quarta-feira, 26 de julho de 2017

EIS QUE VEJO OS CÉUS ABERTOS


Texto Motivador: Atos 6. 1 - 7

INTRODUÇÃO: Em Atos 6 nos mostra que um dia, os Gregos Helenistas, começaram a murmurar contra os Hebreus. Pois, estava crescendo o número de discípulos e discípulas no meio deles e alguns estavam se sentindo prejudicados devido à falta de atenção com eles. Ou seja, na verdade, segundo os Gregos, as suas viúvas helenistas estavam sendo esquecidas nas distribuições de alimentos e dinheiro.... Sendo que estes questionamentos, chegaram até os Apóstolos, onde fizeram uma reunião com a multidão de discípulos que os seguiam para escolher entre eles sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais fossem responsáveis por resolverem estas questões. (Atos 6. 3)

Os Apóstolos, entendiam que não era justo, eles servirem a mesa e também ajudar em algumas causas sociais, como no caso, distribuição de alimentos... Uma vez que, eles tinham que continuar firmes na perseverança da oração e no ministério ao qual eles foram chamados que era a ministração da Palavra e dos ensinos de Jesus Cristo. (Atos 6. 4)

Entre esses sete homens estava um homem chamado Estevão. Que era cheio de fé e de poder, além de fazer prodígios e grandes sinais entre o povo. (Atos 6. 8), um homem que assumiu com grande responsabilidade o seu chamado e a sua vocação no meio dos Judeus e dos gentios.

Pois, o Próprio SENHOR! Tem uma preocupação muito grande com alguns grupos de pessoas que são: As viúvas, os órfãos, os pobres e os doentes. Mas, a grande preocupação nesta época e conforme nos mostra o texto de Atos 6 era as viúvas... Podemos ver nas Sagradas Escrituras e entender que, Deus, sempre agiu na vida das viúvas e também dos estrangeiros. E olha o que nos diz o texto de Deuteronômio 10: 17 - 18. “Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa”. Além do texto de Êxodo 22: 22 – 23 que nos mostra que: A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles chamarem a “Mim”, eu certamente ouvirei o seu clamor”.

Esses Gregos estavam lutando pelos seus direitos ao qual, ao fazerem parte dessa nova comunidade, sabiam desses princípios e Estevão estava consciente do seu dever. Porém, Estevão, conforme o texto Bíblico que lemos, nos mostra que ele era cheio de fé, poder e fazia grandes sinais no meio dos Judeus e dos Gentios. Entretanto, isso chamou atenção de muitas pessoas daquela época.

Uma vez que, ele não ficou só na obra social... Mas, impactou uma geração de apaixonados por Jesus. Já que aprendemos aqui que: Palavras falam e atitudes gritam.
           
Estevão na verdade! Foi o primeiro mártir do Cristianismo... Homens e mulheres que, sofreram torturas, ou até mesmo a morte, por não assumir a qualquer outra crença, religiosa ou política que poderia renunciar a fé Cristã e os seus ensinos.

E a partir desse conceito, não demorou muito que a Igreja se transformasse de um movimento tipicamente judaico para uma comunhão composta quase exclusivamente de gentios... Já que, provavelmente, o próprio Estevão era Grego e entendia bem o que estava acontecendo naquele lugar.
Preste atenção! Estevão não era apenas convencidos... Mas, 100% envolvido e comprometido com a Obra de D-us naquele lugar. E é isso que D-us está esperando de cada um de nós! Ser envolvidos com a causa do Seu Reino e da Sua justiça. Dos sete escolhidos, somente Estevão e Filipe foram lembrados no Livro de Atos dos Apóstolos.... Onde! Além das suas funções como Diáconos, também se envolveram na ministração da Palavra e ensino. 

DESENVOLVIMENTO: Entretendo! O que a história de Estevão tem para nos mostrar nesta noite? Olha o que nos diz o texto de 1 Timóteo 3. 13: Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Como a grande maioria sabe! Jesus Cristo, introduziu uma nova fé que contrariava toda fé Judaica da época. Os ensinos de Jesus Cristo, mexeu com uma geração de Judeus e Gentios por todo o mundo... Uma vez que, eles precisaram descontruir conceitos e ensinamentos de séculos e séculos. Onde! No texto de Mateus 5. 17 nos mostra uma declaração muito forte de Jesus Cristo quando Ele declara que: Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. 

Todos, que tiveram um verdadeiro encontro com os ensinamentos de Cristo... Nunca mais foram as mesmas pessoas. E Estevão foi uma dessas pessoas que se levantou com muita convicção publicamente ao ponto de levantar-se contra os Judeus em Jerusalém. E a partir desse momento, muitos Judeus começaram a se levantarem contra a sua vida e ministério, assim como fizeram com o Nosso Senhor Jesus Cristo! Muitos se levantaram para contar mentiras sobre ele e que ele estava falando mal de Moises e dos seus ensinos e que Estevão estava blasfemando.

Estevão foi um verdadeiro discípulo... E exortou aquela comunidade dizendo que eles receberam a lei por ordenação dos anjos e não guardaram. (Atos 7. 53), os Judeus que ouviram essa exortação fizeram o seguinte: Enfureceram em seus corações e reagiram aos dentes contra ele. (Atos 7. 54)

Preste atenção mais uma vez: O que estou ensinando e compartilhando nesta noite é! A pregação de Estêvão confrontava o antigo sistema religioso judaico, e logo despertou a ira dos membros da sinagoga dos judeus helenistas, que subornaram alguns homens para acusá-lo de blasfêmia (At 6:11).[1]
           
Porém, em tudo isso... Estevão não se corrompeu com o seu chamado. E foi até o fim, fazendo a sua defesa e os seus argumentos contra eles. Lembrando que eles mataram “O Justo! O Nosso Senhor Jesus Cristo” ao qual a Palavra do SENHOR já estava anunciando Sua vinda, mas, eles (Judeus) não acreditaram e O rejeitaram.

O que Estevão nos chama atenção que além de discípulo, ele era um bom ouvinte... E sabia que o próprio Senhor Jesus Cristo já tinha declarado o seguinte: “Nunca lestes isto nas Escrituras? A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular; e isso procede do Senhor, sendo, portanto, maravilhoso para nós”. (Mateus 21:42 e Salmo 118. 22)

Estevão! Ao declarar essas verdades... Foi muito questionado ao ponto de pega-lo e colocá-lo para fora da cidade e apedreja-lo até a morte. Um homem que antes desse fato de ser jogado para fora da cidade, uma vez que, era ilícito matar alguém sem a permissão do governador Romano, teve uma experiência extraordinária conforme no mostra o texto de Atos 7. 55 – 56 o seguinte: Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus. E a partir desse momento foi apedrejado até a morte com a supervisão de Saulo, antes da sua conversão, que foi uma das pessoas que deu aval para a morte de Estevão...

Estevão! Imitou a Jesus Cristo até mesmo na sua morte ao perdoar seus acusadores e por causa dessa atitude, viveu, sofreu e morreu por amor de Cristo.

Neste sermão! Podemos tirar alguns exemplos da vida de Estevão para os Cristãos de hoje.

1º Aceitou seu chamado, mas, não ficou limitado a ele nas quatro paredes: Ele foi um servo fiel e assumiu muito bem o seu papel na comunidade de fé. Não se calou, não se conformou e ainda mudou a realidade do local aonde estava localizado. E por causa disso, tem a muito a nos ensinar, que independente do nosso chamado ou do tamanho dele, a Obra de D-us não para e Ele quer nos usar de uma forma sobrenatural, assim como usou Estevão.

2º Anunciou a verdade: Estevão conhecia a escritura e foi na Palavra ao exortar os Judeus da época... Além, de entender que a função de ajudar as viúvas e os menos necessitados, era um Mandamento do Eterno. E assim, como Jesus Cristo, lutou contra a desigualdade e a falta de humanização, além de levar salvação e arrependimento para os gentios e também para os Judeus que foram impactados pela sua ministração.

3º Imitou a Cristo: Veja o que nos diz o texto de 1 Tessalonicenses 1. 6: De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. Estevão! Sabia o que desejava e lutou pela Obra de D-us, através do Seu Filho Jesus Cristo. Sofreu, foi humilhado, questionado, apanhou e foi morte, mas, recebeu seu galardão no Céu... Uma vez que, o seu nome em Grego é “Coroa”.  Que entre seu significado é soberania ou nobreza, como emblema de vitória. E Estevão foi um vencedor.

CONCLUSÃO: A obra feita por Estevão, não parou na sua morte... Como diz um famoso ditado circular! Tentaram o matar... (como o mataram). Mas, esqueceram que ele era uma semente.
E o que isso tem haver com o sermão?

Na verdade! Depois da sua morte, o cristianismo cresceu muito naquele lugar. Pois, havia Cristãos Gregos que possuíam o mesmo pensamento de Estevão. Seus ensinos e seu caráter, continuaram a produzir frutos.

Uma vez que, a sua história nos dar um impacto até hoje para sairmos do modismo e começar a fazer coisas grandes e poderosas para o Reino de D-us. Preste atenção mais uma vez! Mesmo depois ada sua morte, Estevão continuava sendo lembrado como: Cheio de Graça e Poder.

E só para finalizar esse sermão! A expressão servir às mesas corresponde à administração de fundos para o serviço social. Entretanto, a função dos diáconos não está limitada a atividades materiais, pois, assim também cabe ao diácono atividades espirituais, como: Servir a Ceia e ajudar na organização.
Porém, Paulo! Que no momento que estavam julgando  a Estevão estava presente e creio que depois se arrependeu, pois, viu que foi a morte de um justo... 

Em uma das suas Cartas pastoral a Timóteo cita algumas qualificações morais correspondentes ao ministério do diácono conforme o texto de 1 Timóteo  3.8 – 13 que diz: Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Desejo desafiar a nossa Igreja... Quero abençoa-los liberando uma palavra de ânimo e de esperança. Pedindo a D-us que vocês vivam e vivam com abundância para anunciar a verdade do Reino d`Ele. Que D-us venha nos chamar e nos capacitar a cada dia mais e mais para que ninguém venha se perder
Que D-us venha levantar novos Estevão nesta Igreja... Que não tem medo de anunciar a verdade e possamos viver as promessas de Efésios 5. 1 que diz: Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados.

Que D-us nos abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo




[1] https://estiloadoracao.com – Acesso em 25 de julho de 2017