segunda-feira, 8 de junho de 2020

DEUS TRABALHA NO SILÊNCIO.

Texto Motivacional: Salmos 13

1 Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? 2 Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo? 3 Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte; 4 Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar. 5 Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração. 6 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

INTRODUÇÃO: No texto de hoje, nós encontramos as palavras de uma pessoa que estava passando por um momento muito difícil.

Suas palavras são palavras de profundo lamento.

Davi ao qual é retribuído esse Salmo, estava muito triste e angustiado. A sensação que ele tinha em seu coração, era de que Deus havia se esquecido dele. Então ele escreveu esse salmo para lamentar a sua situação diante do SENHOR.

É verdade que o Salmo 13 foi escrito por Davi em virtude de alguma situação específica que aconteceu em sua vida. Porém, os sentimentos demonstrados por Davi nesse salmo também são experimentados por outros filhos de Deus. Como eu e você.

PRINCIPALMENTE QUANDO ACHAMOS QUE DEUS ESTÁ DEMORANDO DEMAIS PARA NÓS RESPONDER OU PARA ENTRAR NUMA CAUSA PESSOAL NOSSA.

Esse salmo começa com palavras de angustia, mas, no final, ele termina com palavras de confiança em Deus.

LEMBRA! O importante não é como começamos e sim como vamos terminar?

Portanto, o Salmo 13 é um salmo que nos ensina a seguinte verdade: “Que precisamos confiar no SENHOR diante de qualquer dificuldade da vida”.

Para compreendermos essa verdade, nós daremos nossa atenção às duas partes que compõem esse salmo:

1. A angústia  (vv. 1-4)
2. A confiança (vv. 5-6)

1. A angústia do salmista: Quando lemos esse salmo, nós ficamos com a seguinte pergunta em nossa cabeça: O que estava acontecendo na vida de Davi para que ele escrevesse essa oração, em forma de canção tão angustiante?

O intenso sofrimento de Davi fica claro para nós quando constatamos que ele disse quatro vezes a expressão “Até quando?”. Isso demonstra que de fato ele estava muito atribulado.

Pois, ele fala de um inimigo prevalecendo contra ele.

Mas, quem são esses inimigos que Davi estava se referindo? Um inimigo literal ou um inimigo imaginário? Um inimigo físico ou espiritual?

Davi! Deste que começou sua jornada com Deus, muitos se levantaram contra a sua vida... seja como for, aquela situação era bastante angustiante para ele e ele declara: Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre?

Pois, quando a angústia e a falta de confiança entra no coração dos filhos de Deus, muito tem a ver com a mudança que a vida tem nos dados diariamente.

LEMBRA DE ELIAS, JÓ, JONAS, TOMÉ, JUDAS e até mesmo com JESUS CRISTO?

Entretanto, pelo que concluímos das suas palavras, o sofrimento de Davi se agravou ainda mais pela sensação que ele tinha de ter sido abandonado por Deus num momento tão difícil.

Como vocês podem ver, Davi estava se queixando do silêncio de Deus. Ele disse que Deus se esqueceu dele para sempre.

As palavras “para sempre” parecem até um exagero da parte de Davi. Mas o fato era que ele estava muito angustiado. Ele disse que Deus tinha escondido o Seu rosto da presença dele.

Ele não estava entendendo porque Deus não respondia as suas orações.

Apesar dos seus pecados e fraquezas, Davi era um homem que confiava plenamente em Deus. Ele já tinha visto a mão de Deus vindo em seu socorro em outras circunstâncias da sua vida.

Porém, naquele momento, parecia que Deus não estava mais se importando com ele.

Davi já vinha orando a um determinado tempo a Deus, contudo a situação continuava a mesma... O tempo se passou, e o problema não tinha sido resolvido. Ele orava e orava, e nada mudava.

Sua alma estava aflita com aquela situação.

Seu coração andava triste dia e noite. Seu raciocínio estava confuso. E isso foi aumentando cada vez mais. É por essa razão que ele insistiu em dizer a Deus as seguintes palavras: “Até quando?”.

E para piorar as coisas, Davi ainda tinha que enfrentar a zombaria dos seus inimigos. Tinha medo até mesmo de morrer é aquela situação não fosse resolvida.

Agora, se pararmos para pensar um pouco mais sobre aquilo que estava se passando com Davi, nós constataremos que a situação vivenciada por ele também é uma realidade que acontece conosco.

Nós confiamos em Deus.
Mudamos o rumo das nossas vidas para fazermos a vontade do Senhor.
Deixamos certos planos para trás.
Mudamos de cidade, e até mesmo de país.
E abdicamos de muitas outras coisas.

Tudo isso porque queremos servir a Deus.

É verdade que não somos iguais a Davi, que fez grandes coisas em Israel para a glória do nome de Deus, mas nós também somos servos do SENHOR. Nós também estamos dispostos a encararmos vários obstáculos para mantermos a nossa fé e para servirmos ao Deus Vivo.

Entretanto, o que é que muitas vezes acontece em nossas vidas?

Às vezes enfrentamos uma situação muito difícil, e até mesmo desesperadora, e aí nos perguntamos!

Onde está Deus?

SEJA SINCERO! O silêncio de Deus dói e incomoda.

Aí nós oramos continuamente a Deus, pedindo-lhe uma saída.

Entretanto, a realidade é que o tempo vai se passando, e até parece que Deus não está mais se importando conosco. Parece até que ele se esqueceu de nós e o Seu rosto está voltado para outro lugar.

Em Mateus 27. 46 nos mostra: Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: — “Eli, Eli, lemá sabactani?” Essas palavras querem dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”

Jesus Cristo não ouviu a Voz de Deus, não ouviu a Voz do Seu Pai... sabia lá no fundo, que tudo aquilo tinha um propósito. Mas, a angústia por alguns minutos se instalou Nele.

Porém! Não entrou em desespero! Ele continuou firme. Ele foi paciente. Ele esperou em Deus. Sua morte não serviu somente para nos salvar, mas também para nos dar um exemplo de paciência, de submissão à vontade de Deus, e de confiança em qualquer dificuldade da vida.

A grande questão que precisar ser entendida é que existe um propósito dentro do plano de Deus, que nós não sabemos qual é.

Existem algumas razões para o sofrimento do povo de Deus, que pode ser:

Desenvolver a nossa paciência;
Tornar-nos mais humildes;
Promove o nosso desapego para com as coisas deste mundo;
Almejar fervorosamente as realidades celestiais;
Afunjetar o egoísmo;
E nos impulsionar a confiarmos em Deus em todas as circunstâncias da vida.

Porém, somente Deus sabe exatamente qual é o propósito específico do sofrimento em nossas vidas. Nós precisamos conviver com a realidade do sofrimento. Uma hora ou outra, ela baterá na porta da nossa casa e precisamos estar prontos.

O fato que Deus nos ama, não significa dizer que Ele virá em nosso socorro para retirar imediatamente aquele sofrimento que nos atribula. Lembrem-se: Deus é infinitamente maior e mais sábio do que cada um de nós.

Ele sabe exatamente o que está fazendo.

O que pode estar afligindo você?

Seja lá o que for que você esteja passando, eu tenho a plena certeza de que eu e você poderemos ler esse Salmo como se fosse o seu próprio salmo. Ou seja, eu e você também podemos ser unir a Davi e dizer as seguintes palavras: “Até quando, SENHOR?”.

2. A Confiança do Salmista: As palavras dos versículos 5 e 6 foram escritas quando Davi nem mesmo tinha obtido a libertação do seu problema! Ele estava aflito. Ele sentia a ausência de Deus, mas ele não deixou de confiar em Deus. No fundo no fundo ele sabia que Deus nunca iria abandoná-lo de verdade.

Deus era fiel às suas alianças e ainda é.

Ele tinha uma aliança com Davi, e por isso Ele nunca iria abandoná-lo. Então Davi recobra seu fôlego, enxuga suas lágrimas, levanta sua cabeça, e apresenta um lindo louvor a Deus.

Sua confiança em Deus é reacendida, isso fica evidente pela própria elaboração desse salmo, pois ele o escreveu quando ainda estava sofrendo. E, ao escrever o Salmo 13, Davi também tornou possível que outras pessoas pudessem cantar juntamente com ele, expressando diante de Deus não somente as suas dores, mas também a sua confiança no Senhor.

As palavras finais desse salmo mencionam duas palavras que falam das bênçãos de Deus sobre a sua vida, as quais serviam de alicerce para a sua confiança em Deus.

A primeira palavra que Davi mencionou foi a palavra "Graça" (hebraica ḥeseḏ) Na língua hebraica, essa palavra significa pode significar também: “Solidariedade, lealdade, amizade, comprometimento; fidelidade, bondade, favor, benevolência; piedade”. Ao usar essa palavra, Davi estava dizendo que confiava em Deus porque ele era fiel às suas alianças, porque Deus era bom, Ele era amigo de Davi, Ele era benevolente e tinha piedade dos seus servos.

A outra palavra que Davi usou no final do Salmo 13 foi "Regozijar" ou seja, alegrar-se (yǝšû‛āh) Na língua hebraica, essa palavra também significa: “ajuda, salvação, assistência, prosperidade”. Ou seja, quando Davi disse que o seu coração se regozijava, ou se alegra-va na salvação que vem de Deus, ele estava se lembrando de todos os momentos poderosos nos quais Deus tinha ajudado o seu povo. E de um modo mais particular, Davi se lembrou de como Deus o tinha assistido em outras situações difíceis do seu passado.

E para reforçar a base da sua confiança, Davi disse assim: “Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem”.

Novamente, Davi se lembrou do seu passado. Ele olhou para trás e viu o quando Deus tinha sido bom para com ele. Deus o livrou de tantos inimigos. Deus o abençoou, dando-lhe riquezas, pois ele era o rei de Israel. Deus tinha sido com ele em todos os dias da sua vida. Portanto, havia muitas razões para Davi continuar confiando em Deus. Ele sabia que Deus nunca iria falhar com Ele, que Deus nunca iria abandoná-lo para sempre.

Isso significava que o silêncio de Deus para com Davi era apenas momentâneo.

Era um silêncio necessário para o próprio bem de Davi. Ele não sabia exatamente o porquê do não responder de Deus, mas, mesmo assim, ele iria continuar confiando em Deus em toda e qualquer dificuldade que ele pudesse enfrentar.

E foi assim que também o nosso Senhor Jesus Cristo procedeu.

Como vocês já sabem, Jesus Cristo esteve num momento muito difícil em sua vida aqui na terra. Ele foi até as últimas consequências que um ser humano poderia ir, isto é, ele foi até a morte.

Ele continuou firme na cruz do calvário, confiando no seu Pai Celestial.

Naquela terrível sexta-feira de páscoa, Jesus disse assim: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23.46).

Ele confiou no seu Pai, e o seu Pai o ajudou.

Porém, o seu Pai não o ajudou tirando-o da cruz, tal como muitos esperavam que acontecesse. A resposta ao clamor do seu Filho veio no terceiro dia depois da sua morte.

Deus ressuscitou Jesus Cristo e, após quarenta dias, fez com que ele subisse aos céus e se assentasse à Sua direita.

Portanto, Deus respondeu sim à oração de súplica feita por Jesus.

E Deus também irá responder as orações de súplica feitas por seu povo.

Ele irá responder as nossas orações.

Então continue firme na sua confiança em Deus. Faça como o salmista: Cante a Deus antes mesmo de receber a sua resposta de oração. Faça como Jesus Cristo que, além de dizer “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27.46), também disse assim: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!”.

Lembre-se do que eu disse há alguns instantes atrás: Mesmo que Jesus Cristo tenha confiado no seu Pai, ainda assim o seu Pai não o tirou daquela cruz. E se foi assim que aconteceu com Jesus, então isso também pode acontecer comigo e com você.

Ou seja, Deus Pai pode fazer com que eu e você continuamos carregar nossa cruz.

Mas tenha a certeza de que isso não significa que ele te abandou. Ele nunca abandonou Davi, Ele nunca abandonou Jesus, e Ele nunca nos abandonará.

Espere em Deus. Pois no tempo certo ele virá em teu socorro. Amém.

Texto adaptado do blogger: http://pregacao.reformada.org/salmo-13. No dia 07/06/2020 às 09:30.