terça-feira, 10 de julho de 2018

AGRADECER SEMPRE




Texto motivador: Deuteronômio 8. 1 – 18


Ação de Graça é geralmente um ato de gratidão a Deus. Por tudo que Ele fez, faz e vai fazer nas nossas vidas.

Percebemos que deste os tempos mais antigos, homens e mulheres já se preocupavam em abrir seus corações e mentes, para agradecer a Deus... Porém, o SENHOR, às vezes era e é obrigado a entrar com as suas Justiças para nos lembrar certas coisas, usando de estratégia para com o povo. Às vezes ao ponto de até endurecer os corações humanos para mostrar quem Ele era e É.

O texto que acabamos de ler nos convida e nos chama para prestar atenção nos mandamentos e nas promessas de Deus sobre as nossas vidas.

Primeiro os mandamentos de Deus, que através da vida dos Patriarcas, de Moises e de outros homens que ali Deus levantou para mostrar os seus ensinos. E depois as promessas, onde Ele diz que podemos ficar numa terra boa e agradável. Na verdade! Não podemos esquecer que tanto os mandamentos como as promessas andam juntos.

Mas, creio verdadeiramente que a primeira coisa que Deus quer perceber em nós é a gratidão. 

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou recíproca para um favor que fizeram por nós. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida.

Pois a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo[1]. E isso tem que ficar claro nas nossas vidas e ministérios.

O texto de Deuteronômio 8. 1 – 6 Deus lembra o povo para recordar... E aqui faço um convite muito especial para todos aqui. Será que nós nos lembramos dos caminhos que Ele nos guiou?

Mas costumamos lembrar e murmurar das dificuldades que passávamos, nas humilhações e até mesmo da fome que tivemos em comer alguma coisa ou simplesmente ganhar alguma coisa.

O povo murmurava diante de Deus... E Deus sempre ajudando e querendo simplesmente o carinho e o respeito de todos ali. Mas, mesmo com carinho e respeito, Deus não privou o povo de passar durante quarenta anos no deserto.

O deserto durante um tempo foi o lugar onde o povo teve que aprender sobre o seu cuidado. E ter respeito por Ele... Por que Ele é um Deus de amor, porém, é também um Deus de justiça.

E Deus sendo Pai, mostrou como um Pai os seus cuidados para com esse povo. E assim Ele também nos mostra o seu cuidado. Que naquele momento de dificuldade e desespero, Ele estava conosco todos os dias. Com o Seu olhar e as suas mãos poderosas sobre nós.

Já o versículo 10 mostra uma realidade que creio que Deus quer que vivemos e diz assim: “Comerás, e ter fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que lhe deu”.

Será que eu e você temos:
Fome?
Sede?
Estamos sem roupas?
Sem calçados?

Pela Graça de Deus NÃO.

E por isso estamos aqui para agradecer o seu Grande amor e cuidado por nós. Por que entendemos da sua mensagem onde nos lembra que devemos agradecer por tudo.

Assim como nos lembra um casamento:
Na alegria e na tristeza
Na riqueza e na pobreza
Na saúde e na doença

Devemos agradecer a Ele por tudo... Por Ele é Deus.

Uma aliança de cuidados que tomamos posse através da Vida de Jesus Cristo. Pois sempre nos ensinou que o Amor de Deus é bem maior do que imaginamos ou pensamos, e um Amor que nos constrange.

Mas os versículos de 11 – 17 são o que temos que prestar bastante atenção para não pecar diante de Deus.

Não deixar que o sucesso, as riquezas, os bens materiais, até mesmo romances, venha nos tirar da presença do SENHOR. Acho e percebo que às vezes é bom olhar para trás e ver o que éramos e hoje no que nos tornamos.

Eu agradeço a Deus de onde Ele me tirou e onde Ele me colocou agora e vocês?

Pois sem Ele não somos nada... Pois, mesmo com toda a força do nosso corpo e inteligência não somos capazes de caminhar sem a ajuda de Deus.

Vamos lembrar sempre do SENHOR... Ele que nos ajuda e nos protege, cuida e nos sustenta nos dá capacidade e inteligência para sair de uma situação de desgraça e tristeza para uma situação de luz e alegria.

Agradecer a Deus por tudo é objetivo de hoje!  De aprender e reconhecer que sem Deus nada somos. E por sermos pessoas gratas a Ele estamos aqui hoje para Adorá-lo e louva-lo Seu Santo Nome...

Deus tem uma promessa para cada um aqui hoje.

Ele nunca se esqueceu de nós e também pede para que não esquecesse d`Ele. Pois, tudo é um bom motivo para agradecer a Ele...

Tá chateado? Dá GLORIA a Deus.
Tá triste? Dá GLORIA a Deus.
Tem sucesso? Dá GLORIA a Deus.
Tem motivos para agradecer? Dá um GLORIA a Deus.

Ele com certeza vai se agradar da nossa atitude para com Ele.

Voltando para o versículo de número 10 diretamente fala sobre o alimento... Quando damos graças a Deus antes e após as refeições. No entanto, seu propósito era alertar os israelitas e serve para nós hoje a não se esquecer de Deus quando as nossas vontades e desejos fossem satisfeitas.

Que as nossas orações à mesa e principalmente nos nossos cultos sirvam de constante lembrete da bondade de Deus para conosco e também para aqueles menos afortunados! Ou seja, aquele que tem menos que a gente[2].

Que Deus seja louvado por tudo... Que Ele venha ser o nosso Grande MESTRE e AJUDADOR naquele momento de tristeza e também alegria. Que os Seus ensinos e mandamentos venham fazer parte verdadeiramente das nossas vidas.

E que nunca amados, vamos esquecer-nos do nosso passado... Lembrar e agradecer a Deus sempre pelas conquistas e vitória. Pois tivemos um coração puro e honesto para aprender e dar-lhe GLORIA pelo seu amor e cuidado por nós.

            Oração: Amado Deus, damos GLORIA ao Seu Nome, pelo cuidado e também ensinamentos para cada um/a aqui hoje. Que possamos sair daqui com a certeza do Seu amor e cuidado para todos/as todos os dias em Nome de Jesus Cristo. Amém...



[1] http://pt.wikipedia.org – Acesso em 22 de novembro de 2011.
[2] Bíblia de Estudo: Aplicação Pessoal. P. 244.

NUNCA DEIXE DE SER UM ADORADOR


Texto Motivador: Salmo 73

INTRODUÇÃO: Asafe... Foi considerado um grande músico da sua época. E o Salmo 73 é o mais conhecido das suas composições. Porém! Um belo dia, Asafe se pegou numa reflexão pessoal, ao observar o sucesso dos ímpios... Que neste caso, eram pessoas desumanas, desnaturadas e insensíveis que ganhavam dinheiro, sucesso e poder de uma forma pecaminosa...[1] E por causa disso! Ao observar o “sucesso desses ímpios”, ele quase perdeu sua essência de Adorador e de Adoração ao SENHOR.

Preste atenção... Asafe! Ao declarar que quase tropeçou, caiu e abandonou o Caminho certo...  Na verdade! O que estava por traz do seu discurso era: Se tudo que ele tinha feito até então, na obra de Deus, foi valido e se valeu a pena continuar neste caminho.

DESENVOLVIMENTO: Asafe! Reconhecia em seu coração que Deus é bom...

Mas, por um momento! Ao sentir inveja... Que tem a ver com ciúmes, que gera ódio e pode levar a morte física ou espiritual, ele quase deu uma legalidade espiritual para o inimigo de Deus brincar com a sua vida e ministério... Já que! Durante tantos anos O serviu com fidelidade e por causa de uma atitude poderia perder tudo.

Muitas vezes, nós nos pegamos em situações assim... Onde o inimigo sempre tenta nos atingir e seduzir com as coisas ao qual, não podemos ser mais atingidos ou seduzidos... Como por exemplo a prostituição, uso de drogas, namoros ilícitos, roubar, furtar e sentir saudades do passado... 

Quando a Graça do SENHOR nos alcançou... Temos que lembrar que Ela não vem de graça... Existe um preço a ser pago e um dos preços e se afastar de coisas que não agrada a Deus.

Asafe ao olhar para aquela realidade... Se depara com a prosperidade deles. Mas, o que nos vale a prosperidade dessa forma, se Deus não está no negócio? O que nos vale a prosperidade! Se não estivermos salvos em Cristo Jesus? O que nos vale a prosperidade se não temos paz? O que nos vale a prosperidade se foi ganha de uma forma corrupta e fácil de ganhar.

Muitas pessoas, procurando ter sucesso de qualquer forma... Muitos, vendem suas vidas para satanás e entram numa rota de pecado... Mas, em Romanos 6. 23 diz: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor. Por essa razão! O resultado do pecado é o afastamento de Deus... E Asafa declarou no versículo 27 o seguinte: Os que se afastam de Ti, eis que perecem; tu destroem todos os que são infiéis para contigo...

Porém! Esse texto podemos dividi-lo em duas partes:

1º Quando ele observa os sucessos dos ímpios: Ao olhar para isso, podemos perder a “fé”... E uma pessoa sem fé, na verdade está morta espiritualmente, pois, uma pessoa de Deus vive pela fé.. Pois, essa fé que recebemos não serve para barganharmos com Deus ou comprarmos o seu favor... Viver pela fé é crer nas promessas que nos foram concedidas conforme o texto de Filipense 1. 6 que diz: Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. [2]

Deus! Na Sua Grandeza e Majestade, Ele não precisa de ajuda... O que Ele deseja é fidelidade e obediência. Pois, Asafe quase que entra num caminho de desonra a Deus, ao tirar os olhos dos céus e olhar para as coisas Terrenas que são temporais. E aqui! Não estou pregando contra a prosperidade... Uma vez que, essa palavra tem a ver com ausência da necessidade.

Mas, estamos falando de uma prosperidade distorcida, já que, aqueles homens que Asafe observava, zombavam de Deus e zombavam dos homens que não tinham as mesmas condições do que eles. E Asafe, percebendo isso, teve inveja deles... Entretanto, ele sabia que esses homens não eram gratos a Deus pelas suas conquistas. Já que, eles, viviam num mundo de sonhos que só existia em suas mentes carnais.

Então! Nesta primeira parte aprendemos três coisas importante: 1º Não ter inveja, pois, ela pode nos gerar morte... 2º Não ter a mente confusa, já que ela pode nos tirar do caminho e 3º Não perder a fé, pois, sem fé... É impossível agradar a Deus.

2º Reconheceu que mesmo com total dificuldade, a melhor coisa é continuar na Presença: Asafa faz uma bela declaração, ao perceber que mesmo olhando para que tudo que o ímpio estava ganhando... Ele quando chegou na Casa de Deus, algo o Sobrenatural aconteceu com ele. Percebeu que o destino dessas pessoas, eram caminhos de morte, solidão, angustia e vazio. Era o caminho das ruinas... Onde o próprio Deus iria dar conta de cada um sem piedade.

Asafa reconheceu que, ao sentir desejo ou se ver numa comparação com o ímpio... Mesmo sabendo e reconhecendo que estava revoltado com Deus, pois, ele mesmo estava passando por uma dificuldade pessoal como a amargura que estraga por completo a nossa capacidade de pensar... Mas, refletiu melhor e teve tempo para perceber seu erro diante de Deus.

Ele mesmo confessou que estava agindo de uma forma irresponsável e ignorante diante do SENHOR... Pois, sabia que no momento da sua dificuldade, o próprio Deus estava segurando sua mão direita e o guiou com sabedoria por toda sua vida.

E é assim que Deus faz... Muitas vezes achamos que estamos sozinhos! Mas, é exatamente nesta hora que Ele vem e nos carrega no colo. (Pegadas na areia)

Entretanto! Algo interessante aconteceu com Asafe em seguida. Ele declarou nos versículos 25 – 26 o seguinte: A quem tenho eu no céu além de Ti? E na Terra não há quem eu deseje além de Ti. A minha carne e o meu coração desfalece; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

O que podemos tirar nesta segunda parte! 1º Ser grato de todo coração... Mesmo em meio a dificuldades e problemas pessoais. 2º Deus é a nossa fortaleza... Já que o Salmo 46. 1 diz: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 3º Voltar o foco...

CONCLUSÃO: Preste atenção! Estamos passando um processo nos dias atuais de muita atenção. Muitas coisas nos enche os olhos e precisamos aprender esse princípio Bíblico que diz em 1 Coríntios 6. 12 o seguinte: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine...

Asafe! Mesmo passando em sua mente desejos e vontades que Deus não se agrada... Ele, ao chegar na Casa de Deus, meditou sobre tudo que Deus tinha feita e ainda continuava a fazer na vida dele. E sei que, muitas vezes não é fácil ser crente e está na Presença do SENHOR... Pois, muitos ainda precisam ouvir o “não” de Deus que tem Poder de ensinar e nos livrar de cativeiros... Mas, ficam tristes e muitos saem da Presença d`Ele.

Asafe nos ensina que vale a pena continuar na Presença de Deus e continuar contando Seus feitos em toda Terra..  Pois, ainda existe muita gente precisando ouvir sobre Deus, que através de Seu Filho Jesus Cristo e pela Ação do Espirito Santo tem feito grandes coisas nesta Terra.

E nós somos um desses grandes Milagres de Deus... Pois, sabemos de onde Ele nos tirou e a vida que temos agora que nem se compara com a antiga sem Ele.

Quero declarar algo importante para cada um de nós nesta noite: Não importa como começamos... O importante é como vamos terminar.

E mesmo que tudo possa aparecer complicado e difícil... Tem coisas que o nosso intelecto não vai nos ajudar... Por isso, precisamos levar ao SENHOR as nossas angustias. E foi exatamente isso que Asafe fez conforme o versículo 28 que diz: Quanto a mim, bom é estar junto a Deus, no SENHOR Deus, ponho o meu refúgio, para proclamar todos os Seus feitos.

Mas, para isso precisamos compreender que precisamos ter comunhão com Ele aqui na Terra... Para que na Gloria possamos desfrutar dos Seus feitos sobre nós... Tenha um coração ensinável diante de Deus... Acalma a sua alma e o seu coração, pois, Ele não te abandona, uma vez que, a Sua Aliança é Eterna.

E assim... Como aconteceu com Asafe, não vamos sair da rota daquilo que Deus sonhou para cada um de nós. Mesmo com dificuldades e problemas, não perca o foco, a fé e a força n`Ele.


[1] https://www.google.com.br – Acesso em 05 de junho de 2018.
[2] http://2timoteo316.blogspot.com – Acesso em 05 de Julho de 2018.