quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOSSO CULTO E A NOSSA REFEIÇÃO COMUM

Referência Bíblica: I Coríntios 11. 33

Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para a Ceia do Senhor, esperem uns pelos outros.


INTRODUÇÃO:

Vamos mais uma vez, falar da Ceia do Senhor e a sua importância para nós nos dias atuais. E para isso, vamos pegar novamente a comunidade de Corinto e seus problemas que o Apostolo Paulo teve que interferir.

Paulo precisava resolver algumas questões que a igreja de Corinto estava passando. Como muitos de nós aqui já ouvimos e sabemos desse fato. Porém, vale à pena lembrar um pouco mais essa história. Essa comunidade começou a perceber que algumas pessoas chegavam antes nestas reuniões e comiam e bebiam em excesso, ou seja, existia o abuso na hora de se servir a comida e a bebida.

Naquele tempo, a Ceia do Senhor era celebrada como parte final de uma refeição que os cristãos faziam em conjunto... Assim, enquanto alguns ficavam com fome, outros chegavam até ficar bêbados. [1]

Sendo assim, podemos observar que o culto e a refeição comum era uma bagunça só... Paulo então escreve uma carta para essa comunidade e explica várias questões que tem que ser observada por eles... Porém, só para entender um pouco, a palavra Ceia do Senhor só aparece no Novo Testamento. Porém, antes de existir a Ceia do Senhor, os cristãos faziam uma refeição em conjunto que tinha como nome Festa do Amor ou Ágape que logo depois foi separada da Ceia do Senhor por motivos que vamos entender ao percorrer desse sermão...  Essa Festa, na verdade era para que todos os cristãos pudessem comer e beber juntos, e ainda dar testemunho daquilo que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo fez e continuava fazendo na vida de cada um.

DESENVOLVIMENTO:

Quando pensamos na Santa Ceia do Senhor, pensamos em união e amor uns para com os outros. Mas na verdade, não era bem assim que acontecia nesta comunidade... Uns dos motivos que houve a separação da festa do amor ou ágape da Ceia do Senhor foram justamente os pensamentos egoístas e a falta de respeito com o próximo.

Não era uma ceia própria, ou seja, aquela que eu só penso na minha pessoa e no máximo daqueles que estão próximos como meus familiares e amigos/as mais queridos e chegados.

Observamos nesta leitura (indico que você faz a leitura desse capitulo por completo para entende-lo melhor) que existiam pessoas egoístas demais. As pessoas no inicio, tinha como objetivo a refeição comum. Onde cada família, levava uma refeição e chegando neste local, todos repartiam e comiam juntos. Pobres e ricos, homens e mulheres, crianças e idosos.

Mas, ao passar do tempo, algumas pessoas quebraram esse principio e virou bagunça, ao ponto do Apostolo Paulo mandar uma carta e dar o seu testemunho pessoal dos princípios da Santa Ceia e também daquilo que Jesus Cristo revelou para ele.

A falta de amor e as divisões segundo Apostolo Paulo relatou, entrou nesta comunidade e ai ficou impossível à comunhão que é tanta valorizada no mundo cristão e que durante ao passar dos anos estamos perdendo esse princípio na nossa comunidade.

A Ceia do Senhor, ela tem um significo muito especial para nós que é a seguinte: Além de ser um memorial, a Ceia é um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Um momento único e especial. Ao qual, eu e você estamos tento o privilégio de participar. [2]


Amados, somos forte, enquanto estamos unidos... No nosso meio, não pode haver separação e nem egoísmo. Uma vez que, a própria Bíblia Sagrada nos mostra que Deus não faz acepção de pessoas conforme os textos bíblicos de Romanos 2. 11 e Atos 10. 34. Porém, de atitudes sim.

Isto é:
  • Não importa se você é rico ou pobre... Jesus te ama.
  • Negro, branco, pardo ou amarelo... Jesus te ama.
  • Se você mora numa casa grande ou pequena... Jesus   te ama.
  • Se você é brasileiro ou chinês... Jesus te ama.

Isso tem que ficar muito claro para nós... Quando, chegamos aqui e tentamos mostrar a valorização da Ceia e a importância que ela tem que ter nos nossos dias, não é para brincar com os seus sentimentos. Mas, na verdade é para mostrar que temos valor e precisamos entender esse princípio na nossa vida. Pois, se pensarmos em reino! Será que é qualquer um que como com o rei? Sim ou não? A resposta é não. Mas, no Banquete Celestial, eu e você somos filhos do Rei, por isso, nossa presença é fundamental. Você crer nisso? É para verdadeiramente mostrar para cada um de nós que somos importantes demais

Ao fazer parte desse grande banquete, Jesus Cristo está nos convidando para ter amor uns para com os outros, assim como Ele tem por nós... Vamos prestar atenção numa coisa: Será que verdadeiramente somos justo e fiel para estarmos aqui? Façamos uma reflexão pessoal neste momento!

É uma pergunta que nos causa medo e nos faz pensar... Por isso, a importância de fazer um alto exame da vida pessoal e também ministerial como o Apóstolo Paulo nos lembra nesta leitura bíblica. Para o Apóstolo Paulo, tanto na festa do amor ou ágape e principalmente na Santa Ceia do Senhor não era motivo que a: Glutonaria, a embriaguez, as divisões e a carnalidade em geral. Como resultado, a participação na Ceia, que deveria trazer bênção, estava trazendo maldição, juízo e castigo (11.29). [3] E por isso, o Apóstolo Paulo não podia louva-los de jeito nenhum e exortou a comunidade de Corinto.

CONCLUSÃO:

Quando pensamos na Santa  Ceia do Senhor, temos que analisar que os elementos que estão aqui tem um significado muito importante para nós como vou lembrar agora neste momento:

O “pão e o vinho (suco de uva)” tem um significado muito bonito. 1º O pão é um dos principais alimentos. Dizer que alguém não tem “pão” significa que aquela pessoa está passando fome (não tem comida). Para o povo de Israel, é o alimento mais importante. “Comer pão” significa almoçar ou jantar. Lembrando assim, quando o povo de Israel estava no deserto o que Deus lhe oferecia? O maná caído do céu (Cf.  Êxodo 16. 9 – 27). Dá mesma forma, podemos lembrar também do Profeta Elias, depois que acabou com a idolatria em Israel (I Reis 18) é perseguido e foge para o deserto, desanimado. Lá quer morrer, mas Deus o alimenta com um pão misterioso (I Reis 19. 1 – 8) e tem força para continuar sua missão.

Já o vinho (suco de uva) uma vez que, a vinha que produz a uva, ela simboliza o povo de Israel. Deus cuida do Seu povo da mesma forma que um agricultor cuida da sua vinha... Sendo assim, Jesus Cristo, se apresentou como o Filho do Dono da vinha (Mateus 21. 33 – 46) e esse vinho é sinal de vida e de alegria. E também um sinal de aliança de Deus para com homens e mulheres (Êxodo 29. 40). O Sangue de Cristo é para mim e para você um sinal da Aliança Eterna que precisamos entender todos os dias e momentos.

Por isso, consagramos o pão e o vinho (suco de uva) antes e após o Culto da Santa Ceia. Uma vez que, esses “frutos da terra e do trabalho de homens e mulheres” tem um significado muito especial na história sagrada. E Jesus aproveitou esses alimentos e deu-lhe um sentido salvador. Tornando assim o Seu Corpo e o Sangue vida de todos aqueles que caminham nesta terra.

Que a Santa Ceia do Senhor venha realmente ser um sinal da Graça de Cristo Jesus sobre a nossa vida e ministério. Que ela venha trazer clareza da sua importância e significado para cada um/a de nós. Uma vez que, podemos lembrar que comer em família, significa um gesto de amor e cuidado. E na mesa onde Cristo está ninguém passa fome.

Estamos entre irmãos, mesmo com tantas diferenças e problemas pessoais de cada um/a estamos sendo convocados para deixar para trás e ter uma nova vida onde podemos compartilhar nossas alegrias, sofrimentos, nossos dons e nossas vontades.

Cristo é o Grande anfitrião dessa festa e nos convida para sentar com Ele e comermos juntos esse banquete. Todos juntos no grande banquete que Ele mesmo nos lembrou em Mateus 22. 1 – 14.

Estamos sendo convidados para mais uma vez, fazer parte desse banquete espiritual que vai nos dar força e coragem para vencer nossas lutas e dificuldades. E mais uma vez, renovar os nossos votos diante d`Ele.  Por isso, chegamos na mesa com carinho e respeito por tudo que Cristo Jesus fez por nós e para toda humanidade.

Que o Eterno em Nome de Jesus de Nazaré nos traga clareza e entendimento dessa palavra. Amém.
  

SERMÃO PREGADO NO DIA 07 DE FEVEREIRO DE 2015
NA IGREJA METODISTA EM COLÔNIA