terça-feira, 7 de agosto de 2018

MUDANDO A REALIDADE


MUDANDO A REALIDADE

Texto Motivador: Números 13. 25 - 30
E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Introdução: Essa historia é muito conhecida... O grande problema é quando andamos por vista ou visão.
Os espiãs na verdade, olharam para o campo com vista... Viram as dificuldades e os gigantes. E isso intimidou todos eles. O problema é um problema, uma vez que, são questões sociais que traz transtornos e que exige grande esforço e determinação para ser solucionado.
Os espiãs na verdade, não estavam afim de correr esse risco. Preferiram trazer relatórios ruins para seu líder e assim, causou um grande transtorno em Israel.
A vista é algo limitada aos olhos... Vista refere-se apenas àquilo que eu realmente consigo enxergar (algo palpável).
Com Josué e Calebe foi diferente... Eles olharam para aquela Terra com visão. Que tem haver entrar no campo do imaginário. Elas não se deixaram intimidar com as dificuldades e com os problemas daquele lugar. Pois, entraram num nível mais alto de intimidade com Deus e com a promessa. Pois, volto a repetir, eles, não olharam com os olhos naturais, mas conseguiram enxergar na mente.
Grandes conquistas acontecem na mente... Aquilo que você imaginar será.
Os espias imaginaram derrotados... Josúe e Calebe, vitoriosos.
E o que você escolhe nesta noite?  
O dicionário define “vista” no sentido de enxergar bem. Porém quando o mesmo trata referente à visão ele define como: Perspectiva de como se avalia algo...  Capacidade de perceber algo... Enxergar possibilidades.
A grande questão é que onde não tem visão, as pessoas acabam fracassando, pois vão olhar somente para aquilo que as circunstâncias dizem, e cá entre nós, muitas vezes as circunstâncias não são favoráveis.
A visão é algo praticamente eterna! Pessoas têm uma visão – obviamente que para a realização dessa visão ela precisará de uma equipe-, mas quantas pessoas já se foram, quantas pessoas abandonaram certo tipo de visão, porém outras vieram depois e continuaram, realizaram e deixaram um legado referente a outros que vieram antes? A visão perdura durante séculos e séculos.
Preste atenção... Que por causa do espírito de intimidação, Israel esperou quarentas anos para receber a promessa que Deus já tinha liberado.
Você pode até morrer, porém pode deixar uma visão viva entre as pessoas.
Pois, exatamente isso que Deus fez com aquela geração de incrédulos. Todos morreram, só ficou Josúe e Calebe.
Sem visão não temos propósito, não temos unidade, não temos disciplinas… Tudo gira em torno da visão que você tem... E o que Deus já te revelou através de varias pregações que Deus deixou ter nesta Igreja?
A pergunta é: Será que temos uma ótima vista, mas uma péssima visão? Vamos mudar essa realidade para não morremos no deserto.
Vamos pensar nisso...[1]
A vista tem o foco no problema... E a visão o foco na promessa.
Esse sermão foi adaptado pelo Pastor Anderson Magno no dia 07 de Agosto de 2018.


[1] http://fabricadementes.com – Acesso em 07 de Agosto de 2018.