terça-feira, 19 de outubro de 2021

CAMINHANDO PELA FÉ

 Texto Motivador: Mateus 6:25 - 34


Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas? 26. Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? 27. Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? 28. E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29. Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. 30. Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31. Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? 32. Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. 33. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo.   

INTRODUÇÃO: É interessante observar como, Jesus Cristo é sensível ao próximo.

O ambiente que Ele caminhava, muitas vezes, era o ambiente dos excluídos. 

Ou seja, pessoas que eram postos de lado, não eram contadas e necessitava de algo.

Tanto emocional, espiritual e financeira.

E PRESTE ATENÇÃO: Tudo aquilo que nós necessitamos, geralmente nos trás um ambiente de preocupação.

Creio que pela fé, Jesus Cristo sabia disso e olhando a multidão, vem com mais um ensino de impacto sobre eles quando disse: Não andais preocupados com a vossa vida.

Derrepende, num primeiro momento, eles não entenderam nada e poderiam ter ficados assustados, com essa frase de Jesus Cristo. 

Não andais preocupados com a vossa vida, vai muito além do que deixar a vida nos levar, conforme diz uma canção. Ela nos mostra que acima das nossas preocupações e ansiedades, além das nossas necessidades físicas, emocionais e até financeira, existe um Deus que, olha por nós.

Sendo assim, vamos entender alguns conceitos sobre esse texto.

DESENVOLVIMENTO: Quando olhamos para esse texto, temos que entendê-lo que a ansiedade excessiva, tem tirado a paz de muitas pessoas. Segundo alguns estudos, quase 70% da população mundial, direta ou indiretamente sofre com ela.

E durante muitos anos, era fácil você chegar e dizer que pessoas que sofrem por ansiedade, eram pessoas que não confiam em Deus. Porém, Jesus Cristo, não estava ensinando isso.

O que Ele queria de verdade, era que as pessoas seguissem o Seu conselho e se aproximasse mais de Deus. Pois, quando isso acontecer, Deus vai cuidar de cada um dos Seus filhos com amor.

Isto é! A pessoa que se aproxima de Deus, através de Jesus Cristo, ela vai ter paz e confiança constante. Ou seja, usando um texto para pretexto, "Se quiseres e ouvires, comereis o melhor desta terra". (Texto adaptado de Isaías 1. 19)

Estas promessas que estão registradas em Isaías 1. 19 esta relacionada a uma escolha, seguido de uma decisão... pois, o próprio Senhor Jesus Cristo nos deixou claro quando disse: A vida e o corpo são mais importantes do que qualquer outra coisa.

Jesus Cristo na verdade, queria gerar cura interior, antes que as pessoas fossem curadas no exterior.

Trazendo para nossa realidade, uma pessoa ansiosa ela tem alguns sinais que precisam serem cuidados como o desejo de consumir algo e de gastar.

Uma pessoa ansiosa ela gasta toda sua energia em coisas temporárias e não eternas conforme Jesus Cristo queria ensinar e aí Ele pede para que as pessoas parassem um pouco e contemplar.

contemplar: É fixar o olhar em (alguém, algo ou em si mesmo), com encantamento, com admiração. Além de, observar atentamente; analisar.

Trazendo para a nossa realidade, para onde estamos ficando nossos olhos! 

Será que é para as coisas desse mundo ou para aquilo que é Eterno!

A ansiedade estava tomando conta daquele lugar e Jesus Cristo explica isso de uma forma muito simples e objetiva ao declarar, olhem para os céus, olhem para os céus, olhem para os céus, pois é de lá que vem o nosso socorro.

No versículo 26 diz: Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? 

FALE PARA SEU IRMÃO: Você tem valor.

Você sabe seu valor! 

Muitas pessoas são medidas pela capacidade e pelo que elas têm... mas, pessoas como nos, homens e mulheres de Deus, somos medidos pela nossa dependência em Deus. Pois, Ele nos sustenta. 

Já no versículo 27 Ele comenta: Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? 

Ninguém pode fazer isso querido... somente Deus. Ele é Dono do tempo  da nossa vida, pois, em Jó 4. 15 está escrito assim: Os dias do homem estão determinados, tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar.

Resumindo, o poder da vida e morte está nas Mãos de Deus.

Nos versículos de 28 ao 30, Jesus pega pesado quando disse: 28. E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29. Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. 30. Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 

A fé são as certezas de coisas que ainda não temos... 

A fé de uma pessoa, por mais que as situações podem estar desfavorável, ela tem que estar sempre ativa para que o Sobrenatural de Deus aconteça.

E quando entendemos isso, tudo muda e é por isso que Jesus Cristo disse: 33. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 

Você crer nisso!

Olha o que nos diz o texto de Isaías 55. 6 - 9: 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.


Quando Isaías e Jesus Cristo falam sobre "ímpios" eles estavam falando de pessoas que diretamente não tinham fé.

Salomão com toda sua riqueza e história, não poderia comprar, ter ou dar, aquilo que somente Deus pode nos dar através da sua graça.

Deus cuida dos seus filhos.

Entrega toda sua ansiedade e preocupações nas Mãos de Deus e Ele cuida de você sempre.

Pois, o Apóstolo Paulo, entendeu isso quando em Romanos 14. 17 ele disse: O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Ou seja, o Consolador intercede por nós diante de Deus.

Jesus Cristo no versículo 34 fala algo poderoso: Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo.   

Entenda isso no Espírito...

Neste momento eu entendo que Jesus Cristo estava falando... cuidado com essas coisas, isso tira energia, tira a paz, tira a alegria, não deixa você viver, tira seu sono, sua alegria, seu tempo e tudo que é mais importe para nós que é!

Buscar o Reino de Deus e a sua justiça. 

Pois, o próprio Senhor acrescenta: Quando buscando a Deus e a Sua justiça, todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Mas, que coisas!

Eu não sei o que você está passando... mas, Jesus Cristo sabe. 

Então! Entrega tudo nas mãos Dele e viva uma vida abundante.