terça-feira, 6 de dezembro de 2016

“SER UM INTERCESSOR DE DEUS SEGUNDO SEUS PROPÓSITOS”


Leitura Motivacional: Salmo 122. 1 – 9

INTRODUÇÃO: Como que é interessante observar a preocupação do salmista em ir à casa do SENHOR. Para ele não era um fardo, mas um prazer inigualável. Pois segundo pesquisadores, como peregrino, ele participava de pelo menos uma das três grandes festas religiosas da época que são: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos.

            Homens e mulheres tinham uma devoção e respeito muito grande pelo ato de ir ao templo para orar e agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e também por fazer pedidos para si e para o próximo. Ato comum também em nossos dias. Mas, o que o Salmo 122 tem para nos mostrar nesta noite?
            O Salmo de 122 segue uma linha de cuidados e observações importante para o nosso contexto religioso.
     
      1. Primeiro: Os portais da cidade de Jerusalém era lugar de julgamento. Os anciões ficavam ali ouvindo e dando as suas sentenças pelo fato ocorrido. Mas isso não cabia somente aos anciões, mas às vezes o próprio rei ia até os portais para dar a sua sentença e muitas vezes foram utilizadas para as profecias e discursos como no caso do Profeta Jeremias. 
     
      2. Segundo: Jerusalém como cidade compacta e forte... Trazendo a nossa memória o valor e a importância dessa cidade para os peregrinos de todo o mundo. 

      3. Terceiro: O ato de adorar a Deus em um lugar especifico que neste caso, é Jerusalém. Porém, existia um misticismo onde Deus agora tinha um lugar para ser Adorado e Louvado. Mas havia outras culturas, como por exemplo, os Samaritanos que construíram seu Templo no Monte Gerezin. Hoje, o nome desse monte é Ebel Ep Tola (Tradução do escritor) - (ebel et-Tor) 
     
            Isso é para mostrar um pouco da importância e o ato de adoração e respeito que estas pessoas tinham para si e para Deus. Davi não perdeu essa vontade de adorar a Deus, mesmo com os seus altos e baixos, ele sabia da importância que isso trazia para a sua vida e também para aqueles que eram da sua família, amigos e creio que até mesmo para seus inimigos. Pois, Davi era um homem que era amado e odiado ao mesmo tempo...

            Por isso, que no Livro dos Salmos observamos cânticos como por exemplo: Salmos De Lamento: Orações pedindo livramento; consolo em tempos de angústia e desespero. Salmos Penitências: Orações acerca da natureza do pecado e do perdão. Salmos De Ações De Graças: Salmos de louvor para serem cantado nos dias santos. Salmos De Entronização: Descrição do governo soberano de Deus; reconhecimento de Deus como Criador poderoso e Senhor soberano. Salmos De Romagem: Cânticos de adoração entoados pelos israelitas que peregrinavam para participar das Festas; expressões de reverência e celebração. Salmos Reais: Proclamação do governo do rei terreno e do Rei celestial; reflexão sobre a necessidade de reconhecer a soberania do SENHOR na vida diária. Salmos Sapienciais: Instruções acerca do caminho da retidão; resolução de buscar a vontade e a direção de Deus em momentos de decisão. Salmos Imprecatórios: Orações pedindo a ira e o julgamento de Deus contra inimigos; expressões sinceras de sentimentos acerca de outros e resolução de conflitos. (https://meudiariocristao.wordpress.com)                               

Porém, a importância central do Salmo 122 não é o foco de ir a Jerusalém e adorar lá. Mas sim o ato de orar para o próximo. Davi foi lá, não para pedir a sua bênção e prosperidade... Ele foi lá, para interceder pelos outros. Ato esse que estamos esquecendo diariamente dentro e fora das nossas igrejas.

Uma palavra profética tinha sido liberada ali “Haja Shalom dentro dos teus muros e prosperidade nos teus palácios”. Davi queria ver aquele lugar como um luar de honra, lugar de paz e lugar de prosperidade.

Uma observação: A palavra Paz em Hebraico é Shalom que é uma palavra que significa paz, harmonia, integridade, prosperidade, bem-estar e tranquilidade. Diferente da Pax Romana ou de outras nações inimigas que para ter “paz” precisava ter armas, mortes e autoritarismo. E neste caso especifico que estava passando no coração de Davi.

Por isso, falar de “PAZ” para um povo que vivia em constantes conflitos dentro e fora dos seus muros poderia trazer um refrigério, um alivio, um sossego para aquela geração. Entretanto, a Shalom de Deus é eterna e as suas promessas não acabaram e continuam firmes para sempre.

Preste atenção nisso: Davi desejou “A prosperidade” como um ato de um período de ascensão econômica e desse modo conectado a uma sociedade otimista que goza de riquezas e bênçãos financeiras e também espirituais. O Salmo 122 é pequeno, mas de um grande valor sentimental para nós. Pois ele nos resgata a lembrar do próximo. Já que, muitas vezes oramos pelos nossos desejos e vontade pessoais e esquecemos dos nossos parentes, amigos e vizinhos.

Davi pediu para que haja PAZ... Que essa paz venha hoje repleta de: Saúde, Justiça, Proteção... Da mesma forma que ele falou sobre a PROSPERIDADE e que ela venha repleta de ser: Bem-sucedido naquilo que você deseja de acordo com a vontade de Deus e também cheia de felicidade.

Deus está nos mostrando que devemos orar e interceder sempre nós e para os outros... Ou seja, lembrar daqueles que estão em momentos de guerra e sem expectativa de vida. Pois, acham que Deus se esqueceu deles.

Davi! Era rei em Israel... Mas, era também um intercessor. E a nossa função neste momento é lembrar as pessoas que, para ter PAZ E A PROSPERIDADE completa! Quem dar e Deus, através do seu Filho Jesus Cristo e também pela a ação do Espírito Santo através da nossa fé. Pois, sem fé é impossível agradar a Deus. E para ter paz com os outros, temos que primeiro ter paz com Deus.

Que o tema do Nosso Aniversário de 32 anos de Igreja Metodista em Colônia “Orem por Shalom” venha causar um impacto em nós... E volto a lembrar: Impacto só é impacto... Se causa mudança em nós. Fora disso, é simplesmente uma sensação que tivemos por um momento.

Que o nosso crescimento, venha ser um crescimento de verdade junto com uma espiritualidade honesta e verdadeira diante de Deus. Pois Ele nos chamou para ser uma IGREJA forte. Pequena aos olhos humanos, mas GRANDE aos Olhos de Deus.

Que o ato de adorar a Deus, não venha ser um fardo, ou seja, mais uma obrigação para você. Mas que venha ser um ato de gratidão e louvor, por tudo que você aprendeu aqui, por tudo que você recebeu e deixou de receber também, por você ser valorizado como homem e uma mulher de Deus, e também, por ser reconhecido/a como filho e filha de Deus.

Que a Igreja possa ser um lugar aonde você e eu possamos falar com Deus e também receber valores. Já que, essa é uma das funções da Igreja. Agregar valores às pessoas, não pelo que ela tem e sim pelo que elas são. Mas, que possamos perceber também, que Deus está onde você estar. E você tem intimidade com Ele para conversar e também para adorá-lo não só num ambiente profético como esse, mas, na sua escola, trabalho, em casa, na rua, nos hospitais e etc.

Pois somos um TEMPLO DE DEUS... Ele habita dentro dos nossos corações. Amém!

Que possamos receber como um ato profético sobre a nossa vida a ALEGRIA DE ESTAR NA CASA DE DEUS e também onde que a PAZ e a PROSPERIDADE que o Salmista liberou para os seus, possa fazer parte da nossa história de caminhada de fé e gratidão a Deus.

O Salmo 122 nos ensinou a ser intercessores. Homens e mulheres que buscam a PAZ INTERNA E TAMBÉM EXTERNA.  Pois que as nossas orações não venham ficar só para dentro, mas que possamos expandir ela de uma tão forma, onde outras pessoas possam ser alcançadas e de também perceber a GLORIA DE DEUS.

Que o versículo 1 do Salmo 122, seja, uma verdade sobre as nossas vidas e ministérios: Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR... Que essa frase, venha ser constante em nossas vidas.

Que haja vontade, amor, sinceridade, honestidade, clamor, respeito uns para com os outros dentro dessa casa e com os de fora também. Pois, somos importantes para Deus.

Aprender a interceder em favor dos outros, é perceber a vontade de Deus... Pois, somos seus filhos/as, mas somos também, um instrumento em suas mãos. Deus quer te levantar e lhe dar um lugar de honra, isto é, seja um intercessor/a de Deus... Ore pelas vidas daqueles/as que estão longe da presença de Deus e que precisam sentir a mesma alegria de dizer “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR”. Amém, amém e amém. 


Oração...

Que Deus nós abençoe...