terça-feira, 1 de agosto de 2017

70 x 7... O PODER DO PERDÃO


TEXTO MOTIVADOR: Mateus 18. 21 – 22
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Então Jesus respondeu: Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
INTRODUÇÃO: Uns dos grandes segredos da humanidade é na verdade, não carregar lixos dentro de si.
Hoje! A ciência nos explica que, as Doenças Psicossómaticas são doenças que iniciam na mente e afloram no corpo com reações estranhas, que, em muitos casos a própria medicina desconhece. Porém, geralmente estas doenças têm como causa a falta de perdão a uma ofensa. Porque os traumas (feridas) desenvolvem dentro de cada indivíduo, sensações estranhas e desconhecidas que não são facilmente descobertas. Essas doenças desenvolvem com maior intensidade em pessoas que são presas a si mesmas. Ou seja, não tem uma comunicação clara e saudável para o mundo externo, de suas emoções.[1]
Falar de perdão, geralmente não é fácil... Pois, essa palavra tem entre os seus significados o sentimento de misericórdia, de indulgência; compaixão, uma vez que, ela é a remissão de pena ou de ofensa, de dívida e até mesmo desculpa.
Preste atenção! Que no mesmo capitulo de Mateus 18, Jesus Cristo explica como tratar a ofensa de um irmão.
Mateus 18. 15 – 20 diz: Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles.

Muitas vezes, pegamos essa última parte dessa leitura e interpretamos como um momento de oração ou de uma pequena reunião da mesma. Entretanto, esse poderoso versículo, entendo que, é o próprio Senhor Jesus Cristo fazendo o papel de Advogado daqueles que foram humilhados e esquecidos.

Hoje! A falta de perdão, até mesmo no meio evangélico, tem causado um grande estrago na vida espiritual, sentimental, familiar, financeira, física e emocional.

DESENVOLVIMENTO: O texto que lemos de Mateus 18. 21 – 22 não é para nos ensinar a multiplicar, muito menos, para entendermos que a multiplicação desses dois números dar 490. Na verdade, significa que devemos perdoar tantas vezes quantas formos atingidos pelo pecado de alguém.

Ser cristão! É na verdade, viver ao contrario daquilo que nos é ensinado e que nos tempos antigos, antes de Jesus Cristo vim como homem aqui na Terra, as pessoas praticavam a lei de talião, ou também dita pena de talião que consistia na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação e tinha como a pena máxima Olho por olho e dente por dente.[2] Ou seja, aquilo que as pessoas fizeram comigo! Vou fazer igual ou pior com ela.

Vamos entender nesta campanha que, a falta de perdão nos coloca em prisões espirituais, viramos escravos novamente e podemos perder tudo na nossa vida. E o próprio Senhor Jesus Cristo, fez questão de lembrar seus discípulos mostrando mais uma vez em parábolas tudo isso conforme nos mostra o texto de Mateus 18. 23 – 25 que diz: Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

Quando nos tornamos desobedientes, ficamos como esses personagens apresentados para nós... Ficamos sem liberdade e perdemos tudo. Pois, ninguém aqui hoje, tem a real noção do tamanho da nossa dívida com o SENHOR e muitas vezes pedimos a auto piedade para nós, como fez esse servo quando ele se prostrou e reverenciando seu senhor pediu: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. (Mateus 18. 26)

Pelo tamanho da dívida... 10.000 talentos! Você acha que pagaria? Claro que não. Era uma soma, absurda e incalculável naquela época. Entretanto, Jesus Cristo nos mostrou que o senhor daquele servo, movido pela compaixão, o soltou – o e perdoou-lhe a dívida. (Mateus 18. 27)

Mas, preste atenção! O mesmo servo, também tinha pessoas que lhe devia... Ao encontrar um dos seus devedores... Não teve a mesma compaixão para com ele e o colocou na prisão.  E aqui! Fica a lição, que quando nós não perdoamos, colocamos pessoas em prisões espirituais e também, aqueles que não querem liberar perdão para nós... Também nos prendem.

Por isso, é muito bom entendermos o texto de Mateus 18. 15 – 20 pois nos ensina como agir... Se erramos ou perdoarmos, o importante é não ficar preso em ambientes espirituais onde satanás, que não tem visão de futuro, só tem visão de passado tenda nos colocar.


Jesus Cristo, Veio para nos dar liberdade e vida com abundância... Desejando que ninguém ficasse nas mãos dos atormentadores, conforme o texto de Mateus 18. 34 que diz: E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.  

A pergunta de Pedro! Não era qualquer pergunta... Pedro na verdade, por ser Judeu que a Lei Judaica ou os Ensinamentos Judaicos, pediam que até três vezes era um limite legal. Porém, Pedro querendo ser super espiritual, disse sete vezes! E aí! Vem Jesus Cristo e diz: Setenta vezes sete. Isto é! Infinitamente no mundo espiritual.

A Palavra de Jesus Cristo relatada no Livro de Lucas 6. 37 – 38 diz: Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

REPITAM COMIGO: Princípios do Senhor Jesus Cristo.

CONCLUSÃO: O direito de reagir contra aqueles que nos fizeram mal... É um processo natural do ser humano. Porém, os Ensinos de D-us é maior do que qualquer lei humana quando respeitada na sua essência e feita com fé e ousadia... A lei humana, foi feita para nos dar o direito que, quando alguém faz algo a nós, temos o direito, dado por essa lei, de reagir e fazer algo a essa pessoa.

Mas, satanás aproveita-se desse direito e diz que devemos dar o “troco”...

Um seriado muito conhecido no nosso meio é o Chaves... E uns dos personagens que mais sofria naquele seriado era o Seu Madruga que sempre levava um tapa na cara... Entretanto, num dos episódios ele lançou uma frase épica que é um poema de cunho narrativo e que se destacou pela sua qualidade de superação: A vingança nunca é plena, mata a alma e a venena.

O que podemos aprender com isso? 1º Não vamos ser escravos dos atormentadores. 2º Não vamos ficar presos em prisões espirituais. 3º Seguir os conselhos de Jesus Cristo. 4º Liberar perdão. 5º Fazer as pazes! Primeiro, conosco e depois com o próximo.

Ato profético...  ORAÇÃO PARA LIBERAR PERDÃO



ORAÇÃO PARA LIBERAR PERDÃO
Pai em Nome de Jesus em venho em tua presença e me humilho perante o Senhor e peço perdão por ter guardado mágoa, ódio, ira, ressentimentos e falta de perdão no meu coração. Peço que o Sangue do Cordeiro cubra o meu pecado cancelando-o completamente.
Hoje, ouvi tua palavra, Senhor, e decido perdoar as pessoas que me feriram e me magoaram.
(Cite os nomes das pessoas que precisam do meu perdão).
Declaro que os perdôo de todo meu coração e os libero no mundo espiritual. Não retenho Senhor, o meu perdão. Perdôo todos eles e a mim também, e recebo o teu perdão hoje para minha vida. Quebro hoje todas as correntes e ataduras que vieram agir em minha vida em decorrência da falta de perdão.
Renuncio todos os lixos de satanás no meu coração: ódio, mágoa, ira, revolta, vingança...
Expulso todos os espíritos de tormento, de sofrimento com todas as dores e enfermidades que colocaram em meu corpo. Em nome de Jesus eu os amarro e ordeno que saiam e vão agora mesmo para onde Jesus ordenar e nunca mais voltem!
Tomo posse das promessas de Deus conquistadas por Jesus pra minha vida na Cruz do Calvário. Pois sou filho(s) de Deus e Herdeiro (a) de Deus e co-herdeiro com Cristo Jesus de toda sorte de bênçãos nos lugares celestiais. Amém! - ORAÇÃO TIRADA DO LIVRO: Libertando-se de maldições geradas pela falta de perdão. Almir Passoni.



[1] https://www.portaleducacao.com.br – Acesso em 01 de agosto de 2017.
[2] https://pt.wikipedia.org – Acesso em 01 de Agosto de 2017.