... E depois de um tempo, e isso é claro se lembramos de fazer uma oração rápida pra Ele. É que nos lembramos de orar ao SENHOR. Deus é um Deus que ajuda e protege, e nunca vamos esquecer-nos de colocar Ele na frente dos nossos afazeres, do nosso trabalho diário, dos nossos estudos e também do nosso pequeno ou grande comércio.
Deus precisa verdadeiramente está nas nossas atividades todos os dias e momentos. Ser lembrado e ser bem recebido em tudo em Nome de Jesus Cristo.
3.      Que o SENHOR fosse com ele em tudo: Deus quer caminhar junto, do lado de cada um. Por isso é tão importante invocar a sua presença. “Deus abençoe minha ida e minha volta... Deus esteja comigo nesta viagem... Deus esteja comigo nisso ou naquilo... Chame-o para caminha do lado. Diga para Ele que é a presença fundamental e que é o nosso guia e protetor”.
4.      Que o livrasse de dificuldades e dores: Não sei se quando você aceitou a Deus, se você acreditasse que não ia ter dificuldades ou problemas? Mas temos irmãos e irmãs. E às vezes não é pouco não... Mas existe uma palavra de conforto para nós hoje aqui “Ele jamais esqueceu e jamais vai esquecer-se de nós”. Você crê nisso amados/as? Eu creio e prego sobre isso.
Quando achamos que não existe mais solução... Deus vem com as suas mãos poderosas e Seu cuidado para conosco. Vamos Pedir para Ele para nos ajudar nas nossas dificuldades, nas nossas finanças, e nas nossas relações com os outros, na sua parte emoção e mental, e principalmente na sua saúde. Pois você e eu precisamos estar forte e saudável para pregar da Palavra de Deus e mostrar a GRANDEZA desse Deus...
           
E é por isso amados e amadas que temos que ter na ORAÇÃO o seguinte: Orar que é uma conversa com Deus, que pode ser em voz audível ou em silêncio. Pois às vezes cabe a nos ouvir o que Deus tem a nos dizer... Achou engraçado? Mas aprendi isso e é verdade. Às vezes fechar os nossos olhos e ficar quieto esperando Deus falar conosco. E a outra coisa é AÇÃO: Que neste caso é agir. Age e faça as coisas agirem ao seu favor. Ajuda a Deus a te ajudar, não ore somente e fica com os braços cruzados esperando a solução aparecer do nada.
Deus nesta noite espera uma oração sincera e honesta para Ele... Pois, Ele sabe do que precisamos e queremos. Sabe das nossas intenções e dificuldades.
Jabez reconheceu a Deus como verdadeiro centro do seu trabalho. Quando oramos pela bênção de Deus, devemos também lhe pedir que tome sua posição legítima como SENHOR de nosso trabalho, tempo familiar e das nossas recreações[3]. Deus tem que fazer parte das nossas vidas em tudo... E pegar como exemplo Jabez, que na sua família era o mais ilustre... Ser importe aos olhos da sua família e amigos, pois você e eu estamos com Deus. E com Deus podemos e aprendemos coisas grandes e maravilhosas para as nossas vidas.
Qual é a nossa oração? Qual vai ser a nossa ação mediante a uma situação de bênção ou dificuldades? Creio amados e amadas do SENHOR que assim como foi com Jabez, Deus vai ouvir as nossas orações e vai nos ajudar. Pois assim como nos mostra o final do texto Sagrado no capitulo 4 de 1 Crônicas versículo 10 o seguinte: “E Deus atendeu a sua oração”... Você crê que Deus está ouvindo a sua oração agora? Ele quer que tenhamos intimidade com Ele, não precisa esconder nada dele, converse com Ele e Ele vai de responder.
Considerações finais: Como que é gostoso perceber a presença de Deus nas nossas vidas não é? E como é bom perceber que através de uma pequena oração Deus mudou a sorte não só de Jabez, mas de muitos outros. E isso só nos mostra o tanto e como que Ele é fiel e justo para fazer mais e mais nas nossas vidas. Converse com Ele e peça de coração... Deus vai gostar de ouvir e principalmente de te ajudar. Pois agradecer a Ele e obedecer nas nossas atividades e responsabilidades diárias é realmente viver uma vida heróica[4].
Deus neste momento mostra o seu cuidado para com o seu povo. E por isso quero pedir para cada um aqui que o adoramos e louvamos com amor e dedicação em Nome de Jesus Cristo. E que esse pequeno, mas grande em riqueza e sabedoria venha nos ajudar nas nossas vidas e mistérios. Pois a nossa oração e gratidão a Deus que nos torna pessoas diferente.
Creia na sua oração e na sua ação diante de Deus e diante da sociedade. Vamos mostrar que somos pessoas vencedoras em Nome de Deus e do seu Filho Jesus Cristo. Deus seja louvado e amém.




Anderson Magno Nascimento da Silva
Deus seja louvado para todo o sempre


[1] A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1985. P. 558.
[2] http://www.estudobiblico.com.br – Acesso em 26 de Fevereiro de 2012
[3] A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1985. P. 558.
[4] A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1985. P. 558.