domingo, 27 de outubro de 2019

FIDELIDADE E HONRA


TEXTOS MOTIVADORES
Atos 4. 32 – 37: E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Atos 5. 1 – 12: Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço campo? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

INTRODUÇÃO: No início do Cristianismo, percebemos algo interessante onde explica: ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns... naquela época não tinha vaidade das coisas, podemos dizer que era uma grande família, onde as necessidades básicas, principalmente das viúvas sem sustento eram supridas pelo fundo central.
Ao ler os textos, percebemos que existem dois casos interessante aqui. 1º a fidelidade e a 2º infidelidade. A 1º fidelidade, é a caraterística de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assumi... já a 2º infidelidade, é ao contrário, são pessoas que não tem responsabilidades com aquilo que assumi.

DESENVOLVIMENTO: Nesta leitura, podemos reparar alguns personagens interessantes como: Barnabé, ao qual seu nome era José e a Palavra de Deus, nos dar uma pista quem ele era: Ele era de Chipre, era levita e tinha um campo, ao qual vendeu e entregou tudo aos pés dos Apóstolos.

Outros personagens era Ananias e Safira, ao qual faziam parte dessa mesma comunidade, porém, ao contrário de Barnabé, eles venderam sua propriedade, mas em comum acordo, ou seja, os dois decidiram realizar esse ato, reteve parte do dinheiro que eles receberam dessa venda.

PRESTE ATENÇÃO: Favor e desonra são incompatíveis. Quando a desonra entra, o favor sai.

Num ambiente de Glória... tudo que é tipo de desonra, fica claro.

Ananias e Safira, tinham que compreender isso. Eles estavam numa comunidade onde o acordo era, que tudo fosse vendido e que eles, de acordo que iriam surgindo a necessidade das pessoas, poderiam ser supridas.

Outro personagem o Apostolo Pedro, sabia disso e declara para os dois dizendo: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço do campo? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Essa fala do Apostolo Pedro, deixa claro que não tinha coação, ou seja, forçar alguém a fazer algo contra a sua vontadeEles não eram obrigados a fazerem aquilo, eles não eram obrigados a continuarem caminhando naquela comunidade, eles não eram obrigados a fazerem nada. Mas, existe um, porém aqui, eles mentiram. Não para os homens, mas sim para Deus.

Em Lucas 12. 2 diz: Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido... naquela comunidade, o Espírito de Deus habitava ali, e a atitude de Ananias e Safira foi considerado uma ofensa contra Deus.

Olha que a Palavra de Deus nos ensina em Eclesiastes 5. 4 – 5 que diz: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Essas questões eram coisas serias diante de Deus e diante da comunidade.

Apostolo Pedro, exorta os dois e todos nós acabamos de ler o que aconteceu com eles.

Diferente de Barnabé! Ele não reteve, ao contrário entregou tudo, foi fiel, seguiu com fidelidade, foi um homem de Deus em tudo, foi reconhecido como, filho da exortação ou filho da consolação, ambos os nomes mostram as caraterísticas do Espirito Santo.

Em um pequeno trecho da leitura da Palavra, percebemos algo interessante, 1º um ato de bondade e compromisso com a Obra de Deus, e no 2º, um ato de rebeldia que gerou morte física daquelas pessoas.

O grande problema aqui é! Qual dos três personagens queremos ser? O que fica do lado do Espirito Santo ou do lado de satanás. Do lado da honra ou da desonra, do lado dos fieis ou dos infiéis?

Barnabé, pela sua fidelidade, ganhou uma geração de apaixonados por Jesus Cristo, e na Palavra de Deus, nunca mostrou que ele passou por dificuldades ou problemas financeiros por ter entregado algo para Deus, mesmo que fosse homens administrando.

Do outro lado, observamos Ananias e Safira, pagando um preço pela mentira.

A Igreja nos dias de hoje, não precisa que você ou eu venda as nossas casas e entrega tudo nas mãos dos Administradores da Igreja, a Igreja de hoje precisa de homens e mulheres fieis ao voto que fizemos diante de Deus e diante dos homens. E aqui! Não é só nas finanças, mas, em todas as áreas. Pois, muitos querem o bônus e não querem o ônus. Muitos querem tudo que a Igreja do SENHOR pode fornecer, mas, muitos não querem ter compromissos de ajuda-la.

Barnabé... tinha o Espirito Santo dentro dele, ganhou nada mais e nada menos que o Apostolo Paulo, que fez obras maiores do que ele.

Isso é Reino...

CONCLUSÃO: Podemos aprender três coisas fundamentais aqui neste texto.

1º Não retém aquilo que não é mais seu: Ou seja, não temos mais o direito de reter aquilo ao qual consagramos para Deus. O reter aqui neste texto, mostra o poder da avareza, que segundo um pensador chamado Jean de La Fontaine diz que: A avareza perde tudo ao pretender ganhar tudo. Mas, na Palavra de Deus lemos também quando diz em Hebreus 13. 5: Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

2º Não der ouvidos a satanás: No texto que lemos, observando o casal dando ouvidos a satanás, e isso causou a morte deles. Hoje, vejo muitos casais morrendo não no físico, mas sim espiritualmente, essa morte é tão cruel, que ela vai acabando aos poucos com as pessoas. Onde perdem tudo e não sabem como que pode está acontecendo isso.

3º Seja fiel: Fidelidade as coisas de Deus é tudo: Nossa fidelidade, gera algo no Coração de Deus. E quem é fiel no pouco, Deus libera o muito. E Ele faz questão de liberar Sua prosperidade sobre a nossa vida, pois, a prosperidade ao qual ensinamos aqui e ausência da necessidade e se formos fieis a Deus, Ele vai ser fiel a nós. 

Que essas promessas de Deus, venha ser verdades em nossa vida. E todo espirito da mentira e avareza, caia por Terra em Nome de Jesus Cristo em nossas vidas e ministérios. 

Dia 27 de Outubro de 2019 - Igreja Metodista em Colônia.