terça-feira, 5 de junho de 2018

NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES



TEXTO MOTIVADOR: MATEUS 6. 24 – 34

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Introdução: Jesus nos chama atenção e faz uma comparação de quem é o seu senhor. Ele se refere a Deus e o dinheiro. E diz o seguinte, ou você aborrece um e ama o outro. Ou se devotará de um e deixará o outro. Jesus Cristo, veio de algumas sequências maravilhosas de pregações, curas, milagres, ensinamentos... Mas, chegou um momento que Ele explicou sobre a ansiedade do povo. Esta ansiedade é que muitos de nós estamos passando no nosso dia a dia. Fazendo que, perdemos o foco em Deus e assim adoramos outras coisas. E entre essas coisas está o dinheiro. O mesmo, que muitas vezes, torna-se o nosso senhor. Fazendo-nos escravos e às vezes idolatras dele.

Desenvolvimento: O nosso Senhor Jesus Cristo, observou os pássaros e os lírios dos campos. E fez uma comparação esplêndida... Se Deus ajuda os pássaros e cuida dos lírios, o que Ele não pode fazer para nós! Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Estas foram às perguntas que Jesus fez para aquelas pessoas que Lhe seguiam... Porém a verdade está na preocupação que o efeito da busca pelo bem estar pode causar a alguns de nos. Às vezes estas preocupações nos levam a perder a saúde, reduzir a nossa produtividade, o modo de como tratamos os outros e principalmente a nossa confiança em Deus [1].  


E esta confiança é que Jesus nos lembra... Que Deus é maior que as nossas preocupações, vontades, nossa alegria e nossa saúde. Ter fé é uma questão de escolha! É confiar no criador de todas as coisas. Pois ela é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem (Hebreus 11. 1).

E Ele nos desafia, neste dia a confiar n`Ele... Saber verdadeiramente que Ele é o Nosso SENHOR. Quando tive a oportunidade de ler este texto, fiquei imaginando a cena do Mestre. Pois Ele tinha o cuidado de explicar coisas tão simples do nosso dia a dia... E a correria que criamos através das nossas necessidades, muitas vezes, nos tira do foco da Presença de Deus.

·         Não tenho tempo para ir à Igreja... Não tenho tempo para ir à Escola Bíblica Dominical... Não tenho tempo para visitar... Não tenho tempo para participar de um discipulado e muito menos de ser um líder dessa Igreja.

Estas declarações na verdade, atrapalham e muito a nossa vida espiritual... É somente quando estamos aqui, que sentimos essa GRAÇA de Deus... Pois quando estamos aqui, temos que estar focado na sua Palavra e nas Suas Promessas que diz: “Amar a Deus sobre todas as coisas...”.  Jesus nos convidou a amar a Deus e não o dinheiro.

Ei! Preste atenção: Não estou falando mal do dinheiro aqui hoje... E muito menos é o foco principal dessa pregação. Até por que, a falta dele nos faz falta em muitas coisas que precisamos hoje... Estou falando que a ambição de melhorar de vida, pode te levar a sair da presença de Deus. Quantos homens e mulheres vêm saindo da presença de Deus, por causa das suas condições de vida e perde tempo de estar na presença de Deus.

Neste texto, observamos o seguinte, que o dinheiro os cegou para Deus, para as obras e para vida. Jesus é o nosso ajudador... Neste capitulo, Ele acalma a ansiedade que rodeava os corações... Deus sabe o que necessitamos e queremos... Até por que, Ele sonda nossos corações e mentes.

Então o que nós precisamos? A resposta é simples: Eu e você precisamos é de Deus...

Este Deus que é poderoso, justo, amoroso, cuidador, generoso e misericordioso... É Ele que nos ajuda a sair para o emprego, a sair para os nossos compromissos dentro e fora da Igreja, pois, na Bíblia diz: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6. 33)




Três conceitos quero tirar desse texto de Mateus 6. 24 – 34 para a nossa reflexão pessoal hoje:

1º Quem é o seu senhor: O texto, falou sobre o dinheiro, mas quem é o seu senhor de verdade? A televisão, o rádio, o computador, shopping, a preguiça, a vergonha...  Quando estamos na presença de Deus, não perdemos tempo... Ou contrário! Ganhamos tempo e sabedoria.

2º O nosso SENHOR cuida dos seus: Você é de Deus? Então Ele cuida de você. Como já foi colocada aqui. Se Ele cuida da natureza e dos animais... Por que Ele não cuidaria de nós!

3º Nunca se esqueça do Seu Criador: Não se importa com a vida ou o sucesso daqueles que não servem a Deus... A sua vida é boa e Deus vai lhe ajudar. Temos o hábito, ou seja, o costume de achar que não somos abençoados por Ele... Mas lembra-se! Você é importante para Deus.

Conclusão: Deus se agrada com os trabalhadores... Pois é dali que tiramos o nosso sustento, porém, acho que Ele deve ficar triste com quem não retribui esta dedicação a Ele também. A semana tem 168 horas, Deus pelo menos está pedindo para cada um de nós de 2 ou 6 horas por semana com Ele por semana. E muitos ainda não conseguem ter essa intimidade com Ele.

A palavra diz: Busque primeiro o reino de Deus...  Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça significa priorizar Deus em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao SENHOR, sirvamos e obedeçamos a Deus em tudo. O que é realmente importante para você? Pessoas, metas, desejos e até objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes e escolhemos dar ao Senhor o primeiro lugar em nossa vida, qualquer um desses interesses pode ocupar rapidamente o lugar de Deus.[2]

Tudo isso é na verdade para te dizer que: Está do lado de Deus é a melhor coisa... Eu não preciso assustar você para entender isso... Está do lado d`Ele é bom demais... E Ele nos lembra mais uma vez disso... Procure ganhar tempo com Deus, através do seu Filho Jesus Cristo e pela Ação do Espírito Santo para Conquistar o impossível.

Trabalhar e dar uma boa condição para você e para sua família e agradável aos olhos de Deus... O que pedimos é que observamos o nosso tempo com Ele. Pois todos que tem Deus como prioridade, terão suas necessidades satisfeitas... Portanto, não se preocupe! Deus vai cuidar e vai estar com você. Amém.

Texto adaptado do sermão "Um tempo com Deus" para a Campanha Conquistando o Impossível. 

QUEM É VOCÊ NO REINO DE DEUS?



Texto Motivador: Jeremias 1. 1 – 19

INTRODUÇÃO: Gosto muito de lembrar que o chamado de Jeremias não foi fácil... A Bíblia é muito clara quando diz que ele no primeiro momento não aceitou o seu chamado colocando alguns obstáculos para não fazê-lo como por exemplo: Eu não si falar e não passo de uma criança.

Segundo alguns Doutores Judaicos e Teólogos... A palavra Jovem em Hebraico quer dizer na`ar que pode significar qualquer pessoa de três meses a quarenta anos. E Jeremias aqui nesta passagem tinha exatamente 24 anos de idade.

Mas, o SENHOR já tinha quebrado qualquer argumento de Jeremias quando disse para ele: Ei! Antes que Eu te formasse ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísse da madre, Te constitui profeta às nações...

Jeremias... Não era filho de qualquer pessoa. Era filho de Sacerdote e o nome do seu pai era Hilquias. E ontem! O pastor Wellington, entre linhas falou sobre essa responsabilidade que temos, mesmo que não diretamente, sobre o chamado que tem os pais e os chamados que acabam tendo os fihos e filhas por causa do Ministérios Proféticos que exercemos.

Muitos, ainda hoje, negam o chamado que Deus os colocaram... Mas, quando Deus chama, Ele chama de verdade. Pois, assim foi com Jeremias: O SENHOR disse, todos que Eu te mandar iras, e tudo que Eu te mandar falar, você vai falar.

E pode ficar tranquilo referente a isso. Pois, se Deus te chamou Ele vai te capacitar e lhe dar sustendo para focar nas coisas d`Ele. Seja, espiritual, emocional e até mesmo financeiro.

DESENVOLVIMENTO: Jeremias... Teve um dos Ministérios Proféticos mais complexo que podemos ver. Pois, pregou para uma geração que estava vivendo sem Deus no coração a muitos anos. Um povo idolatra e onde o poder político também estava sobre uma desordem muito grande.

Mas, o grande problema em Israel era a falta de moral... Era um período de adultério tão grande, que a Graça de Deus não estava naquele lugar.

E onde o pecado reino... Deus não habita. E foi aí que Deus quebrou a aliança mais uma vez com o povo de Israel para julga-los em seus atos.

O Exilio por exemplo... Era só a ponta do iceberg para essa nação. Ainda, Deus iria pesar demais Suas mãos sobre eles. E sobre o Ministério de Jeremias estava essa responsabilidade de levar uma Palavra de exortação e conserto.

Jeremias lutava para o povo se arrepender dos seus pecados, mas, nada atingia o coração daqueles homens e mulheres para uma mudança de caráter e de comportamento.

Olha que Jeremias já tinha recebido uma unção de Deus quando o Eterno disse: Hoje te constituo sobre as nações e sobre reinos, para arrancares e derribares, para destruir e arruinares e também para edificares e para plantares.

Ou seja, o homem estava com muita autoridade para falar...
Deus lhe mostra um desafio... Pede para ele ver uma amendoeira e isso mostrou que Deus zela pela Sua Palavra e no Tempo determinado d`Ele as coisas vão acontecer. Ou seja, mesmo que doa, demore e as coisas não saia da forma que queremos... Ele é Deus e isso basta.

Se Ele chamou... Faça.

Outra visão era sobre a panela no fogo... Essa panela estava virada para o Norte e do norte, vinham os maiores inimigos de Israel e isso era sempre preocupante em tempos que Israel passava pelas guerras... Mas, agora! Tinha o aval de Deus que disse: Agora Ele estava convocando todas as tribos dos reinos do norte para por o trono nos portais de Jerusalém.

Portais tem um significado muito importante. Além é claro de impedir a ida e a volta das pessoas, ali também era lugar de julgamento. E a própria nação de Israel, agora seriam julgados pelas suas atitudes e comportamentos impuros e de idolatria diante de Deus. Já que as obras das mãos, num contexto Bíblico tem a ver aqui com a idolatria.

Além é claro que pensam que podem fazer alguma coisa referente a sua salvação com as próprias mãos... Não vai não.

CONCLUSÃO: Deus neste texto nos chama atenção para três coisas:

CHAMADO: Quando Deus chama, não adianta fugir e arrumar desculpas...

CONVOCAÇÃO: Às vezes o lugar que Deus nos colocar... Pode ser um lugar árduo! Mas, se Ele tem um proposito para nós em determinado lugar, Ele vai fazer tudo ao nosso favor para que ocorra segundo a Sua vontade.

COMISSÃO: Para onde Deus nos mandar... Ele nos sustentara. E mesmo que o lugar seja de idolatria e de perversidade, Suas mãos estão nos protegendo.

Qual é a sua dificuldade para não está servindo no Reino de Deus? Lembra-se: O Deus que chama é o que sustenta... Por isso, lhe pergunto! Quem é você no Reino de Deus?

Deus lha chama para fazer coisas grandes e poderosas... Basta você dizer sim e declarar: "Eis me aqui... Envia-me a mim".

Pois, assim foi com grandes homens da Bíblia... “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que disse: A quem enviarei, e quem há de ir por nós: Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. – Is. 6:8.

Que Deus te abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo.