segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A GRAÇA DE DEUS NA VITORIA SOBRE A MORTE


Pastor Anderson Magno

REFERÊNCIA BÍBLICA

I Coríntios 15. 1 – 11
 
Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. Ora, se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
 

 

INTRODUÇÃO:

Neste sermão, vamos observar que o tema ressurreição do corpo ainda mexe com os homens e mulheres pelo mundo. Pois, se a ressurreição não exprime uma verdade, então a ressurreição de Cristo não teria sido uma realidade. E é justamente isso que Paulo queria mostrar para o povo.

 

DESENVOLVIMENTO:

A igreja em Corinto estava passando por um momento difícil e complicado. Visto que surgiram no meio deles, alguns cristãos com pensamentos gregos que não acreditavam que haveria ressurreição do corpo após a morte.

Paulo começa a relembrar à comunidade todo seu esforço, e também a sua dedicação para ensinar e valorizar a ressurreição do corpo, mas principalmente valorizar a ressurreição de Jesus Cristo. Já que alguns desses cristãos não eram capazes de entender sobre o conceito da ressurreição. Sendo assim, Paulo insistiu de lembrá-los o seguinte: aceitar o que foi dito do Messias anunciado já era um primeiro passo para uma vida de graça e comunhão.

Visto que era comum esse ensino no meio dos religiosos e principalmente entre os cristãos. Pois, quando negamos a ressurreição de Cristo, estamos negando a nossa fé.

Paulo cita alguns encontros com o ressurreto Jesus que valoriza ainda mais a importância da ressurreição para eles e mostrando que ainda existiam testemunhas vivas para que se pudesse confirmar a verdade sobre a sua ressurreição. Então cinco aparições espetaculares aos olhos humanos ao qual qualquer crente poderia averiguar, por si mesmo, os fatos. Pois, existiam ainda testemunhas vivas para confirmar esse fato.

Mas numa tentativa de mostrar a importância e valorizar o assunto, Paulo faz questão de lembrá-los do seu grande encontro com Cristo Jesus Ressurreto dentre os mortos. Porém, qual seria a razão de Paulo em explicar mais uma vez esse encontro com aquelas pessoas?

Eu vou responder… É para Manifestar a Glória de Deus.

A obra maravilhosa que o próprio Jesus ressurreto fez na vida de Paulo… Pois, foi o próprio Messias que lhe chamou e capacitou para a obra. A obra de pregar as boas novas, uma vez que, Paulo reconhecia que foi um homem difícil, complicado e perseguidor de Cristãos.

Entretanto, a proposta desse sermão é valorizar a ressurreição de Cristo Jesus a traves da pregação, ensino de Paulo para a comunidade de Corinto. Baseando em algumas expressões de fé e esperança para essa mesma comunidade.

Então, deixo aqui três conceitos para nossa reflexão:

LEMBRAR: Que Deus é parte constante do Cristianismo nos dias de hoje. Não podemos esquecer-nos da promessa que nos foi revelada. Que haveria alguém para mudar a nossa sorte e esse alguém iria morrer pelos nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia para mostrar a Sua Glória através de Deus Pai criador de todas as coisas.

ANUNCIAR: Do nosso Senhor Jesus Cristo em suas atividades, ações, vida, morte e principalmente a Sua ressurreição. É um anuncio maravilhoso, e ao qual temos que continuar. Porque ainda existem pessoas que não acreditam na ressurreição de Jesus Cristo e cabe a cada um de nós, anunciar o evangelho da ressurreição. Amém!

PERSEVERAR: Que na verdade é continuar, acreditar, assim como Paulo acreditou e não deixou de pregar as boas novas para aqueles que estavam fracos na fé e duvidosos com a sã doutrina que através dos profetas e de Paulo foi anunciado essa Graça de Deus na vitoria sobre a morte.

COCLUSÃO:

A ressurreição de Cristo na verdade é fundamental para nós… Principalmente por mostrar o grande amor de Deus por todos. Por que realmente, Ele existe e é criador de todas as coisas. E sendo criador de todas as coisas, Ele é capaz de tirar e dar vida. Uma vez que, Ele tem poder de ressuscitar os mortos.

Já que Ele pode reverter o horror que a morte é… Ao ressuscitar Cristo dos mortos, Deus usa a Sua soberania sobre a morte e vida. E cabe a cada um de nós, lembrar, anunciar e perseverar na nossa fé. Pois, Cristo vive e está conosco todos os dias. Se você crer aplauda ao SENHOR que é digno de todo Louvor e Glória.

Cristo vive está muito vivo no meio de nós e eu creio e anuncio essa verdade. Amém!

 

Sermão de prova: 05 de Abril de 2012 e adaptado dia 20 de Dezembro de 2014.