terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

DURA É A PALAVRA DE D`US... MAS, JUSTIÇA PARA NOSSA VIDA


Texto Motivador: Provérbios 6. 12 – 19

Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda parte. Por isso a desgraça cairá de repente sobre eles, e não poderão escapar. Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.

INTRODUÇÃO: A Palavra de D`us nos mostra que Salomão, enquanto andou com D`us foi o homem mais sábio que existiu na Terra.
            
Salomão! Antes de ser um grande rei e sábio em Israel, conta a história
 Bíblica que ele certa vez, pegou seus oficiais e saiu para oferecer sacrifícios no altar de bronze, que havia sido feito por Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, que estava em frente da Tenda Sagrada. O rei Salomão e todo o povo de Israel foram lá para adorar a Deus. Ali, no altar de bronze, Salomão ofereceu a Deus em sacrifício mil animais, que foram completamente queimados. (Conforme 2 Crônicas 1. 5 – 6).
            
E diz a Palavra do SENHOR que, nesta mesma noite o Próprio D`us apareceu para Salomão e perguntou o que poderia fazer para ele e logo em seguida Salomão relembrou o SENHOR o seguinte: Tu sempre mostraste um grande amor por Davi, o meu pai, e deixaste que eu ficasse como rei no lugar dele.  E agora, ó Senhor Deus, cumpre a promessa que fizeste ao meu pai. Já que me fizeste rei de um povo tão numeroso como o pó da terra, dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo? (Conforme 2 Crônicas 1. 8 – 10)
            
O Coração do Eterno Bradou forte neste momento e D`us lhe disse: Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois. (Conforme 2 Crônicas 1. 11 – 12)
            
E logo em seguida, Salomão e todo aquele povo que estava com ele, saiu dali e voltaram para Israel onde Salomão durante muitos anos governou com sabedoria e conhecimento.
            
Mas, nada disso seria provável se ele não tivesse escutado seu pai Davi quando esse disse: Seja forte e seja homem... Obedeça ao SENHOR e os Mandamentos de Moises que D`us vai cumprir as promessas liberada sobre a nossa geração que se fossem fieis nunca iria faltar um dessedente deles no Trono de Israel. (Conforme 1 Reis 2.)

DESENVOLVIMENTO: O livro de Provérbios nos mostra a fidelidade daqueles que andam no caminho certo e se desviam do mal. Consegue nos orientar ao sair dos caminhos das Trevas e nos conduz a um caminho de Luz e Paz Eterna.
            
Salomão... Já naquela época, exortava a nação de Israel e dava instruções sobre as atitudes não só para com D`us, mas, também com o próximo. Ou seja, para vivermos uma vida de propósitos de vida eterna, temos que seguir alguns princípios.
            
E o texto que pegamos como texto motivacional, nos dar uma direção das coisas que temos que evitar em nossas vidas, se não as destruições pessoais e até mesmo familiares nas partes espirituais, sentimentais e financeiras podem chegar a qualquer momento se não vigiarmos no Mundo Espiritual e carnal.
            
Salomão disse que tem Sete coisas que D`us detesta e que não pode tolerar... Preste atenção! A palavra “detesta” tem a ver com horror ou aversão por alguém. Assim como, “não tolerar” tem a ver com não suportar.
            
Duas palavras fortes, que nos dar direcionamento para fulgir dessas coisas... Pois, são justamente essas coisas que tem acabado e dividido o Reino de D`us hoje.
            
Salomão então! De uma forma poética segundo os Teólogos, seleciona apenas sete daquilo que é a-bo-mi-na-ção diante d`Ele e cita cada uma delas ao dizer que são: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
            
Sete coisas, que todos os dias e momentos estamos fazendo, praticando e vivendo como se fosse a coisa mais natural do mundo... Mas, não é.
            
Sobre o olhar orgulhoso D`us não gosta desse tipo de pessoa uma vez que, passa uma impressão que somos melhores do que os outros.
            
Língua mentirosa é aquela que é cheia de malédica.... Que só fala besteira e toda hora está falando mal de alguém ou alguma coisa do que viu ou sentiu e deseja espalhar de uma forma muito sutil para não aparecer que essa pessoa que levanta mentira a todo tempo não é uma pessoa triste, infeliz e tenta maquiar a Palavra de D`us quando nos alerta que o pai da mentira é o diabo (Conforme João 8. 44).
            
Mãos que matam... Ninguém tem o direito de tirar a vida de alguém. Pois, um dos grandes Mandamentos de D`us é não matar. Porém, matamos muitas pessoas todos os dias. Seja ela na forma física, espiritual e sentimental.
            
Mente que faz planos perversos... A natureza do pecado está dentro de nós. Porém, temos que ter controle sobre ela todos os dias e não deixar que a nossa mente e o nosso corpo sejam controlados por ela. Nós, não podemos ser agentes do mal para prejudicar pessoas.
            
Pés que correm para fazer o mal... Sabe aquele irmão que sai da casa dele e vai na sua e diz: Ficou sabendo? Hummmm tenho algo pra te contar... E por aí vai. São pés que anunciam tragédias e não salvação.
            
Testemunhas falsas... Vira e mexe, estamos sendo convidados a sermos testemunhas de muitas pessoas que no fundo no fundo sabemos que não tem caráter. E como não sabemos dizer “não” compactuamos com o ou os erros dessas pessoas. Pois, em Provérbios 19. 9 diz que: A falsa testemunha não viverá sem castigo, e o que profere mentiras perecerá.     
             
E aqueles que semeiam contendas entre irmão... Diz a Palavra do SENHOR que essa atitude D`us a-bo-mi-na que tem a ver com am-ti-pa-ti-a ou seja, indiferente.
            
PRESTE ATENÇÃO: Para um Pai (Divino), tratar indiferente... Pouca coisa não fizemos.  
           
CONCLUSÃO: Todo pecado é gerado no íntimo... Que depois, passa pelas nossas ações.
            
E a nossa “língua” é a grande inimiga desses princípios. Pois, ela tem poder de amaldiçoar ou abençoar E no Salmo 19. 14 diz: Que as palavras da minha boca... Sejam agradáveis a D`us. Pois, Tiago já no alertava que a língua ela também tem poder de fogo, pois, pode causar muito estrago, onde são geradas, até mesmo essas ações que acabamos de ler.
            
Já que, toda ação gera uma reação.
            
O Nosso D`us é um D`us de simplicidade das coisas... Nada é impossível para Ele.
            
Uma vez que, aprendemos no sermão passado, que Jesus Cristo, resumiu todo mandamento em dois que são: Amar a D`us sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.
            
Partindo dessas primícias! Creio que não temos como errar e vivermos uma vida de santidade diante de D`us.
            
Uma vez que, a Palavra de D`us nunca vem ou é vazia... Assim, são as nossas atitudes nos falar, agir e pensar com Ele e com o próximo.
            
Salamão entendia tanto isso que ele deixa claro em Provérbios 6. 2 o seguinte: Estás enredado com o que dizem os teus lábios, está preso com as palavras da sua boca...
            
Pois, Jesus Cristo já alertava o povo dizendo fortemente: Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. (Conforme Mateus 12. 34)
            
As palavras e as nossas atitudes hoje, nos comprometem para o mal ou para o bem com o nosso futuro que é o desejo de morar no Céu... E não adianta chegar lá no Céu e dizer: SENHOR! Eu preguei, ensinei, cantei, dancei, fiquei sentado em todos os Cultos oficiais ouvindo vários pastores, jejuei, orei e até salvei fulano que entrou antes de mim aí...
            
Naquele dia Ele pode nos dizer conforme em Mateus 7. 23: Nunca os consegui... Afasta-se de Mim você que praticou o mal.

            
Meu D`us... Dura é a Sua Palavra, mas, justiça para a nossa vida... 

Que a Sabedoria de Salomão... Enquanto caminhava com D`us venha nos impactar nesta noite e nos dar direcionamento Eterno e de GRANDEZA vinda dos Céus sobre a nossa vida e ministério.

Um abraço fraterno!

Pastor Anderson Magno

domingo, 4 de fevereiro de 2018

PROPÓSITO OU PROPOSTA



Texto Motivador: Lucas 18. 18 – 23

18 Certo líder judeu perguntou a Jesus: — Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? 19 Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 20 Você conhece os mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe. ” 21 O homem respondeu: — Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. 22 Quando Jesus ouviu isso, disse: — Falta mais uma coisa para você fazer. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. 23 Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo. 24 Vendo a tristeza dele, Jesus disse: — Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus! 25 É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.

INTRODUÇÃO: Recentemente! Fui impactado com essas duas palavras: Propósito e Proposta.
            
Na verdade! Li uma frase que dizia o seguinte: Esteja com alguém pelo propósito, e não pela proposta. (Apostolo Tarcizio Araujo) uma vez que, uma proposta pode ser algo passageiro e um propósito coisa eterna.

DESENVOLVIMENTO:  Na passagem que acabamos de ler, nos mostra um homem, que segundo a Palavra de D`us era Judeu, líder, jovem e possuída muitos bens... Além, de achar que conhecia todos os mandamentos da época.
            
A Palavra nos mostra, que esse jovem, tinha uma proposta de vida que era a vida eterna. Uma vida com proposta é uma vida de sugestões, ou seja, aquilo que é sugerido, conselho, ideia e até mesmo inspiração.
            
A grande verdade é que a grande maioria das pessoas vivem com proposta e não pelo propósito que tem a ver com determinação e futuro.
            
No versículo 18, observamos esse jovem pergunta para Jesus Cristo o seguinte: Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Preste atenção! Que esse jovem tinha desejo de um futuro e de eternidade, pois, desejava morar no céu. Já que, deste de criança ouvia falar e foi ensinado das coisas maravilhosas que o Eterno tinha e continuava fazendo não só na sua vida, como naquela nação.
            
Jesus Cristo! Conhecendo o coração desse jovem diz:  Por que você me chama de bom? Só D`us é bom, e mais ninguém. Jesus Cristo, nunca quis tomar o lugar do Seu Pai, Ele simplesmente queria implantar uma nova mentalidade de vida naquele lugar. Pois, na verdade! Jesus Cristo tinha uma um projeto em Israel e Ele veio com um propósito que era “salvar os Judeus”. Entretanto! Muitos o negaram. Já que no próprio texto de João 1. 11 diz: "Veio para o que era Seu e os Seus não o receberam."
           
            
Na verdade! Jesus Cristo, já chegou para muitas pessoas, mas, elas ainda não entenderam, não reconheceram o Seu propósito de vida que Ele quer propor... Que muitas vezes é estreito. Pois, vem e para de sofrer, vem e receberá sua bênção, vem e receberá seu milagre, vem e receba sua prosperidade, não é o grande objetivo do Reino de D`us... Mesmo sendo promessas, mas, não é objetivo, não é o propósito para Segui–lo e muitos deixam Ele, pois, colocam toda sua força nestes objetivos e não o céu.
            
O propósito é a vida eterna...

O jovem rico, ele também tinha esse desejo no seu coração... Mas, não conseguiu entender o direcionamento que Jesus Cristo deu a ele ao dizer: Você conhece os mandamentos!
            
O jovem rico, sendo líder daquela nação e judeu, era impossível não saber.... Entretanto! Saber e praticar são coisas completamente diferente para aqueles que desejam a vida Eterna.
            
Jesus Cristo era jovem, líder, Judeu e conhecia os mandamentos. Não citou os Dez Mandamentos que são os pilares para outras Leis que eram mais de seiscentas, segundo a ordem que estamos acostumados a ler, mas, citou algumas para ele lembrar e dar seguimento no Seu direcionamento.
            
Esse jovem, quando ouviu Jesus Cristo citar algumas Leis disse: Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos... Porém! O Salmo 139 deixa bem claro algo para cada um de nós que diz o seguinte: SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. E quando Jesus Cristo ouviu isso, lhe disse: Falta mais uma coisa para você fazer... Fico imaginando o semblante de assustado desse jovem quando Jesus Cristo disse isso... Porém, Jesus Cristo não vai deixar de nos revelar algo pelo nosso semblante ou pelo momento que nos encontramos. E logo em seguida, deu-lhe um direcionamento: Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
            
Esse jovem! Teve a oportunidade de ser convidado pessoalmente pelo nosso Senhor Jesus Cristo! Mas, o desafio que foi lançado sobre a sua vida, para ele era muito difícil. Já que, largar mão daquilo que muitas vezes conquistamos com suor, esforço e dedicação, para seguir a Cristo pode ser muito difícil.
            
Tem muitos “jovens ricos” se perdendo por aí.
            
Tem muitos !jovens ricos” não querendo abrir mão de um pouco que tem, comparado com a riqueza e a grandeza de D`us.
            
Tem muitos “jovens ricos” conhecedores e não praticante dentro e fora da Igreja.
            
O grande problema desse “jovem rico” foi somente um...
            
E não era deixar suas coisas! Foi negar o Primeiro Mandamento que é: Amar a D`us sobre todas as coisas.
            
O nosso grande problema é entender que quando D`us olhar para dentro de nós... Será que Ele vai achar coisas boas? Será que o nosso coração está disposto a Obedece-lo e largarmos tudo para Segui-lo? Será que estamos dispostos a abrirmos mãos dos nossos achismos e dos nossos querer e sermos transformado pelos propósitos de vida que Ele deseja para cada um de nós?


CONCLUSÃO: Então! O que o texto que acabamos de ler tem para nos ensinar?
            
1º Conhecer e diferente de praticar: O jovem rico tinha tudo para ser um excelente Discípulo e quem sabe um Apostolo. Uma vez que, ele tinha toda qualidade para ser. Mas, o amor a outras coisas, tem matado profeta já no ventre e muitos se perderam pelo caminho.
            
2º Caminhe com um propósito e não pela proposta: Em Romanos 8. 28 diz: Sabemos que D`us age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Um homem ou uma mulher que não entendem as coisas Sobrenaturais de D`us dificilmente vai herdar os céus. E podem ficar frustrados quando D`us! Através do Seu Amado Filho Jesus Cristo de Nazaré e também pela Ação do Espirito Santo nos pedir algo que aos olhos naturais pode aparecer loucura, mas, para Eles! Tem a ver com o Poder de D`us que são “salvação e mudança de vida”.  Já que, mais uma vez, eu cito o texto de Jeremias 29. 11 que diz: Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro... E esse futuro é a Eternidade.
            
Já que prosperar tem a ver com salvação... Esse jovem, poderia salvar muitas pessoas com seus bens, além de salvar a si mesmo. Já que o próprio Senhor Jesus Cristo, nos ensinou algo Poderoso quando resumiu todos esses mandamentos em dois quando nos revela em Mateus 22. 37 - 40 o seguinte: Amarás ao SENHOR Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. “Este é o grande e primeiro mandamento. “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. ”
            
O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus: No diálogo com o Jovem rico! Muitos discípulos e seguidores viu e ouviu o que tinha acabado de acontecer ali. E no percorrer dessa cena, percebemos que muitos ficaram assustados e perguntaram a Jesus Cristo! Quem pode ser salvo? Ele, dar uma bela resposta e diz: Os impossíveis dos homens são possíveis para D`us.
            
Talvez! Alguém achou que eu e você não teríamos mais jeito... Mas, D`us dar jeito sim. 

E Jesus Cristo nos dar uma pista quando ensina a Pedro depois que o jovem rico foi embora quando ele questiona a Jesus: Veja! Nós deixamos a nossa família e seguimos o Senhor. Jesus respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa do Reino de Deus, deixar casa, esposa, irmãos, parentes ou filhos, receberá ainda nesta vida muito mais e, no futuro, receberá a vida eterna. 

Caminhar com Cristo Jesus é saber que muitas vezes vamos largar mão das nossas propostas para viver os propósitos de D`us.
            
Por isso, caminhe sempre com Cristo Jesus que tem propósito de vida e de eternidade...  E volto a repetir: uma proposta pode ser algo passageiro e um propósito coisa eterna.

            
E só para entender o que está por traz desse texto que tiramos como base para o sermão. Veja o que nos diz o texto de Mateus 7. 13 – 14: Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos que encontram... Encontre seu propósito “Jesus Cristo” e viva a vida Eterna do lado d`Ele. 

Pois, a consciência é o juiz supremo de nosso comportamento. (C.I.D)