domingo, 28 de janeiro de 2018

SEGUINDO JESUS CRISTO


Texto Motivador: João 1. 43 - 51
43 No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a Galileia e encontrou Filipe, a quem disse: Siga-me. 44 Esse Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Então Natanael perguntou: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Filipe respondeu: Venha ver! 47 Jesus viu Natanael se aproximar e disse a respeito dele: Eis um verdadeiro israelita, em quem não existe fingimento algum! 48 Natanael perguntou a Jesus: De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: Antes de Filipe chamá-lo, eu já tinha visto você debaixo da figueira. 49 Então Natanael exclamou: Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! 50 Ao que Jesus lhe respondeu: Você crê porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que estas. 51 E acrescentou: Em verdade, em verdade lhes digo que vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
INTRODUÇÃO: Esse texto na verdade, ele legitima um princípio ao qual a Igreja esquece de ministrar e ensinar. Que antes de Jesus Cristo, começar Seu Ministério, Ele já sondava algumas pessoas e sabia das suas vidas. O princípio do discipulado tem muito a ver com isso. Conhecer pessoas no seu íntimo e saber das suas histórias é fundamental para um bom relacionamento e crescimento no Reino. Até por quê! Logo em seguida o caráter vai ser trabalhado.
           
O texto de João capitulo 1, nos mostra que tudo que o Pai fez, Jesus Cristo estava com Ele, pois, n`Ele estava a vida e a luz de toda humanidade conforme o versículo 4 desse mesmo texto.
            
Porém, como sempre! O povo de Israel, estava ainda na expectativa de um grande Messias, de um grande líder ou de um grande rei que poderiam surpreender aquela nação.
            
É incrível, como que Jesus conhecia a história das pessoas... Uma pela questão Divina que Ele tinha, por ser Filho de D-us, e a outra é por conhecer as pessoas no dia a dia. Reparem que foi quase trinta anos vivendo naquele lugar e vivendo todo princípio Judaico da época.

DESENVOLVIMENTO: Neste encontro, Jesus se depara com dois discípulos de João Batista que tinha acabado de batizar Jesus Cristo e João dava ainda Testemunho das coisas Sobrenatural que aconteceu naquele Batismo. E um desses discípulos é André, irmão de Pedro que logo que ouviu sobre Jesus Cristo, começou a segui-Lo.
            
Entretanto, no meio do caminho, Jesus Cristo encontra Filipe, que era da mesma cidade de André e Pedro e lhe faz um convite: Siga-me.
            
Imediatamente Filipe seguiu Jesus Cristo, porém, deseja que um dos seus amigos chamado Natanael (conhecido como Bartolomeu) também fosse com eles e dizia: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.
            
Como eu disse! A expectativa de um Messias era muito grande... Muitos na época de Jesus Cristo, queriam levar esse título de Messias, mas, muitos não resistiram a pressão desse título e outros foram mortos. Uma vez que, muitos queriam esse Título de Messias na época.
            
O próprio Jesus Cristo já alertava o povo dizendo conforme o texto de Mateus 24. 4 – 5 o seguinte: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
            
Filipe! Na mesma empolgação de André que chamou a Pedro, chamou a Natanael... Entretanto! Ele questionou a Filipe dizendo: De Nazaré pode sair alguma coisa boa?
            
Reparem! Que Natanael, estava se baseando numa expectativa ao qual a Cidade que Jesus Cristo nasceu, não tinha nenhuma relevância naquele local. Era uma cidadezinha pequena e sem valor até mesmo histórico no contexto Bíblico e Judaico.
            
Mas, é aí que está o grande segredo! Nem mesmo na cidade local que Jesus Cristo nasceu, nem o povo daquela região e nem mesmo os parentes de Jesus Cristo, acreditavam n`Ele. Uma vez que, em todos os evangelhos pode-se ler o famoso dito, Um profeta só não é respeitado em seu próprio país, entre sua própria gente, e em seu próprio lar... (Mateus 13:57; Marcos 6:4; Lucas 4:24; João 4:44) Em uma passagem os nazarenos até mesmo tentam jogar Jesus de um penhasco (Lucas 4:29). [1]
            
O importante nesta história é saber da nossa importância no mundo espiritual e não sermos enganados por falsos ensinos e doutrinas. Pois, não é o homem que te define e sim D-us. E entendam que vocês moram e congregam num lugar profético onde podem sair grandes homens e mulheres para fazerem grande obras neste lugar e no mundo.
            
Jesus Cristo! Conhece a nossa vida e a nossa história, e toda vez que Ele precisar trabalhar algo em nós, Ele vai começar pelo caráter... Foi assim em muitos encontros com Ele como por exemplo! Zaqueu, Pedro, a mulher Sírio Fenícia, Maria Madalena e outros.
            
Todos mudaram sua vida, mas, mudaram primeiro seu caráter.
            
Natanael, também foi trabalhado nisso... SINCERIDADE NEM SEMPRE É UMA VIRTUDE.
            
E olha que o próprio Jesus Cristo disse sobre ele: Eis um verdadeiro israelita, em quem não existe fingimento algum! Ei! Preste atenção: Afirmam especialistas no assunto que, falar tudo que pensa, doa a quem doer, nem sempre é uma virtude. Pode ser um desvio de caráter comportamental e aí, temos que prestar atenção se não estamos exagerando na nossa sinceridade e temos que aprender a moderar as palavras e expor a nossa opinião... [2] E Natanael passou esse processo com Jesus Cristo.
               
O Nome Natanael, quer dizer “Dom de D-us” ou “D-us deu”... Ele não era fingido em seus sentimentos, mas, veio com conceitos e pré-conceitos errado ao julgar o local onde Jesus Cristo nasceu, viveu e tentou começar Seu Ministério. Natanael era um pesquisador nato das Antigas Escrituras, lia a Palavra de D-us e como num costume da época, lia a Escritura da época debaixo de uma arvore, uma vez que, era um costume farisaico da época. Por isso, que Filipe discute com ele sobre as afirmações messiânicas presentes na Lei e nos Profetas quando diz: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas.
                
Uma pequena frase de Jesus Cristo, referente a índole e uma revelação do local onde Natanael se encontrava, fez mudar completamente o conceito dele sobre Jesus Cristo e Natanael exclamou: Mestre, o senhor é o Filho de Deus, O senhor é o Rei de Israel!
            
Analise um pouco, que a palavra exclamar aqui... Tem haver com admiração. Natanael ficou admirado com o pouco que Jesus Cristo fez e demostrou para ele.      Porém, Jesus Cristo! Não deixa de dar uma exortada em Natanael e diz: Você crê porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? E não deixou de alerta-lo dizendo: Pois você verá coisas maiores do que estas. E Natanael viu...
            
Todo Encontro com Jesus Cristo causa uma mudança...
            
Natanael mudou sua vida completamente e foi transformado por completo, sendo um fiel seguidor da causa de Jesus Cristo... Ele! Não se corrompeu e nem se desviou do Evangelho depois que ele teve um Encontro com Cristo e viveu essas promessas que veria coisas grandes e sobrenaturais.
            
Quando Jesus sofreu, morreu e ressuscitou... Ele! Se manifestou para algumas pessoas, e entre essas pessoas estava Natanael, que foi um dos sete que Jesus Cristo apareceu conforme nos mostra o texto de João 21. 2 que diz: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu (João e Tiago) e mais dois discípulos.

CONCLUSÃO: A fidelidade de Natanael, ou Bartolomeu como ficou mais conhecido entre os 12 Apostolo, fez dele um homem exemplar, que depois, viveu sua vida de Missionário na Ásia Menor, Índia e Armênia onde morreu como um Mártir. Ou seja, pessoa submetida a suplícios, ou mesmo até mesmo à morte, pela recusa de renunciar à fé cristã ou a qualquer de seus princípios.  
            
Ser cristão não é fácil, e nos pede uma transformação por completa... Onde os nossos conceitos e pré-conceitos tem que morrer para vivermos o Sobrenatural de Jesus Cristo em nossas vidas, assim como Natanael viveu e morreu.
            
Com Natanael! Podemos aprender o seguinte: Descubra quem é você no mundo Espiritual. O que vai nos definir não é o lugar ao qual nos encontramos... É a intensidade com que vivemos os ensinamentos de Cristo. A Fidelidade a Jesus Cristo pode nos levar a lugares Sobrenaturais.              
Hoje recebi essa frase: No dia de hoje, ouça atentamente as pessoas sem julgar ou dar sua opinião, pois, temos muito que aprender com que podem nos ensinar. (D.E.C – Desafio de Evolução Contínua).

Que D-us nos abençoe e que a história de Natanael (Bartolomeu) nos ajude a crescer na fé...




[1] https://guiame.com.br  – Acesso em 28 de janeiro de 2018.
[2] https://blogdovavadaluz.com – Acesso em 28 de janeiro de 2018.