segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

TRÊS TOQUES PARA MUDAR NOSSA VIDA

Texto Motivador: Marcos 8. 22 - 25

Tenho nestes últimos dias, dando ênfase a encontros com Jesus... A cura de um cego em Betsaida foi um desses encontros que nos chama atenção para o Toque de Jesus. Na verdade, três toques do nosso Mestre sobre esse rapaz ao qual, a Bíblia não diz seu nome.

Conforme o relato que acabamos de ler, nos diz que Jesus Cristo estava passando por essa cidade, quando derrepende, suplicam a Jesus para que tocasse em um cego. Na verdade, a cidade ao qual estamos falando, Betsaida, era uma das cidades ao qual Jesus Cristo tinha reprovado suas atitudes por não acreditarem no Seu milagre e também por não se arrependerem dos seus pecados.

Vejamos no Evangelho de Mateus 11. 20 – 22 que diz: Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas teriam se arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós!

Algo nos chama atenção para alguns comentários de Jesus Cristo: Jesus Cristo era intolerante com os religiosos e muito amável com os pecadores. Porém, isso não quer dizer que Ele adora o pecado... Ele ama o pecador, numa perspectiva do que o pecador melhore suas atitudes em prol do Reino.

Entretanto, a ênfase desse sermão é sobre toque... Três toques que mudaram a vida desse rapaz e creio que de todos que estavam ali. O primeiro toque é o toque da incredulidade... Ou seja, Jesus Cristo precisou de pegar nas mãos desse homem e levar ele para fora. Já que, foi tido neste sermão que por falta de fé e por não se arrependerem, Jesus Cristo deve que tira-lo daquele ambiente ao qual não estava profético para realizar o milagre.

Hoje, infelizmente isso acontece... Muitas Igrejas estão como Betsaida! Já viram, ouviram e até fizeram parte de milagres de muitas pessoas. Mas, hoje, parece que Jesus Cristo está fazendo mais milagres lá fora do que dentro para muitas pessoas que estão dentro da Igreja. Quando Jesus Cristo, disse, aí de ti... Ele na verdade está trazendo a memória algo que esquecemos ou simplesmente alertando para uma mudança de postura e atitude. Já que, no caso desse cego, Ele pegou na mão dele e tirou ele daquele lugar, ou seja, trazendo para a nossa realidade, será que Jesus Cristo, precisa tirar alguém desse lugar para ser curado?

O segundo toque é o toque na visão... Domingo passado na Escola Dominical, falei sobre esse toque de Jesus Cristo neste cego. Este toque na verdade é um teste quando Jesus Cristo diz: O que vê? Ou seja, esse cego, não era um cego de nascença... Ele tinha referencias, ele sabia o que era uma arvore por que ele já viu uma arvore. Pois, arvores não andam, gente sim. Arvores não tomam decisões, gente sim.

Então, esse cego, tinha um referencial... E quais são os referenciais que estamos deixando de ver? Uma vez que, quando não temos um referencial, nossas visões ficam turvas, isto é, que para esse sermão eu só peguei como referencias esses significados que são: que demonstra muitas dúvidas ou se altera pelas circunstâncias.

Muitas pessoas tem mudado suas visões com o percorrer dos anos... Suas visões mudam diariamente e acabam não tendo um referencial nenhum em suas vidas. Querem ver um exemplo ou dois exemplos? Vivemos numa sociedade hoje, onde pessoas tem valorizado mais arvores e animais do que pessoas.

Temos pessoas que estudam bactérias e valorizam com todas as suas forças como uma forma de vida... Mas, que chegaram na conclusão que um embrião de três meses ainda não é um ser humano. Isso, são visões turvas... Outra coisa que podemos tirar neste texto é o seguinte: Se não temos refenciais, ficamos no mesmo lugar.

Sabe por que estou falando isso? Pois, no mesmo capitulo de Marcos 8, olhamos a atitude de Pedro... Depois, que Jesus Cristo fez o milagre no cego, eles foram para perto de Cesaréia de Filipe e no caminho Jesus Cristo perguntou para seus discípulos dizendo quem Ele era? Aí os discípulos dizia, uns acham que o Senhor é João Batista, outros Elias e até um dos grandes profetas que Israel teve. Porém, percebe que Pedro, dar uma resposta vinda do Alto quando falou que Jesus Cristo era o Messias... Mas, no mesmo ambiente, um pouco depois disso, Jesus Cristo começa falar da sua morte e ressurreição e  Pedro, agora com a visão terrena, pegou Jesus Cristo, tirou o Mestre daquele ambiente e começou a repreende-lo e Jesus Cristo na mesma hora o repreendeu dizendo: Saia da minha frente, satanás! Pois, Pedro estava pensando como um homem comum pensa e não como um homem que anda e sabe das coisas de Deus.

Por isso, que estou falando de referenciais... Nosso referencial é Deus, que através do Seu Filho amado e também com a Ação do Espírito Santo faz milagres, cura, liberta, restitui e dar vista aos cegos, seja ele cegueira espiritual ou cegueira física.

E o terceiro toque é o toque do extraordinário... Pois, foi neste toque que o milagre aconteceu e ele voltou a ver pessoas e não arvores. Pois, na própria palavra nos mostra que, o cego voltou a enxergar muito bem. E isso que Jesus Cristo quer fazer com cada um aqui nesta noite. Fazer que cada um de nós, voltemos a enxergar com clareza Suas obras e maravilhas.

Eu não sei e a Bíblia também não explicou por qual motivo esse rapaz ficou cego... Assim, como muitos pastores e lideres também não sabem, como que tantas pessoas perderam a visão nestes últimos dias por falta de um referencial.

Pessoas que estão cegas, num ambiente onde Jesus Cristo quer e deseja restaurar a visão. Pessoas que talvez, assim como no caso desse cego, precisa sair de um ambiente ao qual já se viu muitos milagres e maravilhas, porém, por causa da falta de fé, perdão, reconciliação, arrependimento e até mesmo a falta de comunhão tem cegados muitos crentes e até não crentes dentro e fora das Igrejas.

E só para finalizar esse sermão: Lendo um Blogger com o nome Rute Cruz me deparei com essa frase que diz: Igualmente uma cegueira pode acontecer conosco também. Muitas vezes dizemos possuír a luz da vida, conhecemos a Jesus, nos julgamos salvos, achamos que conhecemos o evangelho. Porém nossas mentes podem estar, ainda, com valores não muito corretos e quantas vezes não nos enganamos a respeito de vários assuntos?
Algo que nos chama atenção neste texto é que Jesus Cristo teve que repetir o gesto da cura, colocando novamente Suas mãos sobre as vistas desse homem... Veja que em Marcos 8. 25 diz: "Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente."
Por isso Jesus torna a por as mãos sobre os olhos do cego de Betsaida e curando não só a sua cegueira, mas também a mente. Jesus Cristo o faz enxergar corretamente. Jesus poderia o ter curado totalmente em apenas uma etapa. Mas o Mestre queria nos deixar este ensinamento que é necessário que a luz entre em nossos olhos, mas quem enxerga verdadeiramente é a mente.
Por isso é preciso uma renovação em nosso pensamento onde volto a frisar o texto de Romanos 12. 1 – 2 que diz: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Precisamos refletir nossas atitudes nesta noite e pedir a Jesus Cristo que imponha suas poderosas mãos e nos abram a visão, para que possamos ver e enxergar o espiritual de Deus

A palavra de ordem hoje é... Olha e veja e que Deus nos abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo.