domingo, 29 de setembro de 2013

O QUE VOCÊ VAI FAZER! Três homens e três destinos diferentes.

Pastor Anderson Magno Nascimento da Silva

Referência bíblica:  Gênesis 40. 1 - 23
1 Passadas estas coisas, aconteceu que o mordomo do rei do Egito e o padeiro ofenderam o seu senhor, o rei do Egito. 2 Indignou-se Faraó contra os seus dois oficiais, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe. 3 E mandou detê-los na casa do comandante da guarda, no cárcere onde José estava preso. 4 O comandante da guarda pô-los a cargo de José, para que os servisse; e por algum tempo estiveram na prisão. 5 E ambos sonharam, cada um o seu sonho, na mesma noite; cada sonho com a sua própria significação, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que se achavam encarcerados. 6 Vindo José, pela manhã, viu-os, e eis que estavam turbados. 7 Então, perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa do seu senhor: Por que tendes, hoje, triste o semblante? 8 Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho.
9 Então, o copeiro-chefe contou o seu sonho a José e lhe disse: Em meu sonho havia uma videira perante mim. 10 E, na videira, três ramos; ao brotar a vide, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. 11 O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó. 12 Então, lhe disse José: Esta é a sua interpretação: os três ramos são três dias;  13 dentro ainda de três dias, Faraó te reabilitará e te reintegrará no teu cargo, e tu lhe darás o copo na própria mão dele, segundo o costume antigo, quando lhe eras copeiro. 14 Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; 15 porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra.
16 Vendo o padeiro-chefe que a interpretação era boa, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos de pão alvo me estavam sobre a cabeça; 17 e no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, arte de padeiro; e as aves os comiam do cesto na minha cabeça. 18 Então, lhe disse José: A interpretação é esta: os três cestos são três dias; 19 dentro ainda de três dias, Faraó te tirará fora a cabeça e te pendurará num madeiro, e as aves te comerão as carnes. 20 No terceiro dia, que era aniversário de nascimento de Faraó, deu este um banquete a todos os seus servos; e, no meio destes, reabilitou o copeiro-chefe e condenou o padeiro-chefe. 21 Ao copeiro-chefe reintegrou no seu cargo, no qual dava o copo na mão de Faraó; 22 mas ao padeiro-chefe enforcou, como José havia interpretado. 23 O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu. [1]

Introdução
Nesta semana, me deparei com essa reflexão sobre qual foi à realidade desses três homens diante da sociedade que eles viviam. E como que isso, direto ou indiretamente envolve a nossa vida e também ministérios.  
Esses três homens se encontravam presos na cadeia que ficava perto da casa do capitão da guarda. Uma vez que, qualquer coisa que poderia acontecer naquela prisão, ele estava pronto e perto para resolver.
Porém, o que eu desejo mostrar neste sermão é o seguinte: Que mesmo dentro de uma prisão, poderemos escolher o nosso caminho.

Desenvolvimento
José mesmo preso cabia a ele tomar conta dos outros presos. Já que, entendemos que tudo aquilo que ele era responsável por tomar conta “prosperava”. E no caso da sua responsabilidade na prisão “tudo iria bem”.
Portanto, José era conhecido como um homem que sabia interpretar sonhos. Quando ele foi visitar esses dois presos, viu que eles estavam tristes e preocupados. E José perguntou para os dois o que aconteceu? E eles responderam segundo a interpretação de cada um conforme tivemos a oportunidade de ler no texto bíblico.
Mas, o que isso tem a ver com a nossa vida e também ministério?
Três homens e três destinos diferentes é o que nos relata esse texto de Gênesis 40. Quando lembramos que José estava no Egito devido à inveja e a perseguição dos seus irmãos que tinham ciúmes dele por causa do carinho e respeito que seu pai Jacó tinha por ele. Onde a ira entrou de uma forma muito covarde no coração desses irmãos ao ponto de vendê-lo.
Entretanto, antes desses fatos de ser vendido, José tinha lhes contados um sonho e esse sonho deixou não só seus irmãos, mas também seu pai preocupado e nervoso. 
Porém, voltando o texto, a trama principal aqui é o sonho do copeiro e do padeiro... José disse para os dois o seguinte: E Deus quem dá à gente a capacidade de explicar sonhos... (Gn 40. 8b).
Sonhos que segundo explicou e revelou José um era bom e o outro era ruim. No texto não conseguir observar o verdadeiro motivo que levou esses dois homens a prisão e qual foi o verdadeiro motivo que o coração do Faraó ficou chateado com eles.
Porém, como eu já disse, Deus pode mudar a nossa realidade dentro de uma prisão e vamos agora observar como Deus agiu na vida de cada um.

 A posição dos três diante de Faraó era um cargo de uma responsabilidade enorme no reinado dele. Uma vez que, um ficou responsável por tomar conta dos encarcerados (José), o outro por fazer a comida (padeiro) e o outro por provar dessa comida (mordomo).
Segundo pesquisadores bíblicos, esses dois homens (padeiro e o mordomo) poderiam estar tramando uma cilada, um complô para matar o Faraó e antes que isso acontecesse, Faraó descobriu e mandou prender os dois.
Na prisão, creio eu, eles refletiram sobre a sua situação e tiveram a oportunidade de mudar ou não a sua realidade... José, ouvindo os sonhos dos dois, interpretou segundo Deus lhe deu a direção e segundo a situação de cada um.
Um sonhou que estava servindo a Faraó e o outro que as aves comiam os manjares de Faraó... Aparentemente normal, mas, com uma simbologia muito grande para nós.
Quando o assunto eram sonhos, José voltava à  atenção de todos para Deus. Ao invés de usar a situação para fazer-se grande, ele transformou os sonhos em poderosos testemunhos para o SENHOR. Um segredo do testemunho eficiente é saber reconhecer as oportunidades para estabelecer uma relação entre Deus e a experiência da outra pessoa. Quando a oportunidade surgir, precisamos ter coragem para falar, assim como José. [2]

Por isso, estamos propondo aqui uma reflexão sobre que mesmo dentro de uma prisão, temos a oportunidade de mudar a nossa realidade... Digo isso por quê? Pois, Deus quer mudar a nossa realidade, Deus deseja mudar a nossa situação.
Deus nos permite passar por coisas e situações para perceber se estamos dispostos/as a mudar a nossa realidade diante d`Ele. Na prisão, o mordomo pode ter feito uma reflexão sobre a sua vida e pediu perdão e desejou mudar a sua sorte... Porém, o coração do padeiro, poderia está duro e não reconheceu o seu erro e dentro dele só crescia o ódio e a raiva.
Será que a ideia de está na prisão, não era um tempo para reflexão? Para mudança? Para uma nova vida? No mundo circular, observamos muitas pessoas que passam pela prisão e não mudam sua a realidade local e emocional. Ficando preso nos seus sentimentos e passado.
Então o foco da nossa mensagem pode ser mudança... 

Conclusão
Como que esses princípios são importantes para cada um e cada uma de nós nesta noite? Elas se tornam importante a partir do momento que entendemos que o tempo e a permissão de Deus estão ao nosso favor e que Ele deseja que haja mudança em cada um/a de nós.
Olha o caso desses três homens... Um sonhou e teve a morte como seu pagamento, o outro sonhou e teve a oportunidade de continuar aquilo que ele fazia (servir) e o outro sonhou e foi virar governador, ou seja, o 2º homem mais importante naquela terra.
Se você tem um sonho e acha que foi Deus que o deu a você, examine em oração a Palavra de Deus e tenha certeza de que o seu sonho está de acordo com as Escrituras. Caso positivo, considere em oração o que Deus quer que você faça em resposta ao sonho (Tiago 1:5). Nas Escrituras, sempre que alguém experimentou um sonho de Deus, Deus sempre tornou o significado do sonho claro, seja diretamente para a pessoa, através de um anjo, ou através de um mensageiro (Gênesis 40:5-11; Daniel 2:45; 4:19). Quando Deus fala conosco, Ele se assegura de que a mensagem é entendida claramente. [3]
José meu amados/as, mesmo explicando para o mordomo a sua situação, ele ainda ficou naquele lugar mais dois anos. E não saiu e não blasfemou contra Deus. Esperou e no tempo certo Deus o honrou. O outro, foi liberto e voltou a servir a Faraó e o padeiro morreu segundo foi revelado para ele.
Se você tem um sonho e acha que foi Deus que o deu a você, examine em oração a Palavra de Deus e tenha certeza de que o seu sonho está de acordo com as Escrituras. Caso positivo, considere em oração o que Deus quer que você faça em resposta ao sonho (Tiago 1:5). Nas Escrituras, sempre que alguém experimentou um sonho de Deus, Deus sempre tornou o significado do sonho claro, seja diretamente para a pessoa, através de um anjo, ou através de um mensageiro (Gênesis 40:5-11; Daniel 2:45; 4:19). Quando Deus fala conosco, Ele se assegura de que a mensagem é entendida claramente. [4]
Sendo assim, qual é o nosso primeiro passo a partir dessa verdade. Morrer! Ficar na mesma posição! Ou mudar a nossa realidade? Qual vai ser o nosso primeiro passo para mudar essa realidade? José mudou por demais no período que estava preso e longe dos seus parentes... Ele aprendeu que as oportunidades podem estar à espera.[5]
Lembram-se que, às vezes podemos está em prisões... Mas, o que essas prisões desejam nos mostrar? Quais das três realidades querem para nossa vida e também ministérios. Por isso, fica essa reflexão para cada um e cada uma de nós...  As oportunidades para mudanças sempre vem. Mas a fé e a chance de mudar jamais podemos perder... Que esse texto venha trazer uma mudança pessoal em cada um e cada uma de nós. Às vezes as nossas atitudes podem nos deixar parados ou nos colocar em lugares de honra. Sempre é bom lembrar o seguinte: Mesmo que homens e mulheres se esqueçam de nós. Deus nunca se esqueceu.
E assim, como José fez, tomamos uma posição de acreditar e mudar para melhor. Pois, ao sair da prisão, Deus não deseja que ficamos na mesma posição ou que morremos, mas, que mudamos de atitude e de comportamento para melhor servir. Pois, Ele deseja o nosso melhor. Rever as mudanças e os seus sonhos! Observa aquilo que Deus está lhe mostrando e mude a realidade a partir de agora. Deus abençoe.
Sermão pregado em Caieiras – São Paulo no dia 29 de setembro de 2013.



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil
[2] BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. p. 67.
[3]  Disponível em:  < http://www.gotquestions.org  > - Acesso em 29 de setembro de 2013.
[4]  Idem.
[5]  BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. p. 67.