domingo, 23 de dezembro de 2018

TU SABES QUE EU TE AMO



Texto Motivador: João 21. 15 - 19

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir". Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: "Siga-me! "

INTRODUÇÃO: Jesus mais uma vez, tentando ensinar algo poderoso para Pedro, lhe faz uma pergunta no mínimo constrangedora dizendo... Você me ama?

Hoje! A palavra amor, na boca de muitas pessoas ficou fazia, sem sentido, sem o verdadeiro sentido do seu significado a nível de amizade que é! forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de relações sociais.

Jesus! Durante três anos caminhou com os Seus discípulos, porém, depois, que eles viram tudo que aconteceu com Seu Mestre, se dissiparam, ou seja, voltaram a fazer o que faziam. E foi exatamente num momento como esse, que Jesus encontra alguns dos Seus discípulos pescando.

Segundo a Palavra de Deus, essa foi a terceira vez que Jesus apareceu depois da sua morte e ressurreição... Mas, dessa vez, foi diferente. Jesus precisava de resolver algo com Pedro e ver de verdade se ele estava preparado para assumir uma grande responsabilidade que era cuidar de gente.

DESENVOLVIMENTO: Jesus então, lhe faz uma pergunta: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? Pedro aqui, foi pego de surpresa... Precisava dar uma resposta rápida, e ele disse: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo"... A pergunta aqui era o seguinte! Pedro, você me ama com respeito, com alegria, me ama ternamente com respeito e contente mais do que os meus discípulos.

Às vezes, para seguir uma vida com Cristo, vamos abrir mão de muitos amores, familiares, amigos e profissões. Sabe por que! Amar Jesus nos indica uma vida de sacríficos... Onde muitos não querem e colocam muitos amores na frente de Cristo.

Esse amor que Jesus falou era um amor, segundo o costume Grego de “agapao” ou seja, o amor Ágape que é o amor de Deus, sacrificial e doador, um amor com respeito a pessoas. Porém, Pedro responde com um amor “phileõ” que é um amor de aceitar, gostar, tratar, mostrar sinais desse amor como no amor fraterno, relacionado à família e aos amigos. Ou seja, A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. 

E aí vem Jesus e diz para Pedro: Apascenta os meus cordeiros, em outras versões, cuida dos meus cordeiros...  Jesus estava começando a explicar para Pedro que sobre a sua vida e ministério, estaria a responsabilidade de comandar, cuidar, aconselhar e ensinar as pessoas.

Pela segunda vez, ainda tentando achar uma resposta mais convincente Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? Mesmo parecendo a mesma pergunta, o desafio agora cresceu diante de Pedro e novamente ele respondeu "Sim, Senhor tu sabes que te amo"... Então, Jesus vai e revela para ele a segunda atitude que era: "Pastoreie as minhas ovelhas"... Aqui agora, está entrando na área do cuidado, de prover algo, nutrir e também de governar.

Porém, quando Jesus faz novamente essa pergunta, Pedro fica triste, pois, sabia que mesmo em seu coração, respondendo com tanto amor e respeito pelo Mestre, mesmo assim, Jesus lhe interroga novamente dizendo se ele O amava, e Pedro depois comenta: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo".

A Palavra em Mateus 6. 21 diz: Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.

O amor phileo que é aquele que vem em forma como troca, na vida de Pedro, não poderia existir... 

Conscientizar, um homem parar de usar sua espada, deixar de pensar em dinheiro, parar de mentir diante dos medos, deixar de oscilar, parar de dar brechas espirituais e de muitas vezes, parar de ser um grande religioso exibicionista quando o próprio Jesus o repreendeu dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, uma cilada para mim, pois tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens”.  (Mateus 16. 23)

Estava na hora, de Pedro assumir seu papel como um grande líder... Deixando para traz tudo aquilo que ele viveu e mergulhando em direção a Cristo. Uma vez que, quando mergulhamos, o medo e a falta de fé acaba e aí é impossível afundar, pois, através dessa atitude, Deus vai nos revelar algo poderoso literalmente como fez com Pedro segundo o Texto de João 21. 7.

CONCLUSÃO: O desafio de Pedro, seria muito grande...  “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” conforme o Texto de Mateus 16. 18. Pedra é rocha, é base sólida onde Jesus quer edificar a Sua casa. Pedro é um exemplo de pastor e nos mostra a generosidade e a entrega da vida por suas ovelhas, aceitando o grande desafio que o próprio Cristo lhe deu.

E o que podemos aprender com essa história!

Três coisas importantes aprendemos neste pequeno texto que são:

1º APASCENTAR: Cuidar de gente não é fácil. Requer sacríficos muitas vezes de abrirmos mãos dos nossos desejos e vontades para fazer os desejos e vontades de Deus. Apascentar! Requer segundo o costume da época de promover o bem-estar espiritual dos membros da Igreja. E todos nós, somos responsáveis por isso.

2º PASTOREAR:  Que é conduzir... Pois, Jesus mesmo disse em João 10. 16 o seguinte: Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. A grande questão, é que tem muita gente esquecendo disso. Durante muitos anos, toda uma geração, jogou a responsabilidade somente para algumas pessoas essa responsabilidade de cuidar e proteger pessoas... Esse papel é de toda Igreja. Pois, quem gera OVELHA e OVELHA não é o Pastor. Mas, sobre a nossa vida, existe essa responsabilidade de cuidar de pessoas também.

3º NÃO FICAR CHATEADO: Pedro não gostou da forma que Jesus o tratou... Mas, depois ele mesmo entendeu e declara, Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas... Conforme o texto de 1 Pedro 2. 25.
A Palavra de Deus em Mateus 16. 15 – 18 nos mostra que um dia, Jesus pergunta aos discípulos: “E vós quem dizeis quem eu sou? ” Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!'”. Diante da resposta de Pedro, inspirada por Deus, Jesus lhe declara: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Jesus sabia que sobre a vida de Peedro, estava uma grande responsabilidade para mudar uma geração de apaixonados por Deus... E qual é ou quais são as nossas respostas diante das perguntas de Jesus que Ele nos lança todos os dias?

PRESTE ATENÇÃO NESTA FRASE: Eu tive muitas coisas que guardei em minhas mãos, e as perdi. Mas tudo o que eu guardei nas mãos de Deus, eu ainda possuo. (Martin Luther King) Pedro! Tinha muitas coisas e voltou a fazer outras, mas, dentro do seu coração, guardou o Amor a Jesus e mesmo sendo exortado e desafiado, quando levantou, nunca mais foi o mesmo.