segunda-feira, 16 de maio de 2011

NÃO SEJAS INCRÉDULOS, MAS CRENTE

Leitura Bíblica do Evangelho de João 20.19 – 31
Relembramos nestes últimos dias a vida e o ministério de Jesus Cristo, seus milagres, suas curas, suas parábolas, e principalmente os seus ensinamentos. Portanto, Domingo passado dia 24 de Abril de 2011, por exemplo, todas as igrejas cristãs de todo o mundo, direta ou indiretamente, pregaram sobre a “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo que aconteceu num Domingo de Páscoa”.
No dia da sua ressurreição, Jesus apareceu para Maria Madalena e lhe recomendou-lhe o seguinte: Não me detenhas; porque ainda não subi para o meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deu e o vosso Deus. Logo em seguida o texto Bíblico mostra que a Maria Madalena sai anunciando aos discípulos que ela “viu o Senhor”.
Provavelmente os discípulos ficaram admirados e contentes, porém eles ainda estavam com medo pela situação que presenciaram três dias antes, quando mataram Jesus Cristo. Mas numa tarde de Segunda-Feira o mesmo Jesus que tinha sido morto e depois de três dias ressuscitou, apareceu para os discípulos e discípulas dando lhes a “Paz seja convosco”, pois ali eles e elas se encontravam trancados, com medo e pensativos pelo fato ocorrido como já comentado do texto Bíblico.
Os discípulos e discípulas ficaram admirados guando o Mestre Jesus chegou e colocou-se no meio deles, mas antes Ele mostrou as feridas das mãos e a do lado, essas marcas que marcaram a sua morte diante daquele povo e para os discípulos/as que ali estavam. Isso até hoje nos causa um impacto quando falamos sobre isso dentro e fora das nossas Igrejas Cristãs.
Este mesmo momento também é marcado para o encorajamento que Jesus libera sobre elas e eles ali presente naquele confinamento... “Como o Pai me enviou, Eu também vos envio” e Jesus libera um sopro e este sopro é o “Espírito Santo de Deus” e Ele também faz uma advertência dizendo “Perdoar os pecados”. Essas palavras queridos e queridas logo iria causar um alvoroço em toda a terra...

Porém amadas e amados hoje na verdade vamos falar de dois personagens importantes desse texto. De João 20. 19 – 31 “Tomé e Jesus Cristo”. Por que somos felizes hoje, porque cremos em Jesus vivo e ressuscitado entre os mortos. Amém!
Tomé conhecido também como Dídimo foi um dos discípulos de Jesus. Ele causa ainda hoje em alguns cristãos e cristãs uma sensação de falta de fé e duvida. Por exemplo, quando duvidamos de alguma coisa é quase cerco que alguém nos chame de Tomé... Mesmo sem levar em conta a sua ansiedade e o seu stress pelo fato ocorrido com o seu Mestre.
O mesmo Tomé, às vezes eu acho que ele era igual a Pedro... Tinha seus altos e baixos com o Senhor. No Evangelho de João ele aparece poucas vezes, mas é fundamental para a nossa base de fé e crença. Uma delas é quando ele aparece encorajando os discípulos a seguir com fé e otimismo, disposto até mesmo morrer junto com Cristo quando voltaram para Judéia “Betânia” para ver um dos mais esplêndidos milagres de Cristo que foi a ressurreição de Lázaro no quarto dia da sua morte. Um amigo querido e muito especial para Ele. Já neste texto que acabamos de ler, ele aparece como um incrédulo dizendo que: “Se ele não vê e tocar” ele não acreditaria.
Mas ele na verdade foi um dos discípulos que mais se preocupou com o Mestre Jesus e saiu numa busca desesperada... Tomé queria uma resposta e soluções para suas duvidas. E no primeiro momento não ficou ali trancado junto com os discípulos e discípulas. Neste período quebrou a cabeça e foi muito questionado por onde passou. Alguns estudiosos comentam que ele queria achar o corpo de Cristo... Pois acreditava que poderia ter sido levado por alguém ou algum grupo como por exemplos “Romanos, admiradores e até mesmo os Judeus que não gostavam Dele”. Tudo era possível naquela situação. Portanto ele teve a coragem e ousadia de duvidar sobre o milagre contato pelos discípulos. Pode ter acontecido aqui também uma vaidade nele também... Todos viram menos ele. Porém oito dias se passaram e Jesus reaparece para os seus discípulos e discípulas e entre eles agora estava Tomé depois de uma busca em vão das suas duvidas e questionamentos.
Jesus mais uma vez se coloca no meio deles e diz “A paz seja convosco” e logo em seguida vai ter uma conversa particular com ele... Aqui fico imaginando o rosto de Tomé... Jesus, porém conforme mostra no texto do Evangelho Segundo João 20. 27 “Diz assim Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”.
Creio que Tomé se encheu de tremor e temor por causa disso... Deve ter passado uma história na sua cabeça, uma força sobre natural sobre a sua vida, ele teve ter se enchido com a Graça e esta Paz que realmente ele precisava até então... Pois a sua ansiedade poderia estar causando uma dor no seu coração.
Tomé ficou tão emocionado que se expressou de uma forma extraordinária “Senhor meu e Deus meu!” para muitos essa expressão de clamor e reconhecimento de Tomé, fez dele um verdadeiro CRENTE... Mas o que é ser CRENTE? Ser crente na verdade e crer... Crer significa que eu creio na obra realizada por Jesus Cristo. Crer significa também que creio no Jesus que morreu e ressuscitou, crer é também reconhecimento da minha total dependência em Deus e nos Dons do Espírito Santo sobre a minha vida e na sua vida.
Mas mesmo assim Jesus chama atenção de Tomé dizendo-lhe “Por que me viste, creste?”...
Tomé me faz agora focar nas nossas Igrejas... Chamo atenção agora para uma questão muito especial. Quantos de nós hoje temos que ver alguma coisa, para acreditar no Nosso Senhor Jesus e nas suas obras... Assim como Tomé, mesmo que num gesto sem malicia, saímos em busca de respostas e soluções pelos nossos questionamentos do dia a dia... Talvez essa palavra “Jesus está contigo”, “Jesus vai entrar na sua causa”, “Jesus e a solução dos seus problemas” e outras frases ou palavras proféticas que não está chegando ao meu e no seu coração.
Muitas pessoas... E às vezes eu e você precisamos tocar e vê...  Para crer, porém Cristo nos chama para tocar suas feridas. Sua morte e depois sua ressurreição não foi em vão. Até mesmo para Tomé, esta certeza lhe causou um amor maior para a obra... Foi para Índia ser evangelista, missionário, profeta... Ser um homem abençoado por Deus.
Tomé mostra as faces de um/a Cristão ou Cristã... Nosso chamado, a vontade de lutar, dúvidas e o chamado para a missão. Porém não sejas incrédulo, mas crente... Nunca deixe a dúvida, a incerteza tomar conta do seu coração. As obras do amor, da dedicação, da paixão, morte e ressurreição de Cristo... Ele cumpriu o seu chamado aqui na terra e deixou para nos o seu envio, Espirito Santo e o ato do perdão.
Tomé entendeu tudo isso e se transformou depois desse encontro. Por isso amados irmãos e irmãs, vamos nos transformar e deixar de ser incrédulos, mas crentes.
Esta é a nossa função e dever... Que a obra e a dedicação de Tomé venha nos impactar sempre e sempre, Amém. 

“Esse é o Pastor das ovelhas”


Texto motivador: João 10. 1 – 10

Jesus foi um homem que se preocupou com o ser humano em geral. Ele sabia que naquele tempo vários vieram em seu nome alegando ser o ungido, ou seja, o messias tão esperado. Mas nesta parábola Ele explica para o povo que ali estavam em sua volta, as suas preocupações mediante a essas enganações de falsos profetas e ladrões de fé e confiança.
O povo como sempre, esperava um verdadeiro messias para ajudar e os livrar das mãos dos Romanos e também dos religiosos que só sabiam usurpar o povo Judeu que estava vivendo já um stress emocional muito grande por causa disso.
Nosso Senhor Jesus Cristo, muitas vezes não foi reconhecido pelo povo e também pelos os que lhe perseguiam. O povo não entendia os sinais e maravilhas que Ele fazia até então. Jesus mais uma vez chama atenção do povo para que o observasse e entendesse que Ele era o Ungido, Ele Era o Messias esperado.
 Jesus faz essa parábola dizendo assim o que não entra pela porta (portão no caso do curral) da frente, mas pula ou sobe por trás, esse não é o pastor dessas ovelhas. Esse é ladrão e salteador.
Hoje não estamos muito longe dessa realidade, e ainda hoje observamos pastores e pastoras entrando pela porta dos fundos das nossas igrejas e as ovelhas por causa desse comportamento não as reconhecem. Porém neste texto Jesus Cristo vai nos ajudar a observar o comportamento de um verdadeiro Pastor ou Pastora e principalmente de entender que o caminho até o Pai, passa por Ele e Ele é a porta para chegar a até a Deus, a Porta principal.
Vamos entender que o verdadeiro Pastor ou Pastora, conhece as suas ovelhas e as ovelhas também reconhecem o seu Pastor ou Pastora. 
Na nossa caminhada de fé, já tivemos a oportunidade de ver a atitude de homens e mulheres que vieram em nome de Deus para nos ajudar. Portanto muitos desses homens e mulheres não souberam reconhecer o valor do ser humano. No mundo cristão evangélico, temos a oportunidade de ser comparado como o Pastor e ovelhas. Essa simbologia veio por causa da realidade que o povo de Israel vivia. A profissão de Pastor era comum naquela região e até hoje se observa homens e algumas mulheres conduzindo seu rebanho.
Mas hoje, vamos falar de Igrejas... O verdadeiro Pastor como diz na leitura, se preocupa com as ovelhas... Ele cuida, ele ajuda, ele mostra o caminho, se há alguma ovelha perdida ele a procura, se alguma também é desobediente ele tem uma estratégia para resolver essa rebeldia dela.
Como é bonito, ver o Pastor ou a Pastora conduzindo suas ovelhas com sabedoria e amor. É comum ver a atitudes deles/as guiando seu rebanho para longe do perigo, longe do caminho da perdição, longe de lobos e devoradores de ovelhas.
Hoje sabemos que existem pastores e pastoras, conduzindo seu rebanho para o caminho errado e levando principalmente para o abismo. Esses pastores e pastoras esquecem que na verdade eles ou elas estão lhe dando com vidas. E talvez essa ida até o abismo pode muitas vezes não trazer a paz e a vida dessas ovelhas. Esses ladrões na verdade são aqueles que Jesus explica que veio matar e destruir o rebanho de Deus. Hoje queridos irmãos e irmãs, reconhecer o seu Pastor ou Pastora é fundamental para nossas vidas e também para o nosso ministério.
Existem pastores e pastoras que são destruidores de sonhos, acaba com os sonhos e a vontade das suas ovelhas... Talvez esse seja aquele que entrou pela porta do fundo e talvez até pulasse os muros ou a cerca para te alcançar. Falando que somente queria te ajudar e te conduzir, mas na hora em que você precisou, ela ou ele não estava ao teu lado.
Existem pastores e pastoras que só sabem sugar as suas ovelhas, precisam sempre delas para alguma ajuda que seja ao seu favor somente... Porém quando essas mesmas ovelhas precisam da sua ajuda, ou seja, uma ajuda pastoral eles fingem que não ver e até mesmo finge que não as conhece. Sempre deixando para depois e depois.
Mas nesta noite quero lembrar mais uma vez de um Pastor de verdade, esse foi Jesus Cristo, esse realmente deu a vida para suas ovelhas e as ovelhas de seu pai. Deus entregou em suas mãos a responsabilidade de cuidar de vida, e guando teve essa oportunidade, não decepcionou o seu Pai... Ele tinha um grande rebanho, e esse rebanho também tinha suas dificuldades, mas Ele sempre os amou.
Como não caminhar com um Pastor assim, um Pastor que se preocupou com as suas ovelhas... Jesus deu exemplo, Ele teve o cuidado de ensinar o verdadeiro caminho para suas ovelhas, mesmo aquelas ovelhas rebeldes e até mesmo as ovelhas que iria te trair.
Jesus no seu ministério teve todo tipo de ovelhas...
·        Teve aquela que sempre o ouvia
·        Teve aquela que sempre questionava o seu agir
·        Teve aquela que sempre queria o destaque
·        Teve aquela que queria ver os sinais
·        Teve aquela que queria também ver as feridas
·        Teve aquela que o traiu
·        Teve aquela que o negou
Enfim, todos os tipos, mas Ele conhecia todas... Ele caminhou junto com elas mesmo assim. Jesus foi um bom Pastor, Ele conduziu seu rebanho em bons pastos e deixou esses pastos para elas caminhar. Pastos de paz e verdades, pastos de carinho e amizade, pastos onde foram tratadas e curadas de todos os maus e enfermidade.
Mas amados irmãos e irmãs, nesta noite quero deixar três exemplos de Cristo Jesus para as nossas vidas.
1º Cuidado com os salteadores e ladrão: Jesus nesta época já chamava atenção, para os canalhas e enganadores que nos cercam. Existem aqueles que agem em nome de Deus e nem sempre Deus está com eles nas suas atitudes e comportamentos para com o próximo. Ser uma ovelha observadora e obediente a voz de Jesus Cristo, pode de salvar das mãos dos enganadores e ladrões.
2º Um bom Pastor ou Pastora de conhece e te ouve: Esse é o ministério verdadeiro Pastoral, um líder conhece quando suas ovelhas não estão bem e cuida delas... Ele caminha junto, e às vezes até carrega no colo se for o caso. O seu cajado tem que ser utilizado numa situação de perigo, ou seja, O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo”.
Esse Bom Pastor levanta o seu cajado para ajudar, e não para bater, e muito menos enganar seu rebanho para um caminho de perdição. Esse Pastor como Jesus nos colocou nesta parábola, as ovelhas os reconhecem e gostam dele... Esses Pastores e Pastoras são guiados/as e dirigidos/as por Deus.
Esses Pastores pedem ajuda de Deus e Deus sendo o seu PASTOR os conduzem também... E seguindo o exemplo de um grande Pastor que era Jesus Cristo, conduz suas ovelhas no caminho correto e para o alvo que é Deus.
3º Jesus Cristo é a porta e o Pastor verdadeiro: Ele nos avisou que, para chegar a até ao seu Pai, precisamos passar por Ele também... Aprender com Jesus como lidar com vidas, é aprender na verdade como levar as pessoas até Deus... “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. Aprender com esse Grande Pastor que salvou muitas ovelhas da perdição e do caminho da morte, soube perdoa as ovelhas que lhe ofenderam e lhe traíram. Ele sem exceção amou todas por igual.
Ser um Pastor ou uma Pastora hoje e olhar para o seu rebanho, e ver as ovelhas que o SENHOR os entregou para cuidar. E saber que todas são diferentes, sente coisas diferentes e precisam de coisas diferentes e de cuidados diferentes. Ser Pastor ou Pastora e amar de verdade e saber que do outro lado existe um ser humano que é a minha imagem e semelhança... Somos Pastores e ovelhas, mas somos um em Deus junto com o teu filho Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo.
Que nesta noite possamos lembrar-nos da obrigação como Pastores e Pastoras, mas também como ovelha que percebe o seu Pastor e as atitudes dele ou dela diante da sua comunidade de fé. Que o nosso Grande Pastor e exemplo de todos os dias, possa nos guiar também para uma Pastoral de cuidados, ensinamentos e amor em Espírito e em verdade no seu Nome que é poderosa e tremendo diante de toda terra. Viva ao Grande Pastor Jesus Cristo.