terça-feira, 23 de julho de 2019

CONFIANÇA SEM IGUAL


TEXTO MOTIVADOR: SALMO 121

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

INTRODUÇÃO: Vejo na fala do salmista, uma confiança sem igual.
Muitas vezes, confiamos a nossa força em coisas menores do que a d`Ele... por exemplo! Na força dos nossos braços, do empenho do nosso trabalho, na segurança familiar e por aí vai.

Mas, o salmista nos mostra algo profundo aqui... que mesmo olhando para um monte, para um lugar muito alto, quase impossível de se chegar, não existe nada maior do que Aquele que está assentado no Seu Santo Trono que é Deus.

Pois, Ele tem poder para nos ajudar.

DESENVOLVIMENTO: O Salmo 121, por ser tratar de um Salmo de “Degraus, isto é, uma canção de ascensão ou subida, reconhece-se que este salmo foi cantado por peregrinos ou até mesmo Davi a caminho de Jerusalém para visitar o Templo em tempo de festas anuais.

Aqui nos mostra, que a nossa disponibilidade para ir de Encontro ao SENHOR vale a pena... muitas vezes, assim como esses peregrinos, tiveram que vencer dificuldades emocionais, financeiras e religiosas, além das barreiras familiares e a idolatria que os cercavam para chegar em Jerusalém.

Um lugar, ao qual estava rodeada de inimigos e ímpios que não mediam esforços para atrapalhar a ida do povo de Deus, que já estava se espalhando pela Terra.

Salmista aqui eleva seus olhos aos montes e questiona no primeiro momento! De onde me vem o socorro? Quem nunca se perguntou onde está Deus?  Ou de onde virá meu socorro?

A angustia nos momentos difíceis, como na falta, na carência, no sofrimento ou no tormento, faz o homem ou a mulher se aproximar de Deus... nós não sabemos o que aconteceu para o salmista fazer esse questionamento, mas, assim como Teólogos, Filósofos, Psicólogos e outros profissionais da área do conhecimento e da saúde, entendemos que ele mesmo soube achar a resposta para a sua angustia e declara: O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra...

Igreja! As respostas para nossas crises, nas nossas caminhadas, estão dentro de nós. Já recebemos muitas revelações de Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo que, para sair de ambientes de tristeza e dor, basta somente confiar n`Ele.  

No Salmo 37. 5 diz: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia n`Ele, e Ele o fará. Sabe por causa de quê! Quando confiamos n`Ele, Ele não permitirá que eu e você tro-pe-ce-mos pelos caminhos da vida.

E esses tropeços podem ser... o medo, a falta, a vergonha, a incerteza, as lutas do dia a dia e a idolatria, uma vez que, O SENHOR é o nosso protetor.

Quando falamos a palavra tos-que-ne-jar! Significa que Deus não “cochila, não repousa a cabeça para dormir”. O SENHOR jamais fará isso com Seus filhos. Ele não vacila, não dorme, mas nos guarda em todo o tempo... já que na Sua Palavra nos diz no Salmo 46. 1 o seguinte: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia... isso não quer dizer que não vamos ter lutas, mas uma coisa é certa! Uma coisa é quando passamos lutas com Ele e a outra é sem Ele.

Jó só venceu, pois, sabia dessas coisas... ele buscava ao SENHOR no tempo e fora de tempo, orava por coisas que fez e até por aquelas que ainda não tinha feito. Sabia que era homem, estava sujeito ao erro e ao medo.

Sabia que, mesmo sendo um homem temente ao SENHOR, sabia que se seus filhos, empregados, esposa e até mesmo, seus animais, se não estivessem na rota daquilo que o SENHOR quer, poderia sofrer consequências, por isso ele buscava ao SENHOR todos os dias.

CONCLUSÃO: No final desse Salmo podemos observar três importante recado que diz:

O SENHOR te guardará de todo o mal: Isso claramente significa que Ele nos guardará de coisas desagradáveis, malignas, da dor, da infelicidade e até mesmo da miséria. Em Hebreus 13. 6 está escrito: E, assim, com confiança, ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.

O SENHOR guardará a sua alma: Ou seja, guardará todo o nosso ser, Deus guardará a nossa vida, em todo tempo, instante e momento. Ele não nos deixará. Ele nos protegerá até mesmo nas nossas emoções e paixões, ou seja, muitas vezes nos protegendo das nossas vontades humanas, ao qual, podemos nos perder. Pois, Ele é o Nosso Pai e é o Deus Todo-poderoso, lembremos disso todos os dias e momentos da nossa vida.

O SENHOR protegerá a sua saída e a sua chegada: Esta é a prova definitiva do cuidado de Deus. Ele tem todo o poder e sabe o que é melhor para cada um de nós. E eu aprendi algo lendo um livro. O Pastor disse que, ele não quer viver o livre arbítrio, ele quer é viver a dependência de Deus 100%... E o Salmo 18. 30 declara: O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que n`Ele confiam.

Nesta CAMPANHA RECONSTRUINDO OS MUROS precisamos confiar em Deus em todas as áreas ´possíveis da nossa vida. Mesmo que a caminhada venha ser difícil e complicada, Deus está conosco e Ele olha para nós... Ele não dorme, Ele não descansa... Entrega o teu caminho ao SENHOR e veja o que Ele vai fazer no Nome de Jesus Cristo.

Data: 23/07/2019