terça-feira, 27 de novembro de 2018

ENCONTROS QUE MARCAM



Texto Motivador: João 4. 5 – 26, 39 - 41
Assim, Jesus chegou a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó tinha dado a seu filho José. Ali ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse: Dê-me um pouco de água. Pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Então a mulher samaritana perguntou a Jesus: Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana? Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos. 10 Jesus respondeu: Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva. 11 Ao que a mulher respondeu: O senhor não tem balde e o poço é fundo. De onde vai conseguir essa água viva? 12 Por acaso o senhor é maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e o seu gado? 13 Jesus respondeu: Quem beber desta água voltará a ter sede, 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 15 A mulher lhe disse: Senhor, quero que me dê essa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 16 Jesus disse: Vá, chame o seu marido e volte aqui. 17 Ao que a mulher respondeu: Não tenho marido. Então Jesus disse: Você tem razão ao dizer que não tem marido.18 Porque já teve cinco, e esse que agora tem não é seu marido. O que você disse é verdade. 19 A mulher então lhe disse: Agora eu sei que o senhor é um profeta! 20 Nossos pais adoravam neste monte, mas vocês dizem que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Jesus respondeu: Mulher, acredite no que digo: vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai.22 Vocês adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 25 A mulher respondeu: Eu sei que virá o Messias, chamado Cristo. Quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26 Então Jesus disse: Eu sou o Messias, eu que estou falando com você... 39 Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: “Ele me disse tudo o que eu já fiz.” 40 Quando, pois, os samaritanos foram até Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles; e Jesus ficou ali dois dias. 41 Muitos outros creram nele, por causa da palavra de Jesus. 42 E diziam à mulher: — Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

INTRODUÇÃO: Eu particularmente, gosto muitos dos encontros de Jesus pelos caminhos da vida... Sabe aqueles encontros que te marcam e te deixam uma marca! Pois é, esse foi um.

Essa mulher era Samaritana, de uma cidade chamada Sicar (bêbado em Hebraico), que provavelmente é um outro nome dado a Siquém (costa ou ombro em Hebraico).

Judeus e Samaritanos, por questões antigas, muito antes de Cristo Jesus, já tiveram um problema de separação de Reinos, por guerras, idolatrias e casamentos mistos, ou seja, casar com alguém de outras Tribos e crenças era proibido pelos Judeus. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiava os samaritanos. Não os consideravam mais judeus por terem se misturado com povos não judeus. [1]

DESENVOLVIMENTO: Jesus estava saindo da Judeia para ir para Galileia, e em determinado momento mostrou sua humanidade sentindo-se cansado, com sede e com fome... E quando deu, exatamente, a hora sexta, que neste caso era meio dia, parou perto da Fonte de Jacó, um lugar que tinha total importância para o sustento da vida daquelas pessoas.

E é exatamente aqui! Que começa um dos grandes encontros da humanidade...

Jesus! Quebrando um conceito antigo, para e começa um diálogo com essa mulher... Pedindo-lhe, que lhe servisse um pouco de água. Talvez, por que Ele não tinha nada para tirar naquele momento, ou simplesmente, por que queria puxar assunto.

Mas, neste exato momento, ela levanta uma polêmica dizendo! Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana? Ou seja, ela voltou uma história antiga do passado desses dois povos.  E aqui! Fica uma reflexão pessoal que! Muitas vezes não somos curados e libertos por causa do passado.

Jesus fala para ela do Dom de Deus que é um favor imerecido e ainda lhe lança um desafio dizendo, se você soubesse quem está na sua frente lhe pedindo água... Seria ao contrário, você pediria a mim.

Essa Água que Jesus estava se referindo é o Espírito Santo, que através de Jesus Cristo, nos dar salvação...

O grande problema da humanidade hoje é! Adorar a criatura e não o criador. Essa mulher perguntou para Jesus se Ele era maior que Jacó, que tinha deixado aquele poço ali onde seus filhos e gados tinham bebido.

Quem nós estamos idolatrando que estamos deixando maior do que o Senhor Jesus Cristo nas nossas vidas? Pais, mães, filhos, netos, maridos, esposas, coisas, objetos e até mesmo sonhos! Tem tirado muitas pessoas do foco da salvação e tirando principalmente da fonte da Água Viva.

Jesus Cristo vai e lhe dar uma responda direta: Quem beber desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

A vida de quem serve a Cristo é assim: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mateus 16. 24) Da mesma forma Ele também nos alerta sobre: "Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. (Lucas 14. 26 – 27).

Ter um Encontro com Cristo! É na verdade abrir mão de muitas coisas boas da vida... Pois, se não abrirmos mãos, simbolicamente, vamos voltar ter sede, dos nossos pecados e das nossas idolatrias disfarçadas de espiritualidades. Na verdade! Aquela mulher, teria que abrir mão no primeiro momento do seu achismo e conceitos sobre os Judeus.

Segundo coisa que acho interessante neste Encontro com Jesus é a curiosidade.

Existe uma frase que diz: Há diversos tipos de curiosidade; uma de interesse, que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil, e outra, de orgulho, que provém do desejo de saber o que os outros ignoram. Joseph Addison – Poeta e Ensaísta Inglês [2]

Essa mulher deixou seu orgulho de lado e se interessou pela conversa... A partir desse momento, ela deu brechas para Jesus Cristo, lhe mostrar todo seu poder para curar pessoas das suas emoções quando ela declarou: Senhor, quero que me dê essa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la... Ou seja, já estava sendo trabalhada no seu caráter a vontade de mudar.

Um Encontro com Jesus Cristo causa isso: Sede de mudança.

Foi aí que Jesus começa a trabalhar o pecado dessa mulher... Pois, Ele ama o pecador e não o pecado, e não começa uma conversa com ela, já falando do seu pecado e jogando ela direto para lá, sem antes de lhe apontar caminhos. E foi exatamente aí! Que Jesus pede ela para chamar o seu “marido”... Ela declara! Eu não sou casada e Jesus disse: Bem disseste... Verdade e tudo... Tem muita gente se escondendo ou achando que pode esconder as coisas de Deus, e isso é um engano. Pois, em Mateus 10. 30 diz: Que até os cabelos da nossa cabeças estão contados.

Os dias de pecados daquela mulher estava chegando ao fim... Jesus disse para ela que ela já teve cinco homens e o que ela estava atualmente, também não era nada dela e a partir daí ela olhou para Jesus com outros olhos, os olhos da compaixão. Ou seja, de uma pessoa que talvez fosse desprezada e sem créditos por tudo que era, por tudo que fazia e pensava e viu na compaixão de Cristo Jesus em lhe apontar caminhos uma oportunidade para sua salvação.

Terceiro ponto! Não importa como foi o nosso Encontro com Jesus, o importante é o impacto que Ele nos deixou. Lembrando que impacto só é impacto quando causa mudança e essa mulher foi transformada. Isto é! Jesus foi um exemplo de amor e compaixão e nos deixou uma mensagem verdadeira e intemporal que tem haver como não mudar com o tempo.

Se Ele vez no passado! Ele pode fazer hoje e amanhã, assim como nos séculos e séculos, amém.

CONCLUSÃO: Esse Encontro com Jesus Cristo, teve um outro ponto interessante. Que é anunciar as Boas Novas. Tem muita gente recebendo suas bênçãos e milagres e ficando quieto. E isso não é bom. Essa mulher, foi impactada com esse Encontro e foi e anunciou tudo que Jesus Cristo disse para ela.

Ou seja, precisamos contar daquilo que Jesus Cristo fez por nós e por isso, quero deixar aqui, cinco conceitos e cinco versículos Bíblicos para nossa reflexão nesta noite:

1º Falando daquilo que ele nos salvou conforme o texto de Lucas 19. 10 que diz: Pois o Filho 
do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". 
            
2º Provocando a curiosidade nas pessoas conforme o texto Deuteronômio 29. 29 que diz: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei... Preste atenção! Essa curiosidade não é fofoca ok.
            
3º Provocar o interesse conforme o texto de Filipenses 4. 8 – 9 que comenta:  Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês. 
            
4º Convencer as pessoas do pecado em amor, segundo o texto de Romanos 5. 8 que diz:  Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. 
            
5º Revelar que É Jesus conforme o texto de Mateus 16. 16 que diz: Que Cristo É Filho do Deus vivo e ainda João 14. 6 que mostra que: Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. 

Vamos deixar Jesus Cristo mudar a nossa vida... Vamos ser transparentes diante d`Ele e deixar Ele nos dar direção. Às vezes, não é fácil ser tratado, mas, se confiarmos n`Ele, algo poderoso pode acontecer nas nossas vidas. 

Já que no próprio texto que lemos, vimos que o testemunho daquela mulher salvou muitas vidas, por causa desses cinco conceitos que ela levou para o seu povo.


[1]  https://cleofas.com.br – Acesso em 27 de novembro de 2018.
[2]  https://www.bibliaon.com – Acesso em 27 de novembro de 2018