sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

NOSSO VOTO DIANTE DE DEUS

Texto motivador: Juízes 16. 16 – 17

E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.


É interessante a história ao qual vou contar... A história acontece através de um encontro entre um Anjo e uma mulher, esposa de Manoach (Manoá) que morava na cidade de Zora e pertencia à Tribo de Dã. Ao qual, antes desse encontro, essa mesma mulher era considerada estéril aos olhos humanos. Porém, o Anjo, veio como uma mensagem de bênção que dizia o seguinte: “Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberá e darás à luz a um filho” Jz 13. 3.

Porém, junto com essa bênção, também veio algumas observações importantes ao qual ela deveria fazer... Primeiro é que ela deveria ficar longe de bebidas fortes e vinho, e nem poderia comer comida imunda.

E a segunda observação era: O menino iria ser Nazireu, ou seja, era um menino que já no ventre de sua mãe já era consagrado, separado ao SENHOR.

Depois que o Anjo, contou tudo isso para essa mulher, ela foi correndo contar para o seu marido Manoá e eles se encheram de alegria... Passou então Manoá a orar ao SENHOR constantemente e pediu para que lhe ensinasse como proceder com esse MILAGRE para que o menino que havia de nascer fosse forte e saudável.
            
A criança depois de um tempo nasceu... E deram o nome de Sansão. Foi ele considerado o homem de maior força física que já existiu. Foi também um dos juízes de Israel. Ou seja, um herói nacional dos israelitas.
            
Sansão incitou o povo a lutar pela libertação e domínio da terra prometida. Pois, havia sobre ele uma promessa de Deus que dizia o seguinte: Ele seria um homem que iria levar ao povo a libertação das mãos dos Filisteus...

Vale a pena lembrar que os Filisteus sempre estiveram em guerra com os Hebreus. Essa guerra é antiga e dura até hoje, pois, ainda existe indiferença entre Israel e Palestina. Visto que, onde está localizado a Palestina hoje, é exatamente onde os Filisteus viviam e dominavam. Porém, voltando a história... Deus tinha algo maior para fazer ao povo através da vida de Sansão.

Já que ele não foi diferente de outros homens ao qual Deus levantou para ajudar a Israel. Teve defeitos e se desviou do Caminho do SENHOR... Como por exemplo, violando as Leis e ensino de Deus em várias ocasiões. Sansão, também era um homem controlado pela sensualidade, confiava nas pessoas erradas e usava seus dons e habilidades imprudentemente.

Seu primeiro erro foi se apaixonar por uma filisteia... Uma vez que segundo o costumes e crenças do seu povo os israelitas não se agradavam dessa união. Segundo era o seguinte, os filisteus eram considerados inimigos de Deus, já que eram pagãos demais e nesta época serviam a um deus chamado dagom (deus da agricultura. E era metade homem e metade peixe).

Vejo então, nestes dois erros de Sansão a sua desobediência diante de Deus e também diante de seus pais. Visto que eles sabiam que o seu filho, estava indo para um caminho de perdição e pecado. No entanto, creio que pelo amor e cuidado exagerado desses pais, mesmo sabendo que poderiam sofrer uma consequência grave por aceitar esse desejo que era um escândalo para o seu povo. Eles aceitaram a decisão de Sansão.

Outro erro de Sansão foi o seguinte... Usar seus talentos errados. Isto é, egoistamente. Usando para coisas pessoais e não para melhoramento do Reino de Deus e para salvação do seu povo. Porque quando vencia, muitas vezes esquecia-se de atribuir a sua vitória a Deus. E isso começou a dar brechas no seu ministério...

Outra brecha que Sansão deu, foi o seguinte: Ele era vingativo demais... Da mesma forma que agiram com ele, ele agia da mesma forma e às vezes agia até pior do que fizeram com ele. O famoso olho por olho e dente por dente... A vingança, desejos de morte e de destruição, a falta de sorte para com o outro... Creia que Deus não se agrada disso. Mas Ele se agrada com um coração puro, amoroso e perdoador. E não um coração vingativo.

Já que, a vingança é um efeito bumerangue que não pode ser atirada sem voltar ao atirador. Digo isso por quê? Pois, a primeira mulher que Sansão amou e queria casar com ela, foi queimada juntamente com o seu pai pelos filisteus. Simplesmente por uma brincadeira de adivinhação, ao qual, as pessoas começaram a ficarem nervosa e colocou toda uma família em perigo.

E por último e não menos importante... Caiu na tentação. Ficou perdidamente apaixonado por uma mulher chamada Dalila.

Dalila, nome hebraico que entre o seu significa está "tentadora", surge na Bíblia como uma das mulheres de Sansão, uma das figuras bíblicas de maior relevo. Dalila era filisteia, natural do vale de Seroque no Norte da Filsteia. Ela tendo aceitado um suborno dos príncipes filisteus para que descobrisse o segredo da força de Sansão, por três vezes este lhe deu informações falsas. Mas à quarta vez conseguiu convencê-lo a revelar-lhe o seu segredo: se o seu cabelo fosse cortado, perderia toda a sua força. Dalila mandou então um homem cortar o cabelo de Sansão enquanto este dormia e entregando-o em seguida aos filisteus.[1]

Um erro fatal diante dos seus inimigos e também diante de Deus... Naquele momento, Sansão deu brecha para os inimigos de Deus brincar com ele. Porque em vez de matar Sansão ou te tentar fazer uma aliança para acabar a guerra entre esses dois povos... Os inimigos de Deus o cegaram, machucaram e humilharam e fizeram-no trabalhar forçado.

ü  Será que conseguimos verdadeiramente imaginar o sofrimento desse homem...?
ü  Será que conseguimos imaginar o sofrimento de seus pais...?
ü  Será que conseguimos imaginar o sofrimento de Deus...?

Cego e sem força... Sansão ainda foi levado a Gaza. Onde passou o resto da sua breve vida sendo exibido para todos que ali passavam... Preste atenção nisso: É triste alguém ser lembrado por algo de errado que porventura fez na sua vida. E Sansão foi uma dessas pessoas.

Olha só: Muitas pessoas iniciam sua vida com uma característica semelhante a de Sansão... Nasceu com uma promessa do SENHOR. Mas com o passar do tempo, foram se esquecendo de Deus e agindo pela própria força e inteligência.

Deus contava com Sansão para salvar seu povo... E o foco dele era somente livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus. Ele tinha que gastar as suas energias com o esforço de salvar vidas daqueles que eram perseguidos e humilhados... Mas ele colocou em primeiro lugar seus desejos e vontades.

O SENHOR tinha dado a Sansão a força para ser invencível. Entretanto Sansão esqueceu Deus. E o pior de tudo isso... Atacaram Sansão pelos seus olhos. Fico imaginado que cegaram ele talvez pelos seus desejos. Uma vez que, seus olhos se encantavam muito fácil com aquilo que não era para ele se agradar.

Suas vitorias pessoais, desejos, status, mania de grandeza, poder, ser reconhecido como um homem indestrutível...  Tudo isso, ficou à disposição dos inimigos de Deus. Pois, Sansão esqueceu-se de Deus e quando esquecemos de Deus, toda nossa força, nossa capacidade e nossos dons, não serve de nada.

Existem pessoas que estão saindo do proposito de Deus para se lançarem em desejos pessoais e carnais... Sansão desperdiçou a sua vida, uma vez que poderia ter acabado com os filisteus com a presença constante de Deus em sua vida e também no seu ministério.

Para finalizar... Quem são as pessoas, os desejos e as Dalilas que estão querendo fazer que cada um de nós perca o foco. O que os inimigos de Deus estão esperando eu e você contar para agir para poder usar isso contra a nossa vida e também ministério?

Como homens e mulheres de Deus, temos nossos desejos e vontade pessoais sim... No entanto, Deus tem que estar na frente... E temos que atribuir a Ele as nossas vitorias, conquistas e as nossas bênçãos. Porém, da mesma forma atribuir a Ele uma derrota... Pois, o cair é do homem e o levantar é de Deus...

Sansão mesmo fraco e destruído fisicamente... Naquele momento ao qual recuperou suas forças (pois os seus cabelos estavam crescendo) lembrou-se de Deus e Deus lhe ouviu. Ele orou, para que Deus o ajudasse, mesmo que ele não merecesse, pediu perdão e reconheceu que errou diante de Deus e diante de seu povo.

Deus ouviu as orações de Sansão... E ajudou a ele a destruir aqueles que zombaram de Sansão... Mas zombaram principalmente de Deus. Mesmo com a morte de Sansão, Deus fez cumprir a Sua vontade que era salvar o povo de Israel das mãos dos filisteus.

Deus quer nesta noite homens e mulheres que sejam dependente d`Ele. E não aqueles que acham que vão vencer pelas suas próprias forças. Você e eu somos escolhidos de Deus para fazer a diferença na nossa igreja, no nosso bairro e também na nossa casa e no nosso trabalho. Temos que, mostrar para as pessoas que Deus está conosco e também querem estar com eles...

Não deixa nada e nem ninguém tirar você do foco e da presença de Deus, mesmo com todas as dificuldades e preocupações do dia a dia... Vamos mostrar para os inimigos de Deus que O SENHOR está conosco. E se existe alguém aqui, fraco, triste, desaminado, sendo atacado, sendo perseguido e humilhado... Vamos conversar com Deus, peça a Ele força, coragem e que renova suas forças.

Deus te chamou e tem algo tremendo para ti nesta noite... Ele deseja que lembramos de que somos dependente d`Ele. Lembrar cada um de nós, que somos chamados e amados por Ele.


Que Deus venha nos dar entendimento dessa palavra...