segunda-feira, 4 de março de 2013

GERAR FRUTOS


PASTOR ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA
Referência bíblica:
LUCAS 13. 6 – 9
6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? 8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. 9 Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.[1]

Introdução:
            Semana passada, falamos um pouco sobre “talentos”. Foi um culto muito interessante ao qual eu percebi que falou muito com a comunidade local. Porém, muito se deixou de ser falado e mencionado naquela pregação. Mas, continuando, na mesma visão e na mesma direção que é a nossa responsabilidade como cristãos e cristãs no Reino de Deus. Vamos falar dos frutos ou da falta deles em nossa vida e também ministérios.
            Mas, o que é ser estéril conforme nos mostra o texto?        
Desenvolvimento:
          A palavra estéril neste texto está ligada a falta de produção. Isso ficou muito claro para nós no texto... Entretanto, é uma palavra que entre as suas explicações estão os seguintes comentários: Que nada produz de valioso, de relevante; sem criatividade, que não traz resultados positivos; inútil, ineficaz de pouco rendimento, de pouca realização; improdutivo [2].
          Jesus de uma forma sucinta, ou seja, com poucas palavras, deu uma indireta para aqueles e aquelas que lhe ouvia...
          E disse o seguinte: Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? (Lucas 13. 7).
          Sendo assim, deixo uma pergunta para cada um/a de nos!
  
ü  O que pretendemos gerar?
ü  Qual é a nossa posição nesta terra?
ü  Qual é a nossa função diante da sociedade?
           
              Vale a pena lembrar que no Antigo Testamento, uma árvore “frutífera” frequentemente era usada como um símbolo de uma vida reta [3]. Conforme nos mostra a leitura de Salmo 1. 3 que diz assim:  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido [4]. Ou seja, na demonstração de Jesus Cristo. Estamos todos e todas num grande “jardim” onde “Deus” é o “grande jardineiro”.
            Deus tem nos regado, adubado, preparado e nos colocando em lugares especiais. Ou seja, se estamos precisando de algo para produzir... Ele nos fornece. Temos desfrutado de tudo que Deus tem nos dado e às vezes ou quase nunca, danos algo em troca da sua bênção e dedicação por nós. Deus é bondoso e misericordioso sim... Mas, nos pede “frutos” e não “folhas”, ou seja, “vida” e “não palavras”. (Bíblia Shedd. Pg.1455)
                Olha o que nos diz o texto de Mateus 7. 24 – 27: 
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína [5]
Somos chamados/as para fazer a diferença neste mundo... A igreja Metodista em Caieiras está sendo convocada para fazer a diferença neste lugar. Ser uma árvore frutífera. Dar muitos frutos e plantar e jogar sementes nesta rua, no bairro e na cidade. Amém!
Jesus nos alerta para ser produtivos... Nas nossas escolas dominicais, no nosso discipulado, nas nossas canções e principalmente nas nossas pregações e evangelização das pessoas. Temos que mostrar o Reino de Deus e mostrar que “éramos” uma árvore sem fruto, mas, Deus nos deu uma chance e mudamos a nossa historia.

Conclusão:
            Amados e amadas... Talvez nós achássemos que não estamos dando muita coisa para o Grande “jardim” da vida. Talvez nós já queiramos ser arrancando e jogado fora, pois, pessoas nos olham e acham que estamos perdidos e sem valor nesta terra.
            Mas, tem um “viticultor” olhando para nós e ele sabe que temos um grande potencial para dar “frutos” e não somente “folhas”. Esse “viticultor” tem nos acompanhado e cuidado de nós. Ele não quer que nós morramos e sejamos jogados fora...
            A bondade e a severidade de Deus nos exigem “bons frutos” sim... Mas, talvez estejamos naquele momento ao qual estamos precisando de cuidado... Se esse for seu caso, deixa “Jesus” cuidar de você. Não sejamos uma terra seca, uma árvore sem fruto e nem sejamos imprudente com as coisas que Deus tem feito na nossa vida. A palavra diz em Mateus 7. 16 – 20 o seguinte:
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis [6].
Nós temos uma nova vida... Deus, através Do Seu Filho Jesus Cristo o “viticultor” nos deu mais uma oportunidade de gerar e de produzir “bons” frutos para Seu Reino.
Mas, se você ainda está com duvida te tudo que Jesus lutou por você, se você tem duvidas do seu chamado para servir e de produzir. Se você tem duvida que através de você “algo” vai ser mudado. Ore ao SENHOR... Levanta a sua cabeça e declara em Nome de Jesus comigo.
Eu sou uma árvore frutífera. Vou gerar frutos... Eu sou uma árvore frutífera. Vou gerar frutos... Eu sou uma árvore frutífera. Vou gerar frutos.
Uma palavra profética foi lançada no mundo espiritual neste momento... Receba de Deus e sejamos uma árvore frutífera para regozijo de Deus e também para a nossa satisfação pessoal como cristãos e cristãs.
Gerar frutos é a nossa “missão” é o nosso “dever”. Pois, somos símbolos de uma vida reta.  

SERMÃO PREGADO NO DIA 03 MARÇO DE 2013
NA IGREJA METODISTA EM CAIEIRAS – SÃO PAULO


[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

[2] INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 987 p. 

[3] Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – Pg. 1381.

[4]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

[5]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

[6]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil