domingo, 1 de maio de 2022

EM MEMÓRIA DE CRISTO

 

EM MEMÓRIA DE CRISTO JESUS

Texto Motivador: Lucas 22. 19

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

INTRODUÇÃO: Hoje, muitas igrejas cristãs, estão se reunindo em vários locais do mundo, para trazer a memória a vida e o ministério de Cristo Jesus aqui na Terra.

Além é claro, de nos trazer uma palavra que diz: esperançar.

Guardem essa palavra... esperançar.

Uma vez que, na Santa Ceia que nos comemoramos hoje, ela não só representa para nós, um memorial que Cristo Jesus nos deixou... ela é, um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Por isso, da importância que todos estejam reunidos neste momento.

Isto é, um momento único e especial. 

Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre esse memórial que Cristo Jesus nos deixou como legado aqui na Terra.

DESENVOLVIMENTO: O capitulo 22 do livro de Lucas, nos mostra um momento muito tenso da vida e ministério de Cristo Jesus. Pois, justamente neste período, percebemos que já estavam querendo acabar com a vida d`Ele.

O momento era tenso... pois, além de todo sentimento de tensão pela Sua vida e ministério, Cristo Jesus sabia que iria ser traído, negado, preso e julgado.

Mas, mesmo assim, Ele não deixou de viver e cumprir Seu chamado.

A Ceia do SENHOR ela nos faz ir além...

Procurar ser uma pessoa melhor e entender que existe uma esperança através da vida e ministério de Cristo Jesus, onde o próprio Apóstolo Paulo entendeu isso na sua essência quando escreveu: Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos. (Romanos 3. 23 – 25)

Éramos condenados para a perdição, devido ao pecado que entrou pela vida de Adão e Eva que, seriam o modelo de família modelo para cada um de nós. Pois, ali tinha Presença de Deus, harmonia, paz, ensino e sustendo.

E quando o pecado entra pela desobediência que houve ali naquele ambiente... algumas coisas mudaram.

Por isso, entender que, através de Cristo Jesus fomos, mesmo sem merecer, justificado gratuitamente, ou seja, fomos reabilitados e inocentados diante de Deus através da vida do Nosso Salvador pessoal Cristo Jesus.

Que morreu pelos nossos pecados, pelas nossas ofensas, pelas nossas dificuldades, pela falta de perdão, pela falta de amor, pela desobediência, pela intolerância, pelo medo, pelas doenças emocionais, físicas e espirituais que todos nos carregamos um dia.

Isto é, entender a Santa Ceia na sua plenitude, nos ajuda a entender o real valor dela que, mesmo pegando um homem super-religioso e com sangue inocente em suas mãos, Cristo Jesus, transformou em um excelente evangelista que impactou o mundo.  

Cristo Jesus, mesmo sendo traído, questionado e negado... não deixou de acreditar na humanidade, de acreditar em pessoas e mesmo com um traidor a Sua mesa, teve a capacidade de chamar Judas, o que iria trai-lo de amigo e de perdoar Pedro por nega-lo, além de, perdoar pessoas como Tomé, que queria tocar em Suas feridas.

Ou seja, todo tipo de problemas estavam naquele ambiente que mudou o rumo da nossa vida e é justamente isso que eu entendo pela fé que a Santa Ceia do SENHOR nos faz compreender.

Amar as pessoas...

Mesmo aquelas que estão cheios de problemas e dificuldades.

Uma fez que, a redenção de Cristo Jesus nos faz entender que, Ele nos resgatou, nos libertou, nos livrou, nos salvou de situações difíceis como, por exemplo, “uma vida inteira no inferno”.

Pegando um versículo para pretexto que diz: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. (Jeremias 3. 21) nos leva entender que essa atitude, agrada a Deus e não aos homens.

E lembra que eu pedi para guardar a palavra esperançar! 

Vamos ao seu significado segundo alguns educadores.

Paulo Freire e Mario Sergio Cortella falam sobre essas palavras “esperança x esperançar” quando nos mostram que: 

A nossa esperança tem que vim do verbo “esperançar” e não apenas de “esperar”. Pois, esperança, muitas vezes nos faz sentar e esperar que algo aconteça. E esperançar já muda o sentido, pois nos faz levantar, ir atrás, não desistir, levar adiante, até mesmo se levantar com o outro para fazer de outro modo. (Site pensador)

Quando Cristo Jesus morreu na Cruz... muitos, acharam que tinham acabado Seu ministério. 

Mas, foi justamente ao contrario, a partir daquele ato, os discípulos de Cristo Jesus ficaram mais fortes e ousados para a obra missionaria que, cada um tinha recebido.

Ou seja, esperançar em Cristo Jesus é de suma importância para a nossa vida e ministério.

Já que, podemos compreender que a nossa vitória não consiste em apenas em vencer... porém, é fundamental não se cansar, não desistir, não desaminar, nunca perder e acreditar.

CONCLUSÃO: Naquele ambiente que Cristo Jesus estava, podemos compreender tanta coisa que chega ao ponto de ficarmos constrangidos por tanto amor, ensino e dedicação.  

Por isso, quero neste momento, trago agora o significado do “pão e do vinho (suco de uva)” para cada um de nós, entendermos um pouco mais sobre a importância da Santa Ceia que é:

O pão é um dos principais alimentos. 

Dizer que alguém não tem “pão” significa que aquela pessoa está passando fome (não tem comida). 

E para o povo de Israel, era o alimento mais importante. 

“Comer pão” significa almoçar ou jantar. 

Lembrando assim, quando o povo de Israel estava no deserto o que Deus lhe oferecia? O maná caído do céu conforme o texto de Êxodo 16. 9 – 27. 

Dá mesma forma, podemos lembrar também do Profeta Elias, depois que acabou com a idolatria em Israel (I Reis 18) é perseguido e foge para o deserto, desanimado. Lá quer morrer, mas Deus o alimenta com um pão misterioso (I Reis 19. 1 – 8) e tem força para continuar sua missão.

Da mesma forma o vinho (suco de uva) uma vez que, a vinha que produz a uva, ela é simboliza o povo de Israel. 

Deus cuida do Seu povo da mesma forma que um agricultor cuida da sua vinha.

Sendo assim, Cristo Jesus, se apresentou como o Filho do Dono da vinha (Mateus 21. 33 – 46) e esse vinho é sinal de vida e de alegria. 

Ela também um sinal de aliança de Deus para com homens e mulheres (Êxodo 29. 40).

O Sangue de Cristo é para mim e para você um sinal da Aliança Eterna que precisamos entender todos os dias e momentos.

Por isso, consagramos o pão e o vinho (suco de uva) antes e após o Culto da Santa Ceia.

Uma vez que, esses “frutos da terra e do trabalho de homens e mulheres” tem um significado muito especial na história sagrada.

E Cristo Jesus aproveitou esses alimentos e deu-lhe um sentido salvífico para todos nós.

Tornando assim o Seu Corpo e o Sangue vida de todos daqueles que caminham nesta terra.

Que a Santa Ceia do Senhor venha realmente ser um sinal da Graça de Cristo Jesus sobre a nossa vida e ministério.

Que ela venha trazer clareza da sua importância e significado para cada um de nós neste dia tão especial para nós.