terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A CONQUISTA DO MEU MILAGRE


TEXTO MOTIVADOR: Lucas 14. 1 - 6
Aconteceu num sábado que, entrando Ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. E respondendo-lhes disse: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isto.
INTRODUÇÃO: Uma das grandes brigas que Jesus Cristo tinha na Sua época enquanto viveu entre nós, era justamente, Ele fazer coisas que para um Judeu, era inadmissível, ou seja, inaceitável.
O sabat, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias de Criação do Nosso Deus. Para um Judeu, esse Sabat é observado da seguinte forma: A partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.[1]
Então! Para eles, nestes horários e neste dia, certos trabalhos eram impossíveis de ser fazer, por questões religiosas e doutrinarias.
Entretanto! Vamos observar Jesus Cristo, mais uma vez, quebrando conceitos e achismos para salvar, curar e libertar pessoas.
DESENVOLVIMENTO: Aqui, reparamos Jesus Cristo, entrando na casa de um importante fariseu, isto é, um homem devoto da Torá, que levava a sério tudo que estava escrito nele. Porém, na Palavra de Deus, observamos que ao entrar nesta casa, as pessoas ficavam esperando ou observando qual seria sua atitude.
Foi então que neste exato momento, um homem hi-dró-pi-co, ou seja, aquela pessoa que sofre de hi-dro-pi-si-a que por morbidez ou outras causas, acumula ce-ro-si-da-des, isto é, um brilho líquido em qualquer parte do corpo. Mais comum no abdome, podendo gerar insuficiência renal ou cardíaca.[2] PRESTE ATENÇÃO! Que ao contrário das outras vezes, não foram os curiosos ou os religiosos que falaram ou questionaram Jesus Cristo, dessa vez, foi Ele que lançou uma pergunta para eles dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se.
Para Jesus Cristo! Nunca teve hora ou lugar para livrar um filho de Deus...
Jesus Cristo! Quebra um sistema religioso para salvar uma vida, que estava naquele local, esperando um milagre acontecer. Pois, a doença que esse homem tinha, com certeza iria leva-lo a morte física.
Observamos Jesus Cristo, sempre trabalhando de duas formas que são: fazendo e colocando as pessoas para pensarem. Isso mexia com aquelas pessoas, tanto que na Palavra de Deus, lemos algumas vezes as pessoas falando... Quem é esse?
Jesus Cristo, deixou várias promessas para nós, e entre elas está de Mateus 10. 8 que diz: Curem enfermos, ressuscitem mortos, purifiquem leprosos, expulsem demônios. Vocês receberam de graça; portanto, deem de graça.
Deus deseja curar neste lugar... Deus quer salvar neste lugar... Deus! Quer gerar vidas neste lugar, mas, para isso, precisamos nos aproximar d`Ele de todo o coração.
Uma coisa que chama atenção, é que esse homem momento nenhum nesta leitura, precisou de gritar ou chamar atenção de Jesus Cristo, e sabe que isso representa para nós! Que Ele sabe das nossas necessidades.
Aqui! Existe uma palavra chave que é tomando-o que em Hebraico quer dizer pegar, agarrar, tomar posse de, surpreender, alcançar, chegar a, apodera-se, capturar, prender, socorrer ou simplesmente, tirar alguém do perigo...
Que coisa linda... Por isso! Existe esperança para nós. Uma vez que, Ele vai ao nosso encontro, e independente de como nós nos encontramos, Ele vai nos ajudar, tanto para aqueles que se expressam, como para aqueles que ficam quietos.
Sabe por causa de que! Que estou falando isso? Pois, Jesus Cristo está aqui... Pois, se Ele fazia antes, pode fazer hoje, pois, em Mateus 9. 35 mostrava que: Ele andava visitando todas as cidades (Ele visita Barra Mansa, amém) e povoados (sendo assim, Ele passa na Colônia também). Ele ensinava nas sinagogas (como nas Igrejas atuais que Lhe ama de todo coração), anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava (e ainda cura) todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas.
Qual é a sua enfermidade? Qual é o seu problema? Nada é impossível para aqueles que crêem n`Ele, sabe por causa de quê? Promessas de Mateus 19. 26 que diz: Que quando Jesus olhou para o povo, Ele respondeu: Para os seres humanos (curar alguém de uma doença terminar ou coisa parecida) isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível... E se você crer! Aplauda ao Senhor Jesus Cristo.
CONCLUSÃO: Alguns membros da nossa Igreja, está passando por enfermidades ou alguém da sua casa. Mas, como corpo de Cristo, vamos orar por esses irmãos e irmãs que estão precisando da nossa ajuda.
Pois, o próprio Deus, deixou bem claro que para curar ou salvar alguém, não tem dia e nem horário para fazer quando lançou um desafio para o povo de Israel dizendo: Prestem Culto a Mim... Que Ele vai tirar as doenças no meio do Seu povo. (Êxodo 23. 25)... Tem povo de Deus aqui! Então dar um Glória a Deus bem alto.
Duas lições vamos tirar desse texto hoje que nos mostra o seguinte:
1º NÃO EXISTE TEMPO, HORARIO OU LUGAR PARA CURAR ALGUÉM sabe por causa de quê! Simples, promessas de 1 Pedro 2. 24 que diz: carregando Ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas d`Ele eu e você fomos sarados.
REPITA COMIGO: Toda enfermidade, em Nome de Jesus Cristo! Sai – 3X
2º TOMAR POSSE: Pois, assim diz a Palavra de Deus em Jeremias 29. 11 o seguinte:  Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança... Mesmo que os médicos já falaram que não tem mais jeito, mesmo que os advogados já anunciaram que já era, mesmo que o juiz que vai julgar a sua causa for um ímpio e não acreditar em Deus... A última Palavra sempre será de Deus.
Pois, existe uma canção que diz: Se Deus fizer, Ele é Deus, Se não fizer, Ele é Deus, Se a porta abrir, Ele é Deus, Mas se fechar, continua sendo Deus, Se a doença vier, Ele é Deus, Se curado eu for, Ele é Deus, Se tudo der certo, Ele é Deus, Mas se não der, continua sendo Deus...[3] Se você crer nisso de todo seu coração e mente, aplauda ao SENHOR mais uma vez, pois, Ele É Deus.
Que Deus venha trazer cura para essa Igreja... Que Deus, traga cura para nossas casas... Que Deus, traga cura para o nosso ministério e que Deus, traga cura para essa nação em Nome de Jesus Cristo.





[1]  https://pt.wikipedia.org – Acesso em 11 de dezembro de 2018.
[2]  https://www.dicionarioinformal.com.br - Acesso em 11 de dezembro de 2018.
[3]  https://www.letras.mus.br – Deus é Deus / Delino Marçal – Acesso em 11 de dezembro de 2018.

domingo, 9 de dezembro de 2018

TUA TAREFA ÚNICA NA TERRA É ESTA: SALVAR ALMAS.



Texto Motivador: LUCAS 13. 6 – 9

E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando, disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?  E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.

INTRODUÇÃO: Um dos textos Bíblicos que mexeu verdadeiramente comigo foi Lucas 13. 6 – 9.  Não foi por causa de pecado, rebeldia ou coisas assim. Foi simplesmente, ao observar um determinado momento da minha vida como Cristão, percebi que não estava gerando nada para Gloria de Deus... E foi exatamente neste momento que comecei de ser menino na fé para mudar minha realidade dentro e fora da Casa do SENHOR.

Ou seja, não bastava só compromisso de ir aos Cultos... Tinha que ter compromisso para gerar vidas e que essas vidas, reproduzissem.

DESENVOLVIMENTO: Jesus mais uma vez, por parábolas, explicava para as pessoas coisas espirituais com coisas Terrenas.

Jesus Cristo! Momentos antes fala que as pessoas sabiam discernir das coisas do Céu e da Terra... Entretanto, não sabiam discernir as coisas que estavam acontecendo exatamente naquele momento. Isto é, Jesus Cristo, estava curando, libertando, restaurando pessoas e tirando pessoas de prisões espirituais e dando direcionamento para todos.

Mas, mesmo assim, existiam pessoas que preferiam criticar do que abrir os olhos espirituais.

Jesus Cristo, neste texto, observamos Ele falando para o povo de Israel, para os Judeus da época, assim, como para os indivíduos. Jesus Cristo, não mascarava a falsa espiritualidade das pessoas, tanto que em Lucas 12. 49 Ele comenta: Eu vim para lançar fogo sobre a Terra e bem quisera que já estivesse a arder... Esse é um fogo, que purifica e divide as famílias e a sociedade conforme os versículos 52 e 53 que diz: Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: Três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: Pai contra filho, filho contra o pai, mãe contra a filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra o sogro.

As necessidades para se ligar das coisas espirituais eram URGENTE.
Jesus Cristo, não perdeu tempo aqui, existia nas Mãos d`Ele uma grande Obra ao qual, Ele mesmo, sabia que estava chegando ao fim... Pois, Ele mesmo dizia, para onde Eu vou, vocês não podem ir agora.

Essa parábola nos duas coisas poderosas que podemos observar das seguintes formas:

1º A BONDADE DE DEUS: No Salmo 125. 4 diz: SENHOR, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro. Íntegro aqui, fala de conduta, então, o que estamos fazendo para se cumprir os propósitos de Deus aqui na Terra! O que estamos gerando para Deus aqui nesta Terra! Qual será o nosso legado aqui nesta Terra!

2º A SEVERIDADE DE DEUS: Em Deuteronômio 32. 39 – 43 comenta: Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão.… No texto que lemos, Deus é o Dono da Terra... Ele é o Juiz, sobre as Suas Mãos, estava o destino daquela árvore, e é dessa mesma forma que o nosso destino está nas mãos d`Aquele que nos tirou das Trevas e colocou na Luz, “Jesus Cristo”... Ele vai ser o Nosso Advogado.

Mas, Pastor Anderson Magno! Onde está isso na Bíblia? Romanos 11. 22 explica: Considera, portanto, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para contigo, desde que permaneças firme na bondade dele; do contrário, também tu serás excluído. 

Deus! Espera nos achar trabalhando, fazendo coisas, gerando vidas... Essa é a nossa Missão como Metodista também aqui na Terra, pois, o próprio John Wesley disse certa vez: Tua tarefa única na terra é esta: salvar almas.

Sabe por que! Deus espera da gente frutos e não folhas... Vidas e não palavras, já que em Mateus 7. 21 diz: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céu... Esse receberá um diferencial na Eternidade.

Os Olhos de Deus, sempre está sobre a Terra, e isso significa que os Seus Olhos, está sobre nós. E isso significa, que o Ato de Misericórdia d`Ele, está sobre nós e cedo ou tarde, todos serão julgados na medida certa.

Pois, olha o que nos diz João 15. 1 – 6: Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador. Ele corta todos os galhos que não dão frutos. Mas Ele poda e limpa todos os galhos que dão frutos, para que dêem ainda mais.  Vocês já estão limpos por causa dos ensinamentos que eu tenho dado a vocês. Continuem em mim e eu continuarei em vocês. Assim como o galho não pode dar frutos por si mesmo a não ser que continue na videira, vocês também não podem dar frutos por si mesmos, a não ser que continuem em mim. —Eu sou a videira e vocês são os galhos. Aquele que continuar em mim e eu nele, dará muitos frutos, porque sem mim vocês não podem fazer nada.  Se alguém, porém, não continuar em mim, é como o galho que é jogado fora e seca. As pessoas juntam os galhos secos e os queimam no fogo.

Deus ainda espera o fruto do nosso arrependimento, uma vez que, muitos são somente ouvintes e não praticantes daquilo que Jesus Cristo nos ensina através das bocas proféticas aqui na Terra...

Já que, a demora dessa sentença, não significa que Ele esqueceu dessas coisas, ao contrário, é como se fosse uma chance, como o empregado dessa parábola pedindo mais um ano para que essa árvore venha dar frutos e que alegra o coração do Seu SENHOR.

CONCLUSÃO: O povo de Israel, não se ligou que durante três anos Jesus Cristo estava com eles, para os livrar e libertar de todo mal, ou seja, rejeitou o Messias esperado. Nós da Igreja Metodista em Colônia, não queremos fazer isso com o Nosso Senhor Jesus, por isso, é a hora da mudança, é a hora de gerar vidas para o Reino.

Jesus Cristo! Ensinava para um povo, que entendia de agricultura... E eles sabiam, que tudo que eles plantavam, esperavam algo vindo dessas plantações. Jesus Cristo! Faz a mesma coisa com eles, explica que já era tempo da mudança, era tempo de sair da zona de conforto e gerar coisas espirituais e não somente carnais, ou seja, aquilo que satisfaz somente a nossa carne.

Três princípios Bíblicos tiro desse texto:

1º Em Lucas 3. 9 diz: O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. Cedo ou tarde, Deus, pode cortar vidas inúteis aqui na Terra, cedo ou tarde, Deus pode tirar líderes, mestres, ministros ou até mesmo, um cristão que não faz nada para Ele aqui neste Terra, se essas pessoas não aceitarem receber o enxerto da Nova Vida em Cristo.

2º Precisamos nos arrepender conforme o texto de 2 Pedro 3. 9 que diz: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Se estamos deixando de produzir vidas para Deus, vamos nos arrepender disso. Pegando uma outra frase de John Wesley ele diz: A minha parte é melhorar o momento presente.

3º Continue ligado na Videira que é Cristo conforme João 15. 1 – 6... Todas as vezes que saímos de perto dos projetos e sonhos de Deus, a tendência é morrer espiritualmente, pois, quem já viu algum galho gerar um fruto sem antes está ligada numa árvore!
A nossa Árvore é Jesus Cristo de Nazaré... Ele já nos escolheu, plantou numa boa Terra, regou com águas vivas, falou coisas boas para nós para que ninguém venha crescer com magoas e não floresça, e hoje, somos uma árvore que Ele precise que produza frutos... Ou seja, que salve vidas.