quinta-feira, 13 de julho de 2017

QUE O ETERNO NOS CONCEDA A SUA SHALOM

Texto Motivador: 2 Crônicas 35. 20 - 24
         
Depois de tudo isto, havendo Josias já preparado o templo, subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates; e Josias lhe saiu ao encontro. Então ele lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não é contra ti que venho hoje, mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que ele não te destrua. Porém Josias não virou dele o seu rosto, antes se disfarçou, para pelejar contra ele; e não deu ouvidos às palavras de Neco, que saíram da boca de Deus; antes veio pelejar no vale de Megido. E os flecheiros atiraram contra o rei Josias. Então o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. E seus servos o tiraram do carro, e o levaram no segundo carro que tinha, e o trouxeram a Jerusalém; e morreu, e o sepultaram nos sepulcros de seus pais; e todo o Judá e Jerusalém prantearam a Josias.

Introdução:

A Palavra do Eterno nos mostra a história de um rei bom... E que caminhou nos princípios d`Ele. Esse rei na verdade se chama Josias, que segundo seu significado do seu nome em Hebraico diz: Que Jeová conceda.

Josias reinou por 31 anos em Judá (Reino do Sul) numa época de apostasia, ou seja, renúncia de uma religião ou crença, abandonando a fé ou simplesmente renegando algo em que um dia já se acreditou. Mas, se observamos a sua história, vamos perceber que na sua família, começando pelo seu avô Manassés! Vamos entender o real motivo que esse povo chegou aonde chegou. Isto é! A falta de obediência ao Eterno.

Manassés! Vô de Josias era um homem mal, covarde, sem respeito pelas coisas do Eterno e durante 45 anos oprimiu o povo de D-us a não Adora-lo... Assim, como oprimiu também qualquer tipo de adoração Judaica ou religião que não era a dele ao qual levantou por toda Judá e região a templos e a idolatria a Baal. Manassés era tão louco e sem noção, que entregava a sua vida a adivinhações, a feitiçaria e também a agouro, que é a arte de adivinhar o futuro. Além, de consultar também encantadores que tinham a pratica de encantar e seduzir alguém.

A sua idolatria era tanta, que certa fez... Ofereceu seus filhos ao fogo estranho no vale do Hinom. Um lugar onde os ímpios ofereciam seus filhos a sacríficos a deuses estranhos. E é por essa e outras razões que esse rei foi considerado o pior rei a assumir o trono de Davi.
            
Não muito diferente, o pai de Josias, Amon também não foi um bom rei e seguiu os mesmos caminhos de idolatria do seu pai. Porém, seu reinado foi menos, durou apenas 2 anos. Pois, pessoas que estavam ligadas diretamente a ele, o assassinaram.
            
Foi aí! Com apenas oito anos de idade, Josias começou a governar conforme nos mostra o texto de 2 Reis 22. 1 que diz: Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.   
            
Ele teve como conselheiro, o Sumo Sacerdote Hilquias a quem ele ouvia atentamente... Ou seja, ele tinha um discipulador para orienta-lo. E esses conselhos de Hilquias, o Sumo Sacerdote, fazia e crescia dentro de Josias a vontade de conhecer a cada dia mais e mais o Eterno. Pois, olha o que nos diz o texto de 2 Crônicas 34. 2 -  4: E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição. E derrubaram perante ele os altares de Baalins; e despedaçou as imagens, que estavam acima deles; e os bosques, e as imagens de escultura e de fundição quebrou e reduziu a pó, e o espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.
            
Ou seja, mesmo novo e aceitando orientações de uma pessoa mais velha, que andava e ensinava a ele os caminhos corretos... Se tornou um rei de excelência.

Desenvolvimento:
           
Josias! Deve grandes feitos diante do Eterno e com 20 anos de idade mudou a realidade de Judá e também de Jerusalém purificando essas duas importantes cidades e entregando ao Eterno. Já com 26 anos fez o seu maio feito que foi recuperar a Casa do SENHOR conforme relata o texto de 2 Crônicas 34. 8 que diz: E no ano décimo oitavo do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a casa do SENHOR Seu Deus.  
            
Um grande feito... Depois de tantos anos, o Templo voltaria a ser restaurado. Uma vez que, ele entendeu que a vontade do Eterno era que o povo viesse e combatesse o pecado e promovesse a santidade ao qual eles perderam com o tempo.
            
Numa dessas limpezas... Foi encontrado um rolo (um livro) ao qual estava escrito que Judá iria ser destruída por causa dos seus pecados. Josias rasgou suas vestes e chorou. Pois, por mais que ele conhecesse e reconhecesse que o rolo (livro) era antigo... Era mais atual do que nunca. E é assim! Até os dias de hoje. Já que a Palavra do Eterno é eterna e ela não muda e nunca vai mudar.
           
            Segundo pesquisadores, essa leitura feita por Safã que foi o responsável por levar o "livro da lei", achado por Hilquias, até o rei Josias. Assim que ele leu uma parte da Lei para Josias, ele e seu filho Aicão, junto com outros, foram mandados por Josias como delegação para indagar a respeito do propósito do Eterno para com Judá.
            
Eles se dirigiram à profetisa Hulda e relataram depois ao rei a profecia do Eterno que viria uma destruição, mas não durante o reinado de Josias... Essa leitura, gerou uma segunda empreitada contra a idolatria. [1]
            
Josias... Foi um rei bem sucedido e obediente ao Eterno. Mas, em casa eu lembrei dele por causa de uma atitude que acabou com a sua vida e também com a sua história. Ao entrar numa guerra que não era dele.
            
Pesquisadores afirmam que nada mais é relatado sobre ele da idade dos 26 aos 39 anos que foi quando ele entrou nesta guerra ao qual o Eterno estava tentando avisa-lo através através da boca do Faraó Neco II que o rei Josias tentou paralisa-lo na guerra contra Carquemis.
            
O rei Josias não acreditou no que o Faraó Neco II falou com ele e foi neste momento que o rei Josias começou a entrar numa rota ao qual não era dele. Ou melhor... Entrar numa guerra que não era dele. Ele simplesmente colocou uma roupa que não era de rei e foi com a sua tropa para guerra.
            
No meio da batalha... Aconteceu uma grande tragédia! O rei Josias foi atingido por uma flecha e levado para Jerusalém não resistiu e morreu. Uma morte desnecessária  de um rei que tinha uma vida, um reinado e que poderia ainda fazer muito por Judá e Jerusalém.
            
E o que esse sermão tem para acrescentar na nossa vida e também ministério?  
            
Três coisas podemos aprender com a desobediência do rei Josias:
            
1º O Eterno nunca abençoará um filho que tenta ser o que não é: Ou seja, um disfarce, um personagem ou alguma coisa que está fora das Suas promessas do que somos, do que podemos ou do que temos. Ser uma pessoa ou um personagem ao qual o Eterno não nos chamou para ser... Pode nos levar a morte física, mental e também espiritual. Josias pela sua desobediência teve morte física mesmo com um futuro maravilhoso pela frente.
            
2º Não podemos nos julgar ser mais “santos” ou “próximo do Eterno” do que o outro: Na Palavra do Eterno, já vimos que Ele usa quem quer e na hora que Ele quiser. Ele! Usou até mesmo uma mula para falar com um dos profetas que estava fazendo coisas erradas diante d`Ele. E aí! Fica uma observação de quando somos chamados a atenção ou exortado, podemos cair naquela que se temos mais intimidade com Ele do que aquela pessoa que vem nos revelar, entregar ou explicar algo ao qual muitas vezes sabemos que é uma verdade na nossa vida...
            
Podemos nos perder neste conceito. Toda profecia é digna de ser julgada sim... Mas, precisamos automaticamente pedir orientações do Eterno sobre o que nos foi falado e direcionado.
            
3º Tomar cuidado com guerras que não são nossas: Josias morreu por que entrou numa guerra que não era dele. E muitos crentes, homens e mulheres de D-us estão morrendo por guerras que não são suas. E muitas vezes, tem entrado em guerras com roupas estranhas, armaduras estranhas, pessoas estranhas ao qual podem levar a morte.
            
Um personagem que nos chama atenção por não querer usar uma roupa que não era sua!  Foi o próprio rei Davi. Ao negar a armadura de Saul. Então! Quando entrarmos em guerra, vamos com a roupa e com a autoridade que D-us nos deu. Respeitando a Sua voz de comando e direcionamento.

Considerações finais:
            
A morte do rei Josias nos chama atenção por várias coisas... Pode ser por querer avançar o Reinado de D-us naquele lugar. Pode ser por vaidade pessoal, além da própria desobediência e soberba ao não acreditar no que o Faraó Neco II falou para ele. Onde o próprio D-us já tinha comentado que não era para ele atrapalhar.
            
As vezes podemos cair naquela de quem tem promessa não morre... Muitos homens e mulheres de D-us com promessas morreram. E o rei Josias foi uma dessas pessoas. Mesmo que na Palavra de D-us em 2 Reis 23.  25 nos mostra uma declaração linda sobre ele que diz: E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda Lei de Moisés, e, depois dele, nunca se levantou outro tal.
            
Seu legado foi grande para o povo de Judá e também Jerusalém... Ele na verdade, foi o último rei bom de Judá... Depois dele não houve outro.
            
O que desejo ministrar e ensinar nesta noite é... Por mais que podemos ter sucesso em muitas áreas da nossa vida. Por mais que, possamos está em ambientes proféticos como a nossa Igreja e ter intimidade com Ele! Lembra-se, a desobediência leva a morte.
            
Mas, como a segunda palavra anula a primeira... Desejo lembrar pontos positivos dele nesta noite que podem mudar a nossa vida e também ministério: Josias mudou a sua geração, ele não escolheu seus parentes... Mas, escolheu seu mentor. Não deixou os erros do passado interferir no seu presente. Quebrou todos os vínculos de idolatria, feitiçaria, ocultismo na sua casa e ainda por cima! Deixou D-us usá-lo para mudar a mentalidade da nação. Pois, ele escutou a Palavra e mudou a sua atitude. E aí! O Salmo 119. 27 diz: Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos, então meditarei nas tuas maravilhas...
            
Que o belo exemplo do rei Josias venha nos impactar nesta noite... Onde ao lermos e escutarmos a Palavra do Eterno possamos mudar o mundo ao nosso redor e derredor. Lutando pela paz e o crescimento do Reino d`Ele. Quantos creem nisso! Eu creio.

Que D-us nos abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo para todo o sempre...



[1] https://pt.wikipedia.org – Acesso em 13 de julho de 2017 às 23:00.