segunda-feira, 3 de junho de 2013

VIVER A VERDADE.

PASTOR ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA

Referência bíblica:

Lucas 6. 45 b
            Porque a boca fala do que está cheio o coração.[1]

Introdução:

       Certo tempo atrás, ao preparar esse sermão, me deparei com algumas dificuldades que apareceram. Primeiro escolhi um texto ao qual “eu” queria muito falar para a nossa comunidade. O sermão até então, iria ser um texto bíblico que falava de “coragem e fidelidade”.

            Mas entendemos que a vontade de Deus é diferente. Resolvi parar e perguntar para Deus o motivo por não está conseguindo desenvolver esse sermão de “coragem e fidelidade”. Ao sentir essa dificuldade, peguei o meu Tablet e liguei numa pregação do Pastor Abe Huber. E ele, estava falando do “purê de batata”. Porém, no desenrolar do seu sermão, ele comentou o seguinte... “Deus não vai deixar ´eu` pregar aquilo que ´eu` não estou vivendo”...

            Irmãos e irmãs... Mesmo sendo um pregador da “Palavra de Deus”, às vezes queremos pregar coisas da nossa carne. E como um bom filho, não vou ser desobediente ao Meu Pai... Sendo assim, o texto de Lucas 6. 43 – 45 me fez refletir sobre essa minha face e também o “meu” desejo de pregar algo de que ainda não estava vivendo.

 Desenvolvimento:

             O texto de Lucas 6. 43 – 45 comenta o seguinte:
Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. [2]
        
         Amados irmãos e irmãs, nestes últimos meses, “eu” tenho buscado a Deus mais intimidade com Ele. Participando de “Encontro com Deus”, “Reencontro com Deus”, “Discipulados” sendo ministrado e ensinado na visão do discipulado. Hoje também tenho os meus “grupos de discipulados”... Porém, tudo isso, me vez “bloquear” ao “querer” ministrar sobre “fidelidade e coragem”.

         Em outras palavras, Deus estava falando comigo o seguinte: Anderson, você está sendo fiel e corajoso? E eu pensei! Não… Por que então você crer cobrar isso dos seus discípulos e discípulas? Dos irmãos e irmãs da igreja local?

         Dessa maneira, explico para cada um/a de vocês o seguinte: Jesus nos lembrou que o nosso falar e as nossas ações revelam as verdadeiras convicções e motivações da nossa vida.[3]

         Hoje como todos/as aqui sabem, estou obedecendo que a liderança da nossa igreja está nos pedindo. Ou seja, implantar a visão do discipulado na nossa comunidade e procurar cuidar de pessoas. Pelo menos, daqueles que pedem ajuda.

         Às vezes tenho que acelerar e às vezes tenho que tirar o pé do acelerador... Já que, na “minha” vontade de acerta, “eu” erro demais. Pois, gostaria de pedir algo para minha comunidade da qual ainda não estava vivendo 100% nela.

         Já que, para ser forte, corajoso, fiel, ensinável, ser submisso, obedecer ao ide, obedecer ao nosso líder. Temos que realmente observar o nosso fruto...

       Quero dizer para vocês o seguinte: Não é hipocrisia da minha parte e muito menos estou falando que sou falho. Mas, quero mostrar para cada um/a de vocês que estou buscando ser um fruto melhor diante de Deus e diante de vocês também.

Como “eu” disse, na vontade de acertar, “eu” erro demais. Porém, pela misericórdia de Deus, Ele “me” coloca na direção certa e “me” faz refletir sobre o “meu” ministério e sobre aquilo que “eu” estou ensinando e ministrando na vida dos meus discípulos e discípulas.

         Que antes devo “me” lembrar o seguinte: Antes de ser “meu” é do SENHOR. Amém? E para isso, preciso primeiro deixar o “meu” desejo para obedecer ao desejo de Deus.


Conclusão:

            Amados e amadas do Senhor Jesus... Não devemos temer ser rotulado de hipócritas a ponto de ficarmos estáticos em nossa vida cristã, escondendo a nossa fé e não fazendo esforço algum para crescer. [4]

Para multiplicar e expandir o Reino de Deus aqui na terra precisamos fazer discípulos e discípulas na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, e também na nossa cidade e no nosso país... Somos chamados/as para fazer a diferença e ser moldados de acordo com a vontade de Deus. Ter um coração ensinável e fazer a diferença todos os dias buscando sempre no SENHOR.

            Existem coisas dentro e fora das nossas igrejas que precisam ser feitos... Fazer coisas para ser aprovado por Deus. Uma vez que obedecer a Deus é melhor do que desobedecer não é?
            Por isso tudo, vamos entender que errar por obediência e melhor que desobedecer aquilo que estamos sendo convocados/as para fazer. Não é hipocrisia ser fraco ou errar por excesso. Mas, é errado ser hipócrita pelos nossos comportamentos querendo ganhar atenção dos/as outros/as. Para ser admirados e ganhar aprovação diante da sociedade.

            Deus não quer que sejamos falsos no nosso falar e também no nosso comportamento. Mas, Ele quer discípulos e discípulas sinceros e honestos diante d`Ele. Uma vez que Ele realmente deseja que saiam coisas boas do nosso coração. Ser uma arvore frutífera, dar bons frutos e dar bons testemunhos como cristãos/ãs é o que Ele deseja e é o que estamos ministrando na vida e no ministério de você.

SERMÃO ATUALIZADO EM 24 DE MARÇO DE 2015

SERMÃO PREGADO NOS DIAS:
02 de Junho de 2013 nas IGREJAS METODISTAS EM CAIEIRAS & ELDORADO – SÃO PAULO
24 de Março de 2015 na Igreja Metodista Central em Barra Mansa - Rio de Janeiro



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil
[2] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil
[3]   BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. p. 1360.
[4] BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. p. 1360.