terça-feira, 31 de outubro de 2017

ENTENDENDO A FELICIDADE

TEXTO MOTIVADOR: SALMO 1
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

INTRODUCAO: Ser bem bem-aventurado e desfrutar nesta vida uma felicidade incontestável da Graça e da Santidade de Deus. Pois, em Gênesis nos mostra isso, quando Deus criou o homem e a mulher e os colocou num Paraiso para viverem felizes e além de tudo! Ter a Presença de Deus sempre na virada do dia... Então! Ser bem-aventurado é ser uma pessoa muito feliz, que nomeia aquele que tem a glória dos céus dentro de si.
A expressão bem-aventurado (feliz),é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus. Então! O Salmo primeiro nos dar uma base o que é a felicidade quando nos chama atenção para aquilo que evitamos, fazemos e pelo que somos.

DESENVOLVIMENTO: Em situações ao quais passamos por dificuldades e problemas... Temos a tendência de nos corromper e desviarmos para o mal. Abrindo o nosso coração para pessoas que não estão nem aí para os nossos problemas e dificuldades. Entretanto, damos ouvidos aos conselhos e recebendo direcionamentos ao qual como homens e mulheres de Deus não devemos ouvir de pessoas que não crer, não sabe e não vive a mesma fé e não segue o mesmo Deus que o nosso. 
Preste atenção que, no Salmo Primeiro nos chama atenção para três tipos de pessoas que devemos evitar para sermos felizes e saudáveis nesta Terra:
1: O Ímpio eles não levam a Deus em conta. Uma vez que, são pessoas que demonstram indiferença ao sofrimento de outras pessoas; que é desumana, cruel e  bárbaro.
2: O Pecador que além de não viverem os princípios de Deus... São pessoas que cometes pecados e possuem defeitos no seu caráter...
3: O Escarnecedor... Esses desprezam a Deus em todas as áreas, além de serem afrontadoras, difamadoras e fofoqueiras.
Na nossa caminhada de fé... Não é difícil encontrarmos pessoas assim! Tanto fora, como dentro da Igreja. Infelizmente, num ambiente profético que deveria ser um lugar Santo, muitas vezes se torna um lugar para maledicência. A maledicência dentro da Igreja tem destruído relacionamentos e amizades que até então eram saudáveis. Matando profetas no ventre e tirando pessoas da Rota de Deus.


Entretanto, a Palavra de Deus nos mostra que um homem e uma mulher feliz... Tem o seu prazer na Lei do SENHOR... Ou se preferir, nos Ensinos do SENHOR. Pois, a Lei de Deus não e para nos condenar e sim para nos proteger. Ela ensina o verdadeiro caminho para a felicidade. Além de chamar atenção que precisamos meditar de dia e de noite na Sua Palavra...
Meditar é na verdade estudar o pensamento, o conteúdo, pensar sobre e ponderar que e examinar com cuidado. Além de, preparar e desenvolver alguma coisa com aquilo que se aprendeu ao meditar na Palavra de Deus. Infelizmente! Ouvi algo do Pastor Hermanes dias Lopes que verdadeiramente mexeu comigo: Estamos vivendo um tempo que pessoas estão colecionando Bíblias. Mas, ele nunca viu uma geração tão analfabeta espiritualmente. Pois, um crente analfabeto espiritualmente... E aquele que não sabe o que a Palavra fala sobre ele, pensa sobre ele e acha sobre ele.
Neste Salmo, Deus nos mostra duas realidades de pessoas: Os Justos e os Ímpios. Ser justo diante de Deus! É andar conforme a justiça e a razão d`Ele, que através do Seu Filho Jesus Cristo nos deixou princípios de sabedoria, amor, justiça e igualdade. Além é claro, de nos ensinar a ter o coração ensinável.
Mas, vamos focar no versículo três desse Salmo que nos alerta como um homem e uma mulher de Deus, quando obedece os Seus ensinos! Veja o que acontece: Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
Quatro coisas nos chamam atenção neste versículo para quem segue os princípios do SENHOR:
1: A ARVORE PLANTADA: Em Jeremias 17. 8 diz: Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”(BKJ). Na verdade! A arvore aqui representada somos nos, que precisamos receber de Deus o alimento para permanecermos vivos e constante. Já que, Jesus no texto de João 15. 5 nos revela que: Ele era a videira, nos, os ramos. Quem permanece n`Ele, e Ele em nos, esse dá muito fruto; porque sem Ele!  Nada podemos fazer.
2: O RIO: Que neste texto significa Jesus Cristo manifestado que é a fonte da água viva para nós... Toda nossa sede e saciada por Ele. Já que, tudo que sai do Nosso Salvador vem direto do trono de Deus. Ou seja, é uma fonte segura. É Ele que nos abastece de vida, mesmo quando estamos no meio no Deserto (que pode ser as tentações e provações diárias)... Lembrando que no Deserto! Nós só vamos ter o que necessitamos para vencer o Deserto. Pois, o que vem depois é a nossa Bênção.
Por que! Mesmo no deserto Ele (Jesus) se revela como um Oasis para nos...Olha o que nos revela o texto de João 4. 9 – 15 quando Jesus Cristo pede um pouco de água com uma mulher Samaritana! Vamos Le – lo...
Desejo lembrar nossa comunidade o seguinte: Cuidado com as fontes que estamos bebendo e aprendendo. Nossa Fonte e Cristo Jesus. E tudo que não vem d Ele! E do diabo...
3: O FRUTO: O Fruto são as nossas obras, que fazemos em Cristo. Só podemos dar frutos quando estamos ligados diretamente n`Ele, pois sem o mesmo nada podemos fazer conforme já aprendemos aqui...Por que, fomos chamados para que demos frutos, e frutos que permaneçam. No entanto muitas pessoas encontram-se sem forças e sem vida, por falta de estarem ligados na verdadeira videira que e Cristo Jesus. É importante ressaltar que os frutos têm um tempo determinado para brotar, isso significa que às vezes temos que esperar um pouco para que as promessas se cumpram em nossas vidas e também ministério.
Pois há um tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu conforme o Texto de Eclesiastes capitulo 1 explica... Sejamos então pacientes quanto as promessas de Deus em nossa vida... Mais não deixe que o tempo venha lhe tirar a visão... Pois, a visão tem o foco nas promessas.

4: AS FOLHAS: Quem confia em Deus, não caem como as folhas que não estão mais nos galhos das arvores... Preste atenção! Pesquisando um pouco, por que as folhas caem de uma arvore! Entendi que, isso acontece, uma vez que, torna-se mais difícil para as plantas ou as arvores “retirarem” água do solo e, com menos água as suas folhas mudam de cor e acabam por morrer e cair. Assim, é o homem e a mulher que se afasta da Fonte da Vida, saem de perto da Videira e caem... Porém, quando estamos na Fonte e na Videira, simbolizamos a beleza e o vigor espiritual de uma bela arvore. Que está tudo certo com ela, plantada, cuidada, recebendo calor e a chuva no Tempo certo...

Existe um ditado popular que diz: Diga-me com quem você anda... Que eu lhe direi quem é.

Por isso! A felicidade está baseada em quem vive os princípios de Deus. Já que, esse Salmo nos revela essa sabedoria. Quanto mais eu conheço a Deus na Sua extensão através da Palavra d`Ele... Mais, princípios vamos ter para não cairmos nas armadilhas diárias sentando com ímpios, pecadores e escarnecedores. Dando ouvidos para a maledicência e expondo a nudez diárias nossas e as dos outros. Deus na verdade! Não julga as pessoas pela cor, raça, etnia... Mas, Ele julga-as segundo a nossa fé e obediência revelada n`Ele. Ele não faz acepção de pessoas, mas, de atitude sim. Pois, os que não confiam n`Ele! Não tem raízes profundas e toda arvore que não tem raízes profundas “morrem”

CONCLUSÃO: Em Provérbios 11. 30 diz: "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio"... Por isso, no Salmo 1. 5 – 6 diz: Que os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Vamos tomar cuidado para quem estamos dando ouvidos e recebendo direcionamento. Já que nesta vida existem apenas dois caminhos (Morte e Vida) a ser seguidos, e nossa atitude com Cristo é que irá determinar a nossa sorte pela eternidade.

            Entender a felicidade e entender que precisamos nos desviar do mal... Daquilo que não vem de Deus para as nossas. Uma vez que, quando entendermos esse princípio! Seremos muito felizes... Pois, as bênçãos vêm por causa de comportamento adequado, apropriado para pessoas civilizadas e temerosas da Palavra do SENHOR e na Sua Palavra medita de dia e de noite.

CONQUISTA

Texto Motivador: Números 13. 25 – 30


E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Essa passagem nos mostra em viver por vista ou visão… Quando Moises pediu 12 espias para avistar a Terra! 10 deram uma visão baseado na vista e dois, Josué e Calebe viram uma visão. Os 12 espias, não eram qualquer pessoas! Aqueles homens eram a elite de Israel, doze príncipes, líderes das tribos, pessoas especiais. Sua convocação foi uma grande honra. Todos aceitaram e atenderam ao chamado. Naquele momento, todos os espias pareciam iguais, podendo ser considerados como exemplos de coragem. Entretanto, passariam por um teste, como acontece a todo servo de Deus em todos os tempos. O teste haveria de revelar o caráter de cada um.... Para melhor dizer! Eram príncipes, mas se viram como gafanhotos conforme o texto de Números 13. 33[1] que diz: Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos...

Preste atenção: O que aconteceu com os 10 espias foi... Autodepreciação que é quando a própria pessoa se desvaloriza. Não valoriza sua imagem, suas capacidades, suas qualidades, suas forças e inteligência etc. Só ver coisas negativas em si mesmo e se sente incapaz.[2]

A visão que vai determinar nosso destino... É a visão que pode determinar se vamos sentir saudades do Egito, ficar na mesma posição ou nos levar para lugares altos e de promessa. O problema e que a vista é o pior inimigo dos nossos sonhos e promessas...

Números 14. 6 – 9 diz: E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.

A vista tem o foco no problema... A visão tem o foco na promessa. Olha que interessante.... 12 foram espiar a Terra prometida. Eles acreditavam no mesmo Deus, tinham o mesmo líder (Moisés), eles viram a mesma coisa, pisaram na mesma Terra,. Porém, os 10 viram com a vista e só falaram dos problemas e não falaram da Terra prometida. Os dez espias não foram derrotados pelos gigantes, mas por sua própria incredulidade, medo e covardia. Foram vencidos antes do combate, foram vencidos pelo espirito da intimidação.[3]

Por outro lado, Josué e Calebe quando trouxeram o relatório falaram da promessa. Ficaram focados na promessa e não nos problemas. E por isso, temos quer focar nas promessas... Principalmente nas Promessas de Deus que é muito maior e melhor do que as promessas de homens.

Pessoas com visão... Ver coisas que as outras não conseguem. Pois, eles estão focadas nas promessas. Assim, tem que ser o crente de hoje! Onde pessoas estão vendo gigantes e problemas, nós vamos enxergar promessas e conquistas. Pois, não adianta só ter as promessas... Temos que conquista-las.
Onde pessoas veem aflições e gigantes... Nós vamos ver promessas e Terra prometida que mana leite e mel. E se você crer! Dar um Gloria a Deus.

Josué e Calebe estavam tão focados nas promessas que não viram os problemas... Quando eles espiaram a Terra! Viram coisas que outros não viram. Os outros 10, foram pessoas que também carregaram grandes cachos de uvas. Todos viram o mesmo cenário, mas os espias dividiram-se em dois grupos: dez incrédulos e dois crentes.[4]

Os 10... Se viram como grilos e gafanhotos... Eles estavam focados nos problemas. Então... Em quem ou em que estamos focando as nossas dificuldades? Quando focamos em problemas.... A nossa vida muda. Até mesmo, na nossa intimidade com Deus.

Olha só... A diferença desses dois líderes foi... Que eles entenderam que eles iriam conseguir mais do que os 10, mesmo com gigantes e muralhas... Então! Fica outra lição aqui: Quando focamos nas promessas... Focamos menos nos problemas. Já que a vista de paralisa... Visão nos mobiliza. Então Visão sem ação e uma ilusão. [5]

Os 10 espias estavam paralisados e estagnados. Pois, a vista promove isso... Josué e Calabe estavam apaixonados pelo desafio e estavam entusiasmados. Ou seja, empolgado, arrebatado, extasiado, excitado, animado, enlevado e motivado. Uma pessoa motivada é aquela que busca agir em prol de atingir algum objetivo específico e no caso de Josué e Calebe! Era conquistar a Terra da Promessa.
E nesta noite! Qual é a nossa Promessa para avançarmos na nossa conquista? Lembrando que a visão alimenta a paixão... E um homem e uma mulher apaixonados por uma visão não tem limites. Já que A VISTA DE ENCHE DE TEMOR E A VISAO DE ENCHE DE VALOR.

Os 10 resolveram morrer no deserto... 2 resolveram morrer por um projeto. Então! Mais uma vez digo! Vamos caminhar por visão e não por vista.
Muitos pregadores! Gostam de fazer a seguinte comparação com esses dois animais “A Galinha e a Águia”... Dois animais fascinantes, porém, com objetivos completamente diferente no Reino animal quando fala de vista e visão. Nesta noite! Não poderia ser diferente.
Vamos fazer uma pequena comparação então?

GALINHA: Não voam, é caça, olhos laterais é alimento. Come restos, é domesticável, medrosa e se sujeita a ficar presa... Faz seu ninho ao nível do chão, existem várias espécies. Inclusive a Galinha D`Angola que só sabe gritar estou “Tô fraco, tô fraco e tô fraco”... Ela também só enxerga durante o dia. Seu ninho é pena e capim... Além de tudo! Morre cabisbaixa.

ÁGUIA: Voam alto, muito alto... É caçadora, olhos frontais. É devoradora, não se alimenta de nada em decomposição, é selvagem e corajosa.Não aceita ficar presa, constrói seu ninho nos penhascos. São espécies raras.Vê durante o dia e durante a noite. Seu ninho! Faz com pena, capim e espinhos. A Águia morre voando.

Outra comparação interessante é: A galinha quando ver uma tempestade ela se esconde... Quando a Águia ver a tempestade ela entra na tempestade e os próprios ventos faz ela voar mais rápido e ajuda ela passar por cima das tempestades.

A nossa tempestade vai nos ajudar a voar mais alto...

A vista olha o presente e a visão sonha com o futuro. Visão caminha com a lógica... Visão caminha por fé. A vista dizia para os 10 espias e impossível e a visão dizia crer e possível. Vista faz as coisas ser impossível e a visão faz ficar possível.

Os 10 queriam voltar para o Egito... E falaram isso para Moisés. Vamos voltar ser escravos... Se não temos visão para um futuro! Mais cedo ou mais tarde vamos voltar para o Egito. Nosso futuro não está no deserto e sim na Terra prometida. Então eu volto a dizer: Não valoriza seu deserto.
Pare e pense... Onde você está? Agradeça a Deus que hoje você não está mais no lugar que estava...  Só aqueles que entenderam aplauda o senhor por favor.

O futuro e melhor do que o passado... O passado não tem nada novo para dizer. Olha para o futuro e vamos acreditar em Deus.  Ele tem coisas grandes para nos. Vamos não mais caminhar por vista e sim por visão...

Talvez você chegou aqui com vista... Mas, hoje você vai sair com visão. Olha as promessas! Elas estão na frente e não a traz. E preste atenção o que nos disse o Mestre Jesus Cristo pequeno uma das Suas frases para um pretexto nesta noite que se encontra no Livro de Lucas 9. 62 que diz: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus"...

Vamos fazer um ato profético: Vamos olhar para traz... O inimigo quer que toda hora olhamos para traz, olhar nosso passado e não quer que olharmos para o nosso futuro. Então! Repita comigo: Eu não quero viver mais do meu passado... Quero viver a mudança de Deus. 3x

O que Deus tem para gente não está no passado está no futuro... O que estamos vendo e ouvindo aqui hoje! E só uma preparação... Vamos viver uma vida transformada e cheios das promessas de Deus. Pois, Ele nos manda espiar e trazer relatórios favoráveis e otimistas.

Só para finalizar esse sermão! A atitude dos 10 espias... Atrasaram a entrada do povo de Deus na Terra Prometida. Onde o próprio Deus, queria acabar com o povo. Pois, gerou uma situação muito chata para Moisés junto ao povo e principalmente diante de Deus.

Preste atenção: A infidelidade e a incredulidade retardaram a nossa conquista... Não nos deixa avançar e ver as promessas de Deus. Temos que acreditar mais nas nossas capacidades, pois somos a única pessoa capaz de mudar o rumo da sua vida. Uma vez que, Deus não vai fazer aquilo que podemos fazer.Pois, ainda que sejamos pequenos, podemos enfrentar os gigantes porque grande é o nosso Deus.[6] 

Já que em 1 João 4. 4 diz: Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido (medo, angustia, depressão, desamino, autodepreciação, e falta de fé ) porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.




[1] http://www.lagoinha.com – Acesso em 27 de outubro de 2017.
[2] https://www.google.com.br- Acesso em 27 de outubro de 2017.
[3] http://www.lagoinha.com – Acesso em 27 de outubro de 2017.
[4] http://www.lagoinha.com – Acesso em 27 de outubro de 2017.
[5] Pastor Rony de Oliveira – Conferência Destino 2017.
[6] Pastor Anísio Renato de Andrade – Estudos – Acesso em 27 de outubro de 2017.