segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

HÁ DIVERSIDADES DE DONS

Texto Motivador: 1 Coríntios 12:1-12

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vos bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

INTRODUÇÃO: O Apostolo Paulo, sempre nos mostrou uma preocupação nas suas cartas enviadas para as igrejas que ele ajudou a levantar no local. A igreja de Corinto, era uma igreja forte, porém, por estar localizada numa cidade portuária, recebia tudo que é tipo de gente e cultura.
           
Sendo assim, observamos na atitude do Apostolo Paulo, uma preocupação paterna com as pessoas que já tinham recebido a orientação e estavam incluídos no Evangelho do Caminho, as Boas Novas, ou seja, o Cristianismo.

Apóstolo Paulo exorta uma comunidade ao qual ele mesmo ajudou evangelizar e ganhou muitas vidas para Jesus Cristo. Porém, no percorrer dos anos, viu que existiam pessoas que estavam balançadas e havia também falta de união nesta igreja e algumas vaidades. Tanto é que, ele exortou a igreja de Corinto sobre, os limites da liberdade cristã, uso do véu, instrução da Ceia do Senhor que estava uma bagunça, pois, sempre tinha alguns pessoas que chegavam antes e comiam tudo e ele também alertou e ensinou sobre os bons usos dos dons espirituais.

DESENVOLVIMENTO: Porém, o que é “Dom”. Segundo dicionário Bíblico é poder, virtude, dádiva, merecimento, mérito, dote natural, talento e faculdade. Da mesma forma que o Espírito Santo de Deus sobre nós, representa a “inspiração divina”. Assim, podemos entender que as pessoas que recebem “Dons Espirituais” eles tem a obrigação de falar e fazer coisas em Prol do Reino de Deus e para Deus. Uma vez que, ao receber “Dons Espirituais” estamos representando as Palavras e as Obras de Deus na nossa vida e também na vida de outras pessoas.
            
Apostolo Paulo, chama atenção pela meninice de alguns cristãs que pareciam que não estavam com o seu caráter tratado, uma vez que, a vaidade de dons invadiu aquela comunidade e ainda estavam dando trabalho para o Apostolo. Ele exorta dizendo que, antes do conhecimento da verdade, eles poderiam ir para qualquer lugar e cultuar deuses mudos. Mas, depois que conheceu a verdade, desfrutou da verdade e viveu a verdade que a Palavra e Ensino de Jesus Cristo, isso não poderia fazer mais parte da vida e ministério deles. A própria vaidade de “dons espirituais” estava atrapalhando a convivência dessa comunidade.
            
Apostolo Paulo, de uma forma muito sucinta, ou seja, abreviada e resumida, disse que mesma boca pode sair bênção e maldição? Como pode sair de uma boca que Jesus Cristo é maldito (anátena no Grego) e dizer também que Senhor, Jesus?
            
Preste atenção nisso: Naquela época já existiam falsos profetas, pessoas brincando de ser cristãos para ganhar confiança, dinheiro, respeito e seguidores. Porém, o Apostolo Paulo adverte a comunidade e lembra que, qualquer pessoa pode reivindicar estar falando em nome de Deus. Entretanto, ele pede que se faça um teste de observação e discernir se uma pessoa está falando mesmo em nome de Deus ou está servindo de “sinagoga do diabo”. Ver se ele confessa Jesus Cristo como Salvador pessoal e único da sua vida.
            
Existe uma frase que durante muito tempo eu acreditei e hoje eu reluto contra ela, pois meus olhos se abrirão. Essa frase diz o seguinte: Todos os caminhos levam a Deus. O caminho que leva a Deus é Jesus Cristo, o resto é mentira do diabo, invenção humana. Pois, se você for no lugar que adora Buda, os ossos dele está. Se você acha legal, alguns deuses indianos, você vai perceber, que os ossos de muitos estão lá. Mas, se você procurar em qualquer lugar de Jerusalém, Belém, Judeia, Galileia, Nazaré, Cafarnaum ou em qualquer lugar do mundo, você não vai encontrar os ossos, corpo, roupa, sandálias ou coisa parecida, pois Ele está do lado de Seus Pai, o Nosso Pai, o Deus Todo Poderoso, uma vez que, deste a fundação do mundo, Ele estava com Seu Pai... Pois, Ele é o Alfa e Ômega, Início e Fim, Ele é o Messias o Filho de Deus.
            
Mas, o texto que lemos, nos chama atenção para alguns detalhes que são:

1)      Não ser ignorante: O tempo que temos dentro da igreja, os ensinos liberados sobre nós, tem que ser utilizado e blindados todos os dias. Pois, se somos um povo, que bebe de muitas fontes, podemos nos perder. Como por exemplo, algumas igrejas ministram sobre, se você não fala em línguas, você não tem o Espírito Santo. Ei! Preste atenção, quando você levantou suas mãos, e aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, automaticamente o Espírito de Deus habitou em você. Descubra qual é o seu “dom”.

2)      Não seja enganado: Deus que lhe honrar no lugar que está. Quando honramos o lugar que estamos, Deus se agrada. Pois, a partir e por nós, Ele, deseja fazer coisas grandes e tremendas. Mas, para isso, precisamos blindar o coração com ensinos enganadores e falsos profetas.

3)      Cuidado no falar: Apostolo Paulo, chamou atenção sobre isso, da nossa boca tem que sair palavras que edificam e não palavras que amaldiçoa. E se você está vendo ou ouvindo “profetas” amaldiçoando pessoas, cuidado.

4)      Há diversidades de Dons: Deus é tão bom, mas tão bom, que Ele não fez ninguém exclusivo. Olha para seus dedos! São parecidos? Se você tem liberdade com a pessoa do seu lado, olha para os dedos dela? São parecidos? Não... Deus meu amado, para algumas coisas Ele não repete milagre... Você é um milagre d`Ele, você tem um “Dom” que é exclusivo seu. Porém, ele vai manifestar para que seja útil no Seu Reino. Deixa eu contar um testemunho: Eu gosto de cantar, tenho “Dom” para pegar um instrumento de corda e desenvolver bem. Porém, Deus me deu um outro talento que estou procurando com a ajuda d`Ele melhorar a cada dia que é ministrar da Sua Palavra. Uma vez que, ser Teólogo, já que é minha formação e a minha vocação é ser Pastor, é falar de Deus de dentro para fora. E eu explico, a minha experiência com Deus, me faz ter uma visão d`Ele. E essa minha experiência, compartilho com outras pessoas que se identificam com a mesma história.  

5)      Seu “Dom”ou seus “Dons” é dado pelo Espírito Santo: Todo o nosso talento é o Espirito de Deus que nos Deus. Uma vez que, sabemos onde o Espírito de Deus está, ali a liberdade, e a nossa liberdade só é liberdade se estamos envolvidos e apaixonados pela Obra do Eterno. Preste atenção mais uma vez: Existe pessoas que se acham autossuficientes: Mas, o meu discipulador, certa vez nos disse: Tira dois minutinhos de ar de uma pessoa e ver o que acontece.

     Dentro de uma igreja, sei e entendo que existem pessoas com “Dons” diferenciados. E nós, respeitamos isso. Porém, a vaidade ministerial e pessoal, tem que cair por terra. Tem que esr longe da nossa igreja. Não só nela, mas em outros ambientes também. Muitas pessoas se perderam no caminho, pois, acharam que seus “dons e talentos” eram o suficiente. Mas, se Deus, juntamente com o Seu Filho Jesus Cristo e também pela ação do Espírito  Santo em nós, se Eles não estiverem presente, nada somos e nada temos.

CONCLUSÃO: Os versículos 12 e 13 do capitulo 12 de I Coríntios diz: Porque, assim como o “corpo é um em muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um “Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
            
Beba da Água Vida, beba de uma fonte que saia vida e não maldição... Pois, o próprio Apostolo Paulo nos alertou sobre isso, a mais de Dois mil anos atrás. Temos que entender que, todos somos importante dentro da igreja. E cada um tem seus “Dons e talentos”.
            
Lembram-se: Há muita diversidade de “Dons”... Porém, qual é o seu? É servir? É cantar? É visitar? É louvar? É pregar? É dar um abraço? É limpar? É recepcionar as pessoas? É anfitrião? É visitador? É um abençoador? É um missionário? É um evangelista? É servo? É empreendedor? É amoroso? Qual é o seu “Dom”?
            
Deus quer ativar seu ministério nesta noite... Mas, para isso, você precisa dar um passo na direção d`Ele. Não trata com desprezo os “Dons” que Deus lhe deu. Não guarde e não esconda, pois, Deus não se agrada disso.
            
Vamos usar os nossos “Dons” em prol do Reino de Deus e ativar outras pessoas neste lugar. Ou seja, vamos usar nossos “Dons” para encorajar outras pessoas a usarem seus “Dons” na nossa igreja.
            Como Sacerdote dessa igreja... Quero orar por você e seus “Dons”. Mas, quero orar principalmente por você que está escondendo seus “Dons e talentos” de Deus, ou, achando que está escondendo. Pois, aos Olhos de Deus, não escondemos nada.        Quero orar principalmente por pessoas que ficaram paralisadas devida a palavras lançadas e mal direcionadas sobre você.   

            Ei! Preste atenção: Deus te ama tanto, e Ele precisa de você... Olhe para essa igreja, olha aí. Ela precisa de você e ela precisa dos seus “Dons”. Venha receber uma oração no Nome de Jesus Cristo.

Palavra ministrada na Igreja Metodista em Colônia no dia 24 de Janeiro de 2016

Pastor Anderson Magno