terça-feira, 21 de abril de 2020

A OBEDIÊNCIA NO MOMENTO DA DOR

Texto Motivador: Rute 1

INTRODUÇÃO: Quase todas as pessoas, já ouviram essa história sobre Noemi, Rute e Órfã.

Uma história ao qual, podemos analisar muitas coisas. Principalmente o que está por trás do discurso de Noemi.

Noemi, teve que sair da sua Terra, sair de perto dos seus parentes e amigos, juntamente com o seu marido e seus dois filhos. Ela teve que morar numa Terra estrangeira chamada Moabe. Nesta Terra, nos revela a Palavra de Deus que os filhos de Noemi casaram. E os nomes delas eram Rute é Órfã. Depois de um tempo, seu marido e os filhos dela morreram. 

Ou seja, numa época onde a sociedade era machista, a figura masculina, não existia mais naquela casa.

Noemi, juntamente com as suas noras ficaram praticamente sozinhas. 

Principalmente Noemi, que não era daquela cidade.

DESENVOLVIMENTO: Ao analisar essa história, através de uma devocional, comecei a analisar um pouco mais a história de Noemi e Orfa. Pois, quase sempre, queremos contar a história de Noemi e Rute, mas e Orfa! Será que ela estava tão errada assim?

Vamos analisar um pouco mais sobre a vida de Noemi e Orfa do ponto de vista emocional e espiritual.

Noemi, emocionalmente, não estava bem... Vamos nos colocar no lugar dela! Será que estava “agradável” para ela? Claro que não. 

Lembrando que! Que um dos significados do nome de Noemi, dependendo da versão biblica que você estiver lendo pode significar! "feliz" ou “agradável”.

Não estava fácil, ficar do lado de Noemi... 

Não estava "feliz" e “agradável” ficar do lado dela, por causa da sua dor e incertezas de um futuro melhor.

Ninguém gosta de estar do lado de uma pessoa que não está feliz ou não é agradável não é mesmo?

Noemi, estava numa crise tão grande, que ela entrou numa depressão. Ela entrou naquela fase, onde ficar sozinha, era mais fácil do que está do lado de alguém.

Muitas vezes, mesmo sendo uma pessoa "feliz e “agradável”, quando a crise chega, quando a dor chega, quando luto vem de encontro, quando o nosso porto seguro, cai por completo... é quase impossível fingir uma felicidade.

Noemi! Era humana... tinha suas limitações, viu as suas forças se acabarem por causa de batalhas ocultas e reveladas, ao qual, poderia levar a fome, que por sua vez, poderia leva-las a morte.

Um dia Noemi soube que o SENHOR tinha ajudado o seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então ela se aprontou para sair de Moabe com as suas noras. Elas saíram a fim de voltar para Judá, mas no caminho. Noemi disse às noras: — Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos! O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! (Rute 1. 6 - 9)

Neste momento! Ela abriu mão das suas moras. Por “M” questões que é muito difícil deduzir. 

Mas, se olharmos a história dela, lá no começo, não é difícil entender, pelo menos alguns pontos ela mesma aponta: Para que ir comigo? Eu não tenho mais filhos. Pode ir embora! Sou velha, e acho que não vou arrumar mais marido. E se eu arrumar, será que pode vim uma gravidez e será que vem um menino? E se vim um menino! Estão dispostas a esperar ele crescer? Não abra mão de se casar novamente... não abra mão das suas vidas, pois, o SENHOR descarregou sobre mim, a Sua mão. E por causa dessas coisas, hoje me encontro “amarga”.

É um processo natural, não querer ficar perto de pessoas que são: "infelizes", “amarguradas”, "negativas”, ou “rancorosas”. Nem todo mundo é uma pessoa al-tru-ís-ta. Ou seja, que muitas vezes se anula para cuidar do outro.

Noemi! Estava tão negativa naquele momento que diz a Palavra de Deus, que as suas duas noras choraram em alta voz. Mas, mesmo assim, elas ainda tinham declarado que elas queriam ficar com Noemi e morar com o povo dela, conforme o vers. 10 desse livro.

Mas, o que estava por trás do sofrimento de Noemi! As dores das suas perdas.

Dores essas que, atingiram as áreas emocionais, familiares, espirituais e financeiras.

Noemi! Mesmo com as suas dificuldades, ela ainda estava muito certa do que queria. Que era abrir mão das suas moras e quem sabe até da sua vida, ou caminhar sozinha, para um destino ao qual, nem ela mesma, sabia o que poderia acontecer. Pois, ela só queria voltar para um lugar, ao qual um dia ela foi feliz.

Orfa e Rute, amava aquela mulher. 

Sabia que ela sozinha, poderia passar por dificuldades. 

Sentiram, empatia pela sogra e não queria que ela falasse ou pensasse aquilo dela, que naquele momento ela era uma pessoa "infeliz" e “amargurada”.

Obedecer, muitas vezes não é fácil. Obedecer principalmente a ordem de Noemi, não era fácil.

Mas, cada pessoa age de um jeito. 

Já que,  a desobediência muitas vezes na Palavra de Deus, não foram histórias de sucessos.

No livro de Rute, foi uma exceção de uma história de desobediência que deu certo. 

Isso, creio eu que é por causa da fidelidade e da misericórdia de Deus com Noemi e com as suas noras. Já que, as Suas Misericórdias são as causas de não sermos consumidos. Conforme Lamentações 3. 

CONCLUSÃO: Porém! Vamos falar de Orfa. A Bíblia não conta mais nada sobre essa mulher. 

Mas, crucifica-la também, não acho justo. Uma vez que, ela obedeceu a “voz de comando da sua sogra” e obedecer aos mais velhos, naquela época, tinha um peso espiritual muito grande conforme o texto de Levítico 19. 32 que diz: Levantem-se na Presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu Sou o SENHOR. Ou seja, também não podemos esquecer que existiam algumas questões históricas e religiosas também nesta história.

Órfã também, viu uma pessoa que era “agradável” se tornar uma pessoa "infeliz" e “amargurada”.

Que dependendo da forma que façamos a leitura, podemos colocar algumas entonações nestas palavras e aí perceber, se foi fácil ouvir o que ouviu, sentir o que ela sentiu. E de uma forma direta ou indiretamente, não ter a certeza de um futuro melhor ao lado de uma pessoa "infeliz" e "amargurada".

Uma pessoa "infeliz" e “amargurada” ela não vê o futuro... vive no passado. 

Não consegue visualizar a “provisão de Deus”. Muitas vezes, se entregam ao desespero e a dor. E só fere, por que, estão feridas.

O Pastor Tiago Brunet fala em algumas das suas ministrações o seguinte: Deus tem o lápis do destino, mas o homem tem a borracha das decisões... 

Deus quem sabe! Poderia ter um destino diferente para Orfa. 

Pois, a Palavra de Deus não fala nem bem e nem mal da decisão dela. 

Simplesmente a Palavra de Deus, preferiu contar a história de Rute e Noemi e por uma questão bem logica teologicamente. Pois, Rute se tornou bisavó do Rei Davi, que foi antepassado de Jesus Cristo, O Nosso Salvador. Porém, essa é uma outra Ministração.

Três coisas quero aprender com essa história:

1º Cuidado com a “ raiz de amargura”: Pois, ela destrói a nós mesmo e também os outros. Em Hebreus 12. 15 diz: Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos... Essa atitude, pode ter afastado Orfa em querer continuar uma caminhada com a sua sogra.

2º Cuidado com as palavras: No texto de Rute 1. 20 - 21 vemos Noemi dizendo o seguinte: Não me chamem de Noemi, a feliz ou a agradável.  Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso me deu muita infelicidade e amargura. Quando saí daqui, eu tinha tudo, mas o SENHOR me fez voltar sem nada. Então, por que me chamar de Feliz ou agradável se o Deus Todo-Poderoso me fez sofrer e me deu tanta aflição? Em 2 Reis 18. 20 podemos pegar um pretexto que diz: Tua estratégia e palavras vazias não são poder suficientes para se vencer uma guerra. Em quem tens depositado a tua fé para te revoltares contra mim? Noemi no momento de dor e tristeza, achou que Deus pesou suas mãos contra ela. E mesmo com uma cidade inteira, que se comoveu com a dor dela, ela disse que Deus tinha dado a ela aquela "infelicidade" e “amargura”. Cuidado com aquilo que você tem liberado sobre a sua vida.

3º louve ao SENHOR todo tempo: Adorar ao SENHOR nos momentos de Gloria e fácil... o difícil é Adora-Lo no momento da dor e da luta. Aí sim, nós vamos ver quem é quem no Reino de Deus. 

Deus não se esqueceu dela... Deus não se esqueceu de Rute e pela fé, eu creio que Deus não se esqueceu de Orfa. Ela simplesmente decidiu obedecer sua sogra e seguiu sua vida na sua Terra natal juntamente com a sua família e seu povo.

Orfa naquele momento, decidiu se afastar e continuar vivendo sua vida.

Mas, lembra-se... essa decisão, pode ter sido tomada também por causa da "infelicidade" e “amargura” que estava passando sua sogra. Já que muitas vezes, sabemos que ser uma pessoa "infeliz" e “amargurada” afastamos pessoas de perto da gente e muitos sonhos e projetos, acabam ficando pra trás por causa disso.

Se é essa a sua história! Lembra-se de algo poderoso neste texto. Deus cuidou delas e Deus vai cuidar de cada um de nós.

Neste tempo de dor e questionamento, vamos acreditar 100% que Deus tem uma “provisão para cada um de nós”... uma vez que, Ele nunca abandonou seus filhos e filhas nesta Terra.

Em Mateus 6. 26 diz: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 

Deus cuida de nós queridos.

Ele É a nossa provisão e sustento. Já que em Filipenses 4. 19 comenta: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus... Neste de tempo de infelicidade e amargura, Deus vai levantar pessoas para lhe ajudar, para caminhar com você, ter empatia por você. Vai lhe sustentar e lhe dar forças e estrategias para seguir em frente e conseguir chegar no grande objetivo d`Ele que é vida e vida em abundância em Nome de Jesus Cristo.

Que toda raiz de “infelicidade, amargura e tristeza” caia por Terra em Nome de Jesus Cristo.

Peça perdão ao SENHOR, se reconcilia com Ele e deixa Ele cuidar de você, como ele fez com as três. Amém