terça-feira, 28 de julho de 2020

DEUS NA VIDA DE BARTIMEU

O PODER DE UM ENCONTRO COM DEUS

"NA VIDA DE BARTIMEU"

Texto: Marcos 10:46-52

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


INTRODUÇÃO: Bartimeu era um homem de necessidades e convivia com graves problemas.

Ele, não era qualquer pessoa.

As pessoas, sabiam quem ele era. Sabiam, de quem era filho. Mas, mesmo assim... nada disso, o impediu de passar um problema em sua vida.

Na Palavra de Deus, percebemos que ele era cego e mendigo.

No entanto não foram seus problemas ou suas necessidades que atraíram a atenção de Jesus Cristo... pois, quando lemos o texto, percebemos que, Jesus Cristo, passou por ele como se ele, ou seja, não lhe deu nenhuma atenção.

Mas, o que podemos aprender com Bartimeu!

DESENVOLVIMENTO: Com Bartimeu podemos aprender sobre "atitude".

Atitude, que segundo o dicionário quer dizer: comportamento ditado por disposição interior; maneira ou conduta. Ou seja, são disposições duradouras formadas pela experiência anterior“.

Veja bem! Que quando Jesus Cristo passou, Bartimeu tirou de dentro dele, uma força, ao qual, se bobiar, nem ele sabia que tinha.

Ele, chamou a atenção de Jesus Cristo.

Estamos passando por tempos difíceis, onde precisamos ter atitudes para mudar a nossa vida. Sair da posição de cego e mendigo, para ver a Glória de Deus. Pois, um ditado popular já explica que o pior cego, e aquele que não quer ver.

Bartimeu, não se permitiu que essa realidade acontecesse com ele...

E ele mesmo, mudou a sua realidade, quando reconheceu O único que poderia mudar a sua vida... e esse alguém É Jesus de Nazaré.

Mas, quais foram as atitudes poderosas de Bartimeu!

Vejamos quais foram:

1- BARTIMEU PÔS-SE A CLAMAR (V.47) - E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

Bartimeu só conseguiu chamar a atenção de Jesus depois que começou a clamar.

Deus conhece nossas necessidades e os problemas que estamos enfrentando, mas precisamos entender que é somente através da oração e clamor que damos a Ele a permissão de interferir em nosso favor.

Jesus Cristo, nada pode fazer por nós, enquanto não clamarmos por Ele.

Então! Clame pelo nome de Jesus Cristo, pois, esse nome é realmente poderoso.

2- BARTIMEU PERSEVEROU (V.48) - E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.

Muitos tentaram calar Bartimeu, mas ele não desistiu de ter o seu encontro com Deus, ele continuou a clamar, clamar e clamar.

Quando começamos a buscar a Deus, o diabo não fica satisfeito, então, ele envia pessoas ou circunstâncias para nos fazer desistir, mas, com Bartimeu, podemos aprender que vale a pena perseverar.

Em Mateus 13. 13 Jesus Cristo deixa claro: Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Jesus responde à perseverança, Jesus defende os perseverantes e Ela ama os que perseveram para ter um Encontro com Seu Pai.

3- BARTIMEU NÃO PERDEU TEMPO (V.49,50) - E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

Jesus enviou seus discípulos para chamá-lo... em vários momentos, da nossa vida, não damos atenção para aquelas pessoas que um dia nos chamaram para ter um Encontro com Deus, ficamos cegos visualmente e até mesmo com raiva.

Mas, isso era coisa do iminigo... hoje, Ele está aqui, e lhe chama pra ter um Encontro com Ele.

Deus sempre envia pessoas para nos convidar para encontrá-Lo. Nunca é tarde ou cedo demais. Deus, é todo do tempo, e Ele sabe a hora certa, pare de sofrer...

Com um salto Bartimeu se levantou e foi encontrar-se com Jesus.

E você tá esperando o quê? Ou melhor! O que estamos esperando para dar um salto e clamar ao Filho de Deus.

Quando lemos "Lançando de si a capa...” Essa capa era também a sua coberta, a representação de uma vida miserável e suja. Queridos! Está na hora de largar aquilo que tem nos dado autoridade para continuar vivendo uma vida de tristeza. O que tem nos atrapalhado, que precisamos fazer o mesmo gesto, que Bartimeu fez!

Bartimeu sabia que Jesus o estava chamando a viver uma nova vida, mas para que isso fosse possível ele precisava renunciar a velha vida.

Infelizmente, muitos amam a vida miserável e suja que tem, não estão dispostos a abrir mão dela, e essa é a causa de não serem abençoados, tanto na vida emocional, espiritual e financeira.

4- BARTIMEU SABIA O QUE QUERIA (V.51) - Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

Quando perguntado por Jesus, Bartimeu já sabia a resposta.

Jesus Cristo nos faz a mesma pergunta nesta noite! O que queremos que Ele faça em nossa vida?

É hoje que Ele quer resolver, não é amanhã... não é depois de amanhã, é hoje. Não é o mês que vem... é hoje. Também não é o ano que vem, é hoje.

Muitas pessoas não são abençoadas por Deus por que não sabem o que querem.

Na Palavra de Deus aprendemos sobre isso.

Em Tiago 4. 3 que diz: Pedis e não recebeis, porque pedis mal.

E você, o que deseja que Jesus faça na sua vida?

5- BARTIMEU ACREDITOU EM JESUS (V.52) - E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

A fé de Bartimeu em Jesus o salvou.

A nossa fé em Jesus nos salvou.

Porém, tem tanta gente que acredita em tantas coisas, segue a tantas coisas, são verdadeiros devotos, mas Bartimeu nos ensina que vale a pena acreditar somente em Jesus Cristo.

Pois, só a Ele pertence todo o poder.

Use sua fé para encontrar-se com Jesus Cristo, como Bartimeu fez.

Não se importa se a multidão quer lhe calar, ou acham que você vai incomoda-Lo.

Grite, pule, clame e até mesmo peça socorro.

Tenha "atitude" e sai da escuridão para a Luz, pare de mendigar (afeto, tempo, carinho, respeito, dinheiro e outras coisas a mais) e viva uma vida próspera diante de Deus, através do Seu Filho amado  e também pela ação do Espírito Santo.

Pois, lembra-se que! Prosperidade é ausência da necessidade na vida de um homem é de uma mulher. Principalmente, aqueles e aquelas que amam a Deus.

E só para finalizar... A atitude de Bartimeu, como aprendemos aqui, fez ele seguir a Jesus Cristo, pois, volto a repetir, que a atitude são disposições duradouras formadas pela experiência anterior“.

Ele não queria aquela vida mais e sabia, que tinha que tinha que tomar uma atitude.

Jamais subestime o poder de um Encontro com Deus.

Participe do nosso próximo Encontro.