sexta-feira, 5 de agosto de 2016

QUEM DESSE MODO PROCEDE, NÃO SERÁ JAMAIS ABALADO.


Texto Base: SALMO 15

            Quem, SENHOR, habitará no seu tabernáculo? Quem há de morar no Teu Santo Monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e de coração, fala a verdade; o que não difama com a sua língua, não faz o mal ao próximo, nem lança injúria contra seu vizinho; o que, a seus olhos tem desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.

INTRODUÇÃO:

            Esse texto nos chama atenção para duas coisas importes... A preocupação do ser humano de saber aonde Deus mora e como poderia Adora-lo. Assim, como a preocupação se Ele deveria ser Adorado no tabernáculo ou na montanha. A Bíblia Sagrada é recheadas de histórias emocionantes onde nos mostra a vontade do ser humano em procurar a Deus e caminhar nos caminhos certos.

            Esse Salmo, segundo pesquisadores, foi escrito pelo rei Davi, já que ele já tinha, a sensação que o “tabernáculo” e o “Santo Monte” eram lugares de Adoração. Na poesia Hebraica é interessante observar que a figura de pensamentos e diferente da figura do som. Ou seja, você pode estar pensando algo e a sua boca declarando outra. Deus, Ele é muito grande para habitar em Templos feitos pelas mãos de homens... Porém, Ele deseja morar dentro de cada um de nós.

 DESENVOLVIMENTO

            O Salmo 15 nos chama atenção para alguns detalhes que podem fazer toda diferença sobre ser ou não morada de Deus. E uns dos princípios é ser justo. A palavra “justo” ela tem vários significa no dicionário Brasileiro, porém, desejo somente pegar alguns exemplos que são: aquele que pauta sua vida pelas normas da justiça e moral. Deus, em todo tempo Ele nos mostra que é justiça... Mesmo que um filho erre, isso não quer dizer que não pode ter consequências dos seus erros. Conforme observamos na própria história de Davi que era um homem segundo Seu coração.

            Mas, qual era o grande segredo de Davi? Essa é uma pergunta que muitos tinham e tem curiosidade de saber. Porém, o grande segredo dele era uma “fé inabalável na fiel e perdoadora natureza de Deus”. Ele pegou muitas vezes, era assassino, cobiçava as coisas e a mulher do próximo e ainda por cima, não foi um bom marido e pai. Qualidades essas que não é exemplo para ninguém, e creio que muito menos para Deus.

            Entretanto, Davi ao errar, era rápido em pedir perdão ao SENHOR, ou seja, confessar seus erros e transgressões diante de Deus. Uma confissão feita de coração, de Adoração, de reconhecimento de quem poderia ou não mudar a sua sorte e seu destino. Davi abria seu coração para Deus e isso era o bastante. E a lição de vida que tiramos disso tudo é que, Deus deseja a nossa total confiança e adoração.

            Domingo dia 17 de Julho de 2016, ministrei nesta igreja (Metodista em Colônia) o seguinte: Que a nossa vida com Deus tem que ser baseada na fidelidade e não na produtividade baseada pelo esforço humano. Existem muitas pessoas querendo ser deus, querendo ser juiz e outras advogados.

            Por outro lado, precisamos saber que, hoje vivemos numa sociedade covarde, onde os princípios estão todos distorcidos e a Palavra de Deus interpretada de qualquer forma. Sendo assim, recomendo que possamos analisar os princípios que Davi analisou na sua pergunta direcionada ao Eterno que nos mostra que:

1º - Aqueles que andam na sinceridade e praticam a justiça: Por mais difícil que seja, precisamos entender esse princípio que é fundamental no Reino de Deus. A sinceridade diante de Deus e diante da sociedade é importante. Pois, a partir desse princípio, pessoas podem ver o Deus que pregamos e acreditamos. E a justiça, feita em momentos ao qual ela tem que ser feita, nos revela se estamos agindo de acordo com a vontade de Deus, mesmo vivendo no meio de pessoas más. Onde o padrão de vida e de moralidade estão desgastados.

2º - Falar verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a língua, e nem faz mal e nem aceita afronta contra ao seu próximo: Ou seja, a razão no Antigo Testamento passava pelo coração. E aqui, nos mostra que toda verdade tem que ser feita de coração. Isso é, fala a verdade, expressa de modo verdadeiro, real e exato ao falar de alguém. Como homens e mulheres de Deus, verdadeiramente, precisamos sair da maledicência, que é a fofoca, o verdadeiro leva e traz. Não vamos usar de palavras tortas e ao qual não vai somar em nada na vida das pessoas e muito menos nos levar aos céus. Pense nisso!

3º - Olhar réprobo: Dentro do contexto religioso é aquele que foi excluído por algum motivo. E Davi continua dizendo, que essa pessoa pode até ser desprezível diante da sociedade... Mas, se ela tem uma vida de intimidade com o SENHOR! É possível que Deus mude a realidade dessa pessoa.

Creio! Que talvez Davi estava contando um pouco da sua história. Ele causou muitos danos a várias pessoas.  Foi humilhado e questionado na sua força de liderança e conduta. Mas, ele tinha o princípio da “Honra ao SENHOR” e isso era tudo que ele precisava.

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Sabe um grande segredo entre Jesus e um dos ladrões que estavam sendo crucificado com Ele? Não! É que um daqueles ladrões, estava defendendo a “HONRA” de Cristo Jesus. E será que estamos defendendo a “HONRA” do Nosso Senhor e Salvador? Meu Deus.

4º - Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado: Principio de uma boa amizade é! Nunca misturar amizade com empréstimos financeiros. Muitas pessoas até mesmo dentro da igreja, já perderam amizade por causa do dinheiro. Davi, estava certo e preocupado com alguns princípios que seu povo começou a viver que era prestar dinheiro com juros abusivos.

Mesmo que em De- u- te- ro- nô- mi- o  28. 20 nos mostra o seguinte: Ao estranho, que pode ser traduzido ou entendido como estrangeiro, emprestarás com usura, ou seja, com juros, porém, a teu irmão, isto é, pessoas próximas ou pessoas do seu povoado, não emprestará com juros, para que o SENHOR, Teu Deus, te abençoe em tudo em que puseres as mãos, na terra terra, a qual a possuir.

Muitas pessoas estão obcecadas por dinheiro... Porém, o texto de 1 Timóteo 6. 10 nos ensina que, porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

A cobrança de juros para estrangeiros era normal sem abuso... E o empréstimos com cobranças de juros para parentes e cidadãos da mesma nacionalidades, era um pecado conforme o texto que lemos. Porém, os juros só eram cobrados por fins comerciais, deste que não fossem exorbitantes e cruéis com as pessoas.

Aqui, precisamos ser desafiados e entender algumas coisas:

ü  Quem mandou emprestar?

ü  Por qual motivo emprestou?

ü  Já recebeu?

ü  Vai receber?

ü  Se não! Tem moral e a capacidade de perdoar as dívidas?

Para não perder um amigo! Para não perder o amor por um parente! E para entender esse princípio conforme o texto Bíblico de Mateus 6. 12 que diz: Perdoa as nossas dividas, assim como perdoamos aos nossos devedores. É só quando entendemos o tanto e o quanto que devemos a Deus que temos a noção do tamanho da nossa dívida... E se Ele nos passou um princípio para não emprestar dinheiro ou coisas, por que fazemos? Quer ter “paz!” Pense nisso por favor, é difícil! Mas, não é impossível.

CONCLUSÃO:

            O Salmo 15 nos mostra um princípio de uma vida irrepreensível e dinâmica diante de Deus e diante da comunidade que vivemos. Pois, pode parecer loucura para os homens... Mas, diante de Deus é princípio de sabedoria e obediência. Davi! Foi um homem diferenciado por que, mesmo com as suas limitações, sempre procurava agradar a Deus. Mesmo que as vezes, a vontade da carne e desejos pessoais o venciam, mesmo assim, ele procurava a Deus e pedia orientação e perdão.

            E como cristãos e cristãs que somos, temos somente que assimilar as orientações dadas aqui neste Salmo.

ü  Viva com integridade

ü  Pratica a justiça

ü  Fala a verdade

ü  Para com a maledicência que é a fofoca

ü  Tenha olhos de misericórdia

ü  E não empresta mais dinheiro

Fazendo isso, vamos ter uma vida de paz e de sossego...  Assim como, vamos ser estável e emocionalmente saudável diante de Deus, diante da comunidade e diante da nossa família. Uma vez que, isso é uma promessa de Deus para nós e Deus não falha nas suas promessas... Deus... Eu volto a repetir. Ele é muito grande para viver em Templos ou casas feitas por mãos humanas como já entendemos... Mas, Ele deseja morar dentro de nós que somos Templos vivos feitos por Ele e para Ele.

Pois, olha o que diz o texto de 2 Coríntios 5. 21: Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que n`Ele fossemos feitos justiça de Deus. E também o texto de 1 João 3. 7 que fala: Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. E aqui entendemos mais uma vez que, somente aqueles e aquelas que entenderam verdadeiramente e assimilaram a retidão, ou seja, que é a virtude de seguir, sem desvios, a direção daquilo que o SENHOR tem nos pedido que é o senso de justiça e paz podem ser morada de Deus.

O grande segredo desse Salmo 15, pode ser respondido no Salmo 5. 7 que diz: Porém eu, pela riqueza da Sua misericórdia, entrarei na Tua casa e prostrarei diante do Teu Santo Templo. O próprio Rei Davi nos mostra que mesmo errante, chega diante de Deus como filho e o Reverência com os benefícios que de Deus o recebe. Porém, aqueles que não seguem esses princípios, não podem ser moradas e muito menos esperar uma resposta de Deus pelas suas falhas e pecados. Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus Cristo.