sábado, 26 de fevereiro de 2011

UM TEMPO COM DEUS



TEXTO MOTIVADOR: MATEUS 6. 24 – 34

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

 

Introdução:

Jesus nos chama atenção e faz uma comparação de quem é o seu senhor. Ele se refere a Deus e o dinheiro. E diz o seguinte, ou você aborrece um e ama o outro ou se devotará de um e deixar o outro. Ele veio de algumas seqüências maravilhosas de pregações, curas, milagres, ensinamentos... Mas chegou um momento que Ele explicou sobre a ansiedade do povo. Esta ansiedade é que muitos de nos estamos passando no nosso dia a dia. Fazendo que, perdemos o foco em Deus e assim adoramos outras coisas. E entre essas coisas está o dinheiro. O mesmo, que muitas vezes, torna-se o nosso senhor. Fazendo-nos escravos e às vezes idolatras dele.

Desenvolvimento:

O nosso Senhor Jesus Cristo, observou os pássaros e os lírios dos campos. E fez uma comparação esplêndida, ou seja, fez uma boa comparação... Se Deus ajuda os pássaros e cuida dos lírios, o que Ele não pode fazer para você meu irmão e minha irmã!     

ü A vida não é mais do que o alimento?

ü E o corpo, mais do que as vestes?

Estas foram às perguntas que Jesus fez para aquelas pessoas que Lhe seguiam... Porém a verdade está na preocupação que o efeito da busca pelo bem estar pode causar a alguns de nos.

Às vezes estas preocupações nos levam a perder a saúde, reduzir a nossa produtividade, o modo de como tratamos os outros e principalmente a nossa confiança em Deus [1].  

E esta confiança é que Jesus nos lembra... Que Deus é maior que as nossas preocupações, vontades, nossa alegria e nossa saúde. Ter fé é uma questão de escolha! É confiar no criador de todas as coisas. Pois ela é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem (Hebreus 11. 1).

E Ele nos desafia, neste dia a confiar n`Ele... Saber verdadeiramente que Ele é o NOSSO SENHOR.

Quando tive a oportunidade de ler este texto, fiquei imaginando a cena do Mestre. Pois Ele tinha o cuidado de explicar coisas tão simples do nosso dia a dia... A correria que criamos através das nossas necessidades, é muitas vezes que nos tira do foco de Deus.

ü Não tenho tempo para ir a Igreja

ü Não tenho tempo para ir a Escola Bíblica Dominical

ü Não tenho tempo para visitar

ü Não tenho tempo para participar de um discipulado e muito menos de ser um líder

Estas coisas na verdade atrapalha muito a nossa vida espiritual. Pois ouvir a voz de Deus, ouvir as canções que fala do seu filho Jesus Cristo e deixar o Espírito Santo agir na nossa vida. São coisas sem explicações.

É somente quando estamos aqui, que sentimos essa GRAÇA de Deus... Pois quando estamos aqui, temos que estar focado na sua palavra, a mensagem que é pregada, e também as orações feitas para cada um de nós.

Está na Igreja hoje é como está na presença de Jesus Cristo e imaginar que estamos fazendo a sua vontade. Os mandamentos que Ele resumiu que é “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”.  Jesus nos convidou a amar a Deus e não o dinheiro.

Ei! Preste atenção nisso amados irmãos e irmãs: Não estou falando mal do dinheiro aqui hoje... E muito menos é o foco principal dessa pregação. Estou falando que a ambição de melhorar de vida, pode te levar a sair da presença de Deus. Quantos homens e mulheres vêm saindo da presença de Deus, por causa das suas condições de vida e perde tempo de está na presença de Deus.

Neste texto, observamos o seguinte, que o dinheiro os cegou para Deus, cegou para as obras e o cegou para vida. Jesus é o nosso ajudador... Neste capitulo, Ele acalma a ansiedade que rodeava os corações... Deus sabe o que necessitamos e queremos... Ele sonda nossos corações e mentes. Então o que você precisa?

Eu e você precisamos é de Deus...

Este Deus que é poderoso, justo, amoroso, cuidador, generoso e misericordioso. É Ele que nos ajuda a sair para o emprego, a sair para os nossos compromissos, a olhar os corações dos seus filhos e filhas aqui na terra. Deus cuida da natureza, dos animais e cuida de mim e de você. Diga amém para isso...

Na Bíblia diz: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6. 33). Esta é a promessa de Deus através de seu Filho Jesus Cristo.

Três conceitos quero tirar desse texto de Mateus 6. 24 – 34 para a nossa reflexão pessoal hoje que são:

1º Quem é o seu senhor... O texto, falou sobre o dinheiro, mas quem é o seu senhor? A televisão, o radio, o computador, shopping, a preguiça, a vergonha... Eu não sei, mas você sabe! Quando estamos na presença de Deus, não perdemos tempo... Mas ganhamos tempo como, por exemplo: Intimidade com Ele, ser reconhecido como filho ou filha amado/a, podemos chorar e sorrir na sua presença.

2º O nosso SENHOR cuida dos seus... Você é de Deus? Então Ele cuida de você. Como já foi colocada aqui. Se Ele cuida da natureza e dos animais... Por que Ele não cuidaria de nós! Amados/as Deus nos ama tanto, que até mesmo na nossa falha como seus filhos e filhas... Ele nos perdoa... Este é o Deus que pregamos e acreditamos... Este é o Deus que saímos na rua, e provamos para os que nos chamam de louco, que Ele é BOM. E que está na sua presença é maravilhoso. Você acha que está na presença de Deus é uma coisa boa? É maravilhoso? Então você é especial...

3º Não somos gentios... E é os gentios que se esquecem de Deus, esquecem do seu Criador... Não se importa com a vida ou o sucesso daqueles que não servem a Deus... A sua vida é boa e Deus vai lhe ajudar. Temos o hábito, ou seja, o costume de achar que não somos abençoados por Ele... Mas lembra-se. Você é importante para Deus, a sua presença aqui é importante para Deus, a sua intimidade é importante para Deus.

Conclusão:

Deus se agrada com os trabalhadores... Pois é dali que tiramos o nosso sustento, porém, acho que Ele deve ficar triste com quem não retribui esta dedicação a Ele também. A semana tem 168 horas, Deus pelo menos está pedindo para você ganhar 2 horas da sua semana com Ele por semana. Não é difícil fazer isso amados/as.

A palavra diz: Busque primeiro o reino de Deus...

Amados irmãos e irmãs... Tudo isso é na verdade para te dizer que:

Está do lado de Deus é a melhor coisa... Eu não preciso assustar você para entender isso... Está do lado Dele é boa demais... E Ele nos lembra mais uma vez disso... Procure ganhar tempo com Deus, através do seu Filho Jesus Cristo.

Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça significa priorizar Deus em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao SENHOR, sirvamos e obedeçamos a Deus em tudo. O que é realmente importante para você? Pessoas, metas, desejos e até objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes e escolhemos dar ao Senhor o primeiro lugar em nossa vida, qualquer um desses interesses pode ocupar rapidamente o lugar de Deus.[2]

Trabalhar e dar uma boa condição para você e para sua família e agradável aos olhos de Deus... O que pedimos é que observamos o nosso tempo com Ele. Pois todos que  tem Deus como prioridade, terão suas necessidades satisfeitas... Portanto, não se preocupe! Deus vai cuidar e vai está com você. Amém.

Seminarista Anderson Magno 27-02-2011  

 ADAPTADO NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2014
 
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VINGANÇA OU PERDÃO?




Texto Motivador: Mateus 5. 38 – 48

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

            Esta passagem no revela como o povo judeu, não reconhecia Jesus como um homem que veio para pregar a paz. No capitulo 5 de Mateus Jesus vem com uma seqüência maravilhosa de ensinamentos, sermões e seis maneiras de pensar.

            Jesus nesta época estava na Galiléia, e este povo vivia uma cultura antiga referente às leis ou ensinamentos da época. Por isso talvez a falta de interesse e compreensão do povo de lá. Aprendemos que Jesus não veio para acabar com as leis de Moises e dos profetas... Mas para dar um sentido completo, humano e divino.

            Ele veio explicando os motivos de completar a lei e os ensinos, Ele sabia o que falava e pregava. As leis, muitas delas ficavam sem sentido do amor e do perdão. Cristo no seu ministério explicou de uma forma diferente, para um povo que já tinha muitos problemas com os romanos de plantão.

            Quando aceitamos Jesus Cristo como salvador da nossa vida, somos ensinados e ganhamos uma nova identidade que é de super pessoa. O ser humano na sua grande maioria tem comportamentos que muitos de nós não conseguimos colocar em pratica. Talvez pela nossa criação, comportamento, atitude, ambiente e até mesmo cultural.

            Porém Jesus mostrou seu valor nas palavras... Pois o que Ele pregava, Ele vivia... Um homem que passou por todas as humilhações e castigos praticados pelos romanos da época... Por que a morte de cruz era horrível.

Jesus Cristo

  • Que passou por tentações
  • Que levou vários tapas e soco no rosto
  • Ele que praticamente ficou nu perante aquele povo
  • Ele que levou uma cruz pesada, sobre seus ombros já machucados

Quero deixar uma pergunta.

Viver como Cristo nos pediu, será que conseguimos?

Num mundo tão corrido, onde as pessoas vivem nos humilhando e nos perseguindo. No mundo onde todos os dias, ligamos a televisão, rádio, pegamos os jornais e revistas, olhamos e ouvimos tanta violência, corrupção, tragédia causada pela mão do homem e principalmente pela falta de amor e de compaixão que existe dentro de cada um.

Surge “então” dentro de nos um sentimento de raiva... Mas Jesus nos revela justamente que “Não irais, para não pecar”. Como eu disse suas pregações e ensinamentos baseavam no amor e perdão.

Queridos/as o texto de Mateus 5. 38 – 48 não é uma passagem comum no mundo espiritual... É na verdade como o povo judeu poderia se comportar em determinada situação.

1) Eles não entendiam, guando Jesus pediu para dar a outra face do rosto... Para um povo que respirava vingança contra os romanos, era impossível aceitar mais uma humilhação dessas.

a) Se tomar sua túnica, deixa também à capa! A capa era um objeto de um grande valor, pois era uma identificação para uma pessoa com problemas físicos e de saúde pedir esmola na rua...

Talvez a comparação fosse justamente por causa da malicia dos corações humanos, que poderia pegar essa capa para ter benefícios próprios, sem ter direito sobre isso.

b) Se alguém lhe mandar andar uma milha, ande duas... Nos como cristão/ã vamos lembrar-nos de um episodio, sobe carregar a carga de Alguém... Este alguém é Jesus Cristo. Simão foi escolhido para ajudar o nosso Mestre... Os romanos tinham autoridade para isso, pois existia uma lei, onde obrigava o judeu a ajudar a um/a cidadão/ã romano... Eles tinham poder e autoridade sobre o povo judeu...

c) Olha irmãos e irmãs, aqui Jesus nos mostra que através dessa atitude... Qualquer pessoa poderia ser forte numa ocasião como essa. A falta sabedoria nesta situação, muitas vezes, nos faz ficar cego de raiva e ódio... Porém Jesus mostrou um conceito novo e revolucionário sobre as leis ou ensinamentos deixados e praticados na época.

Ser puro e santo diante de Deus requer atitudes muitas vezes, não explicáveis pelos homens e mulheres... Mas por Jesus Cristo em nós. Só quem tem Cristo entende e é muito forte para aquentar tudo isso.

Duas coisas têm que está nos nossos corações:

  Efésio 3.19 diz assim: E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda plenitude de Deus.

   Lucas 23. 34 diz: Assim contudo, Jesus dizia, Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem, então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.

Olha só Jesus pediu perdão, por aqueles que o maltrataram. O ato do perdão é um ato divino e principalmente de amor. E este ato Cristo teve e praticou...

Amados/as... Sei que não é fácil, pois exige uma intimidade muito grande com Deus. Mas tudo que pedimos em nome de Jesus Cristo, Ele é capaz de te dar... Principalmente se o nosso pedido for para chegar mais perto Dele. Ele o fará na sua vida. Então o que você vai pedir para Deus hoje através da vida de Jesus Cristo?

Que Deus lhe dê força e entendimento através da Sua Palavra que é Santa
ADAPTADO NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2014